Início de ano complicado para o Praia Clube
![]() |
Foto: Divulgação/Praia Clube |
Não tem sido um início de ano tranquilo para o Praia Clube. A soberania que manteve até o final de 2017 na Superliga sofreu duas ameaças na volta da competição em 2018.
Primeiro, venceu o Fluminense no tie-break pela quarta rodada do returno, perdendo o seu primeiro ponto na SL. Nesta terça, num jogo atrasado da terceira rodada, repetiu a vitória no tie-break contra o Pinheiros.
Gostaria de que este aperto para vencer a equipe paulista se devesse mais ao mérito do próprio Pinheiros, mas tenho sérias dúvidas. Sei que o Pinheiros complicou a vida do Osasco, mas também sei que naquela partida o time do Paulo de Tarso não mostrou nada de muito diferente do que vinha fazendo até então. Osasco é que jogou muito abaixo do que poderia.
As estatísticas da partida, nas quais o Praia foi muito superior em todos os fundamentos, além dos placares do sets em que a equipe mineira venceu (25x12; 25x13; 15x10) levam a acreditar que o principal adversário do Praia foi ele mesmo.
Pelo recente histórico do Praia, é de se acreditar que a equipe está sofrendo com uma queda de rendimento - natural e até necessária para o time entrar nos playoffs inteiro. O problema é que esta administração do ritmo já é difícil de fazer por si só. Imagina agora em que o Praia vem de uma derrota feia e decepcionante na final da Copa Brasil...
As primeiras desconfianças quanto à força e à superioridade da equipe já começam a aparecer. Se Paulo Coco e Cia não souberem gerenciar este momento delicado, em que a confiança começa a sofrer pequenos abalos, vai ser difícil recuperar quando as decisões chegarem.
+Superliga
- Em jogo adiantado da 10ª rodada, o Minas venceu fora de casa o Barueri por 3x0. Ambas equipes entraram com novidades em quadra. O Minas começou com a Newcombe no lugar da Pri Daroit, formando o trio das pontas com Rosamaria e Hooker. Os números dizem que ela foi bem na recepção, mas teve um aproveitamento baixíssimo no ataque. O Barueri, por sua vez, já estreou a levantadora Lloyd. Deu para sentir a urgência (pra não dizer desespero) do Zé Roberto, né?
**********************************
+Superliga
- Em jogo adiantado da 10ª rodada, o Minas venceu fora de casa o Barueri por 3x0. Ambas equipes entraram com novidades em quadra. O Minas começou com a Newcombe no lugar da Pri Daroit, formando o trio das pontas com Rosamaria e Hooker. Os números dizem que ela foi bem na recepção, mas teve um aproveitamento baixíssimo no ataque. O Barueri, por sua vez, já estreou a levantadora Lloyd. Deu para sentir a urgência (pra não dizer desespero) do Zé Roberto, né?
Comentários
Sobre o jogo do Praia de ontem, parece que Amanda bancou mesmo, segundo jogo que ela vai pro banco, rendimento dela caiu muito.
continuo sem entender a paciência do Paulo Coco com a Claudinha. Ananda tá ali espumando esperando uma oportunidade de ser titular, mas acaba só entrando pra corrigir as coisas quando a vaca está indo pro brejo. a gente sabe que nem toda promessa se confirma como grande atleta, e parece que Claudinha é um caso desses. me lembro de vê-la com um voleibol interessante no Minas há mega tempo e nunca mais repetiu a consistência. é uma pena, mas talvez seja a hora de dela dar uma descansada até pra reduzir a exposição.
Amanda parece não ter feito uma grande partida nos últimos jogos, mas a acho talentosa e com voleibol pra se recuperar. jogar em time grande e com responsabilidade não é fácil, a pressão é outra, mas acredito que ela consiga chegar aos playoffs jogando bem.
Acho que para o Praia recuperar a moral, a chave é o jogo contra o Nestlé/Osasco, se o Praia vencer, recupera sua moral, se perder daí que perde a moral de vez.
Praia tá tendo dificuldade pois a levantadora titular peca muito na qualidade e precisão dos levantamentos! Naiane perdeu suas chances na seleção! Essa temporada no Barueri só enfatizou mais os problemas dessa pseudo-levantadora de meia prova!
Amanda tem culpa tmb! Foi substituida pela Ellen! Nem parece que foi treinada por Bernardinho! Essa SL tem muita coisa pra acontecer!
Quanto ao jogo, o troca troca de levantadora é muito em função da instabilidade da Claudinha, o Paulo Coco não quer jogar a jogadora no fogo e simplesmente sacá-la do time, mesmo por que com a Ananda jogando contra um time com o poder de ataque de um Osasco, é um a menos no bloqueio. O problema é que Claudinha é previsível e já começa a irritar as companheiras com a falta de precisão e escolhas erradas. No terceiro set, Garay tinha marcado 5 ou 6 pontos seguidos pra colocar o praia 20x21 e a levantadora só colocou a bola que encerrou o set, quase a baixo da linha da rede e a ponteira levou o bloqueio.
Alguém que sentiu muito a derrota para o Osasco foi a Amanda. Perdeu a confiança no passe e a Ellen supriu com maestria essa função e com ataque muito superior. Acho que se a Ellen conseguir manter uma sequencia e Amanda se mantendo instável a segunda perde a posição. posição
Alysson Barros, sabe que eu tinha o mesmo pensamento que vc, eu também achava que a ROSAMARIA iria bancar para a NOVA-KOMBI...
Pelo que pude interpretar da intenção do Stefano Lavarini é que ele escalou a Nova-Kombi ao lado da Hooker e a Rosamaria ao lado da Macris, deixando Rosa como ponteira da rede de 2 e Nova-Kombi como ponteira da rede de 3, a fim de deixar Rosa como ponteira de DEFINIÇÃO e NovaKombi como ponteira de PREPARAÇÃO.
Só sei que Macris brincou de jogar bola junto com a Carol Gattaz, tanto que a central saiu como a maior pontuadora do 3x0 com 17 pontos anotados.
Pelo Barueri, mais necessário que uma levantadora era uma ponteira para desafogar a Edinara que está sobrecarregada, que sozinha marcou 17 pontos, mais pontos que Jaqueline e Suelle juntas.
Em relação ao PRAIA CLUB, não tenho muito mais a acrescentar, pode até terminar invicto a fase de classificação, mas duvido muito que ganhe a Superliga... O Campeão da Superliga deve ficar entre NESTLÉ, SESC e MINAS, 3 times com 3 grandes levantadoras FABÍOLA, ROBERTA e MACRIS, não vejo Claudinha sendo Campeã da Superliga como titular.
Mesquita, tb acho q para o Barueri o mais importante era ter uma ponteira de maior definição do q uma levantadora.
o time tem jogado com a dani terra, é opção técnica, a natinha não anda bem na função mais?
a esperança é ver o que a Thaiza vai conseguir fazer em quadra agora.
sim, eu acredito que ela não a queira queimar e tal. mas tenho dúvidas se isso não está acontecendo de qualquer forma: as pessoas caem de pau nela, principalmente nela, quando o time vai mal. eu acho que seria bem pra ela assistir ao time jogar, de fora, sem a tensão de estar do lado de fora porque estava jogando mal naquele momento. mas não finjo saber mais do que a comissão técnica, só fico curioso porque a Ananda me parece uma levantadora com condições de levar a titularidade do time, ainda que dê prejuízo no bloqueio.
eu torço para que a Amanda se recupere, acho que ela tem voleibol pra isso, mas também fico feliz de saber que a Ellen esteja preparada para assumir caso seja necessário. o campeonato é longo e o banco do Praia é bom.
A Ananda é MIL vzs melhor que a Claudete, só cego que n ve isso. Paulo Coco é a mesma coisa no Minas: Naiane e Karine.