Aquecendo os motores
No Peru, o Minas saiu campeão da Gatorade Cup, um quadrangular disputado com a seleção peruana, o Vôlei Nestlé o Fluminense.
O pequeno torneio foi bem mais equilibrado do que imaginava. Vejamos os resultados:
1ª rodada: Camponesa/Minas 3x0 Vôlei Nestlé e Fluminense 3x1 Peru
2º rodada: Vôlei Nestlé 3x1 Fluminense e Peru 3x1 Minas
3ª rodada: Minas 3x1 Fluminense e Vôlei Nestlé 3x1 Peru
Premiações individuais:
1ª rodada: Camponesa/Minas 3x0 Vôlei Nestlé e Fluminense 3x1 Peru
2º rodada: Vôlei Nestlé 3x1 Fluminense e Peru 3x1 Minas
3ª rodada: Minas 3x1 Fluminense e Vôlei Nestlé 3x1 Peru
Premiações individuais:
- Tandara: melhor atacante e MVP;
- Angela Leyva: maior pontuadora;
- Bia: melhor bloqueio;
- Carla Rueda: melhor saque;
- Macris: melhor levantadora;
- Tássia: melhor defesa;
- Leia: melhor líbero;
- Sassá:melhor recepção.
*******************************
Ok, por ser início dos trabalhos, dá-se um desconto para esta montanha russa que foi o Minas na Gatorade Cup. O mais importante da participação no torneio não era o resultado, mas aquecer os motores para as finais estaduais e a Superliga que está logo ali à porta. Para o Minas, este tipo de jogos são ainda mais necessários pelas novidades no comando técnico e no levantamento e pela recente chegada da Rosamaria e da Mara ao grupo. E o time ainda tem, além do campeonato mineiro em que enfrenta o seu maior rival, o Praia Clube, a disputa da Supercopa contra o Sesc antes de começar a SL.
*******************************
O Osasco, o vice-campeão, também foi de altos e baixos, ainda se acertando após as voltas de Tandara e Bia ao grupo. O torneio foi especialmente marcante por duas estreias na temporada 2017/18. A primeira, da Fabíola, voltando às quadras depois de meses parada devido a uma artroscopia no joelho. Entrou nos finais dos sets no jogo contra o Minas e sentiu a falta de ritmo. Na segunda partida do quadrangular foi a vez da Ninkovic começar no sexteto titular. E a central sérvia deixou sua marca no bloqueio, mostrando que pode formar uma boa dupla com a Bia.
E o Fluminense segue com uma preparação boa e forte antes da Superliga. Antes da Gatorade Cup, fez uma série de amistosos com o Praia Clube. Time com poucos destaques individuais, quanto mais ganhar em conjunto, melhor. Chegará mais aquecido às semifinais do carioca do que o Sesc. Lembrando que, ano passado, o Flu tirou o time do Bernardinho do trono estadual.
*******************************
Campeonato Paulista
O Hinode Barueri também confirmou o favoritismo e venceu o São Caetano por 3x1. Edinara, como oposto, foi o destaque no confronto contra seu ex-time.
O Vôlei Bauru, por sua vez, ao invés de confirmar o favoritismo, confirmou a sua instabilidade neste início de temporada. Foi derrotado por 3x2 pelo Sesi, fora de casa.
O Bauru tem tido resultados abaixo do esperado para uma equipe que, entre as de maior investimento no Paulista, não sofreu com grandes desfalques e esteve sempre com sua força máxima à disposição. Além disso, mantém a mesma base central desde o início da temporada, com a levantadora Juma, a líbero Shara, a oposto Helô, a ponteira Paula Pequeno e a central Angélica. As alterações no time titular se restringem a Palacios e a Dayse, na ponta, e a Andressa e a Val, no meio.
Os jogos de volta, que definem os classificados para as semifinais,
acontecem nesta terça e quarta-feira.
Comentários
O MINAS acertou em cheio trocando os cérebros da equipe, o novo cérebro em quadra MACRIS e o novo cérebro no banco Stefano Lavarini.
Resultado: primeiro título já conquistado!!!
O Osasco se recuperou da derrota vexatória no 1º jogo contra o Minas de 3x0, mas num jogo contra o Fluminense em que foi beneficiado por um erro crasso da arbitragem no final do 2º set, quando o set estava muito acirrado (e as paulistas já perdiam por set a zero), quando o árbitro deu como fora uma bola muito dentro de Renatinha do Flu. Se o time do Rio fizesse 2x0, as coisas poderiam ter sido piores pra Osasco.
No mais, acho que a central sérvia Ninkovic teve uma boa estréia (tem uma boa china e sacou muito bem) e melhorará o time, mas vejo que a torcida do osasquense ainda vai se chatear bastante com a intraquilidade da líbero Tássia e a pouca efetividade no ataque de Mari Paraíba. Na minha opinião, essas não foram as melhores contratatações que o clube poderia ter feito para disputar um título tão difícil. A aguardar se vem mais um reforço estrangeiro para o Vôlei Nesté.
Esse novo Fluminense surpreendeu, com Thaisinha fazendo um ótimo torneio. A baixinha parece que agradou inclusive aos comentaristas da TV peruana que transmitiu os jogos, que não cansaram de lhe rasgar elogios. Numa equipe bastante modificada, tendo somente Lara, Letícia Hage e Renatinha mantidas como titulares da temporada passada (Sassá também, mas virou líbero), jogou bem contra o Peru e teve altos e baixos contra os times brasileiros, mas mostrou, a meu ver, uma evolução aprestentando um time mais forte do que no ano passado. Time jogueiro, mais entrosado vai dar trabalho.
No mais, parabéns a você pela postagem sobre essa Copa Gatorade Final Four. O seu blog foi um dos poucos que deu destaque à competição, que envolveu 3 times da Superliga. Mídia especializada vacilando demais.
Márcio.
Torcendo pelo Minas e Praia Clube - e bons desempenhos do segundo escalão. Tomara que ambis sejam os finalistas da SL.
A equipe carioca nunca foi dependente de uma jogadora, pois joga muito mais no conjunto e na tática, mas tantas substituições assim levam tempo pra que sejam assimiladas. Essa será a temporada com a equipe mais fraca individualmente tanto em valores absolutos como em relação às outras equipes. Bernardinho terá de fazer suas mágicas como sempre.
A Naiane é nova e tem potencial para evoluir.
Não entendo algumas coisas de suas postagens, essa birra com a Naiane, seu carioquismo exacerbado etc. por que nunca vi você criticando as atuações desastrosas da Natália em jogos comprometedores, por exemplo? Por que ela já jogou no time do Rio?