Chegou a hora (da) final

Grand Prix 2017 Brasil
O Brasil já está treinando na China se preparando para a fase final que começa na próxima quarta-feira, justamente contra as donas da casa.

A seleção está no grupo J com China e Holanda. No grupo K estão EUA, Sérvia e Itália. Os times se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos e os dois melhores colocados avançam à semifinal.

Segue a tabela de jogos (no horário de Brasília):

02/08

4h00 – Sérvia x EUA

8h30 – Brasil x China

03/08

4h00 – EUA x Itália

8h30 – Brasil x Holanda

04/08 
 
4h00 – Sérvia x Itália

8h30 – China x Holanda


Mesmo que nem todas as seleções estejam com suas forças máximas, tem muito jogo bom para conferir. Exatamente porque as equipes estão em início de trabalho e muitas
sem as suas principais jogadoras a fase final tem tudo para ser bem equilibrada como foi a classificatória. Fica difícil saber o que esperar de cada seleção.

No grupo do Brasil, acredito (e espero) que a Holanda dance. Se a seleção brasileira confirmar aquilo que demonstrou na última semana em Cuiabá, não tem por que temer que a Holanda atrapalhe as suas pretensões de chegar à semifinal.

O maior desafio para o Brasil será a China, seleção contra a qual não jogou neste Grand Prix. A China não fez uma campanha lá muito empolgante, até mesmo porque mudou bastante a escalação do time a cada rodada.

Na fase final, porém, provavelmente virá com sua força máxima, o que significa não só a base campeã olímpica com a levantadora Ding, a oposto Gong e a líbero Li como também, e principalmente, a Zhu.

Zhu acaba por ser uma segurança para uma equipe que, como a China neste caso, não está muito redonda. O Brasil terá que usar a seu favor o entrosamento e o controle de erros para desestabilizar as chinesas e fazer frente a este poderoso arsenal. 
 
***********************************

Lembrando que o Brasil foi para a China com as mesmas 14 jogadoras que estavam à disposição na última semana. Ou seja, nem Naiane nem Edinara (que se incorpora à seleção sub-23) viajaram para a disputa da fase final. 

Comentários

Anônimo disse…
Os boatos são que Zang já está recuperada, inclusive amanhã seu time chinês Jiangsu fará um amistoso contra a seleção da Sérvia. Pouco acredito que ela vá jogar a fase final, mas dependendo do seu desempenho, quem sabe?
China cm Zang, Zhu, Liu, Ding, Li, Yuan e Gao seria favoritaça! O mesmo time que massacrou a sérvia na final e desbancou o Brasil nas quartas ano passado. Torcendo pra que esses boatos sejam verdade.
Sérvia nesse momento está acima das outras seleções vindo China e UsA (cm barstch) logo depois. Brasil e Itália podem surpreender. Holanda é o time menos competente.
Pop On Air disse…
Vejo que para a Copa das Campeãs várias Selecoes estao tendo reforço de Veteranas, Russia volta com Goncharova e Kosheleva, China volta a Hui e Zhang. No Brasi, o time vai ser esse mesmo do Grand Prix ou teria o retorno de pelo menos a Garay e Gabi?
Laura disse…
Acho que a Zhang não joga mesmo a fase final, pelo que li.

Pop, a Garay não joga este ano pela seleção. A Copa dos Campeões é em setembro, mês em que ela vai se casar. Acho que voltam Gabi e, talvez, a Juciely, se estiver em condições.
Laura, vc falou que a Edinara se apresentou pra seleção sub-23, a Drussyla tb não teria que ir?
Laura disse…
Fernanda, creio que a Drussyla vai se incorporar depois do GP. O Mundial sub-23 é só em setembro. Isso, é claro, se o Zé Roberto abrir mão dela para a Copa dos Campeões. Foi uma opção do Zé mesmo não levar a Edinara pra fase final do GP.
Kamila Azevedo disse…
Estados Unidos também contarão com os reforços de Kelsey Robinson, Kimberly Hill e Rachael Adams.

Acho que, para a Copa dos Campeões, não sei se ZRG vai querer convocar uma Fabíola, por exemplo... Mas, se estiverem bem, e recuperadas, concordo que Juciely e Gabi (do SESC) voltam à seleção, nos lugares de Monique e de Mara (não me conformo do Zé não ter dado uma chance sequer para que ela entrasse durante as partidas do Grand Prix - acho que ela foi a única jogadora não utilizada no torneio, ao lado da Edinara).

Acho também que, se a Leia tiver resolvido seus problemas familiares, ela também poderia retornar para a Copa dos Campeões.

Como acho que os retornos certos serão o de Juciely e Gabi, o time titular do Brasil para a Copa dos Campeões deve ser:
Roberta
Juciely - Adenízia
Natália - Tandara
Gabi
Suelen
Kaike Lemos disse…
Servia vem com o que tem de melhor. Italia se o Brasil for enfrentar é melhor parar de errar muito, pois a Italia se a torcida jogar junto vira gigante! A China é basicamente isso aqui ó: MANDA PRA ZHU QUE É PONTO. Acho a Gao uma otima jogadora. Fiquei triste pela eliminação do Japao que vai trazer de volta a canhota Nagaoka. Esse trem de país sede é chato viu! Holanda tenho certeza que vai tomar um sacode duplo de China e Brasil! ZRG devia ter testado a MARA naquele amistoso em BH, E colocar a Bia no outro! Custava alguma coisa! Renovar é TESTAR E DAR RODAGEM e não botar a Jogadora no BANCO DE ENFEITE! #Testatodomundo #GP2017 # 12enosso
Guilherme Andrade disse…
Acho que a China fez exatamente como na Rio-2016, ou seja, escondeu o jogo, e agora vem com tudo na fase final!! As chinesas estão doidas pra quebrar a dobradinha Brasil-EUA no local mais alto do pódio do Grand Prix nos últimos anos, ainda mais com a possibilidade de juntar o título do torneio com o título olímpico do ano passado... Ansioso para ver como as nossas jogadoras vão se sair diante do arsenal chinês, tenho esperança e acredito nas meninas... Também to muito chateado do Zé não ter testado a Mara, coisa chata ele deixar a jogadora de enfeite no banco!!! Mil vezes o Japão nessa fase final do que a Holanda...Laura, também estou esperando por ótimas partidas nessa fase final, vamos acompanhar...
Mantronix Inc disse…
Rosamaria tem q parar de ficar no bloqueio
Anônimo disse…
Pergunta que não quer calar: quem vai parar a Boskovic?
Joao Ismar disse…
O Japao teve a tabela mais complicada em relação a Holanda, enquanto a Holanda fez 7 dos 9 jogos da fase de classificação contra a seleções que não se classificaram para as finais, o Japao fez apenas 4. A Holanda só enfrentou Brasil e USA e perdeu os dois jogos. Inclusive, na primeira semana, o Japão venceu a Holanda. O japão venceu Servia, Holanda e Brasil entre as finalistas, mas um derrota para a Rep Dominicana acabou tirando as Nipônicas da final.
Não adianta reclamar, são coisas do esporte mesmo, mas queria ver o Japão disputando a fase final.
Mantronix Inc disse…
mas a holanda esta sem sloetjes q se recupera de uma cirurgia no joelho com a sloetjes seria outra historia