A Nestlé é passado
A Nestlé confirmou, nesta terça-feira, o fim do patrocínio ao time de Osasco, que existia desde 2009. Segundo a empresa, o enceramento ao final da temporada 17/18 estava previsto no contrato, como se vê no trecho do comunicado divulgado:
“Após nove anos de uma parceria bem-sucedida com o time de vôlei feminino de Osasco, a Nestlé anuncia que conclui sua jornada com a equipe, a partir do final da temporada 2017/2018 da Superliga Feminina de Vôlei, a fim de concentrar seus investimentos e esforços no fortalecimento de sua atuação em plataformas que amplifiquem o impacto nas comunidades onde tem operações. O encerramento do patrocínio neste primeiro semestre já estava previsto no contrato com o clube.”
Ainda não se tem a confirmação se a Vedacit, empresa que entrou como parceira no final da temporada passada permanecerá apoiando a equipe ou mesmo será a patrocinadora master de Osasco. O Osasco, o clube, deve permanecer com suas atividades.
************************************
É um adeus triste porque a marca por si só, independente de com qual clube esteve ligada, tem uma tradição no vôlei. E uma tradição de investimento pesado em elenco e marketing.
A Nestlé, desde a sua primeira passagem pelo vôlei na década de 1990, sempre foi a que melhor trabalhou a divulgação e a promoção das suas equipes. Trouxe um pouco do que se costuma fazer no futebol e o que nós, torcedores de vôlei, na época, só víamos no vôlei italiano.
Pode parecer firula, mas não é. Ainda mais quando se tem projetos de longo prazo que podem, sim, fidelizar e encantar os torcedores do vôlei tão carentes de outras atrações além-quadra. A máquina do esporte não se move somente pelo jogo – ainda mais nos tempos atuais.
Claro que o que se faz em quadra tem que ter o mesmo tamanho do que se vende nas propagandas e divulgações. E acho que este foi o erro da Nestlé neste segundo projeto no vôlei.
Ganhou um grande título, o Mundial de 2012, repetindo o feito do Leites Nestlé nos anos 90, é verdade. Mas, em geral, o retorno da quadra não foi proporcional ao que a empresa investia em elenco e marketing. Pelo que investiu, era para ter dividido o domínio do vôlei nacional de forma mais equilibrada com o Rio (Unilever) nesta quase uma década.
Aí vamos entrar em uma discussão técnica (de comissão técnica, mais especificamente) que já foi, por diversas vezes, pauta aqui no Papo e não acho que vale a pena repetir. Até porque, pelo que se vê, a saída do patrocínio já estava prevista – e se os resultados importassem tanto para a empresa continuar, uma mudança teria sido realizada em anos anteriores.
************************************
E mais uma vez o que nos resta é torcer para que outra empresa entre com o mesmo interesse e propósito de trabalhar com o vôlei como a Nestlé. Ou seja, com intenção de fazer projetos de médio-longo prazo e com bons investimentos para que o cenário nacional não se esvazie de qualidade e competitividade.
Comentários
LUIZOMAR é muito articulador e bom de conseguir patrocinadores. Vamos ver se Luizomar consegue, novamente, salvar o vôlei de Osasco!
Se o Vôlei de Osasco existe até hoje, grande parte do mérito é do Luizomar!
Da mesma forma,a existência do vôlei do Rio depende muito da influência de Bernardinho!
Ao contrário de MINAS, FLUMINENSE, PINHEIROS que são CLUBES TRADICIONAIS projetos como de Osasco e Rio dependem muito da influência de Luizomar e Bernardinho...
Acho praticamente impossível que o Luizomar deixe a comissão técnica. E não sei se só eu percebo que as jogadoras tem receio de irem jogar pela equipe. Vão certamente numa condição financeira melhor que os outros times de ponta ofereceriam.
A SAÍDA SERIA O LUIZOMAR SER UM DOS DIRIGENTES DO OSASCO PELA SUA GRANDE HISTORIA DENTRO DO CLUBE. E O OSASCO COLOCAR OUTRO TÉCNICO .ESPERO REALMENTE QUE A TUDO DE CERTO PARA O NOSSO VOLEI BRASILEIRO SER SEMPRE FORTE. AMO VOLEI E TORÇO PELO MEU ESPORTE FAVORITO .
Convite? Ta mais facil ou o Praia ou o campeão chines Tiajin ficar com a vaga.
O grande erro do time ja é o Luisomar. Ele só vai ganhar algo de relevante quando tiver 2 ponteiras completas e uma oposta ao estilo Boskovic. Bernardo FAZ JOGADORAS, LUISOMAR queima jogadoras, e fala nada com nada.
Entendo essas colocações sobre a comissão técnica do Osasco, nesse caso, seria fácil, bastaria troca-la.
No entanto, a verdade é que as empresas estão passando, nos últimos anos, por uma séria crise financeira, reflexo dos acontecimentos politicos e econômicos de nosso país, o que tem reduzido o aporte em setores como o artístico e o esportivo.
Quem está no setor produtivo compreende perfeitamente o que digo.
Então espero realmente que o time de Osasco continue um dos grandes, pois é um grande rival para os outros times. Pro time de Vôlei de Osasco sempre funcionou aquela máxima "Quem não ama, odeia!" Acho que é meio difícil alguém não sentir um dos dois por este time, mas existe.
Essa máxima quem falou fui eu, só existe duas torcidas, a RJ a do Osasco e a que torce contra o SESC. Sempre falei isso, ai você diz quem só existe uma torcida, menos colega, respeita um time que tem 12 titulos e muitos deles em cima do teu. E vê que nossa torcida não faz aquela festa ponto a ponto, ela faz a festa no final, pois fazer festa por um ponto, não significa nada.
MACRIS, LEIA, MAYANI, MARA também renovaram. O time também terá reforços em algumas posições para ir com tudo para o Mundial!
Sergio, apenas um comentário que há tempos penso em lhe escrever: às vezes você apequena a discussão. Em momento nenhum Chandler desrespeitou o SESC ou qualquer outro time, só opinou a respeito do que acha em relação às torcidas do Osasco (contra ou a favor). Não transforme a discussão sobre VÔLEI no que a gente conhece de discussão sobre FUTEBOL. Aqui a discussão é saudável e quem gosta disso é o Voloch, então deixe o clubismo um pouco de lado, por favor. Abç
Então, vamos por partes. Leia novamente, em nenhum momento eu disse que só existe uma torcida, menos você, ok?!
Eu respeito o time do RJ por demais da conta, será que você nunca leu eu falando sobre isto aqui? Eu sou um dos poucos que não sai desmerecendo o time, dizendo que só ganhou porque o adversário não jogou nada. Pay attention!
Eu me lembro sim do que você disse sobre o time do Rio de Janeiro, tanto que não copiei. Mas enfim... desculpe se quis roubar seu "título" por ter criado esta máxima.
Outra coisa, quando foi que eu deixei subentendido que sou torcedor do time de Osasco? Pelo fato de eu ter dito que quem não ama o time o odeia? Isto não justifica nada.
Nunca saí por aí dizendo para qual time eu torço, justamente para as pessoas não me julgarem de acordo com o time que eu torço, e sim de acordo com aquilo que eu acho que esteja acontecendo.
Mas só para que você fique ciente, antes de falar sobre isso mais uma vez, EU NÃO SOU TORCEDOR DE OSASCO. Nenhum problema contra o time. Admiro o projeto. Concordo que algumas jogadoras ficam intragáveis quando vão jogar lá. Acho o técnico ruim. Acho a torcida um pé no saco, mas não podemos negar que eles são apaixonados pelo time, isto é louvável.
Enfim. É isso. Acho que não custava nada você ter perguntado se eu era torcedor de Osasco. Responderia numa boa, como estou respondendo aqui. Sem estresse, meu querido.
Esse foi meu ponto de visto.
Se acharam que fui rude, apequenei o debate, vocês estão milindrosos por demais. Apenas entendi na palavra do Cahndler quando falou aqueles que não amam o Osasco odeiam, então só há uma torcida a outra é contra, o que não concondei.
Quanto a você Matheus, apequenar uma discussão? Não, eu apenas falo o que penso. Sem diminuir ou ser arrogante com ninguém. E quando acho que passei dos limites, peço desculpas, como qualquer um que erra. Mas acho que não errei nesse ponto. Não apequeno a discussão, vocês Matheus está muito milindroso, mas entendo. Agora, pegunto: por que você a tanto queria falar? será que você queria uma oportunidade, como não houve veio falar isso. Eu respeito todos, e tenho direito de não concordar, e o blog é algo para expressarmos nosso ponto de vista, correto, ou estou enganado?
A sua frase me deu entender tal situação, mas como você falou de modo entendivel, peço-lhe desulpas por achar que você torcia para o Osasco. Mas veja que sempre falo, No Brasil só ha três torcidas no volei, as que torcem para o RJ as que torcem para o OSASCO e os demais que não gostam do RJ. Esse é meu entendimento de torcida.