Liga 2018 - Brasil 3x1 Bélgica

seleção brasileira feminina de vôlei
Até contra a Bélgica o Brasil se mostrou dependente da Tandara.


Era para ser a partida para garantir a classificação para a fase final de forma tranquila e, inclusive, dando a oportunidade para algumas reservas jogarem – e, principalmente, as titulares descansarem. Mas não deu.

O Brasil estendeu demais uma partida que deveria ter terminado em três sets por conta dos seus erros e da perda de poder de definição depois da saída da Tandara no terceiro set. Não que a Monique tenha ido de todo mal, ela começou bem o set. A questão é que o tipo de bola que ela ataca, assim como a da Amanda, não deu resultado por muito tempo. As belgas estavam com mais dificuldade na marcação das bolas de força do que das mais técnicas.

E também a saída da Tandara mudou, de certa forma, a postura do Brasil. Parece que a seleção só se impõe e se faz presente com a oposta em quadra. O time perdeu a agressividade. Até mesmo porque, fora a da Tandara, não estamos com nenhuma bola funcionando com segurança. A Amanda caiu de rendimento, errando além do costume; a china com a Bia parece até que piorou; a Adenízia é pouco utilizada; e, nesta partida, não tivemos regularidade no ataque pela outra ponta.

A Gabi fez um bom começo de partida (o que foi um dos únicos pontos positivos da partida) e a Rosa parecia que iria manter o bom ritmo da titular no ataque a partir do final do segundo set. Mas ela também foi perdendo poder de decisão assim que foi reconhecida pela defesa belga, além de ter caído de concentração como todo o time. 
***************************************

Mesmo jogando contra uma Bélgica jovem, imatura e de muitos erros, contra quem, teoricamente, não precisava despender muita energia, o Brasil transpareceu cansaço. O time está perdendo a clareza das escolhas e a precisão dos golpes e, assim, cometendo erros estratégicos e de ação que desconstroem um pouco do que vinham sendo os pontos fortes da equipe até então. Acaba que, inevitavelmente, dependa cada vez mais da Tandara, mesmo contra uma Bélgica.

Ainda bem que o Brasil tem uma semana para se preparar para a fase final. Não que o time vá mudar radicalmente ou tirar algum coelho da cartola na última hora. Chegará para a fase final ainda muito centrado e à mercê do desempenho da oposta. Mas se conseguir recuperar a harmonia do conjunto, que dava uma importante sustentação à Tandara, já é um ganho importante.

***************************************

P.S. Mercado

- Lorenne renovou com o Osasco. Mais uma temporada na reserva... Não a conheço nem sei os motivos que a fizeram tomar esta decisão, mas acho uma pena. O ideal era voltar para uma equipe menor para desenvolver maior confiança e recuperar o crescimento em quadra que tinha alcançado como destaque no Sesi. Até agora Lorenne tem um quê de Joycinha, no quesito “zero personalidade” dentro de quadra, e outro de Ana Tiemi, se escondendo na reserva do Osasco. Meu sincero desejo é que eu me arrependa de ter escrito esta última frase daqui a algum tempo. Tomara mesmo que queime minha língua porque a considero uma jogadora especial, por ser uma atacante cujas características não são comuns no Brasil e que poderia ser uma ótima opção na seleção.

Comentários

Kamila Azevedo disse…
Quem será a oposta titular de Osasco?? Com a saída de Paula Borgo e de Tandara, será que o Luizomar não irá apostar na Lorenne como titular?

De uma certa forma, concordo com você num ponto, Laura: a Lorenne cometeu um grande erro decidindo ir para Osasco. Na minha opinião, ela tinha que permanecer num time de médio porte, de forma a continuar crescendo como jogadora.
PEDRO abreu disse…
Laura, pelo que vc viu da Superliga... Mari Paraíba está fazendo falta na seleção?
L. Mesquita disse…
A seleção B da Sérvia jogando com técnico também B,Kovačević,já q Terzic ficou na Sérvia,ganhou do time A dos EUA comandadas por seu técnico A,Kiraly.E a seleção B da China jogando com técnico também B,An Jiajie,já q Lang Ping ficou na China,ganhou do time A da Alemanha,jogando em STUTTGART,Alemanha.A Sérvia entrou para esta quinta semana com 9 vitórias,praticamente classificada,enquanto o Brasil já tinha 10 vitórias e a classificação garantida.Dá pra ver q o time brasileiro está sentindo o peso do cansaço com essas viagens pra lá e pra cá mundo a fora e jogos em sequência com a mesma formação...Será que pelo menos nesta quinta semana e com a classificação já garantida,não dava para o Zé aproveitar para rodar o time e dar um descanso para as titulares como Terzic e Lang Ping fizeram???
Laura disse…
Kamila, é a Hooker! Eu tb tinha me esquecido deste "detalhe". rs

Pedro, não sou muito fã da Mari PB, acho-a uma jogadora mediana, mas não tenho dúvidas de que pelo que fez na SL e pelo nível das convocadas atuais, ela poderia estar no grupo da Liga e, é claro, da Copa Panamericana. Acho q, como a Amanda conseguiu evoluir e ser mais segura na recepção, a ausência da Mari não chegou a ser sentida até momento. Mas agora q temos o desfalque da Drussyla, ela poderia ser um bom complemento de grupo.
Alysson Barros disse…
Sofrendo pra ganhar de Bélgica.

Lamentável...
Anônimo disse…
O que mais me preocupa é a fase das ponteiras do Brasil. Amanda e Rosa não me passam total confiança numa fase final. Tomara que seja verdade esse boato de que a Jaque será substituta da Drussyla. Jaque/ Gabi ou Amanda seria bem mais confiável. Usa e China são favoritos. Agora mundial são outros quinhentos. Torcendo muito pra essa escalação em setembro:
Dani/Macris
Thaisa/Adenizia/Carol/Bia
Gabi/Jaque/Natalia/Amanda
Tandara/Tiffany
Suelen/Gabiru
Anônimo disse…
Alguém me explique a Rosamaria, por favor.

Eu acho que a Amanda só tá de titular porque foi para o Hinode.

Esse jogo hoje foi desnecessário. A volta da Tandara foi péssima. Eu como jogadora me sentiria muito mal e mexeria com o meu brio para eu melhorar e ajudar mais a seleção, pois deixar tudo nas costas da Tandara seja a ser desonesto e imoral por estas jogadoras que tanto sonham em uma oportunidade na seleção.

Eu gosto quando a Roberta defende e a Suelen levanta, pois o levantamento tem mais qualidade e precisão.

Achei hoje o pior jogo, até do que contra a Alemanha.

No jogo da Sérvia contra os EUA, a Sérvia jogou brincando e ganhou delas. O time americano, como sempre, não tem nada de mais. Jogadoras ali mesmo só Hill, Larson e Akira. Mas pensando bem, são 3. No Brasil só tem uma e isso pode pesar num confronto eliminatório.
Mantronix Inc disse…
Gosto muito da Turquia por apresentar um bom jogo e principalmente por sr um País q investe no vôleibal, mas sinceramente, acho q a Holanda esta a um degrau acima delas,e a Itália dessa reta final acima das duas. Por isso, acho merecidamente q as classificadas para estarem na finais dos Top-5. seriam:
1- USA
2-Brasil
3-Sérvia
4-Holanda
5-Itália
---
6- Turquia
e a China como hostess.
Anônimo disse…
Toda vez que vejo alguém escalando Tifanny ou até mesmo a Bruna Honório pra ir pro mundial, percebo que essa pessoa não conhece o Zé, ele jamais vai levar elas, pra mim tá claro, a oposta reserva no mundial vai ser Monique ou Rosamaria, eu aposto na Rosa, ele vai poder usar ela na saída e na entrada se precisar, ela por jogar nas duas posições, por ser alta e ajudar no bloqueio, ainda é nova. Monique na seleção já deu, quem já se viu a oposta reserva ser mais velha que a titular, cade a renovação?

Falando na Rosa, pra quem não estava com ritmo de jogo, gostei do jogo dela, sacou muito bem, defendeu muito, precisa de confiança na hora de atacar isso ela vai adquirir com ritmo de jogo, o problema maior dela segue sendo a recepção. Quero muito ver a Rosa jogando de oposta novamente, a seleção tá precisando de uma reserva pra Tandara, Rosa já provou que é boa, só falta a comissão técnica da seleção, pensar igual a maioria, eles ainda insistir que Rosa seja ponteira.
Kamila Azevedo disse…
Laura, verdade! Tinha me esquecido da Hooker! rsrsrss

Então, acho que a Lorenne poderá ter mais chances para se sobressair neste ano, especialmente porque não sabemos como será a questão da apresentação da Hooker. Ela jogará a temporada inteira ou somente a Superliga, como fez com o Minas em anos recentes???
Kaike Lemos disse…
Concordo com essa lista do Mundial do ANÔNIMO! Roberta é muito inconstante e tá levantando cada jaca e está virando levantadora russa e só bola pra saída e esquece o meio!
Também por causa da fase da Amanda, Drussylla e Rosamaria rodam na seleção!
Acho que ficaria interessante o ZRG começar um Jaque e Gabi e Amanda entrar no 2 set!