A primeira chamada para o Mundial


 
O treinador da seleção brasileira, Zé Roberto, fez a primeira convocação para o Mundial. Na lista estão 11 atletas, que se apresentam em Saquarema na próxima segunda-feira. São elas:

Levantadora: Roberta

Oposta: Tandara

Centrais: Adenízia, Carol e Bia

Ponteiras: Gabi, Natália, Amanda, Drussyla e Rosamaria

Líbero: Gabiru 



Segundo a CBV, nas próximas semanas serão anunciados outros nomes, mas não há informação sobre o tamanho do grupo com o qual o Zé pretende trabalhar na preparação para o Mundial.

Este primeiro grupo é composto por boa parte das jogadoras que disputaram a Liga das Nações com o acréscimo da Natália. A falta mais sentida na lista é a da Suelen, que se recupera de uma cirurgia na mão, mas que muito provavelmente estará nas futuras convocações. Monique e Jaque, que participaram também da Liga, são outras ausências destacadas.

Como não sabemos ainda todas as razões da convocação “parcelada” e os detalhes da programação da preparação da seleção, fica difícil confirmar se estas ausências são realmente um indicativo de preferência do treinador. Mas podemos deduzir...
 
Como o Zé não costuma trabalhar com grupos muito grandes - e não o faria justamente antes do Mundial -, tendo a acreditar que, para a minha surpresa, nem Jaque nem Monique estão nos planos dele para a competição.   

Certamente haverá outra convocação para integrar as atletas que estão participando da Copa Pan-americana. No caso, Dani Lins e Thaisa têm seus nomes garantidos. Mas será que teremos alguma novidade? Acho que não. 

Ainda duvido que a Bruna ou outra jogadora da Copa tenha uma chance no grupo do Mundial. Por esta convocação atual, acho que a Rosamaria vai ser utilizada como oposta reserva, como aconteceu com maior frequência nos últimos jogos da Liga.

Vamos ver se os próximos capítulos da seleção nos reservam alguma novidade (quem sabe o retorno da Garay? #nãocustasonhar #ilusão).

Comentários

gilbert angerami disse…
Acredito que ele já desenhou as demais.
Dani Lins, Thaissa, Bruna, Fernanda Tomé e se a Suellem puder voltar.
Vai treinar e ver quais as 4 ponteiras que ficam, ou seja, Gabi, Natália e mais duas.
Resta saber se haverá novidade de líbero, no mais..... é o que tem pro mundial e lambam os beiços.
Achei bem estranha a falta da Jaqueline na lista (pelo menos pra treinar). Na minha visão ela não fez uma boa temporada, mas foi prejudicada na preparação. Era pra estar jogando a Copa Pan-Americana e pegar ritmo de jogo e não ter ido pra China apenas para sacar. A única justificativa é física ou se ela não estivesse rendendo nos treinos.
Kamila Azevedo disse…
Não sei por quê a gente ainda espera alguma surpresa por parte do Zé Teimoso. Tendo em vista o desempenho (ou a ausência de desempenho, já que, dentre as convocadas, está a Gabiru, que nem entrou em quadra) de algumas das convocadas, na VNL, não sei nem o que elas fazem aí.... Também não entendo a insistência com Rosamaria, que já deu provas de que não merece estar na seleção.

Acho que ZRG complementa as convocadas com as seguintes, que estão na Copa Pan Americana: Dani Lins, Thaísa, Claudinha, Bruna Honório, Tássia (ele precisa de outra líbero, além da Gabiru) e Fernanda Tomé. Depois, ele faz os cortes necessários visando o mundial.
Anônimo disse…
Eu acho que é isso aí mesmo. Na minha cabeça a Rosa é oposta e não ponteira. Também suplicaria à Garay para voltar.

Eu estava me lembrando de uma coisa; na época da convocação para Pequim 2008 o Zé Roberto disse que tinha critérios bem definidos para chamar uma jogadora: 1 - Ser titular de seu time; 2 - Estar bem fisicamente e no peso ideal; 3 - Ter participado do ciclo olímpico. Não sei se esse terceiro critério foi feito para barrar a Fernanda Venturini, que queria voltar, ou se é real mesmo.

Hoje, e há algum tempo, não entendo os critérios do Zé, e nem ele mesmo mais os declara, provavelmente por tê-los mais cumprido ao longo do tempo.

Mas olhando bem, se forem estabelecidos critérios rígidos, não terá muita gente para convocar. Quase ninguém está bem fisicamente, e as titulares dos times como Rosa, Monique, Bia, etc., não são essas coisas todas. Realmente o cobertor está curto. Se for considerar critérios, não chama ninguém.

Laura, não tem como atualizar o blog para uma forma onde os comentários sejam colocados em tempo real não? Ou não te interessa essa agilidade toda, rs?

Obrigado.
L. Mesquita disse…
Espero por Tifany na seleção brasileira até o último minuto ... Com os outros times cheio de gigantes e com a Nova Turquia com 2 opostas de 1,94m: Meryem Boz e Ebrar Karakurt, espero que o Brasil possa contar com os 1,94m de Tifany na seleção pra aumentar nosso bloqueio e alcance de ataque! Ainda bem que Taísa vai voltar pra seleção!
Anônimo disse…
Se a Garay não tá nessa primeira lista, acho q não volta mais.😭😭
Mantronix Inc disse…
Tô começando a achar q se a Natália, em seu processo de recuperação, deixar a desejar no ataque e piorar a sua deficiência q já existia no passe, é a hora de pensar a Tiffany como opção de ponteira passadora:
1- P/ fazer um trio d atacante poderoso com Tandara, Tifanny e Gabi. 2- P/ elevar a estatura da rede 1.96m Tiffany, (1.96m Thaísa ou Bia 1.88m) Tandara 1.85m e Gabi 1.80m.

O q a Rosamaria tá fazendo nessa lista??
Chandler Bing disse…
Ter participado de todo o ciclo é o critério mais mentiroso que o Zé Roberto já inventou. Não foi corajoso o suficiente para dizer à Venturini que ele não a queria no time (e convenhamos, nem precisava mesmo) e inventou essa desculpa. Tanto que ele apareceu com a Fernandinha tempos antes das Olimpíadas de Londres.

Não me surpreenderia nada se Tássia figurasse na lista do Mundial. Apesar de as vezes pecar em jogos decisivos, ela ainda é a melhor passadora dentre as líberos.

Edinara e Rosamaria deveriam deixar de tentar serem ponteiras e jogar somente como opostas.

Tifanny? Respeito quem a quer na seleção, mas eu torcedor não faço a mínima questão. Pela idade (consequentemente experiência), eu esperava mais equilíbrio emocional em jogos decisivos da parte dela.

ElaIne Mara disse…
Realmente jogo a toalha sobre ZRG. Não dá pra entender esse preciosismo, vaidade ou seja lá o que for.É inadmissível o que ele fez com a Jaqueline.Tipo assim "já que nao tem tú vai tu mesmo".Ela e outras qye ja prestaram gdes serviços a seleção. E ao longo do tempo eu confirmo o que já postei aqui mas creio que não foi feito publicado sobre os pedidos de dispensa da seleção."A coisa passa pela condição técnica ou pelo comando técnico? .Gabiru,Mara,Rosamaria,Mônica e, a sua maneira fazem o que suas limitações permitem.Ele já pisou na bola 2x com a Carol,e levantadoras a gente perde as contas.Eu e o Brasi somos fã da Jaqueline,assim como somos fã da Garay e acreditamos que esse suporte seria crucial.Garay no Mundial mas nem cm reza brava ela vai aceitar.E senão aceitar é que nesse ângu tem caroco.E ele é tecnico do técnico. Vibro pela seleção feminina e espero que o melhor nos aconteça. Sir ZRG. ..as atletas merecem respeito.
Ficou claro que a falta de um maior rodízio no grupo que competiu a VNL realmente foi para dar ritmo de competição para as jogadoras que estariam nos planos para o mundial. Assim sendo, concordo com a Laura sobre a Monique. Acho que ele prefere arriscar ter uma oposta reserva que tenha maior poder de definição no ataque do que uma mais técnica. Assim, ainda acho que ele já escolheu a Rosamaria como esta jogadora. Achei uma surpresa a convocação da Gabiru e a ausência da Jaqueline. Não sei como anda a recuperação da Suelen e a condição física da Jaqueline. Possa ser que o Zé esteja aguardando uma definição do caso da Suelen para decidir o que fará na posição. Começo a achar que possa haver uma surpresa na convocação para a posição. Talvez chame a Tássia para treinamento. Espero que ele convença a Garay a participar do mundial porque é a nossa melhor ponteira no momento. A presença dela pode dar maior flexibilidade a experimentações na posição de oposta. Acho que do grupo da Copa Panamericana, talvez chame Tássia, Tomé e Bruna para treinamento (já considero Dani e Thaísa como convocadas para o mundial, mesmo que ambas não estejam no auge da condição física, especialmente a Thaísa, por conta da lesão).
Laura disse…
Anônimo, houve problemas recentes de comentários ofensivos e etc. Por isso, prefiro moderá-los do que apagá-los.
Anônimo disse…
Pois é, ele enfiou a Fernandinha na convocação de 2008.
Já teve esse boato rolando de Tiffany na ponta, mas se for verdade, não será para agora.
Eu acho muito difícil o Brasil medalhar no mundial. Vou torcer muito, mas acho que não levará nada. O time vai jogar sem banco. Serão Natália e Gabi, Dani Lins e Tandara, Thaísa e Bia e a líbero. Um time até bom, as com tantos problemas físicos, e sem ritmo, será que aguentam até o fim, sem ajudada de um banco gabaritado?
Anônimo disse…
Fica a dúvida: Jaqueline se aposentou porque seria dispensada ou foi dispensada porque percebeu (ram) que não estaria em condições físicas para competir? Estranho para quem andou treinando este tempo como líbero e viajou para a fase final da VNL. De qualquer forma, acho que podemos ter uma disputa na vaga entre Gabiru e Tássia.
Anônimo disse…
Pra mim a única dúvida era a oposta reserva entre Rosa é Monique, com o corte da Monique tá claro que Rosa vai ser a oposta reserva.
Você é viajam muito achando que Tifanny vai ser convocada,até acho que Bruna pode ser chamada pra treinar, Só que sem chance de ir pro mundial.
Gente, a Jaque se despediu hoje da seleção no instagram... Disse que vai se dedicar à família, considerando os 18 anos de contribuição ao vôlei brasileiro... Achei uma decisão acertada, a Jaque vai ficar para a história do nosso vôlei, mas infelizmente todo atleta tem que saber a hora em que não rende mais como antes e parar...
Mantronix Inc disse…
Sei do risco de arriscar Tiffany sem experiência na seleção, ainda por cima como ponteira passadora, o Mundial também é um campeonato longo e desgastante, Vcs viram o q aconteceu com Drussyla e Suelen, lesões graves q interromperam o prosseguimento na competição, deixaría Tiffany na reserva como carta coringa.
Eu vejo o copo meio cheio quanto à questão de medalhar ou não no mundial. Acho que a VNL não foi parâmetro para definir favoritismo. A grande decepção tem sido a China, que parecia que ganharia tudo após as Olimpíadas, até porque ainda é uma equipe jovem. Itália e Estados Unidos parecem mais favoritos ao título, porém com vulnerabilidades a serem exploradas, especialmente a Itália, que ainda é uma equipe muito nova coletivamente falando. Precisamos de uma jogadora de definição, que compartilhe o trabalho da Tandara. Só da Gabi jogar melhor nas últimas partidas já se notou uma fluidez melhor do nosso ataque. Se Natália estiver jogando bem e/ou se Garay retornar à seleção, teremos uma seleção com passe e ataque mais equilibrados, sem contar com a experiência que todas elas já têm, o que conta muito num mundial. Dani Lins parece ter um entrosamento maior com a Bia, o que pode fortalecer o seu ataque, muito prejudicado pelos levantamentos da Roberta.
Anônimo disse…
Tifanny tá quase chegando aos 40 anos e tem gente falando que ela vai ser convocada, Só que não vai ser agora. Renovação que chama? rsrs
Anônimo disse…
Gente poderíamos parar de falar em termos de renovação para a SFV, pois o Zé não renova, só envelhece o time. Sempre foi assim. Só chama alguém novo quando a antiga já não serve mais ou sai.
O time é Natália e Gabi, Dani e Tandara, Thaísa e Adenízia, líbero (?); com reservas Amanda e Drussyla, Rosa e Roberta, Carol e Bia, líbero.
AS opções de líbero são Suelen, Tássia e Gabiru.

Também acho que Tiffany não vai rolar, nem hoje nem nunca. Bem que eu queria.

É o que tem pra hoje. Vamos torcer!
Anônimo disse…
Muito triste com a saída da Jaque. Pra mim uma jogadora muito representativa da seleção. Melhor passadora do mundo em seu auge. Linda, diva e ainda nos ajudou diretamente no bi olímpico. Sem ela em quadra naquela final contra os EUA, não teríamos ganho o jogo.

Parabéns Jaque, obrigado por tudo. Você me deu muita alegria e momentos felizes. Uma falta difícil de ser suprida na seleção.
Yana Souza disse…
anônimo, vc disse tudo.. uma jogadora maravilhosa que nos deu muitas alegrias... Obrigado, Jaque, por tudo..
L. Mesquita disse…
Tem gente pedindo renovação, mas renovar com quem? Nossa base é fraca!Fraca não,fraquíssima!O Brasil SUB18 acabou de levar uma surra de um time de anãs peruanas de 1,70m!É sério!O time do Peru praticamente não tem nem jogadora de 1,80m e com jogadoras nanicas de 1,70m deu uma coça no Brasil com direito a set de 25x09!!!E tem gente pedindo renovação!Não temos base para renovar,tem que aproveitar ao máximo as jogadoras que tem por aí em atividade mesmo!
Acabei de ver o vexame brasileiro na Copa Pan-Americana que levou um 3x0 das Dominicanas com direito a set de 25x12!!!Dani Lins jogou muito mal,com muitas bolas baixas,parecia muito nervosa,um nervosismo de adolescente!Bruna Honório não tem técnica pra se virar com as bolas baixas,senti falta da técnica da Monique pra se virar com isso...As ponteiras inseguras,das centrais só se salvou a Thaísa(Graças a Deus!!!)com 7 pontos,porque Francynne marcou apenas 2 pontinhos e MARA,que entrou de titular no terceiro set,não viu a cor da bola e marcou apenas um mísero ponto!
Wagão fez a inversão do 5x1 no final do terceiro set e Lorenne marcou 3 pontos seguidos,aí o Wagão desfaz a inversão e retorna com Dani Lins e Bruna e o Brasil perde o set e o jogo! A seleção brasileira no geral jogou muito mal contra as Dominicanas,só Thaísa se salvou do vexame!
fredrise25 disse…
Voltaaaaaaaa Fabiola!!!
Luiz Felipe disse…
Muito pessimista com o futuro da seleção feminina, em especial após os resultados do sub23 no ano passado, e do sub18 e da seleção B, nesses últimos dias. Vejo as demais seleções com promessas jovens, altas e fortes (p ex , Pietrini, na Itália, de 18 anos e 1,90m, isso sem falar da Zhu, Boskovic, Egonu e Baladin que já se firmaram em suas seleções, todas muito altas e fortes e ainda com menos de 24 anos). No Brasil, por outro lado, vemos jogadoras cada vez mais baixas, mais fracas e menos técnicas. Estamos rumando a passos largos para a "peruvização" ou "cubanização" do nosso vôlei feminino após duas grandes gerações...
Anônimo disse…
Tiffany (1.96m)tem 33 anos mesma idade da Bruna Honório(1.80m).
Anônimo disse…
Pra mim ficou claro que Bruna é oposta de al e digo mais de time pequeno, Minas fez uma péssima escolha, ela já tinha sido anulada no torneio militar e ontem novamente, pode até ser chamada pra treinar na seleção,só que o corte é certo.
Kaike Lemos disse…
As seleções lá fora estão ficando muito altas, estou querendo saber mesmo é como vai vir a SÉRVIA e os EUA, que são os favoritos da competição! Turquia não se classificará pois tem adversários duríssimos em seu grupo e não haverá sorte pras mesmas. Gabi,Natalia,Drussylla,Tandara,Ade,Carol,Dani,Roberta,Suellen,Gabiru estão no mundial, conhecendo o ZRG! Amanda pode vir a sobrar e Rosamaria ser oposta reserva.
Evandro Mallon disse…
Luis Felipe, exatamente isso que ia comentar.
Peru não soube resgatar mais talentos na base e a talentosa geração de Rosa Garcia se acabou deixando saudades.
Cuba por sistemas políticos dispensa jogadoras. Igual a nossa CBV, onde um sistema politico onde presidente não tem fala e autoridade e técnicos mandam e desmandam.São omissos e esperam que, do nada, surjam mais talentos como Thaísa, PP4, jaque e Sheila, assim do nada e estejam prontas desde a base.

Evandro Mallon disse…
Como o Brasil retrocedeu.....
A tempos atras uma jogadora com 22 anos já era TITULAR da seleção principal e conquistando títulos....vide, por exemplo, Mari que com 21 foi na primeira olimpíadas, aos 25 campeã olímpica.

Hoje a jogadora vai do SUB18, Sub20, SUB23, pra daí ser considerada revelação e promessa do volei.