quinta-feira, 3 de agosto de 2017

GP 2017 - Brasil 3x2 Holanda

Foi no limite, mas o Brasil conseguiu a vitória que precisava para manter viva a chance de chegar à semifinal do Grand Prix.

Um jogo bastante complicado em que até o terceiro set parecia muito mais encaminhado para uma vitória holandesa pela regularidade maior que a Holanda apresentava em quadra.

O Brasil, novamente, vinha até o terceiro set nos seus altos e baixos. Altos quando tinha o saque; baixos quando recepcionava. Natália desta vez não conseguiu segurar a pressão que sofreu no passe com a mesma qualidade que contra a China. E mais uma vez a seleção cometia erros em momentos cruciais.

A história do jogo começou a mudar no quarto set quando a defesa brasileira deixou de ficar parada olhando a bola cair na sua quadra e começou a dar volume de jogo. A entrada da Bia no lugar da Adenízia também ajudou a melhorar a marcação de bloqueio resultando não só em pontos diretos importantes como também amortecendo os ataques para a defesa.

Plak, que vinha passando com facilidade pela marcação, caiu de rendimento com a melhora defensiva brasileira. Com isso, o Brasil conseguiu ganhar uma margem no placar e jogar com mais tranquilidade na virada, além de maior confiança para trabalhar a bola na definição dos ataques. 
 
*********************************

Até acho que jogos como este contra a Holanda são bons para forjar as atletas para situações complicadas, tanto as novatas como as mais experientes que agora ocupam um papel maior no time - como é o caso da Tandara que respondeu muito bem a esta responsabilidade da metade para o final da partida.

Porém, ao mesmo tempo que valorizo a luta e a capacidade de recuperação, não deixo de pensar que o Brasil não precisaria ter passado por esta situação, principalmente depois de ter mostrado um bom desempenho nas partidas de Cuiabá. Se safar do aperto é uma qualidade assim como saber manter um padrão, uma regularidade que, acho, já deveria estar mais consolidada a este ponto da temporada. 

*********************************
 
Agora o Brasil é China desde criancinha. As chinesas precisam vencer a Holanda para a seleção brasileira se classificar. Como acredito que a Sérvia irá vencer a Itália e garantir o primeiro lugar do grupo, acho que a China não vai querer correr o risco de perder para a Holanda e cruzar com as sérvias na semifinal. Acho que será um jogo para valer mesmo e a China naturalmente vencerá a Holanda. 

*********************************
 
Itália 3x1 EUA

Seria melhor o placar ser escrito assim: Egonu 3x1 EUA.

O ataque italiano, comandando quase que exclusivamente pela oposta, foi que fez a diferença. Os EUA, com mais uma vez a Murphy sumida na partida, não teve a mesma eficiência contra a boa defesa italiana. Nem a Bartsch se salvou.

Assim como fez contra o Brasil, os EUA tentaram colocar suas centrais para jogar, mas não deu resultado contra a ágil equipe italiana.

A Itália comete muitos erros em quase todas as suas partidas, mas é um time bastante agressivo. E isso vem muito por conta da Egonu no ataque e no saque.

Com uma composição com as irmãs Bosseti nas pontas como foi nesta partida contra os EUA, aliás, só poderia vir mesmo da oposta esta agressividade. Porém, vale dizer que, apesar da Egonu estar segurando bem a missão, o repertório ofensivo italiano é pobre. O time tem que aproveitar o diferencial da Egonu e não ser dependente dela.

12 comentários:

Fernanda Oliveira disse...

Que jogo difícil!! O Brasil tava louco pra entregar! Meu medo agora é a Itália surpreender a Sérvia e a China fazer corpo mole! Espero que não. O zé enfim trocou um pouco as jogadoras. Macris entrou bem, mas com esse passe nem Venturini, Fofão ou qq outra conseguiria dar jeito. To com pena das levantadoras pq têm 3 atacantes muito pouco eficientes. Alguns lances beiram a burrice mesmo. Tandara e Natália já são rodadas demais pra tamanha inconstância. Rosa Maria tem 19 anos, a responsabilidade não pode ser dela. Boa entrada da Bia. Acho q a Mara tb ajudaria muito no bloqueio.

Daniel disse...

Fernanda, a Rosamaria tem 23 anos!!!

André disse...

Particularmente, espero que eu esteja errado, mas acho que a Holanda deve vencer a China por 3x2 (na verdade, acho que a China vai entregar o jogo, porque elas só precisam de 1 ponto para assegurar o primeiro lugar e, de quebra, eliminar o Brasil). Não me surpreenderia se isso acontecesse.

Alysson Barros disse...

Eu gostava muito mais quando o GP era, na fase final, todas as seleções contra todas as outras classificadas. Ganhava o time de melhor campanha e não havia risco de entregadas. Eu acho que a China vai perder de 3-2.

Em 2008 que a seleção brasileira começou a dar os sacodes em Cuba, lembro perfeitamente do 3-0 aplicado nesse time e da Mari dando porrada de tudo que era canto da quadra, campeonato que a fez ganhar o MVP.

Natália ganhou MVP ano passado. Tá certo.

Torço pra que a seleção não seja eliminada precocemente, mas...

Fernanda Oliveira disse...

Errei então. Hehe. De qq modo ela tem muito menos rodagem que as outras.

Mantronix Inc disse...

Brasil 3x2 Holanda sem a Sloetjes....

Leandro disse...

Laura, sabe me dizer qual foi a ordem de classificação dos 6 times?
Não sei se vc escreveu no blog, mas não encontrei.

Laura disse...

Leandro, foi a seguinte: Sérvia, EUA, Brasil, Holanda e Itália. A China ficou em sétimo

Jess disse...

Bom dia!

Concordo com o Alisson em relação ao GP..

UFA, a China ganhou da Holanda por 3x2, com direito a um 18x16, quando a Holanda tinha aberto 14x10..

Brasil tem que fazer valer, mesmo se não conseguirem, tem que cada uma dar o maximo

#VaiBrasil

MINEIRIM disse...

O que mais me chamou atenção nesse jogo: Como a ANNE esta medonha, tosca, não anda bem nem no ataque. O técnico custou a ver isso, reserva até em clube. Que jogadora interessante a Daalderop. A China venceu a Holanda no aperto hoje, porém achei desnecessário o comentário do Zé ontem, ninguém tem que ficar dependendo do resultado alheio, tem que fazer o seu. Quanto à nossa seleção ganhando ou perdendo não me agrada, é muito triste em qualquer situação na vida nem todos terem a mesma oportunidade.

Ernesto disse...

Laura, não é sobre o jogo, mas gostaria de saber se tens essa informação... O Osasco já está com o elenco fechado para a temporada, ou ainda haverá contratações, estrangeiras...?

Ernesto Basílio

Laura disse...

Ernesto, difícil confirmar 100%, mas, pelo que sei, será este o elenco. O máximo que ouvi dizer é q Osasco estaria buscando uma ponteira estrangeira. Como os principais nomes já estão comprometidos, seria mais uma aposta.