quarta-feira, 31 de maio de 2017

O ciclo começou


Brasil 3x1 República Dominicana

Brasil vence República Domincana em amistoso em Manaus

Antes de tudo, um comentário: sempre acho estranhos estes momentos de renovação da seleção brasileira. Você olha o time em quadra e não o reconhece como o time do Brasil. Mesmo com alguns rostos habituais à amarelinha em quadra, caso da Natália e da Adenízia, a impressão que fica é que falta algo – ou melhor, alguém – para identificarmos a equipe brasileira. 
 

Divagações à parte, vamos ao que interessa: o primeiro amistoso entre Brasil e República Dominicana.


Sendo o primeiro jogo das duas seleções na temporada, o duelo não teria grande apelo. Agora, se considerarmos que é o primeiro jogo brasileiro no novo ciclo e é um ciclo de renovação, o encontro provoca um certo interesse. Afinal, gera algumas curiosidades: qual composição o Zé Roberto irá colocar em quadra? Quem fará sua estreia na seleção principal?

Bom, o Zé não inventou. Optou pelas jogadoras mais experientes e pela base do Rexona. Assim, Roberta teve ao seu redor jogadoras com as quais, teoricamente, tem melhor entrosamento, como Natália, Carol e Drussyla. Digo “teoricamente” porque houve uma porção de problemas de sintonia, principalmente nos contra-ataques, não só com “as cariocas” como também com Tandara e Adenízia, que complementaram o time. 
 
Em geral, o Brasil teve uma dificuldade de fluir o ataque e de definição que considero natural num início de temporada. 
 
********************************

As surpresas - se é que se pode chamar assim - ficaram por conta da Suelen e da Drussyla no time titular. A Suelen não é exatamente uma novidade na seleção principal, mas chama a atenção ter sido a primeira opção como líbero ao invés da Leia. Se não houve qualquer impeditivo físico à titular olímpica, pode ser que o Zé esteja disposto, assim como no ano passado, a abrir a briga pela posição.

Para ponteira passadora, eu teria preferido a Amanda no lugar da Drussyla para dar um toque mais refinado e maior segurança ao fundo de quadra, principalmente na recepção que foi o fundamento em que a seleção mais pecou neste amistoso. 

********************************
 
No mais, como esperado, o Zé Roberto preferiu manter a base do time durante toda a partida enquanto, do outro lado da quadra, Marcos Kwiek apostou nas trocas – como de esperado também.

Mas o treinador brasileiro não deixou de lançar mão das inversões com Naiane, Fernanda Tomé e Ednara, o que foi positivo. Além de (o mais importante) ter entrado com uma formação menos rígida com a Tandara como oposto.

Mesmo na diagonal da levantadora, a atacante não ficou escondida na recepção. Esta é uma composição que pode ser uma saída para a falta de uma oposto tradicional mais experiente no time brasileiro. E a Tandara esteve bem à vontade na posição, com boas bolas de meio fundo e de definição. 
 
Vamos ver o que vem por aí no segundo amistoso que acontece quinta-feira. Talvez um ou outro nome diferente apareça na escalação inicial, mas a acredito que o Zé deva entrar com a mesma base para começar a ganhar corpo para o Montreux que se inicia semana que vem.

24 comentários:

Yano o Chato disse...

Não gestei de ver a Tandara como oposta, acho que ela não fica à vontade naquela posição. Não acho que rendeu tanto. Seus melhores ataques foram pela entrada de rede.

Tenho preconceito com a Natália. Não gosto dela.

Gilbert Angerami disse...

Bem observado Laura, querendo ou não a base do Rio de Janeiro estava lá!!!! rs
No momento acho que para a seleção, o grande problema está na levantadora. A Roberta esta imprecisa, principalmente nos contra-ataques.
Agora tenho na minha cabeça uma coisa muito clara: o ZRG precisa testar uma formação com a Tandara na entrada e a Natália na saída passando. Tenho certeza que isso vai dar um "caldo" MUITO BOM! Pra mim elas rendem muito melhor atacando nessas posições.

Eduardo Cesar disse...

opa li que o Volero dispensou ou emprestou todas as estrangeiras, no caso ele emprestou a Fabíola para o Osasco.
Então a notícia dada por vc Laura realmente é um fato.
Parabéns bjs.

Jess disse...

Bom dia pessoal!

Tb queria ver a Natália na saída e a Tandara na entrada;

Maiores problemas do Brasil nesse próximo ciclo ao meu ver é na posição ponteira-passadora.. A posição de levantadora também vai dar muita dor de cabeça.. Espero que muitas dessas jovens possam evoluir, e que errem agora pra acertar nos próximos anos

Queria que o Zé colocasse um time diferente hoje..

Laura disse...

Não sei, Yano, achei a Tandara pelo menos mais à vontade do que nas últimas vezes q entrou nesta posição na seleção. Mas tb acho q ataca melhor pela entrada.

Gostaria de ver esta formação q o Gilbert falou.

Eduardo, crédito ao Melhor do Vôlei que veio com a notícia. Depois confirmei isto q vc falou: das estrangeiras, somente a líbero sérvia Popovic continua.

Ah, para quem estava curioso (eu incluída) sobre o destino da Carol e da Buijs: Nilufer Bursa, da Turquia.

Felipe disse...

E quem diria a Regiane do Rexona, depois de tantos anos no mesmo clube e já acomodada, esta de malas prontas para a Polônia!!

L. Mesquita disse...

A libero SUELEN eh a minha primeiríssima opção também, pela qualidade do PASSE dela. Eu jogaria com 2 liberos se revezando, SUELEN como libero de passe e Leia como libero de defesa. Não acho q vai ter problemas com levantadoras não, soh se o Ze quiser, pois tem FABÍOLA e MACRIS jogando muita bola no levantamento. Quem tem FABÍOLA E MACRIS nao pode se queixar de levantadora!

L. Mesquita disse...

Vai se casar com o LEON e se naturalizar POLONESA... Polonesa da GEMA... Acho que REGIS tem tudo pra se dar bem lah na POLONIA!!!

Yano o Chato disse...

Acho tanto que a Lorenne deveria estar no meio disso.

Gilbert Angerami disse...

Pelos pitacos de todos até aqui então seria:

Carol Tandara Roberta

Natália Drussyla Adenízia

Seria ótimo ver essa formação na quinta feira, além de ver a inversão da Naiane com a Rosamaria.

Que tal um bolão rs?

Mantronix Inc disse...

L.Mesquita

Gosto de muitas jogadoras, mas sou fã incondicional da Suelen! Além das defesas, e a categoría q ela tem no levantamento? Luxo. Sou fã também da Monique e Michelle.

Mantronix Inc disse...

Alguém sabe explicar pq Kiwek tirou a Martinez 2.01m do jogo?? Ela eh a Ting Zhu da Rep. Domenicana.

Fernando disse...

Eu gostaria muito que o Zé Roberto tentasse uma formação com Tandara, Drussyla (Garay) e Natália (na saída de rede), com Natália e Tandara se revezando no passe. Acho que seria interessante.
A Tandara e a Natália melhoraram muito na recepção.
Concordo quando dizem que Tandara ataca melhor na ponta.

L. Mesquita disse...

O KWIEK É LOUCO!!! Ele adora bagunçar os times deles com excessos de TROCA-TROCAS... Esse time da REP.DOMINICANA com padrão de jogo e jogadoras altas e fortes ja era pra ter ganhado alguma coisa a nível mundial... ALTURA E FORÇA elas têm, se o problema é PASSE q se treine EXAUSTIVAMENTE esse fundamento. Eh mais fácil treinar PASSE do q fazer as jogadoras CRESCEREM DE TAMANHO. Tem que ter também um padrão de jogo, coisa difícil de ter em times do KWIEK!!!

Jess disse...

Acho que ele quis testar as outras.. sei lá..rsrs

L. Mesquita Pelo visto o ZRG pegou birra da Macris, acho que ele irá apostar em outras levantadoras, por isso que falei que iremos ter problemas, (tirando a Fabiola) que não sei de cabeça quantos anos tem..

Como já comentei espero muito que o Zé mude o time o máximo que puder hoje..

Chandler Bing disse...

No fim das contas eu ainda acredito que em Tokio 2020 as levantadoras serão Dani Lins e Fabíola.
Roberta apesar de ser ótima sacadora e atualmente a levantadora brasileira que melhor defende, ainda é muito imprecisa, o time perde vários contra ataques por conta de sua imprecisão.
Naiane e Juma ainda são muito novas, cruas... beleza que até 2020 tem muito chão, muitos campeonatos, mas eu não vejo nada de tão espetacular nelas hoje.

Sobre Macris, esta vem aí já há algum tempo ganhando títulos de melhor levantadora da Superliga. Me perdoem os fãs da jogadora e os que pedem ela na seleção, mas em sua passagem pelo Panamericano de Toronto 2015, ela não foi nem um pouco espetacular, não consigo enxergar nela essa melhor levantadora da Superliga. Pode ser birra, ou preconceito com a jogadora.
Queria sim que ela fosse testada mais uma vez, pois se outras têm recebido esta chance, ela também merece. Se o Zé esqueceu as birras dele com outras jogadoras, é hora de esquecer a que tem com a Macris também.

Não entendo a cabeça do Zé Roberto. Ele pegou jogadoras que foram bem na última superliga jogando na posição de ponteira, como por exemplo, Fernanda Tomé, Ednara e Tandara e as colocou para jogar como opostas, sendo que ele poderia ter dado chance para opostas de ofício, exemplo, Lorenne.

No fim das contas o time do Mundial 2014 vai ser praticamente o mesmo de sempre.

Yano o Chato disse...

Chandler Bing, você foi no ponto que mais me incomoda. Ter pego jogadoras que se destacaram na ponta e colocar na saída e as boas opostas, Lorenne e Monique (ou até Helô e Paula) não estão.

Não vejo isso como bom. Em vez de utilizar os trabalhos feitos no clube, ele desconsidera e recomeça do zero. Não entendo e não concordo.

Eu também sou fã da Suelen.

Também acho que Tóquio será com Fabíola e Dani. Mas investiria pesado agora nas 4 opções que temos: Roberta, Macris, Naiane e Juma. Acho que a Roberta leva vantagem por treinar com o Bernardo e ter passado nos últimos tempos por excelentes experiências que devem tê-la feito crescer. De todas é a que tem mais experiência. Mas gosto do jogo da Macris também e acho que não deveríamos perder tanto talento. Deveríamos investir nela e fazê-la aprender a distribuir melhor o jogo porque sua precisão é impressionante: faz o que quer com a bola. Se ela não foi isso tudo em Toronto, a Roberta também não. Ambas levaram os times a finais e perderam para a mesma equipe, os EUA, cada uma na sua proporção.

Vejo Juma como o futuro.

O que mais me está incomodando é a ausência da Lorenne.

As dominicanas são corpulentas. É engraçado vê-las jogando. Acho que a levantadora também limita as ações do time.


Yano o Chato disse...

E a Gabiru de líbero? (Laura se der, edita e coloca essa frase no fim do meus post anterior)

L. Mesquita disse...

Absurdo DANI LINS ir pra TOKYO... Ja não basta a lição de 2016 com Dani Lins sobrecarregando a NATALIA contra A MURALHA DA CHINA e sobrecarrendo a TANDARA no NESTLE??? Agora eh a vez de FABÍOLA, ROBERTA E MACRIS terem chance na seleção... Já deu de DANI LINS, não é não???

Chandler Bing disse...

L. Mesquita, Dani Lins não é uma levantadora ruim, muito pelo contrário, ela é uma levantadora excelente, mas que está nitidamente acomodada. Pegue por exemplo a situação que ela viveu pré Londres 2012, de terceira levantadora ela resolveu acordar pra vida e jogar tudo o que sabia, conseguiu a vaga de segunda levantadora e aproveitou pra usar toda a experiência de ter jogado com as demais para colocar a Fernandinha no banco. O que falta pra Dani é acordar pra vida, talento ela tem.


Sobre a República Dominicana, é um time com grandes jogadoras, mas eu também acho que a Marte limita o time, assim como a comissão técnica.
Castillo, Vargas (Valdez), Bethania De La Cruz, Martinez, todas são jogadoras que arrasam nas ligas à fora... mas na seleção dominicana não funcionam como funcionam nos clubes.

L. Mesquita disse...

Verdade CHANDLER, vc tem razão... Mas a DANI de Londres parece que foi um LAMPEJO,pois de lá pra cá, ela está longe do que apresentou em Londres... E KWIEK tem mesmo sabotado a República Dominicana, IMPRESSIONANTE!!!

Jess disse...

Isso mesmo.. problema da Dani é que ela é acomodada.. eu DUVIDO que se ela tivesse jogando com o Bernardo ela estaria assim..

Elaine da Silva disse...

Na verdade temos que dar chances pra essa moçada. Mas na hora H. .
Classificação pra Olimpíadas. .Mundial que jamais ganhamos. FÉ GARAY. ..GABI.JAQUELINE(não temos nessas relações do ZR alguém que passe como ela./NATALIA..DANI LINS. .TANDARA na posição da SHEILA...THAISA...LEIA...JUCIELY.garantindo a classificação. Depois. Pode trocar esse ZRG.não confio mto em Monique. Carol..RobertA. .Rosamaria. .Adenizia. .annn Señor de los Milagros ..

Elaine da Silva disse...

No final das contas diante de EUA Rússia China Sérvia Itália, Mundial que a gente não ganha nunca é Classificacão pra Olimpíadas. ..Quem vai passar e dar equilibrio na defesa atualmente melhor que a Jaqueline?TANDARA e NATÁLIA..mto instáveis qdo na seleção mas funcionará até lá. GABIZINHA total .THAISA indispensável. Dani LINS e Fabiola..de um jeito ou de outro não dá Naiane e RobertA ainda. FÉ GARAY intocável pra mim.Liberos ..então Leia ou SuEllen dão pro gasto..CAMILA Brait tem chances.JUCIELY.garantida mesmo..Adenizia não chega lá. Não temos altura.Fabiana volta ..certeza.tá inteira. .sO jogando no time errado. Sheila não volta mesmo.Monique ..Carol.Rosamaria .jogadoras de clubes e não de seleção. ..Uma vez dentro das Olimpíadas ...troca esse técnico ZRG....vitAlicio do a Nike e o Ronaldinho né minha gente.Não da mais. Até hj nenhuma explicação foi dada pela CBV sobre o que aconteceu na Rio 2016.e vem com essa história de Renovação. .hummmm que me foi heinnn