Montreux - Brasil 2x3 Alemanha
Não demorou muito para o Brasil sofrer a sua primeira derrota na temporada. Logo na segunda rodada do Montreux, a seleção brasileira foi superada pela esforçada e combativa Alemanha.
O jogo foi bastante equilibrado – para o bem e para o mal. As duas equipes trabalharam melhor com a posse do saque e no bloqueio. Enfrentaram dificuldades no passe e virada de bola, além de cometerem erros bobos no ataque.
Porém, seria injusto se a Alemanha não saísse vencedora do confronto. Mais redondo, o time alemão teve muito mais volume de jogo e melhor qualidade e aproveitamento nos contra-ataques. Mesmo quando teve problemas na virada de bola, recuperou-se de forma mais rápida do que o Brasil.
Na seleção brasileira, os erros de passe tiraram o time da disputa em vários momentos da partida. O Brasil perdeu e deu amplas vantagens ao adversário no placar por causa da dificuldade na virada. Isso exigiu um esforço a mais da equipe, sempre em busca da recuperação no placar. E algumas vantagens concedidas acabaram, como se viu, sendo irrecuperáveis e comprometendo o resultado final.
Faltou à equipe saber se virar quando o passe não vinha perfeito. E defensivamente a seleção também deixou a desejar ao deixar passar bolas fáceis de recuperar e armar o contra-ataque. Passou o jogo inteiro sem conseguir marcar a primeira bola alemã que não tinha grande velocidade nem potência, por exemplo.
*************************************
Ninguém esperava que o recomeço seria fácil e este início de temporada tem seguido à risca a expectativa.
O Brasil sempre se valeu do coletivo, de um conjunto organizado, da habilidade, da velocidade e do bom volume defensivo. Características que estão sendo difíceis para a equipe atual desenvolver. O difícil é apontar se isso se deve somente ao pouco tempo de trabalho e à falta de entrosamento ou ao perfil e limitação de algumas jogadoras.
*************************************
Pê ésse:
- Show de erros de Brasil e Alemanha, show de erros da arbitragem também. Erros primários dos juízes, incluindo os de linha, que desqualificam a partida e o torneio. Aliás, contra a Polônia a arbitragem também não tinha sido boa.
- Para quem está preocupado com a seleção nas mãos das jovens levantadoras Roberta e Naiane, a boa notícia é que a Macris foi chamada para treinar para o Grand Prix, juntamente com a Monique. O Zé Roberto havia anunciado que irá trabalhar somente com 16 jogadoras da lista de 24 inscritas para a competição. Tinha minhas dúvidas se a Macris seria testada. Que bom que foi.
- Outra jogadora que deve ficar também para a disputa do GP é a Drussyla. Ao contrário da Edinara, ela não está na lista de convocadas para a seleção sub-23 que começa a se preparar este mês para o Mundial da Eslovênia que acontece em setembro. Provavelmente, a ponteira vai permanecer treinando com o grupo principal para depois servir a sub-23.
- Para quem está preocupado com a seleção nas mãos das jovens levantadoras Roberta e Naiane, a boa notícia é que a Macris foi chamada para treinar para o Grand Prix, juntamente com a Monique. O Zé Roberto havia anunciado que irá trabalhar somente com 16 jogadoras da lista de 24 inscritas para a competição. Tinha minhas dúvidas se a Macris seria testada. Que bom que foi.
- Outra jogadora que deve ficar também para a disputa do GP é a Drussyla. Ao contrário da Edinara, ela não está na lista de convocadas para a seleção sub-23 que começa a se preparar este mês para o Mundial da Eslovênia que acontece em setembro. Provavelmente, a ponteira vai permanecer treinando com o grupo principal para depois servir a sub-23.
Comentários
Nao sei q acontece com a Natália, por trás desses relapsos e imperdoáveis erros em momentos cruciais, parece q existe uma falta d motivação.
Drussyla provou q tem maior poder definição q Amanda.
Alemanha jogou praticamente com duas jogadoras a veterana Brinker e a Lipmann, faltou marcação.
Levantadora Alemã , enfim uma levantadora europeia boa, a altura da Lo Bianco, toq refinado preciso e ótima distribuição.
Com exceção da Mara, nao vejo o Brasil com peças de substituição a altura das titulares nesse torneio.
Naiane não please.
Arbitragem amadora e o ginásio anos após anos continua com o teto baixo prejudicando defesas.
Se as veteranas Natália e Tandara tiveram um dia péssimo hoje, não podemos esperar muita coisa das novinhas né. ZR fingiu que não estava vendo a Natália prejudicando o time, se fosse Drussyla ou Rosa daquele jeito ele tirava na hr. Deve ter ficado com vergonha de tirar da quadra a capitã do time kkkkkkkkk.
Sem Garay e Gabi acho difícil segurar o passe.
Esperança com a Macris treinando para o GP. Adoro a Roberta, mas tá foda!
Não vejo, na verdade, a Amanda como concorrente direta da Drussyla ou da Rosa. Apesar de achar q a Drussyla pode melhorar no passe, ainda dá mto prejuízo na recepção. Neste jogo, compensou com o bom ataque. Mas preferia ter visto ela e Drussyla juntas, o que só foi acontecer no final do tie-break.
Mas tem horas que da uma raiva absurda dela. Zé Roberto passa muito a mão na cabeça dela, tem uma paciência absurda que eu não o vejo tendo com nenhuma outra. Natália só errou no tie break, onde ela só estava recebendo aquela quantidade de bolas porque era o que a Roberta podia fazer, empinar pra entrada, já que passe não existia. Zé Roberto esperou ela errar tudo e mais um pouco pra poder finalmente tirá-la de quadra e o time mostrar reação, que poderia sim ter sido uma vitória se ele tivesse sacado ela antes.
Natália é excelente jogadora, mas assim como a Dani, as vezes mostra uma má vontade absurda.
Meu, chá de banco nela, porque ser titular só pelo o que faz nos clubes e chegar na seleção não render do mesmo jeito, não da.
Gente eu não pude assistir ao primeiro jogo, mas pelos comentarios entenndi que a Roberta só levantou jacas. O que voces acharam? Nesse ultimo jogo eu não achei que ela foi ruim, acredito que as atacantes devem parar de enfrentar o bloqueio e trabalhar mais a bola. A impressão que da é que as atacantes querem virar a bola de qualquer lugar da quadra(like PP$ e Mari, em 2008). Hoje achei que a Amanda foi ruim, a Natalia não está bem(apesar de pontuar bastante), a Drussyla tem sentido a pressão de defender a seleção, a Tandara acerta uma e erra duas, as meios são regulares mas não chegam aos pés de Fabiana, Thaisa, Jucy e Wal. Gosto da Suelem, mas queria ver a Gabiru. Pro próximo jogo gostaria que o Zé colocasse a Edinara de Titular, na saída. Não que ela vá resolver mas gostaria de ve-la jogar um jogo inteiro.
Concordo com o Gilbert, sem Gabi e Garay pra equilibrar o passe e sem a Jucy pra decidir vai ficar dificil para o Brasil.
Vou discordar do L. Mesquita: Amanda está longe de ser uma Jaqueline, especialmente no fundo de quadra. Consistência 0. O passe do Brasil parece uma loteria. A melhor levantadora é a Suelen. A Roberta hoje este terrível como nunca (ou como sempre). E olhem que estão deixando os dois toques correrem solto. Ontem contra a Polônia rolou um apito amigo em favor do Brasil, hoje foi para os dois lados.
Vamos nos acostumar a ver isso. Acreditem. Tenho cantado essa pedra há tempos. Talvez nem com Thaísa, Garay e Jucyele dê jeito. Espero mesmo que surja uma luz no fim do túnel.
Outra coisa que me chamou a atenção. Acho de todas essas novatas que a Edinara é a melhor. Seu aproveitamento de ataque beira os 100%, desde os jogos com as dominicanas. Mas por incrível que pareça, em toda inversão 5x1 Naiane não levanta nenhuma, eu disse nenhuma bola para ela. Não sei o por que. Queria muito entender. Queria que alguém reassistisse o jogo da Alemanha e notasse isso. O jogo té ruim, com a virada de bola empacada, o Zé faz a inversão para abrir a rede e ter outra opção da ataque e a Naiane vai e enche a Natália, que não tava virando, de bolas?!?!?!?!?!?! Quem vai entender. E a Edinara lá figurando.
Por último a Tandara com o aproveitamento de sempre: faz 20 ´pontos para o Brasil e 15 para o adversário. Assim fica difícil.
Não dá pra comentar muito da Drussyla porque algumas coisas estão muito confusas ainda.
Vamos ver Macris, Juma, Monique, Bia, Mara. Tomara que joguem.
Morro na tese de que Lorenne deveria estar aí.
Não sei até que ponto é contribuição da Roberta, mas a quantidade de pingos está preocupante, contra um adversário um pouco mais organizado vai ficar difícil.
Eu achei que a arbitragem da SL tava ruim, mas a dupla deste jogo se superou.
HOLANDA conseguiu ser a PRIMEIRA ELIMINADA de MONTREUX, com duas derrotas consecutivas para ARGENTINA e CHINA, vai só cumprir tabela contra a SUÍÇA. Com isso, a ARGENTINA, em sua primeira participação em MONTREUX, já conseguiu ir pra SEMIFINAL, pois só por uma tragédia impensável as raçudas ARGENTINAS perderiam para as INEXPERIENTES SUÍÇAS... A INEXPERIÊNCIA SUÍÇA, em grande parte é culpa do principal clube suíço, o VOLERO ZURICH, que em sua história contratava jogadoras do MUNDO INTEIRO, mas não deixava as próprias suíças jogarem, porém, para a próxima temporada, a federação Suíça de vôlei, deu um basta nisso, e o VOLERO ZURICH terá que por as suíças pra jogar!!!
A mesma coisa serve pra posIcao de LIBERO, em vez de querer fazer SASSA e, agora, GABIRU, virar LIBERO, porque não dar uma chance pra quem jogou a TEMPORADA INTEIRA como LIBERO??? Acho também uma falta de respeito com as LIBEROS e OPOSTAS brasileiras verem o técnico da seleção brasileira querendo mudar jogadoras de posição e não dar oportunidades a elas q jogaram a temporada inteira como LIBEROS e OPOSTAS... Acho impressionante como as mesmas jogadoras rendem muito mais nas mãos do BERNARDINHO do que do ZE. As jogadoras do SESC RJ foram PRATA num MUNDIAL DIFICÍLIMO! VAKIFBANK, ECZACIBASI, VOLERO ZURICH E DÍNAMO MOSCOW são SELEÇÕES DO MUNDO, com as melhores jogadoras do PLANETA, são muito mais fortes do que essas seleções nacionais que estão aí em MONTREUX, e mesmo assim as jogadoras do SESC RJ foram PRATA... Mas sob o comando do ZE, elas nao rendem o mesmo contra essas seleções MEIA BOCA da MONTREUX... Enfim, pra mim, a melhor renovação no BRASIL seria a troca de TÉCNICO!
Apesar desses poucos jogos, estou preocupada.. senão abrirmos os olhos, capaz de cairmos no Grand Prix (sendo pessimista)
Vou reforçar o pedido do nosso colega Gilbert, Zé precisa colocar a Natália na saída e a Tandara na entrada...Gostaria também de ver as jogadores que estão no banco, jogando mais e não apenas entrar em 5/6 pontos
P.S¹: Espero MUITO que a Macris tenha chances no Grand Prix;
P.S²: Recepção precisa entrar em equilíbrio, vai ser difícil segurar alguns saques no GP, entraria com a Amanda;
P.S³: Zé tem que parar com essa mania de morrer abraçado com jogadora, se tá mal tira.. SIMPLES;
Vcs conhecem algum fórum de discussões a respeito?
#natalianasaida
#tandaranaentrada
Não entendo a implicância que algumas pessoas tem com o Zé, o cara é tricampeão olímpico, e erra como o Bernardo erra, parece que são favoráveis só ao Bernardo. A Roberta e a Carol duas que afrontam no Rio, na Seleção não conseguem render, pq jogar super liga é fácil. Agora o Zé está testando elas, dando chances, mesmo errando ele não tira elas, como não tira a Natália...Então, como as queridinhas do Rio não estão dando conta do recado, é descer o sarrafo no Zé. Gostaria de ver ele mudar só a Natália como oposta passadora, e Tandi como falsa ponteiro. Atacando só pela entrada sem passar, como a Gamova fazia na Rússia em seu auge.O que acha Laura??
O Problema da seleção é o técnico, não importa se ele é tricampeão olímpico se n convoca com inteligência. Passando vergonha com essas encantadoras podendo ter Macris e Claudinha. Passando vergonha no meio podendo ter Valquiria,Laus,Flávia e Carla. Perdendo em passe podendo ter a Vanessa Janke, Maíra, Paquiardi. O JRG não prioriza as melhores bem faz testes é quem ele quer e ponto. Tenho certeza que Edinara ta ai pq vai pra o time dele aquele velho clubismo dos tempos de Amil. Infelizmente.
Mundial sub-23 naõ devia existir. Boscovic e Ting Zhu com 21 já são melhores do Mundo.
No máximo um sub-21.
Suelen a melhora levantadora da Seleção atualmente. Adorei. É vero.
L. Mesquita, é tb uma opção a se testar. Teoricamente fica uma formação mais equilibrada.
Só acho que, independentemente dos nomes, é mto cedo para fazer uma avaliação justa das novatas. Tem gente já decretando o "fim" da Amanda, da Roberta. Calma. A Amanda teve momentos bons mesmo contra a Alemanha, a Roberta tb. Com o passe na mão no segundo set, fez uma boa distribuição e acelerou mais o jogo. Uma coisa é entrar num time ajeitado e com o respaldo de jogadoras experientes. Outra é entrar nesta confusão que está em que até aquelas q deveriam ser referência deixam a desejar.
Thaísa. As outras só para sacar ou numa inversão.
- Roberta na superliga 15/16:No Jogo 2 da Semi o Osasco não fez nenhum ponto de bloqueio
- Jucy sempre destroi jogando no Rio(primeiro com Dani, depois com Venturini, depois com Fofão e agora com Roberta).mas ela nunca apresentou o mesmo jogo na seleção, apesar de jogar muito.
- Natalia nem preciso comentar da melhor jogadora da superliga 2015/2016
- Carol tem caído de rendimento no Rio, mas nas semis contra o minas e no mundial de clubes lembrou a "velha" Carol que conhecemos.
Obs: Apenas Fabi e Gabi são constantes e jogaram/jogam do mesmo jeito na seleção.
Obs²: Tambem gosto muito de ver a Alemanha jogando, assim como a Tailandia e o Japão. Elas jogam com muita alegria e vontade.
Acho q Carol essas coisas todas não por todo histórico de bloqueio e atuações na superliga Mara tinha que está de titular com a Adê.