Temporada da casa nova

Sesc Rexona vôlei feminino Rio

Pelas movimentações de mercado, já sabemos que vamos precisar de um tempinho pra assimilar as novas caras aos novos times na próxima temporada de clubes.  

Uma das novidades com a qual será mais difícil de se acostumar será a Gabi no Minas. Desde que chegou para a Superliga 12/13 e desbancou a norte-americana Logan Tom, Gabi virou a cara do Rio de Janeiro. Há uma identidade muito grande do estilo de jogo da ponteira – moldado, obviamente, pelo Bernardinho – com o jogo praticado pela equipe carioca.

Já disse aqui que a Gabi valia a luta do Minas, pois é uma das poucas ponteiras completas que o país tem à disposição. É um grande reforço, portanto. E o time ainda resolveu apostar numa dupla que já deu muito certo no Rio, trazendo também a Natália. Ou seja, o Minas tenta trazer um equilíbrio entre preparação e definição que não encontrou durante a temporada atual.

Vai ser interessante ver como a Gabi reagirá num outro ambiente e sob outro comando. Muitas jogadoras quando saíram da tutela do Bernardinho não tiveram o mesmo êxito. Acho que não será o caso da Gabi, mas, de qualquer forma, é um desafio que é positivo a jogadora enfrentar.

Apesar de a Natália ser, pelo dinheiro, o maior reforço do Minas até o momento, acho que a chegada da Gabi é mais importante. Isso não impede, é claro, que se valorize a “repatriação” da Natália que é uma das principais atacantes brasileiras no momento. O time deve ganhar, com ela, em artilharia.

O meu único receio sobre o quanto ela poderá render está relacionado à sua condição física. Ela mal disputou a temporada pelo Fenerbahce por um problema no joelho. Na seleção, no ano passado, via-se que ela não estava nas suas melhores condições. Teve um problema no punho e, mesmo aparentando cansaço, esteve em todos os compromissos da seleção. A Natália vem numa sequência sem poder se recuperar adequadamente destas questões. E sabemos que ela, assim como a Tandara, dependem muito do físico para atuar bem.

Tomara que com este tempo agora para tratar o joelho, ela chegue inteira não só para o Mundial de seleções como também para o Minas e reedite com a Gabi a dupla que funcionou tão bem na conquista da Superliga 15/16. 


*************************************

O Minas também anunciou a contratação da Bruna Honório. Para a jogadora é um reconhecimento mais à altura do que tem feito nos últimos anos. Mesmo sendo das principais atacantes da SL, Bruna não saiu de clubes medianos. Agora vai para uma equipe de peso e com ambição de título.

A última vez que esteve nesta situação, em 14/15, no Rio, não conseguiu firmar seu espaço. Agora, mais experiente e rodada, tem tudo para dar um salto na carreira. 


*************************************
À saída da Gabi e à aposentadoria da Fabi, o Sesc respondeu mantendo Monique, outra jogadora-símbolo da equipe. Renovou também com Roberta, Drussyla, Mayhara e Gabiru, que deve atuar como líbero.

Mesmo com as renovações, as duas baixas, de peso, acabam por dar um ar de reconstrução ao Sesc.

E para reforçar esta ideia de recomeço, a primeira contratação (e, por enquanto, única) do clube veio logo do arqui-inimigo Osasco, a Bia. Mais uma que vai nos exigir um tempinho de adaptação para assimilar com a nova camisa. Mas é uma ótima contratação da equipe carioca que terá um dupla de centrais muito forte no bloqueio.

É claro que, com o Bernardinho, o Rio sempre terá uma equipe competitiva, mas espero que o time não pare por aí em novos nomes para reforçar essa nova fase, que não deixa de ser uma espécie de recomeço. Acho que seria importante, por exemplo, ter uma reserva para brigar com a Monique pela titularidade.


- Como as movimentações não param por aí e para não me estender demais, guardo para um próximo post as outras contratações que chamaram atenção nos últimos dias.

Comentários

Kamila Azevedo disse…
O Minas está investindo muito e estou gostando muito disso. Acho que o time, do jeito que está sendo montado, promete! Só me preocupa o fato de o banco não ter peças de reposição para substituir as titulares.

Acho que Osasco e Rio, que estão demorando mais a se mexer nessa fase de contratações, vão sofrer um pouco mais para achar boas jogadoras ainda disponíveis no mercado.

No mais, é maravilhoso ver os times investindo! Tudo indica que teremos uma Superliga muito equilibrada!
Re Cs disse…
MACRIS/BRUNA
GATTAZ/MARA
NATI/GABI
LÉIA

LEV. BRUNINHA
OPOS. LAIZA (?)
CENTR. MAYANY
PONT. LANA/KAROL TORMENA

BANCO FRACO
Anônimo disse…
A Gabi já era uma grande jogadora antes do Bernardo. Não à toa ele caiu em cima dela e a levou para o Rio já vendo o potencial da garota. Certa ela em sair para ganhar mais. O Rio tá muito mal acostumado em pagar mais àqueles marmanjos da comissão técnica. O Bernardo deve ficar com todo o dinheiro pra ele.

Gente, cadê o Sérgio que sumiu desde domingo. Ele sempre participava ativamente do blog.
Kaike Lemos disse…
Se eu fosse da diretoria do Minas, lacrava, n renovava com a Mara, trazia Natasha e lacrava trazendo Edinara pra brigar com Bruna!
Leia eu renovaria, é a cara do time!
Macris tem q mostrar nesse mundial pq foi 4 vezes consecutivamente a melhor levantadora da SL, com Fofao,Dani e Fabiola na SL.
Vejo Praia e Minas no mesmo patamar. Bauru,Flu,Barueri na mesma, e Osasco e Rio tmb.
Se o Bradesco patrocinar mesmo Osasco tem chances ai de sair na frente do Rio e contratar 2 estrangeiras, renovaria com Nati Martins.
Ta parecendo que vai ter Edinara,Lorenne e PP4 no Osasco ou Barueri.
Londrina n renovem com a Lia! Pfvr!
SESC promete a CONTRATAÇAO. Acho que e a Mihajlovic♡ ou a Larson que anda desvalorizada.
Se a Kim Yeon tivesse desvalorizada ela vinha pro time do ZRG.
Anônimo disse…
Kaike Lemos será que o Bernardinho ia apostar numa linha de passe com Mihajlovic e Drussyla, ainda mais com a Gabiru "estreiando" de líbero? Acho difícil. No ataque não tenho dúvidas que Mihajlovic é uma contratação de peso para qualquer time, mas precisaria de Gabiru e Drussyla assumirem grande parte da quadra e até a Monique jogar como oposta passadora. Acho que isso do Voloch de A CONTRATAÇÃO parece um chute, pois nem o nome ele fala. Sobre a Larson ela ganha 1 milhão de euros no VitrA, segundo o Word Off Volley, acho difícil ela jogar aqui, mas uma jogadora das características dela (exímia passadora e regular/boa atacante) é tudo que o Sesc/Rio precisa, mas pelo lado funanceiro acho difícil. Sabe quem eu acho que seria mais viável trazer? A Kimberly Hill, que mesmo valorizada no Conegliano, poderia jogar aqui. Hill em matéria de passe é quase do nível da Gabi, sendo bem melhor que a Mihajlovic e no ataque Hill é forte também. Voloch disse que o Praia ano passado investiu 350 mil doláres para trazer a Fawcett do mesmo Conegliano, acho que a Hill deve custar mais ou menos isso. O Sesc já com uma base forte (Gabiru, Roberta, Bia, Mayhara, Drussyla e Monique) poderia investir e investir na Hill para ser a "cereja do bolo". Com a Peña renovada pode atuar nas inversões como oposta ou ponteira de definição, mantendo a Kasiely como ponteira de preparação.
Anônimo disse…
Não concordo quando deixou a entender que a maioria das jogadoras que trabalhou com o Bernardo caiu de rendimento quando saiu. Vide o caso da Bruna, da Amanda, Fabizona, da Régis... e tantas outras.
Camilla Paiva disse…
Como foi dito acima, Acho que o Minas deveria ter trazido a Natasha no lugar da Mara. Sinceramente ela é o ponto fraco do Minas pós renovação. Também me parece que o banco do Minas continua fraco. Acho que com essas contratações o Minas pode fazer um ótimo mundial. Outra novidade que soltaram na semana passada foi a Claudinha ter sido contratada pelo Osasco. Se for verdade, Fiquei feliz por ela ter continuado em um grande clube, especialmente depois da final que jogou sabendo já da contratação da Carly loyd,o que foi muito anti profissional por parte do clube ter ventilado a informação. Com todo o mistério que ronda o Osasco principalmente em relação ao novo patrocinador,estou curiosa para saber o tamanho do investimento que será feito e se o rio depois de perder a Gabi vai trazer alguma jogadora estrangeira para complementar a equipe.
Kaike Lemos disse…
Hill? N mesmo! Kimberly deve renovar com o Conegliano. Alias SESC n tem dinheiro pra contratar a Hill. N sei como as jogadoras do Rio n saem do time apos 2 temporadas! Enjoei da Monique, com aquela largação de bola na diagonal pra testar a levantadora! Enjoei do toque ESCANDALOSO da Roberta! Ela n tem a frieza da Fofão pra levantar.
O que a gente tem que reparar é a RIVALIDADE na seleçao! Jaque e Drussylla na semifinal ano passado, nem tocava na mão nos comprimentos finais!
SAO CAETANO se n mecher os bracos pode perder Edinara e Lorenne de vista, e nem sonhar com um 5 lugar.
RIO ja acabou! Sem Jucy e Fabi esse time fica mediocre!
A CONTRATAÇÃO deve ser uma mentira! Coisa que o Voloch sabe falar e muito!
Contratação é Sheilla,Tands,Bosko,Zhu,Plak,Egonu,Chirichela,Folie,Malinov,Ding Xia,Santana,Diouf,Hill,Flier! Isso é CONTRATAÇÃO.
Eternal Sushine disse…
Uma informação que fiquei perplexo: Larson recebe 1 milhão de euros? Pelo que jogou na atual temporada acho, com todo respeito, que não deveria valer nem metade disso.
Anônimo disse…
Diouf eh contratação ....kkkkkkk me poupe!
Laura disse…
Pessoal, sempre relutei em fazer moderação dos comentários pq, além de ser chato, cada um tem um conceito de quais são os limites do respeito e das ofensas. Nem sempre é tudo preto no branco.

Aqui,na maior parte das vezes, tivemos debates saudáveis e respeitosos, mas volta e meia a coisa desanda... E estamos neste momento agora.

Por isso, vou ser bem chata na moderação. Mesmo se não houver xingamento ou palavrões, mas houver alguma provocação a outro participante do blog, vou barrar. Senão, começa a virar bate-boca q foge totalmente do propósito deste espaço.







L. Mesquita disse…
Bom Dia Laura e amigos! Pelas contratações anunciadas, vejo Minas, Praia, Bauru, Barueri, Fluminense saírem na frente... Osasco esperando para anunciar patrocinador... Sesc perdendo Fabi e Juciely e só anunciando Bia até agora...
PINHEIROS e BRASÍLIA praticamente disputando as últimas colocações.
Estou achando muito interessante a formação do MINAS, principalmente admiro muito a dupla de levantadoras com Macris e Bruninha.
L. Mesquita disse…
Acho que a vida do SESC tende a se tornar cada vez mais dificil, pois vejo que além de MINAS e PRAIA que vem muito fortes, BAURU, FLUMINENSE e BARUERI também estão muito a fim de bater de frente com o SESC. Minha dúvida é a situação do Osasco.
Kaike Lemos disse…
Quem vai cair nessa temporada é Curitiba e Brasilia! O Londrina de olho na Natasha, deve renovar com aquela Amanda que é do mesmo estilo de jogo da Taisinha e a excelente levantadora Ana Maria! Brasilia deve perder Malu,Paquiardi e Vivian Lima (aluna da Macris)!
Eu to querendo saber é onde vai Edinara, é melhor ir pro São Caetano, junta ela com Tome,Sonaly e Fe Isis da um time bom!

Diouf? Excelente! Tem todos os golpes, bate de cima pra baixo, tem excelente defesa e um bom saque! *-*

Teremos uma SL equilibrada, e depois desse canal volei brasil maioria dos jogos serão transmitidos!

CBV devendo dinheiro, e ao que tudo indica as meninas vão de classe economica! Mds a que nivel baixamos! Esse é o Brasil!
Anônimo disse…
Alguém sabes aonde vai jogar a libero Ju Pães???
Anônimo disse…
Soube que, se realmente a Tandara sair do Osasco para o Vakif a sloetjes pode pintar no Sesc.
Caso isso não ocorra também ventila a proposta de contratação da americana Megan Courteney. Fora a volta da Régis ( para titular). De líbero prefiro a Vitória que é líbero de ofício mesmo gabiru estando crescendo na posição.
L. Mesquita disse…
Acho injusto a Regiane, Diva Régis, não ser sequer inscrita na lista de 26 da Liga das Nações! Se até Gabiru, que sequer jogou essa temporada, Ellen que não tem passe e Dani Lins que está voltando de gravidez foram inscritas, porque Regiane que está no auge da forma ATACANDO e PASSANDO muito bem no seu time da Polônia, onde é a principal passadora e uma das maiores pontuadoras, não foi lembrada pelo Zé?
O LKS Commercecon Łodz está na final do Campeonato Polonês após eliminar o Developres SkyRes Rzeszów, no final de semana. Apesar da comemoração pelo feito, o time corre o risco de não contar com a ponteira Regiane, destaque na temporada. Ela sofreu uma lesão na sola do pé e está em tratamento. O adversário será o Chemik Police, que passou pelo Grot Budowlani Lodz. Os resultados dos exames confirmaram uma ruptura de 4mm no ligamento, mas Regiane está fazendo fisioterapia e tem chances de ser escalada para a série. A primeira partida acontece nesta quinta-feira (26) e o segundo jogo será na segunda-feira (30). Se houver a necessidade de desempate, o terceiro confronto será na próxima quinta-feira (3).
Após a contratação de Regiane, o Lks Lodz que havia ficado na SEXTA posição na temporada passada, conquistou uma INÉDITA vaga à Champions League. Em sua primeira temporada na Europa, Regis chamou a atenção de vários clubes e já conta com propostas tanto do Brasil quanto do exterior, mas aguardará o fim do Campeonato Polonês para analisar as propostas.
Sinceramente, eu acho que Regiane deveria era ficar no exterior mesmo, já que ela foi muito mais valorizada lá do que no Brasil, não entendo o Zé Roberto não relacioná-la nem na lista de 26, pelo menos melhor que Ellen e Gabiru, a Regiane é!
Chandler Bing disse…
Deve ser a questão de ter uma visão diferente de cada jogadora.
Embora eu respeite sua opinião Kaike, eu não acho Diouf excelente, pelo contrário, acho um tanto “meia boca” pro tamanho que tem. E não vejo todos esses golpes que você diz. Mas como eu falei anteriormente, eu tenho uma visão diferente da sua sobre cada atleta.
Chirichella, Folie, Malinov eu acho boas jogadoras, mas não as considero “A CONTRATAÇÃO”, pois no Brasil temos jogadoras tão boas quanto. Flier? Muito fim de feira, também não considero mais como “A CONTRATAÇÃO.”

Por fim, não creio muito nesse papo de que o SESC vai ter uma grande contratação, mas pode ser que seja, pois se formos analisar, depois que o Bernardo perdeu a Superliga 2009/2010 ele logo tratou de mexer no time que era bem meia boca, trazendo Sheilla, Mári e Jucy. Então vai que dessa vez ele faça o mesmo.

Fato é que a próxima temporada promete. Espero muito que Rio, Barueri e Osasco façam bons investimentos para que o equilíbrio seja ainda maior.
Luis Claudio disse…
Sheila volta para a próxima SL?
Para onde irá a Waleska em seu ultimo ano?
Kaike Lemos disse…
L.Mesquita ZRG e panela ilimitada! Régis ta melhor que Amanda, que ao meu ver foi convocado pois aceitou jogar no time dele! Regis ta excelente no passe e é a melhor jogadora do Łodz!

Chandler, Douf SAMBOU no Brasil no mundial 2014 na disputado do bronze. Enfrentar a seleção com as selecionaveis Sheilla,Fabiana,Thaisa e Jaqueline (bi campeãs olímpicas) com aquela agressivide! Imagina essa garota nas mãos do Bernardo!

Eu ja estou tirando o Rio como o time que vai ganhar a proxima SL. Esse time precisa de uma oposta mais agressiva!
Rafael Grapper disse…
Régis realmente evoluiu no passe e está jogando muito bem na liga polonesa, pena que não serve muito de parâmetro, liga fraquíssima, vide resultados na CL desse ano. Mas sim, Régis é muito superior a Ellen.
Achar que Amanda foi convocada pq vai jogar no Barueri me soa ingenuidade, essa lista já estava pronta há um bom tempo, ZR só teve que repor 2 peças por pedido de dispensa e acredito que Ellen e Juma entraram pra fechar a lista.

Anônimo disse…
O pessoal que fala da Regiane, realmente ela está muito bem no ataque e no passe liderava a estatística até pouco tempo atrás. Régis, tem 1.90m e 31 anos, é mais nova até que a Fernanda Garay. Acho que ela seria um bom nome para esse ciclo. Melhor que Amanda e Rosamaria ela é. No Brasil, acho que ela seria muito boa para o Osasco, que se manter Mari Paraíba e tiver uma oposta viradora de bola (Tandara ou uma reposição estrangeira) ficaria com um trio de pontas-oposta interessante. Mas depois de brilhar na Polônia o time deve é manter ela por lá e reforçar ainda mais para a Liga dos Campeões, pois se tiver sorte e pegar um grupo fácil pode ocorrer o mesmo que o Alba Blaj.
MArcos Pontes disse…
Kaike lemos, não sei se você sabe, mas a estatística de levantadora é bem subjetiva. Quando a atacante ataca a bola, mesmo que tenha sido a maior jaca, se for para fora é erro na estatística para a atacante e não para a levantadora. As únicas bolas que contam como erro da levantadora são os dois toques, condução e quando erra o tempo da bola. O melhor para ver quando a levantadora é boa mesmo é se com um time bom ela se destaca, ou só aparece em time pequeno.
Kaike Lemos disse…
Marcos Pontes, de levantadoras nessa SL, a que mais da 2 toques é Carol Albuquerque e Roberta media de 2 por jogo. Enquanto Claudinha e Macris raramente cometem o erro! Sendo que a mesma Roberta foi eleita melhor levantadora e errou muitas bolas de fundo meio e chutadas de meio! Eu acho que a JACA deveria ir pra levantadora no saldo de aproveitamento.

Toque bonito eu ja sei que n ganha jogo e nem SL, mas acho que as levantadoras deviam parar de fazer o arroz com feijão e fazer uma lasanha pq ta dificil! Algumas precisam evoluir muito, vide Juma, que pra mim ta pior que Naiane Rios.

Amanda?! N jogou nada que merecesse uma convocação! Bancou pra Ellen Braga! ZRG cabeça dura e lerdo! Amanda só serve pra sacar! Garay tinha que cobrir a ponteira de PREPARAÇÃO. Se aquele saque mediocre dela que mais parece que vai botar um ovo sem ser galinha merece ser convocada, convoca a Andreia e termina de afundar o resto. *-*
Sergio disse…
Boa noite galera, alguém sabe se Sheilla jogará nesta edição da Superliga? E a Tandára? Vai para o Sesc Rio?
Fernando disse…
A Sheilla disse no seu Instagram domingo, durante a final, que vai voltar a jogar nessa temporada. Curioso pra saber onde ela vai jogar... À princípio achei que poderia ser o Minas, mas o elenco do time já está praticamente fechado...
Anônimo disse…
Zé Roberto convoca quem ele quiser. Ele é o técnico. Pessoal ainda revoltado que o Rio perdeu e o técnico do Praia é discípulo do Zé. Kkkkkk
Alysson Barros disse…
Kaike, perfeito.

A Carol pelo menos se resigna quando dá aqueles toques horroriosis e o juiz marca. A Roberta, não. Ela jura que não dá dois toques nunca e ainda fica discutindo com a arbitragem quando não deixam passar, o que a torna uma ridícula. Quem fala que o toque dela é normal é cego ou é adepto de carioquismo à lá rede Globo, Marco Freitas, Nalbert, Leila, Ilda e afins.

Ri muito do seu comentário. Penso bem parecido. O saque e o ataque da Amanda na minha humilde opinião são erros de execução, que nem por exemplo o Murilo que levanta em suspensão com as pernas abertas. Agride os olhos e acho que prejudica a biomecânica do movimento.

Uma ponteira definidora com passe não tão bom ter que cobrir a “de preparação” é de fato o fim. Pode dar as mais com a Andréia, a Ellen e a Karine e montar o time das tombadas.

Convocação do ZR com o que já se espera dele: panela, jogadoras bichadas e sem atuar e, como não poderia deixar de ser, aquelas, claro, que serão contratadas pelo seu time na próxima temporada, já começando assim o treino pra Superliga (Milka, Amanda, Dani Lins).

Se bem que nem essa antecipação descarada dele lhe rende vantagem. Projeto Amil, Fernandinha, Claudinha, Angélica, Michele Daldegan (essa precisou sairbors central passar, MISERICÓRDIA) que o digam.

ZR quer títulos e quer aquele não tem ainda. Só isso importa. Mas se ele sair vai entrar o apadrinhado e ptojeto de sósia, o Paulo. Tal qual Bernardo-Renan. E tudo continua a mesma coisa...
Kaike Lemos disse…
Ellen? Ja e pedir de mais! A menina n se firma no passe! Quer virar Kosheleva! (Nunca fez um passe direito na vida!)

ZRG quase sempre toma decisoes erradas!