Sobrou erros, faltou qualidade

Vôlei Bauru 1x3 Camponesa/Minas

Pri Daroit Camponesa
Foto: Neide Carlos/Vôlei Bauru
As alternâncias no placar e os rallies deram a impressão de uma partida bem disputada, mas a verdade é que este foi um falso “jogão”. Por trás do equilíbrio que imperou em boa parte do confronto, houve, na verdade, uma enxurrada de erros (58 pontos) - muitos deles bobos - das duas equipes.

Só o Minas deu 31 pontos em erros ao adversário em quatro sets, a maioria em saque. É bem verdade que o fundamento acabou por fazer diferença ao favor às mineiras, mas não era para tanto. O Bauru não tem uma linha de passe segura, costuma naturalmente se atrapalhar na virada de bola. O Minas não precisava arriscar tanto no saque para desestabilizar o ataque adversário.

O time mineiro também teve impaciência em alguns ataques, deixando de trabalhar a bola no bloqueio e desperdiçando pontos preciosos. A disputa toda poderia ter estado mais nas mãos do Minas se ele tivesse sido mais cuidadoso tanto no saque como na definição do ataque. 
************************************

Os dois times jogaram melhor com o saque e o bloqueio. Na virada, o passe atrapalhou melhores construções e variações. Para o Bauru, o saque do Minas acabou por ser fatal nos dois últimos sets, quando tinha aberto boas vantagens. Inseguro, perdeu com facilidade tudo que havia construído com o bom trabalho do seu saque e defesa/bloqueio.

O Bauru repetiu a escalação da rodada anterior com Helô como oposta e Palacio como ponteira. A equipe precisava de uma maior força ofensiva já que nem a Paula nem a Dayse têm dado conta de ajudar a Palacio no ataque – e tampouco têm sido uma segurança na recepção. Era inevitável que o Fernando Bonato, forçado por lesões ou não, tentasse esta formação, mesmo que ela pudesse significar um maior desequilíbrio no passe.

O problema é que a Paula continuou não ajudando no ataque (nem na recepção) e a Helô, depois de um bom primeiro set, sumiu da partida. Percebe-se que a Juma não tem muita confiança na oposta – e acho que nem a Helô em si mesma. 
Apesar do mau resultado, não desistiria desta formação com Helô e Palácio tão cedo. É a única saída com potencial para trazer o Bauru a outro nível de competitividade na Superliga.
****************************************

Do outro lado da quadra, Rosamaria permanece como a bola de segurança mineira. Desta vez, teve uma boa companhia da Mara pelo meio já que pelas pontas os bons momentos da Pri Daroit no ataque foram raros. Apesar da diferença técnica entre as jogadoras, foi compreensível a opção do Stefano Lavarini pela Karine nos dois últimos sets. A Macris tende a complicar algumas situações em que deve fazer o básico. A Karine fez o feijão com arroz e o jogo fluiu um pouco melhor.
A competência mineira - se é que se pode chamar assim – foi ter sido menos pior do que o Bauru na recepção e ter sido melhor no aproveitamento das oportunidades de contra-ataque criadas pelo sua boa defesa. O Minas abusou da sorte: com o número de erros que cometeu, se complicaria até com Valinhos e Sesi - esse, o próximo adversário antes do clássico contra o Praia Clube.


Comentários

Carina disse…
Não dá para reconhecer a Helô destas duas últimas temporadas com aquela do Rio do Sul, como bem salientou a Laura, parece que existe a ausência de confiança.
Laura, realmente, a Macris pecou durante o jogo.
Paula Costa disse…
O resultado está errado foi 3x1 pro Minas.
Evandro Mallon disse…
Laura,acho que vc escreveu errado o placar da partida.
Foi o Minas que ganhou e nao o volei Bauru.
Kamila Azevedo disse…
Infelizmente, não consegui assistir ao jogo ontem, mas tenho me surpreendido (negativamente) com o desempenho do Bauru no início dessa Superliga. No papel, o time é bom e poderia estar rendendo bem mais do que está rendendo. Não sei se é porque ainda estamos no início da Superliga e o técnico ainda deve estar tentando compreender as jogadores, tentando obter delas ainda o melhor rendimento, mas Bauru tem sido, na minha opinião, a grande decepção dessa Superliga.
Eduardo Almeida disse…
Dois times bem inconstantes mesmo! Como podem perder tudo depois de abrir 5 pontos de vantagem?
Dá uma pena ver as jogadoras que jogaram tão bem com o Spencer no Rio do Sul fazendo tudo as avessas.
Naquela oportunidade tivemos Ju Nogueira e Helo voando. Hoje Ju Nogueira não está nem entrando em quadra e Helo ataca umas bolas parece que na ilusão de que não tenha nenhum bloqueio na frente. Muita falta de habilidade!
Mas concordo que é o melhor que o Bauru tem! Torço que Paula fique mais a vontade e motivada e isso se reflita em maior regularidade.
Que melhorem para as próximas partidas!
O Minas tem uma boa previsão para a entrada da Hooker! O grande problema será resolver os problemas de passe ora com a Rosa, ora com a Priscila. Incrivelmente a Daroit tem sofrido mais que a Rosa. Imagino que o Stefano vá ficar alternando a Priscila com a Tormena.
Que eles consigam resolve esse ponto fraco do time para ter reais possibilidades de atingir os objetivos da temporada.
Jess disse…
Esperando pelo duelo Bauru x Osasco, pra ver qual time vai deitar primeiro..

Muito bom ver como a Rosamaria evoluiu, e espero que evolua cada vez mais, seleção fez muito bem pra ela; A Léia ontem jogou muito bem e espero que continue assim, pois nossa seleção infelizmente não está bem servida nessa posição..

P.S: Imaginando se o Minas não tivesse errado tanto, de quanto seriam as parciais...
Kaike Lemos disse…
O Bauru, pelo amor de Deus. Teve uma parcial que a Juma saiu maior pontuadora. Erraram em renovar com Dayse e contratar a Paula Pequeno, que se não atacar e pontuar, é um peso morto! NEM PASSE ELA TEM! A Hooker mal entrou. A Leia, Mayani,Mara e Rosa tao voando! Laura faz uma analise do Barueri x São Caetano! PFV
Laura disse…
Pois é, Eduardo, dá uma pena mesmo. Vai ver o bom delas é q foi o ponto fora da curva, pq desde Rio do Sul nenhuma se destacou mais.

Jess, tb acho q a seleção deu uma bela amadurecida na Rosa. Tomara que ela consiga manter o bom nível de jogo quando a Hooker entrar.

Kaike, não consegui me programar para assistir a partida e preferi não escrever nada. Agora ficaria muito atrasado. Desculpa!