As primeiras movimentações



O mercado de transferências está bem agitado aqui pelo Brasil. Ainda que haja poucos sinais de investimentos de peso, a próxima temporada deve ter alguns times bastante reformulados. Vamos dar uma recapitulada nas principais mudanças:

Sem patrocínio, o Osasco está saindo atrás na corrida do mercado. Sem condições de confirmar nenhum nome no elenco atual, o time ainda perdeu duas jogadoras: Fabíola e Tássia vão para o Sesi/Bauru.

A “nova” equipe da Superliga (junção do Sesi com o Vôlei Bauru), aliás, tem chegado forte. Primeiro, fez uma boa limpa no elenco e na comissão técnica do Bauru. Segundo, manteve os bons nomes da temporada: Tiffany, Andressa e Val. Terceiro, repatriou o Anderson Rodrigues para ser o treinador e, além de Fabíola e Tássia, contratou a ponteira Vanessa, do Pinheiros. Terá no banco um comando promissor e, em quadra, finalmente uma ponteira mais confiável no passe. Novos ares para uma equipe que, nas últimas temporadas, muito prometeu e pouco entregou.

Uma das dispensadas do Bauru foi a Juma, cuja temporada foi bem decepcionante. A levantadora volta a jogar pelo o São Caetano. O retorno à casa onde estreou como profissional, no entanto, não deixa de ser um passo atrás para quem na temporada 16/17, também pelo Bauru, foi um dos destaques na posição e chegou a ser lembrada para a seleção principal pelo Zé Roberto. 

************************************

Outro time que também que deve chegar bastante renovado para 18/19 é o Pinheiros. Além da Vanessa, despedem-se do clube a Bruna, Ju Paes, Diana, Maira e Milka.(Segundo o Voloch, a lista é ainda maior, com Bruninha, Lana e Lays). Para o comando, o Sérgio Negrão vem do Brasília; Paulo de Tarso fica como assistente.

No quesito treinador, acho que o time sai ganhando. Mas a mudança parece não ter agradado ao elenco e dificultado a renovação com as atletas. Pinheiros terá que recomeçar um time praticamente do zero e a mesma agilidade que mostrou para mudar o treinador não está mostrando na formação do elenco, até agora sem nenhuma novidade.

É também inevitável não temer pelo destino do Brasília sem um dos seus idealizadores, o Negrão, por perto. Vai ser mais uma temporada em que só teremos a confirmação da sua presença na SL quando o campeonato estiver prestes a começar.


Do Pinheiros, Milka e Maira se transferem para o Barueri. O time do Zé Roberto, por sua vez, deve fazer uma limpa nas centrais, nenhuma (Fê Isis, Saraelen e Fran) deve permanecer. Por enquanto, só as jovens jogadoras foram confirmadas, mas são fortes os indícios de que Dani Lins seja um dos reforços de peso para a próxima temporada. Desta vez, o Zé não vai fazer aposta no levantamento.


************************************

O Minas renovou com o treinador Lavarini e com as jogadoras Leia, Macris, Mayany e Mara. Gosto da jovem central Mayany e acho que ela tem potencial para se firmar como titular na próxima temporada. Mas a renovação mais importante, entre as atletas, foi com a Macris. O Minas garantiu segurança numa das posições mais difíceis de contratar.

Hooker não fica, nem Rosamaria nem Pri Daroit. De acordo com o Voloch, o clube estaria atrás da Gabi, do Rio. Seria ótimo para o time, mas tenho imensa dificuldade de imaginá-la fora do Rio – mesmo tendo família em Minas, o que poderia pesar a favor na decisão. De qualquer forma, acho que a Gabi vale o esforço, dos dois clubes. É uma das únicas ponteiras completas que temos no Brasil e que pode dar uma segurança no fundo de quadra e ser boa opção de ataque. Num cenário nacional, ela vale bastante.

Rosa, também segundo o Voloch, vai para o rival Praia Clube que já teria renovado com Garay, Fabiana, Suelen e Paulo Coco. É uma boa base para a próxima temporada e mostra que, independentemente do resultado do próximo domingo, o patrocínio permanece forte. Só não me entusiasma muito a contratação da Rosa, planejada para jogar como ponteira. Não acho que comporia uma dupla equilibrada com a Garay.

Mesmo se o retorno da Michelle for confirmado, o Praia não pode ficar muito tranquilo em relação ao passe e fundo de quadra. Faz umas duas temporadas que a gêmea não tem jogado bem. No Flu, nesta SL, não conseguiu dar segurança à recepção, fundamento que costumava ser sua especialidade.

Falando do tricolor carioca, Pri Daroit será a nova ponteira passadora, jogando ao lado das renovadas Giovana, Lara e Letícia Hage. Joycinha deve ser outro reforço depois de seis temporadas fora do Brasil. O Flu precisa renovar a artilharia e tomara que o time consiga usar da melhor forma a oposta que, no país, nunca se confirmou.

Comentários

Anônimo disse…
Na minha cabeça só vejo a Mayany jogando como osposta. Não a vejo com estilo de central, mas sim de oposta. Poderia dar uma bela oposta se treinada logo.

Bem, acho que se a Gabi for para o Minas vai ser muito bom e tals, mas chegando lá não vai ser bem treinada e cobrada como com o Bernardo e não vai render tanto. O time também não vai ajudar e as outras jogadoras não vão virar bola, sobrecarregando-a. Serão 200 bolas para ela e já sabemos que uma andorinha só não faz verão, podendo ainda lesionar a jogadora.

Enfim, São 12 times na Superliga, 11 técnicos, quase nenhum deles ganhou do Bernado. Quem ganhou o fez uma dou duas vezes. Em nível mundial, idem. Então o melhor a ser feito pelos times é reciclarem seus técnicos, pagarem cursos, botar para estudar, fazer uma faculdade e pós graduação. Assistir muito os jogos do Bernardo e vê-lo orientando as meninas e os meninos da seleção. Se puder, bota um espião para roubar imagens dos treinos, como ele fez com a Venturinni certa vez.

Resumindo nada vai adiantar, se os técnicos não melhorarem. Não depende só das jogadoras. Tem que se saber, contratar, montar time, treinar, dirigir no jogo e tirar leite de pedra. Não vai adiantar montar elenco estelar porque o Bernardo vai ganhar.

O melhor exemplo que tenho é o Mundial que o Rio fez ano passado, quase foi campeão em cima daquelas seleções estrangeiras. As meninas jogaram no máximo, e por aqui ninguém faz isso e não temos tão boas jogadoras como lá fora.

Por fim, quero dizer que a Superliga não é um campeonato tão forte como querem fazer parecer. É bem fraquinho até. Tirando os 4 semifinalistas, os outros são bem fracos. Talvez o Barueri.
Kamila Azevedo disse…
Laura, estou achando muito interessante a movimentação do mercado, por enquanto. Me parece que os times estão se esforçando para que tenhamos, pelo menos, uma Superliga mais equilibrada.

Particularmente, a situação que mais me preocupa é a do meu Pinheiros. O time está sendo desmontado. Me parece que a permanência do Paulo de Tarso não agradou e fez com que a maioria das jogadoras quisessem ir embora. Tendo dito isso, acho que Bruninha vai se dar muito bem no Minas. Jogar ao lado de Macris vai fazer com que ela cresça muito como jogadora.

Fiquei surpresa com a ida da Rosamaria para o Praia Clube e acho que isso significa que alguém ali vai rodar, provavelmente, Amanda. Carla já acertou transferência para o Fluminense.... Então, acho que a Amanda, após a final da Superliga, deve anunciar sua saída. Aliás, queria dizer que acho muito indelicado por parte do Praia Clube anunciar contratações como as de Michelle e de Rosamaria antes da partida final. Com que cabeça as jogadoras atuais, especialmente as ponteiras, vão jogar? Especialmente se elas não estavam esperando sair do time??? É complicado!

Acho que a indefinição do patrocinador tem prejudicado muito ao time de Osasco, por exemplo, que tem perdido peças, como Fabíola, Tássia e Paula Borgo (que é pretendida por Londrina) e, ao mesmo tempo, não pode se movimentar no mercado pra contratar novas peças.

Espero que o Minas planeje melhor suas contratações e trabalhe com um time base visando a Superliga, porque esse negócio de receber novas jogadoras no meio do turno não dá certo! Confio no trabalho do Lavarini!

Por fim, ansiosa para ver as movimentações do SESC para a próxima temporada. Bernardinho faz muito com pouco e quero ver como ele vai se virar para a próxima temporada, que PROMETE!
Anônimo disse…
boatos de que bauru assinou Natalia Zilio, que vem de lesão seria no joelho
Duda Miranda disse…
Alguma ideia de onde jogará a Lia? Com a possível ida da Paula Borgo ela não deverá ficar em Londrina!
Mantronix Inc disse…
Parabéns Bauru, rapidinho pegou Fabíola e Tássia, achei ótimo, Renovou com Tiffanny, excelente. Agora, Vanessa eu n conheço bem, será? E Anderson de técnico hmmm..n me agrada.
Mantronix Inc disse…
O Bernardinho faz escola, é como se entrasse pro IME ou ITA do vôleibol. Então não me preocupo tanto q atleta vai pro Rio. A base já esta ótima. Mas se fosse Kasiely saía rapidinho pra ser titular absoluta num time q pelo menos esteja entre os Top-4.
Laura disse…
Kamila, tb me preocupa o Pinheiros, q teve uma debandada geral. Tenho saudades de ver aquele Pinheiros mais competitivo.

Sobre o Praia, o clube não anunciou nenhuma destas contratações. O Voloch é que deve ter alguma fonte por lá, ou mesmo os empresários das jogadoras que deram as informações. Talvez o clube tenha que se cercar de maior segurança e sigilo para evitar isso pq concordo que é chato pra jogadoras atuais saberem que podem não interessar pra próxima temporada.

Duda, ainda sem informações sobre a Lia.
Kamila Azevedo disse…
AHHHHH, esqueci de comentar que estou ansiosa demais pra saber onde a Bruna Honório irá jogar. Disseram que ela tinha propostas de Barueri e do Minas. Como ela não foi convocada para a seleção (um ABSURDO, isso!), imagino que declinou do convite para jogar no time do ZRG. Então, espero que ela vá para o Minas!
Kaike Lemos disse…
Rio: Renovou com Roberta,Drussylla e Carol Leite.
Expectativa: Renovar com Juciely, em fim de carreira! Kasiely,Vivian e Linda Jessica sairem pra montar seus times e Fabi vai renovar sem sombra de duvidas
Saidas: Gabi pode ir para o Minas/TC
Osasco: Incognita e pode perder sua melhor jogadora pro clube turco Vakifbank. Bia ao que me parece junto com Camila Brait vai continuar dizendo que ficarão em Osasco, que ate agora sem patrocinio.
Praia: O time mineiro renovou ao que parece com Suellen,Fabiana e Garay! A expectativa é de confirmar Rosamaria e Michelle.
Ao que parece Wal ira renovar! Jogadora em fim de carreira, n quer sair do time, de jeito nenhum! Claudinha se renovar, o torcedor do Praia da indicios que ira se revoltar com a renovaçao da mesma, que na minha opiniao ta amarrada no Praia.
Minas: Renovou com Mara,Mayani,Macris,Leia, contratou Bruninha e Lana(EXCELENTE CONTRATAÇÃO)! e ta de olho em Gabi. Ao que parece pra algumas pessoas depois da lista de convocadas de ZRG, Bruna H. teria recusado Barueri e vir para o time de Belo Horizonte. Gattaz deve renovar!
BAURU: Contratou Fabiola e Tassia! Renovou com suas excelentes centrais e a Tiffany. Acho que a Gabi Candido tmb. La deve vir Saraelen! Paula Pequeno n deve renovar! O time esta a procura da PONTEIRA! Pro time ir bem! Anderson de tecnico foi o melhor a se fazer.
FLU: Aonde tiraram que Giovanna e Lara, Leticia renovaram! Mds a Giovanna n pode jogar em time sem passe! Ela é ruim em deslocamento, time fica agressivo com PRI DAROIT E CARLA se engrenar vai ser dificil parar! Alem da espetacular Thaisinha. N acho as centrais do Flu aquilo tudo n, n sabem levantar,defender alem do saques n serem la essas coisas!
PINHEIROS? CADE? ULTIMA APAGA A LUZ! (TIME SE RECONSTRUINDO)
BARUERI: Dani confirmada! Milka e Lays confirmadas!
Londrina: Naiane Rios♡ , e Paula Borgo ao que se encaminha ja garantidas! Alem do tecnico brasileiro que esta na Turquia assistente do Marco Aurelio Motta. (ECZACIBASI)
SAO CAETANO: FIZERAM CERTO COM TOME E SONALY! FE ISIS E JUMA CHEGAM! MAZ DEISY? EXISTE LORENNE E ARIANNE !! E pedir pro time ser ruim.
BRASILIA: CARTAS NA MESA? NINGUEM!?
CURITIBA: MOVIMENTA ALGUEM!
Sergio disse…
Sinceramente, como laura falou. Nao vejo Gabi em outro clube. Se ela for será pelo dinheiro.
Pop On Air disse…
Praia ja comecou errado, contratar a Rosamaria p jogar de passadora ao lado da Garay??? Eles não assistiram essa Superliga? A Fawcett acredito que vá sair então, deveria rodar logo a Claudinha, no Brasil inexiste boas ponteiras eximias passadoras, tentaria uma fora do país, e aquela libero Venegas que era do Bauru, muito boa ela, Suellen ta muito instavel depois que fez a redução de estomago.
Saulo disse…
Sinceramente, não ando nada empolgado com as movimentações do mercado. No fim, o resultado é sempre o mesmo.
Agora, gosto muito da Rosamaria, mas vai acabar de enterrar o passe do Praia.
Evandro Mallon disse…
O problema de a Claudinha continuar como levantadora lá é briga de dirigentes e empresários. A Ana Flavia ( ex Seleção ) agencia a carreia de Claudinha, Fe garay, Fabiana e Suellen. Conseguiu trazer a Michelle.

O agenciador da Fabíola é '' persona non grata'' em Uberlandia, ou seja, não tem prestigio e os dirigentes do Praia odeiam ele.
Se Fabíola fosse pra lá, a Ana Flavia tirava essas atletas que ela agencia.
Anônimo disse…
Praia deve continuar com o maior investimento na próxima temporada, acredito que vão trazer uma levantadora e oposta de fora, falaram no nome da Lloyd. Sobre a contratação da Rosamaria, pra mim já era esperado, quando o Paulo Coco saiu do Minas tentou levar ela pro Praia, a mesma preferiu continuar no Minas, Rosa teve uma temporada irregular, não jogou bem nos playoffs, agora acho injusto falarem que ela não é boa jogadora por causa desses jogos, terminou a sl como maior pontuadora do Minas, fez um ótimo sul-americano e estadual, eu preferia ver a Rosa jogando de oposta, só que tanto o ZR como o Paulo coco não vão deixar que isso aconteça, eles acreditam que ela pode render nas pontas, enfim, acho o Lavarini um ótimo treinador, só que não soube trabalhar com a Rosamaria, esse deve ter sido o principal motivo dela ter saído do Minas.
Kamila Azevedo disse…
Evandro, não entendo! Então, quem manda no Praia Clube é a Ana Flávia? Que absurdo isso! Um clube não pode ficar refém de uma empresária! Uma dúvida que eu tenho também é se, nos casos dessas contratações, o técnico dá palpite ou quem manda mesmo são os gestores?
gilbert angerami disse…
Vocês já observaram que os pilares do time do Bernardo são sempre boas e regulares levantadora, líbero e bloqueadoras?
Montam times super estrelados, mas pecam nessas posições, aí quer ganhar campeonato.
Vai vir com um time no papel fubá de novo e vai novamente incomodar.
Evandro Mallon disse…
Kamila, pelo que parece sim. A Ana Flavia agencia metade do time. Coloca alguem que ela nao gosta, ou os dirigentes contratam alguem que ela nao agencia ou nõ ''vao com a cara'' do agenciador, ela ameaça retirar metade do time e alocar elas em outros times.
Luiz Felipe disse…
Estou animado com o meu Minas para a próxima temporada. Já definiu o comando técnico, com o ótimo Lavarini, e já se lançou no mercado. A renovação de Macris e a provável contratação da Bruninha são excelentes notícias. Melhor que isso, só se Gattaz renovar e Gabi vier.

Não pude deixar de notar que, na próxima temporada, no Sesi-Bauru, Fabiola, que é tb pastora evangélica, vai levantar para Tiffany, transexual. Coisas que o nosso vôlei faz pela gente! \o/ \o/ \o/

Falando em Fabíola, ela e Leia pediram dispensa da seleção. Jaque foi convocada como libero.
gilbert angerami disse…
Wal no Minas e Gattaz no Bauru? Mercado frenético.
Evandro Mallon disse…
Quem perde com isso são as atletas. A Fabíola deixou de jogar num time de ponta pq os dirigentes do Praia detestam o agenciador da Fabíola e a Ana Flavia agencia metade do time.

Agora imagina quantas atletas que tiveram que mudar de clube, aceitar proposta de clube menor, jogar no exterior contra vontade ou mesmo ter que parar de jogar devido a essas brigas extra quadra.
Kamila Azevedo disse…
Que absurdo, Evandro! Estou chocada! Isso é inadmissível!
Anônimo disse…
Eu faço uma pergunta, será que um agenciador tem mais poder que os dirigentes de clube? e as atletas que estão lá, aceitam ela ditar o que a atleta deve fazer, acho dificil. Não posso acreditar em tal situação.
Anônimo disse…
Isso mesmo, atualmente quem manda nos times e a agenciadora
Rodolpho Francis disse…
o que acharam da Noticia da Carol estar de volta ao SESC? Eu gostei muito mas fico triste pela Jucy que deve ser banco na próxima temporada. Algo normal se levarmos em consideração a idade da atleta. O mesmo aconteceu com a Valeskinha. Vivian deve sair do time, é outra que tem potencial pra ser titular em outra grande equipe. Se essas especulações forem confirmadas o SESC continua forte pra temporada 2018/2019.
Roberta/Monique(?)
Drussyla/Gabi(?)
MAyhara/Carol(?)
Fabi
Anônimo disse…
Rodolpho, Carol assinou no Praia que ainda vai contar com Michelle Pavão, Rosamaria e Carli Lloyd, Garay, Fabiana, Ananda, Suelen, Ellen, Laís, Paula Borgo(boatos)
Anônimo disse…
Evandro Motta
O problema Praia x Fabiola foi causado pela falta de ética do representante no caso Tandara, onde o clube deu todo suporte a atleta que engravidou no início da temporada e o representante vislumbrou a possibilidade de fazer dinheiro na justiça e perdeu. Nesse caso qualquer entidade correria relações com esse tipo de gente. A Ana Flávia não é dona do voleibol, ela simplesmente representa a maioria das grandes atletas o que a deixa com maior poder de barganha com os clubes.
Kaike Lemos disse…
Voloch afirma: GABI E NATALIA SÃO DO MINAS! PRAIA,MINAS E BAURU n tem esse negocio n! Vao investir pesado! Camponesa gostou do trabalho do Lavarini e o time pensa alto! Se contratar a Wal e renovar Gattaz! Alguem para? SL vai pegar fogo!
Rodolpho Francis disse…
Sei que as atletas precisam buscar novos ares, ganhar mais, enfim... Apesar disso ainda não consigo acreditar que não verei a Gabi no SESC na próxima temporada, e pior, nem a Natália. Claro que desejo toda a sorte pra essas duas atletas que admiro muito mas to bastante curioso pra saber o que Bernardo vai aprontar, ja que a opção para substituir a Gabi também foi contratada pelo Minas. Hoje no Brasil não tem nenhuma ponteira que substitua a Gabi(As opções seriam a Garay e Natalia, falo considerando o jogo e a liderança e confiança que exercem as mais novas) a unica opção seria trazer uma estrangeira(de preferencia uma que deu certo no Rio, como a Mihajlovich) mas to achando que vamos de Kasy mesmo. Acredito que ela tem muito potencial e pelo pouco que vi ja sou fã. Mas ainda precisa evoluir muito no ataque