Vai ter Copa - mas vai ser difícil acompanhá-la


A CBV divulgou nesta segunda-feira a tabela de jogos da quartas de final da Copa Brasil. Os duelos serão os seguintes:

14/12 – Camponesa/Minas x Fluminense, às 20h.

15/12 – Dentil/Praia Clube x São Cristóvão Saúde/São Caetano, às 19h30.

15/12 – Sesc-RJ x Pinheiros, às 20h.

15/12 – Vôlei Nestlé (SP) x Hinode Barueri (SP), às 19h30.


Lembrando que as semifinais e final do torneio só acontecem em janeiro, nos dias 18 e 19, em Lages (SC). O Rio de Janeiro é o atual campeão.

**************************************
Acho difícil que os quatros primeiros colocados (Praia, Sesc, Osasco e Minas) não confirmem o favoritismo dos seus confrontos. Mas como a maior parte destes times ainda está em um processo de desenvolvimento, tentando encontrar o melhor entrosamento ou a melhor formação, não duvido que a classificação para a fase final seja suada.

O Minas, por exemplo, se não tiver a Hooker à disposição pode ter trabalho duro para bater o Fluminense. A depender do equilíbrio da escalação do seu sexteto inicial, o Sesc pode encontrar nele mesmo um adversário mais difícil de superar do que o Pinheiros - equipe que não tem feito um bom enfrentamento com os grandes nesta SL.

Já o duelo entre Osasco e Barueri pode ser o mais equilibrado destas quartas, ainda que não por bons motivos. As duas equipes não vivem uma boa fase. O Osasco com sua inconstância emocional, sem conseguir segurar os resultados que constrói a favor, e o Barueri com dificuldades enormes para fazer seu jogo, com muita irregularidade no passe e na definição.

**************************************

As quartas de final da Copa Brasil não terão transmissão da TV e, por enquanto, nem CBV nem os clubes manifestaram a intenção de transmiti-los online. Somente a emissão da decisão, dia 19 de janeiro, está confirmada pelo SporTV.

Ou seja, é um torneio que já nasce morto. Como despertar o interesse dos torcedores numa competição “secreta”? A Copa Brasil veio exatamente para dar outra cor ao calendário do vôlei nacional, mais exposição aos patrocinadores, uma chance diferente de disputa e de título para os clubes. Mas do jeito que está, vai se tornar descartável logo, logo.

É engraçado (triste, na verdade) que seja tão difícil acompanhar o esporte quando temos tantos recursos à disposição para a transmissão.

Comentários

Kaike Lemos disse…
Laura pena que a CBV não toma uma atitude e deixa os clubes disponibilizarem seus jogos nem que seja no Youtube.

Sobre os confrontos:
Minas x Flu - O Minas se vir com Hooker ta garantido, mas a K.Tormena veio bem contra Valinhos o que tem que melhorar é o passe. No Flu a Thaisinha vai estar bem marcada e a Renatinha venha a ser a bola de segurança da Giovanna.

Sesc RJ x Pinheiros : No Sesc a Monique pode vir a fazer a diferença, junto com a Jucy. O problema é tambem o passe e no Pinheiros a Bruna vai ser a mais acionada, e o Rio tera de sacar com inteligência pois a Ju Paes ta em grande fase.

Praia x São Caetano - O Praia vai ganhar do São Caetano pois tem uma oposta e já São Caetano ficara só naquele F.Tomé e Sonaly.

Barueri x Osasco: O mais equilibrado. Osasco perde no passe e depender muito da Tandara. Já o Barueri na sua propria escalação, deveria vir: Edinara,Jaque,Sara,Ana Cristina,Saraelen,Fran e Dani Terra. O Passe está muito ruim dos dois lados, enfim ganha quem for mais esperto.
L. Mesquita disse…
Acho que já passou da hora de os clubes e patrocinadores se livrarem da CBV. O que adianta ter um CAMPEONATO com as OITO MELHORES EQUIPES DO PAÍS e não haver transmissão nem em TV ABERTA e nem em algum desses varios canais de esporte da TV FECHADA?
Enfim, num momento em que temos uma Superliga bastante equilibrada, fico até sem motivação de comentar sobre os jogos, sabendo que não haverá transmissão!!!
L. Mesquita disse…
Apesar de decepcionado por não haver transmissão, vou comentar alguma coisa...
Gente o NESTLE pode até estar enfrentando altos e baixos, mas se o LUIZOMAR estiver num dia iluminado e souber usar o elenco que tem é NESTLE 3x0 BARUERI.
Fluminense e Minas tem tudo para ser um grande jogo. Eu começaria com TORMENA e DAROIT no passe e com HOOKER revezando com ROSAMARIA na inversão da 5x1. As duas levantadoras me agradam MACRIS e GIOVANNA são muito talentosas.
Sesc x Pinheiros... O Pinheiros já eliminou certa vez o SESC RJ da COPA BRASIL, porém, é difícil um raio cair 2 vezes no mesmo lugar.
Praia x São Caetano: vencer um set já estaria de bom tamanho para o São Caetano, porém se vencer 3 sets teremos uma zebraça.
Raimundo Aoki disse…
Um torneio no meio do campeonato. Sem sentido.
Anônimo disse…
Caro Raimundo Aoki, a COPA BRASIL de futebol e a COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA também são no meio do CAMPEONATO BRASILEIRO e têm sentido. Pela EUROPA, as COPAS também são no meio de outros campeonatos e têm sentido.
l.Mesquita
Kaike Lemos disse…
L. Mesquita, Luizomar em dia inspirado? Só no teu sonho.A Nestle até hoje não entende que é o técnico que presepa o time. K.Tormena na ponta vai melhorar muito mas o Lavarini tem que fazer ela cruzar com a Giovanna na Rede e deixar a Renatinha com a Pri Daroit. Macris pelo amor de Deus: PISA MUITO!!. Skowronska talvez estreie na Copa do Brasil, quem vai sair vai ser a Suelle pois a Jaque ta ali só pra fazer o passe. Osasco vai ter que esconder a Leyva, pois a peruana é lerda no passe!
Carlos disse…
Vi os comentários sobre escalação dos times, Minas vai vim com as titulares, com exceção da Hooker que está lesionada, faz uma semana que não treina com o time. Rosamaria entrando em inversão de 5x1 é totalmente improvável, ela é titular absoluta, ela não é substituída hora nenhuma nos jogos, nem em inversão 5x1. Não acredito em surpresa nessa primeira fase da copa do Brasil, fico só na dúvida do Jogo do Osasco x Barueri, ali tudo pode acontecer.
Kamila Azevedo disse…
Uma pena que, mesmo vivendo um dos campeonatos mais equilibrados e interessantes dos últimos tempos, a TV continue sem apoiar o vôlei feminino. A Copa Brasil renderia excelentes jogos e uma ótima audiência, caso a TV aberta ou fechada quisesse transmiti-los. VERGONHA da CBV!
Laura, amigos e amigas do blog. A Liga de Basquete Feminino, cuja competição inicia em janeiro de 2018, terá 100% dos jogos transmitidos pela internet, em todas as fases, além da transmissão pela tv aberta e fechada. O vôlei feminino deixando de exibir as partidas, realmente é um atraso. Nem se discute nada a esse respeito por parte dos clubes, patrocinadores, dirigentes. O basquete está muito a frente em termos de organização e estrutura.
Paulo Roberto disse…
Alexssander, vi em algum blog um tempo atrás que uma das metas da CBB é o Basquete recuperar o segundo lugar na preferência nacional e parece que eles estão no caminho cego.

Já disse isso outras vezes e repito: na CBV não há visão pro vôlei! Enquanto os clubes não tomarem as rédeas vai continuar acontecendo isso, partidas interrompidas pela metade e coisas semelhantes.
Sergio disse…
Sinceramente, não acho dificil, a longo prazo, o basquete tomar o lugar do volei, mas o que me deixa mais preocupado, é ver Bernardinho, Ze Roberto, Paulo Coco, não falarem nada a respeito. Os patrocinadores que gostariam de ser visto na tv ou mesmo pela internet, ficam omisso. Simples assim, ou passam os jogos ou sairemos do projeto. Sem os patrocinadores não haverá CBV. Vai retornar ao patamar de 20 anos atrás, quando o volei do brasil perdia para gato e cachorro.
Paulo Roberto disse…
*Quis dizer caminho certo. rsrsrs
Paulo Roberto disse…
Eu também fico estarrecido que os grandes técnicos fiquem tão omissos diante disso viu Sérgio. São poucas as vozes (de alguns atletas) que surgem de tempos em tempos e mesmo assim não parece algo coeso e articulado. Uma pena.
Julio Carneiro disse…
Pessoal, segundo a CBV, a partida da Copa do Brasil de hoje (Minas vs. Fluminense) vai ter transmissão pelo facebook. Foi o que falaram na postagem: "A partida terá transmissão realizada pelo time mineiro no facebook da CBV - Confederação Brasileira de Voleibol.". Veremos se vai ou não funcionar, mas fica o recado. :-)