Pra recomeçar

O treinador Zé Roberto divulgou a listas das jogadoras convocadas para as competições de Montreux e Grand Prix. 

Zé Roberto anuncia convocação para seleção feminina de vôlei
 

O primeiro grupo, de 15 atletas, irá se preparar para a disputa do Montreux. São os seguintes nomes:  
 
Levantadoras: Roberta e Naiane 
Centrais: Bia, Adenízia, Carol e Mara 
Ponteiras: Amanda, Drussyla, Rosamaria e Natália 
Oposto: Tandara, Edinara e Fernanda Tomé 
Líberos: Léia e Suelen 
 
Para o Grand Prix, será inscrito um grupo de 24 jogadoras em que se incluirão as levantadoras Juma e Macris; as centrais Jucy, Saraelen e Valquíria; as opostos Monique e Paula Borgo; a ponteira Gabi e, como líbero, Gabriella (Gabiru).
 
No entanto, segundo o Zé Roberto, a comissão só trabalhará com 16 destas jogadoras para o GP.

Fê Garay e Dani Lins pediram dispensa do ano na seleção para projetos pessoais (casamento e gravidez, respectivamente).

**********************************
 
Vamos por partes. Primeiro, o grupo do Montreux.

Preferiria que, para este torneio, o Brasil arriscasse (este seria o verbo que o Zé Roberto usaria) um pouquinho mais e fosse totalmente renovado, somente com as novatas da seleção. Ou seja, sem Tandara, Natália ou Adenízia. Gostei da experiência que as meninas da seleção sub-23/B tiveram no Montreux ano passado. Penaram, ficaram fora do pódio, mas ganharam rodagem. O torneio é bom para isso.

De qualquer forma, a maior parte do grupo não deixará de ser de principiantes, de jogadoras que precisam ganhar experiência internacional. Entre elas, gostaria especialmente de que, neste primeiro momento, Bia, Drussyla, Edinara e Amanda tivessem a oportunidade de jogar. Não sei se será o caso das duas últimas, visto que foram chamadas para treinar como “convidadas”.

Agora, e esta questão da Tandara como oposto? Sei que o Zé sempre fala da polivalência da jogadora, mas ele nunca a utiliza como ponteira passadora. E é onde ela mais tem se sentido à vontade para atacar. Acho que seria justo coloca-la e testá-la como tal ao menos uma vez.

**********************************
Do grupo inscrito para o GP, já que serão chamadas apenas 16 jogadoras para os treinos, tenho o palpite de que Juma e Macris estão somente para compor a lista. O mesmo vale para Saraelen e Valquíria.

Na posição de oposto, acredito que deva abrir espaço para Monique e/ou Paula, até porque Edinara, assim como a Drussyla, terá compromissos com a seleção sub-23.

Incorporam-se certamente ao grupo para treinar para o GP Jucy, Gabi (que está com um problema físico que requer repouso e tratamento, o que nos explica, de certa forma, o rendimento mais abaixo no Mundial) e Gabiru, em uma nova posição.
 
**********************************
 
O Zé Roberto propôs à Gabiru que trocasse de posição e fosse preparada para ser líbero. Por um lado, é bom que o Zé esteja se adiantando à dificuldade que devemos ter na posição logo ali mais à frente, principalmente se a Brait não reavaliar a sua precoce aposentadoria. Se ele não enxerga ninguém na base capaz de subir para a principal, é uma saída.Não custa nada tentar.

O Zé Roberto avalia que Gabi se encaixa bem no perfil para virar líbero: é jovem, se sai bem no fundo de quadra e é baixa para ser atacante em nível internacional. Eu, humildemente, acho que ela precisaria se qualificar melhor no passe para assumir a posição. Mas isso é passível de melhora.

O problema é que, pelo o que o Zé informou, ao menos na próxima temporada, ela deve permanecer como ponteira no clube. Não me agrada e não faz sentido que esta proposta seja bancada somente pela seleção. Na minha visão, ou entra pra valer no “personagem” ou não entra. 

Lembrando que o Zé gosta de sugerir estas trocas - umas mais radicais do que outras. O caso mais emblemático e bem sucedido foi o da Fofão, que era atacante antes de virar levantadora. Houve também o projeto da Érika virar levantadora, o que, sabemos bem, não deu certo. Para virar líbero, a transição é menos complexa do que essas citadas, mas não deixa de ser uma aposta. Se daqui a um ano não ouvirmos falar mais no assunto, não será surpresa alguma.

**********************************
 
No mais, pode-se dizer que é uma lista de jogadoras bem verdes, com pouca experiência na seleção principal. Para as primeiras competições do ano, está correto. Este é o momento de dar oportunidades.

Ainda bem que alguns nomes ou não estão disponíveis ou pediram para não serem convocados porque não sei se o Zé Roberto abriria mão deles mesmo nesta primeira parte da temporada. No posição de levantadora, ele ficou quase sem opção senão renovar - o que acho ótimo, apesar de ter muitas dúvidas de como as meninas vão render. 
 
Vamos ver se, pelo menos nesta primeira parte da temporada, conseguimos recuperar parte do atraso de outras tantas oportunidades em que o conservadorismo falou mais alto do que a renovação.

Comentários

Leonardo Lucas disse…
Faltou lorenne, barbara, ivna
Camilla Paiva disse…
Laura, apesar de achar que ele poderia ter convocado a lorene, achei a lista bem boa. Só o fato dele ter aberto as portas e não ter insistido na "panela", mesmo que tudo indique que tenha sido a pedido de algumas jogadoras não serem convocadas, me deixou entusiasmada. Somos eternamente gratos àquela geração bicampeã, mas precisamos exercitar o desapego e torcer para que novos nomes se firmem. Fiquei aliviada de não ver Jaqueline relacionada na lista também. Faz um bom fundo de quadra, mas sofre horrores pra botar uma mísera bola no chão e não fez uma boa temporada na superliga. E essa aposta da gabiru de libero? Particularmente eu gosto da gabiru, apesar de sua limitação quanto a altura, acho que ela tem um papel importante na equipe, no fundo de quadra ela tem qualidade. O desorientado do luizomar é que desvirtua a coisa, querendo transforma-la em super atacadora de bolas. Ele e Dani lins. Acho que ela teria sim futuro como libero. Vamos torcer!
Lucas Gadelha disse…
Apesar de sentir algumas ausências como a da Lorenne e da Milka(ao meu ver, superior a Saraellen), gostei da lista. Seria muito interessante se Fernanda Tomé se firmasse na posição de oposta. Uma atacante de saída com 1,96m e eficiente nas bolas de "pepino" foi o que faltou ao Brasil na Rio 2016. Mas aos 27 anos não acredito que ela possa alçar tamanha evolução, então só me arrisco a sonhar. Para que Gabiru tivesse sucesso como ponteira teria que ter a mesma impulsão de uma Mireya Luis. Como ela não tem, que se firme como líbero. Sempre a vi com potencial para tal. Meu palpite é de esse ano passaremos em branco. Será um período de adaptações e derrotas até que se façam os devidos ajustes e se monte um time competitivo. Um lugar no pódio será um lucro. É um mal necessário.
Laura, e Jaqueline? Sua ausência na convocação seria um período sabático como as demais ou o fim de sua jornada na seleção? Ela chegou a declarar que ainda estava a disposição se fosse necessitada. O que você opina?
Gostei da convocação. Não entendo Naiane no lugar da Juma ou Macris na primeira convocação. Grande parte dessas convocadas são campeas mundiais sub-23: drussyla, valquíria, Naiane,Juma, saraelen, paula. Acho importante pq elas já vem de uma base forte.
Acho que as mais velhas vao perder espaço, na verdade é isso que eu espero. Renovaçao.
L. Mesquita disse…
LAURA e amigos do vôlei,não gosto muito do Zé ficar brincando com as jogadoras com esse troca-troca de posições... Lembro-me que ele faz isso desde a seleção masculina,quando ele fez GIOVANE que era ponta jogar de CENTRAL e MARCELO NEGRÃO que era oposto jogar de ponteira numa dessas LIGAS MUNDIAIS,claro que não deu certo... Outra que ele fez mudar de posição na seleção foi MARI STEINBRECHER de OPOSTA pra PONTEIRA, pra depois cortá-la na lavanderia de SAQUAREMA... SASSÁ de PONTEIRA para LÍBERO,que também foi cortada e depois voltou a ser ponteira no FLUMINENSE...Já tá mais que provado que TANDARA se sente mais confortável atacando pela entrada de rede do que pela saída,TANDARA nunca deu muito certo como oposta,melhor ela na entrada de rede mesmo...FERNANDA TOMÉ é outra que rende mais como ponteira do que como oposta,e o Zé quer trocar ela de posição também...EDINARA,sim é polivalente,já a vi jogando bem tanto como ponteira quanto como oposta...
Kaike Lemos disse…
Pra mim precisava de uma Fabiola e tiraria a Naiane e Rosamaria , Falando nisso o Zé vai precisar de uma jogadora pra segurar o passe o que Rosa, Drussyla e Natalia não dao conta. Tandara vai perder posicao pra Monique.
Pop On Air disse…
A Gabi pode até defender bem no fundo de quadra, mas o passe dela é bem irregular, além que terá que aprender a levantar tambem. Tambem senti a falta da Lorrene, acho que uma que terá oportunidade mas acho bem limitada eh a Rosamaria que sempre sente nos momentos cruciais, ela como Oposta não rende, por falta tecnica/potência, e como passadora é cassada e entrega o jogo..

Nossa realidade considerando as jovens Chinesas e até as Americanas que vem de uma Liga Universitária, são melhores que a nossa. Acho que ja ta mais do que na hora de tirar esse discurso que o diferencial é o grupo, e apostar numa jogadora alta e que tenha competencia de ser uma Viradora de Bolas. De que adianta o conjunto que quando uma deita, todas deitam.
jobson alves disse…
galera, acho muito pouco provável este senhor seguir comandando uma seleção de forma renovadora, pois só não esta ai da panela quem não quis! deixa chegar o mundial e os jogos olímpicos 2020.vai ser aquela reca de jogadoras emendadas duas ou três que se salvam o resto já deu. bom, é esperar pra ver mas não me engano só não foi quem não quis e ponto.
Paulo Roberto disse…
De certo modo fiquei um pouco surpreso com a lista. Mas ainda acho que algumas das experientes serão chamadas caso estejam em forma e sejam necessárias serão chamadas.
Rah Silva disse…
Não sou técnico, não sou jogador profissional, apenas acompanho o volei a alguns anos. Mais achei bem "estranha" a convocação.
Primeiro Ananda e Carol Leite mereciam bem mais a chance que Juma e Naiane. Pra mim Montreux ia sem veteranas.
Montreux seria testes. Seria muito interessante a Sara e a Suele na convocação também. Esperaria uma lista assim para montreux:
Levantadoras: Macris e Roberta
Opostas: Sara, Lorene e Edinara
Ponteiras: Fernanda Tomé, Drussyla, Amanda e Suele
Centrais: Valquiria,Flávia, Mara e Carla.
Líberos: Suelen e Gabiru
Para treinos:
Levantadoras: Macris, Roberta, Ananda, Carol Leite.
Opostas: Lorene, Paula, Sara, Edinara e Bárbara
Ponteiras: Tomé, Natália, Gabi, Tandara, Drussyla, Amanda, Natália Monteiro(Sesi), e Suele.
Centrais: Valquiria, Adê, Jucy, Bia, Mara, Flávia, Carla e Fran.
Liberos: Suelen, Gabiru, e Ju Paes.
As vezes acho que o zrg não vê o rendimentos das atletas ou tem um certo refeito de ajudar em fundamentos basicos. Espero um dia vê a Jéssica Santos central da base do fluminense aí nas convocações seria muito bom termos uma central de mais de 2m em nossa seleção. Seria interessante também o flu dar assistência e chance assim como o Zrg deu a Moara no time principal para treinar com o time adulto visando crescimento da atleta.
Jess disse…
Gostei da convocação.. espero que ele realmente dê uma chance pra Macris.. e não dispense ela..

Laura disse…
Lucas, acho q não é o fim da Jaque na seleção. Se ela se mostra disposta, acho mto difícil o Zé ignorá-la. Primeiro, pq acho que este espírito renovador do Zé não deve durar muito; segundo, pq a Jaque ainda tem um diferencial. Acho q a única jogadora com potencial para substituí-la seria a Amanda. Torço para q ela e outras meninas sejam trabalhadas para isso.

Afinal, como a Camilla disse, a Jaque está cada vez mais com dificuldades de colocar a bola no chão no ataque, aspecto que só deve piorar com o tempo devido ao seu histórico de lesões e pela trajetória natural de um fim de carreira. Isso acaba limitando a sua utilidade ao fundo de quadra. Talvez ela, daqui a pouco, é que possa fazer a transição para a posição de líbero.

Além de sentir falta da Lorenne, senti falta de um jornalista perguntar ao Zé o pq da ausência dela.


Chandler Bing disse…
Senti falta da Lorenne, senti falta também da ponteira Vanessa do Esporte Clube Pinheiros. Vanessa é uma ponteira clássica, faz bem os fundamentos de recepção e defesa e é também muito boa no ataque, acho que pelo que ela fez nesta temporada (assim como tantas outras esquecidas) merecia uma oportunidade.

Beleza, eu entendo que ficaria um grupo enorme, mas este é o trabalho dos técnicos... e outra, são alguns campeonatos, daria pra fazer muitos testes neste ano, que na minha opinião é o ano de testar e ver no que dá.

Tá certo que não somos técnicos, mas pelo que temos visto acontecer aqui e no exterior, Zé Roberto tem dificuldades de renovar o elenco e acaba ficando com uma geração envelhecida e manjada, como por exemplo, aconteceu no Rio 2016.

Pouco se revela jogadoras altas aqui no Brasil, e quando aparece uma Fabiana ou Thaísa da vida, é pra posição de central.
L. Mesquita disse…
Lorenne, Drussyla e Edinara disputarao o MUNDIAL SUB 23, sao as unicas,dentre as selecionaveis,com idade pra isso,portanto,elas nao devem aparecer no GP, pois apos a MONTREAUX elas devem se juntar a selecao sub23... Meu time titular na Montreaux seria TANDARA e AMANDA de ponteiras com NATALIA de oposto, ROBERTA levantando, BIA e ADENIZIA de centrais e com as 2 liberos se revezando, a SUELEN como libero de passe e a LEIA, como libero de defesa... Cara eu nao abriria mao de testar a TOME, uma jogadora desse tamanho tem q ser testada... Ja DRUSSYLA e EDINARA todos nos ja sabemos que sao craques e serao muito testadas no SUB 23. Meu foco seria mesmo em testar a TOME, o problema eh q TOME ataca melhor pela entrada de rede e o Ze a inscreveu como oposta na MONTREAUX, mesmo caso da TANDARA...
Cassiano disse…
Sou daqueles que acha que o Zé Roberto deveria chamar apenas as novatas esse ano, dar experiencia para elas seria muito importante. E as mais experientes precisam de um descanso! E não ha nenhum campeonato importante esse ano, ótimo para testar as novatas! Para que chamar a Adenizia com 30 anos? Ou a Juciely com 36 ou 37? A impressão que tenho e que se algumas jogadoras não tivessem pedido dispensa ou não estivessem lesadas, ele teria convocado quase q toda a base do ano passado!
Também senti falta da Vanessa e da Milka do Pinheiros, e da lorreane. Saraelen e piada e só foi convocada pois foi contratada pela equipe de Barueri!

Acho que as convocadas deveriam ser:

Ponteiras: Vanessa, Rosamaria, Gabi, Fernanda Tomé, Amanda e Drussyla.

Meios: Valquíria, Milka, Mara, Bia e Carol.

Oposto: Lorreane e Edinara

Levantadoras: Juma, Naiane, Macris e Roberta.

Líberos: Suelle e Leia.
L. Mesquita disse…
Pra que 4 levantadoras? Se vc disse q Saraelen foi convocada por ter aceitado ir pro Baruri, a Naiane segue o mesmo criterio... Soh q vc excluiu a Saraelen e deixou a Naiane? Nao entendi? Obs.: a SUELLE eh ponteira, a SUELEN que eh libero...
Lucas Gadelha disse…
Queria muito ver aquelas centrais gigantes de 1,97(esqueci o nome das duas e o time em que jogaram) pelo menos serem "convidadas" para treinar com a seleção. Sinto que falta apenas um treinador incisivo para que elas possam evoluir. Como é possível que com essa estatura, as duas ainda não tenham despertado a atenção da comissão técnica ainda? Giovana Gasparini é outra levantadora que merecia ser lembrada. É uma levantadora precisa e inteligente. Só precisa perder mais peso para se movimentar melhor dentro de quadra.
Rah Silva disse…
Flávia e Carla do Valinhos.
Rah Silva disse…
Laura, você sabe algo sobre a Joycinha, o Bursa contratou a Emília Nikolova para substituí-la. Li no MV boatos que ela viria para o Sesi-sp.
Divino Alves disse…
Boa noite Laura, gosto muito de suas análises sobre os diversos assuntos sobre o vôlei. Queria ver a sua análise sobre 5 levantadoras que podem assumir o posto de titular da seleção brasileira, sendo focado suas principais virtudes, qualidades e (defeitos) ou fragilidades. Fico no aguardo...
edsantos disse…
as duas centrais do renata valinhos, flavia e carla souza tem 1,97 de altura e tem 25 e 26 anos respectivamente, poderiam ser convocadas , tem tambem a raquel loff do bauru 22 anos com 1,93 de altura
Boa noite, Laura.
Acompanho o blog há pouco tempo, mas gosto demais das suas análises.
Sobre a convocação, senti falta de alguns nomes, não sei se irá concordar, são:
DAROIT - Apesar de não ter atuado como titular toda a temporada, acredito que ela entrou bem em vários momentos no Minas e permaneceu em quadra. Já teve oportunidades na seleção, oscilou bastante em algumas temporadas e caiu de rendimento principalmente após ter ido para o Sesi. Ainda sim, acredito que poderia ter sido convocada;
BRUNA HONORIO - Fez uma ótima temporada e foi disparada a melhor jogadora do Bauru ao lado da Brenda;
BARBARA - Foi a maior pontuadora do Pinheiros na temporada, depois de uma temporada não tão boa no Brasília, merecia ser convocada novamente.
Laura disse…
Oi, Wellington! Obrigada, não deixe de comentar mais vezes!

Eu gostei da temporada destas 3 jogadoras, mas não vejo espaço para elas na seleção. Pelo menos, com este número em q o Zé se dispôs a trabalhar, não faria nenhuma troca. Poderia ser uma lista maior. Aí, se fosse o caso, destes nomes que vc falou, talvez eu incluísse a Pri.

A Pri teve boa passagem na seleção em 2013, mas desde lá não consegue uma regularidade nos clubes. Gosto particularmente dela, fico na torcida q engrene.

A Bruna tem a questão da altura - 1,80, acho. O Zé só abre exceção para uma oposto baixa à Monique, por causa da habilidade. Acho q a Bruna não tem futuro com ele.

Sobre a Barbara, não acho que ela possa render bem em nível internacional como oposto.