Hora de (se) renovar
Paulo Coco: o principal personagem das primeiras movimentações do mercado de transferências
Pelo Praia, não há nada oficialmente confirmado, a não ser as despedidas de boa parte do elenco (Álix, Michelle, Tássia, Ju Carrijo e Ramirez) - mais do que necessárias para o time renovar as energias. Mas, ao que tudo indica, o Dentil continuará com sua proposta de alto investimento para fazer um time em condições de conquistar a Superliga.
Com este propósito, será um grande acerto trazer o treinador Paulo Coco. O Praia Clube terá à frente do grupo um profissional mais capacitado para cumprir as ambições da diretoria.
Alguns discordam, mas acho um ponto positivo a permanência da Claudinha. Não está fácil encontrar levantadoras qualificadas no Brasil e ela é sim uma jogadora habilidosa. Ela precisa é de alguém no ouvido para evitar aquelas “loucuras” que faz em momentos cruciais nas partidas. Talvez eu esteja sendo muito esperançosa, mas acredito que Paulo Coco e equipe consigam dar esta orientação que a Claudinha precisa para ser uma levantadora mais centrada.
Com a renovação de Wal e Fabiana, mantém-se o alto nível pelo meio de rede e a dose de experiência necessária. Se o reforço da Fernanda Garay se confirmar, o Praia terá aquela jogadora capaz de fazer a diferença que não teve nesta temporada.
Só não sei se terá grana para bancar uma jogadora de preparação qualificada e reforçar o fundo de quadra que tanto deu dor de cabeça ao time nesta SL. O desafio do patrocinador e do treinador será achar esta jogadora capaz de dar o equilíbrio necessário à equipe.
***********************************
Enquanto o Praia tem tudo para se animar com a chegada do Paulo Coco, o Minas tem bastante o que lamentar a saída do seu treinador.
Não sei qual a disposição dos patrocinadores para a próxima temporada depois de terem investido pesado para contratar Jaque e Hooker para a atual. Até agora, a movimentação mais importante foi a renovação do quarteto Rosamaria, Mara, Leia e Pri Daroit.
É uma boa base para começar os trabalhos, mas se não vir muito mais do que isso, é fundamental ter um bom treinador para fazer o time ser, ao menos, competitivo.
***********************************
O Bauru, por outro lado, tem agido rápido. Manteve Castillo, Juma, Val e Angélica e traz a atacante dominicana Martinez, que estava no Busto Arsizio da Itália.
Desta vez a dupla dominicana do Bauru será bem mais interessante. Permanece a qualificadíssima Castillo e se acrescenta a jovem Martinez, atacante alta, de maior potencial e de maior poder de definição na comparação com a mediana e já estagnada Rivera.
Uma pena que o Bauru não tenha ficado com a Bruna. Pelas dúvidas que o Kwiek mostrou durante a temporada em coloca-la como titular, talvez não houvesse um relação de confiança entre ele e a jogadora e, assim, nem o clube nem a Bruna tenham demonstrado interesse em renovar. Claro que isso é suposição minha visto que, na "letra fria das quadras", tanto o time como a jogadora tinham a ganhar com a renovação.
No momento, sem o Bauru definir a novo oposto, quem sai perdendo mais é a Bruna, que vai para o Pinheiros no lugar da Bárbara. O clube paulista que, repetindo o comando do Paulo de Tarso, deve ser de novo um time que pouco acrescente à SL.
Comentários
Ao que tudo indica, a Carol irá mesmo sair do Sesc, resta saber para onde vai. Será que irá acompanhar a Anne? Acho que a Vivian está num momento melhor que ela e tende a fazer uma melhor dupla com a Jucy. Mayhara vai se contentar com a reserva mais 1 ano?
Torço para que o time do Minas consiga se estruturar. Vão precisar de uma nova levantadora, pois acredito que a Naiane vai para o Barueri.
Quanto a Claudinha, eu concordo que às vezes ela dá umas mancadas, mas é inegável seu talento e habilidade. Com o passe na mão e um técnico pra instrui-la nos momentos de maior pressão ela é capaz mudar o rumo da partida. Acredito que a Claudinha deve ser a titular e a Ananda reserva.
O time do Praia ainda busca uma oposta pra fechar o time titular. Não sei a respeito do orçamento do time, mas existem boas opostas no mercado e que não devem ser muito caras, como Nicole Fawcett, Rosir Calderon, Nancy Carrillo ou até mesmo a brasileira Joycinha que está na Turquia.
Claudinha / ?
Fê Garay / Amanda (ou Ellen)
Fabiana / Walewska
Suellen
Mas se for vdd que a Macris vai ser contratada pelo Nestle, isso pode apontar uma possível saída da Dani Lins do time, já que não é normal que um clube brasileiro tenha 2 jogadoras com relativa importância, na função de levantadora e acredito que a Macris não iria para o Nestle para ficar disputando posição, uma vez que ela já esta em evidencia.
Para o Nestle fica bom também, já que sai uma jogadora de 7 pontos, entrando a Macris a posição vai estar segura em relação a levantadora, podendo assim contratar outras 2 jogadoras de 7 pontos para posições mais carentes.
Acho a Vivian uma boa substituta para a Carol no Sesc, mas não sei se é um bom negócio (claro que não financeiramente)a Carol sair agora do Brasil. Depois vou comentar isso num post.
http://saidaderede.blogosfera.uol.com.br/2017/04/26/osasco-quer-manter-dani-lins-enquanto-minas-procura-macris/
George, se esperar para negociar depois do Mundial como quer a Dani, o Osasco corre o risco de ter que buscar uma levantadora estrangeira pq, até lá, os principais nomes daqui já estarão "assentados".
Na verdade, pelo que parece na matéria, a Macris queria ir pra Osasco e só não aceitou pq ainda querem a Dani. Acho que ela pode esperar pra definir depois do Mundial. O Minas pode conseguir algo com ela caso seja agressivo e apresente uma boa proposta.