Primeira chamada


O Zé Roberto convocou as primeiras jogadoras para o ínicio de temporada da seleção.

São elas: Naiane, Rosamaria, Mara, Leia, Adenízia e Suelen.

Além disso, convidou para treinar com a seleção as ponteiras Edinara, Fernanda Tomé e a Amanda.
 
*********************************
 
Entendo a aposta na Naiane, não descartaria a sua presença na seleção apesar de, em mais uma temporada, ter se perdido em momentos de pressão na SL. O que não entendo é, numa primeira fase de treinamentos, a Macris não ser convocada. Ela deve ter queimado muito o filme dela na sua passagem em 2015, só pode.

Um aparte: falando em levantadoras, será que a Claudinha, agora sob o comando do Paulo Coco, voltará a ter chances na seleção? 

*********************************
 
A Amanda poderia estar tranquilamente na lista de convocadas, principalmente se formos pensar na falta que o Brasil pode ter deste tipo ponteira de preparação se não tiver a Jaque. E a Amanda fez uma SL bem mais regular do que a Rosamaria, que ainda está em período de adaptação para a posição de ponteira.
 
Ainda assim, não deixa de ser uma evolução o Zé Roberto convidar algumas jogadoras para treinamento que vão além do seu círculo de confiança e dos seus assistentes. Poderia ter se animado um pouco mais e estendido o convite à Lorenne. 

*********************************
 
Não sou grande fã da Suelen, mas realmente estamos com uma lacuna de líberos confiáveis na seleção com a aposentadoria da Camila Brait. Não me vem em mente nenhuma jovem líbero em quem o Zé Roberto poderia investir neste momento. A Dani Terra, que defendeu o Barueri, parace ser um bom nome, mas o teste da SL B não é o melhor para avaliarmos. Vocês sugerem alguém? 

*********************************
 
A próxima parte da convocação deve englobar as jogadoras de Osasco e Rexona, além das que estão no exterior. Tomara que o Zé não fique somente nas figurinhas repetidas e dê uma oportunidade para Paula Borgo e Drussyla comporem o grupo e as coloque, juntamente com Naiane, Rosa e Cia, para disputar o Montreux como no ano passado.

Comentários

Chandler Bing disse…
Também acho que o Zé poderia ter convocado/convidado a Lorenne, e eu ousaria mais, também convidaria a jovem levantadora Giovana. Acho que insistir em Claudinha é demais, eu não consigo ver nada de mais no jogo dela, sem querer faltar com o respeito à atleta, mas eu a acho fraca, sem personalidade (óbvio, minha humilde opinião).
Gostei do convite feito à Edinara, eu temia que depois da treta dela com a seleção na base, ela não retornasse mais.
Agora é esperar a convocação principal para que a gente finalmente possa elogiar ou criticar as escolhas do treinador.
L. Mesquita disse…
Acho que foi represalia por Macris ter recusado a proposta do Hinode Barueri, time do Ze... Ja a Naiane aceitaria logo logo... Aeh tem cheiro de PANELA BRAVA!!! Soh faltou convocar a HOOKER do MINAS, panela!!! Entendo que os paneleiros Ze e Paulo Coco nao chamaram ninguem dos finalistas SESC E NESTLE. Mas MACRIS,JUMA e ANANDA foram muito MELHORES QUE NAIANE! Isso eh panela!!!Que PANELA EH ESSA DO MINAS? O que NAIANE tah fazendo na selecao, se nem a titularidade do MINAS ela conseguiu segurar? Porque Amanda, Edinara e Fernanda Tome foram CONVIDADAS SOH PRA TREINAR! Ja nao gostei! Tah me cheirando a PANELA! O ZE ainda nao chamou ninguem dos finalistas SESC e Nestle, mas: Cade a MACRIS e a VIVIAN do BRASILIA??? Que PANELA EH ESSA??? MACRIS E VIVIAN jogaram muito mais que NAIANE e MARA! Desde quando MARA ataca? Soh BLOUEIA, cade o ataque???
L. Mesquita disse…
Chandler, vale ressaltar que o ZE fez questao de SALIENTAR q EDINARA, AMANDA e FERNANDA TOME foram SOMENTE CONVIDADAS para treinar e nao convocadas. O que eu acho a maior sacanagem com elas!!!
L. Mesquita disse…
Fora PANELEIRO!!! Fora Ze!!! Ja vai comecar essa historia de privilegiar quem joga no comele e com o Paulo Coco!!!
Chandler Bing disse…
L. Mesquita, a Macris não é mais convocada desde a treta que antecedeu o Sulamericano, sendo inclusive substituída pela Roberta na convocação. Assim como a Cláudia, desde a treta com ele no time de Campinas.

Quanto à convocação da Naiane, acredito que esteja dando continuidade ao trabalho que foi feito com ela antes. Se vai vingar ou não, o tempo dirá.
Apesar de quê tudo indica que Fabíola continuará na seleção, se depender dela, lógico.
Jess disse…
Exausta do Ze Roberto..
L. Mesquita disse…
Sim, eu sei Chandler. Mas o Ze fez proposta pra Macris jogar no Hinode Barueri, ela nao aceitou, aeh Naiane vai pro Barueri. Entao Naiane eh convocada e Macris, nao! Isso nao se faz! Isso eh PANELA!
hilton disse…
Alguem sabe o que aconteceu com a edinara na seleção de base? que todos falam e ninguém sabe o que aconteceu.
L. Mesquita disse…
Provavelmente ela se rebelou contra um DITADOR QUALQUER, como esse Ze ROBERTO...
L. Mesquita disse…
Tudo bem, vamos considerar q o Ze tenha problemas com a MACRIS... Mesmo assim eh ERRADO convocar NAIANE, uma das PIORES dessa SUPERLIGA!!! Pelo menos JUMA, ANANDA e ROBERTA foram melhores que NAIANE! Naiane soh foi convocada pq foi jogadora do Paulo Coco e aceitou ir para o BARUERI: INJUSTO!!!
Eu acho que um ponto é consenso entre todos os que acompanham o vôlei feminino. O Zé Roberto não é justo nem profissional.
Depois que ele levou a Fernandinha no lugar da Fabíola, ninguém mais pode se surpreender com os critérios parciais do ZR
Lucas Gadelha disse…
Alguém saberia me dizer que "treta" foi essa da Macris com o Zé Roberto? O que aconteceu entre eles exatamente?
Mantronix Inc disse…
Laura ,
Essa primeira lista d convocação é para o Montreux ?
Chandler Bing disse…
Sergio, infelizmente não há esse consenso entre todos os que acompanham vôlei. Comunidade afora aí tem muita gente que considera o Zé Roberto "o cara", "o fodão"... e que este tal episódio com a Fabíola não teve nada de injusto.
Como não? Ele era o primeiro a pregar sobre a tal necessidade de participar de todo o ciclo olímpico e do nada ele aparece com a Fernandinha, a leva pra Londres e ainda por cima ela fecha contrato com o time que ele comanda.
Bem justo mesmo.

Não gosto dele nem um pouco, por N motivos.
Rafael Pais disse…
A comissão técnica da seleção não gosta da Macris. E a Hooker renovou com o Minas.
Laura disse…
Mantronix, não é específica para uma competição. Ou melhor, a notícia da CBV diz que é para todos os torneios do ano, o q inclui desde Montreux e até a Copa dos Campeões no final do ano. Mas imagino q pro segundo semestre ele deva trabalhar com um grupo menor e fazer outra convocação.
Lucas Gadelha disse…
Por que motivo a comissão técnica não gosta da Macris? Ela é indisciplinada? Gênio irascível? Teve uma rusga com alguma jogadora "cativa" da seleção? Zé Roberto teceu tantos elogios a ela durante uma entrevista. Não entendo.
Yano o Chato disse…
Eu também queria muito ver a Giovanna e a Lorenne terem uma oportunidade, assim como a Paula e a Helô.

Eu tô achando uma baixaria esse negócio de convite. Não querem se comprometer quando vierem os cortes. Vão dizer: como podemos cortar quem não convocamos. Elas sabiam que era apenas um convite. Nojo de certas coisas que só acontecem no Brasil.

Tenho certeza de que o Zé Roberto já está usando de seu poder como técnico da seleção pra pressionar as atletas para irem para o seu time. Inclusive teve um post aqui sobre isso.

Mas parece que a Macris tem muita personalidade.

Ate hoje não vi nenhum repórter perguntar ao Zé porque perdeu a Olimpíada, o que aconteceu no jogo contra a China, se não foi um erro ter levado a Léia e não a Brait, se não foi um erro aquela correria com a cirurgia nos joelhos da Thaisa para na hora mais importante usar a Jucyele, que me pisou na linha junto com a Sheilla. Etc. Enfim, impressa péssima aqui.

Já tô com ódio desse Barueri. Vou torcer contra por enquanto.
Yano o Chato disse…
Menino, me passou pela cabeça agora, será que a saída do Bernardo do Masculino não foi uma manobra para ele assumir o feminino?

O futuro dirá.
George disse…
Gostei das jogadoras que foram chamadas para treinar junto. Uma oportunidade para que elas mostrem serviço. Mas ainda acho que faltaram nomes. Cadê Lorenne, Juma, Macris, Valquiria, Bruna, Maira? É uma excelente oportunidade para desenvolvimento dessas atletas. Espero que na próxima convocação elas sejam chamadas, além das jogadoras do exterior. Por enquanto, vou tratar com cautela essa convocação e não irei criticar - mas só por enquanto.

p.s.: quanto às liberos, me peguei pensando a mesma coisa. Na verdade, quando surgiu a notícia de que a Brait talvez esteja grávida, fiquei pensando quem poderia pegar o lugar dela no time e ninguém surgiu na minha cabeça. Será que alguma das novas receberá oportunidade?
Unknown disse…
Sou contra um treinador da seleção brasileira comandar um time da SL, quem garante que o mesmo não use da sua influência e poder para melhorar o time que ele representa na SL, afinal aonde tem dinheiro pode acontecer td.
A algum tempo atrás as jogadoras das seleção brasileira já se mostraram contra isso, por exemplo a Sheila.
Eu não coloco a mão no fogo pelo ZR e mesmo que ele não faça sempre vai ter essa desconfiança.
Paulo Roberto disse…
Infelizmente não se pode esperar grande coisa do Zé Roberto. O currículo dele é incrível, mas suas escolhas com critérios no mínimo duvidosos sempre me deixam com um pé atrás. Aliás, acho que deveria haver uma regra da FIVB para que os técnicos e cts de seleções fossem exclusivos das seleções. O Guidete também fez uso de critérios duvidosos para deixar a Sheila no banco no Vakif enquanto a o Sloties (é assim que escreve?) ganhava ritmo e experiência pro Rio 2016.

Enfim. Também senti falta da Macris, embora não seja minha levantadora preferida dessas mais jovens e da Juma. Lorenne deveria ser integrada ao grupo, porque não temos uma oposta com as características dela, então seria bom a menina ir ganhando experiência com a seleção. Sobre a Claudinha, eu gosto do jogo dela, acho que meio doida às vezes, e tem horas que ousa demais e acaba errando por isso. Acho que faltou na carreira dela um treinador mais professor. Talvez se tivesse passado pelo Bernardo seria uma grande levantadora hoje.

É imprescindível um trabalho de renovação na SFM, embora não tenhamos tantos talentos como em 2005. Mas também vejo que quem estiver jogando em alto nível pode sim ajudar a seleção, principalmente sendo uma espécie de tutoras pras mais novas, mais ou menos o que a Mireia fez na seleção cubana no ciclo de 2000. Desse modo, se Jaque e Fabíola seguirem alto nível não vejo porque fechar as portas pra elas. Essa última vinha jogando melhor que a Dani antes da gravidez e depois também até se lesionar na Suíça.
Joao Ismar disse…
Faltaram alguns nomes, com certeza, mas eles ainda podem vim. Macris, Lorenne, Roberta do Bsb e algumas outras mereciam ser lembradas... Sempre fui muito fã do Zé, até 2012 quando a melhor levantadora (na minha opinião) ficou fora pra ele levar a Fernanda, aí comecei a perceber que os critérios não eram tão imparciais assim.
Acredito que na próxima convocação não virão apenas as jogadoras de Osasco, Rio e as do exterior, algumas jogadoras podem ter pedido pra adiar a convocação ou algo do tipo, estou na torcida.
Vou discordar de alguns amigos só em relação à Ana Paula Borgo, não fez uma boa temporada e brigou de posição com a Sérvia apenas porque a Dani Lins ajudou muito, ano passado a garota merecia uma chance que não veio, mas este ano acho bom ela procurar outros ares porque a temporada no Liberatti não foi das melhores.
Sobre as liberos, Suellen e Leia devem brigar pela posição, infelizmente nenhuma das duas está no mesmo nível da Brait, mas entendemos o ressentimento da jogadora. Se for o caso, alguém podia convencer a Fabi a voltar, ela ainda é a melhor libero que temos.
Jess disse…
Mudando um pouco de assunto, vcs viram que já sairam os grupos no Mundial?

Osasco, Moscow, Volero e outro q nao lembro o nome

Rio, Vitra, Vakif e Hasamitsu
George disse…
Jess, é outro time japonês, o NEC. Onde viu essa informação dos grupos? Só vi a informação de que o último wild card foi dado para o Dinamo Moscow em vez do Conegliano.
Chandler Bing disse…
Eu li que o outro convite tinha ido para o Dínamo de Moscou, mas não sabia que haviam definido os grupos.

Caramba, sendo assim, Osasco pode até sonhar com uma classificação pras semis, visto que pegou um grupo "mais fraco".
Já o Rio, tarefa difícil hein... Eczacibaşi e VakifBank é tarefa dura. Vai ter que jogar muita bola.
Laura disse…
João, eu não descartaria a Paula pela temporada ruim. Acho q não dá só para pensar no momento. Ela tem potencial e agora é a hora de colocá-la para jogar e ganhar experiência na seleção. Mas concordo, espero q ela busque outro time para q possa jogar e ganhar continuidade.javascript:void(0)
Jess disse…
Gente.. desculpa a informação errada..
Anônimo disse…
Meu deus... Macris não se intimida e tem muita ousadia. Naiane convocada pq foi pro Barureri. Acho que das convidadas pode dar certo só a Edinara. Naiane tem medo ate da propria sombra e coloca so jaca pra atacar.
nando disse…
O Ze Roberto esta sendo injusto com a Macris,que foi eleita de novo a melhor levantadora,tem coisa não cheirando bem,mais tudo bem,agora não chamar a Roberta é sacanagen
Carlos Cogliones disse…
A Macris jogou sua chance no ralo quando foi chamada para o Pan.
Acredito que o primeiro requisito para ser atleta de alto nível é ter a personalidade forte, mas o segundo é saber a hora de ser humilde.
Segundo Fontes de Aguas de Lindóia, além de ter ido muito mal nos jogos, faltou humildade para a Macris nos treinamentos e na competição, inclusive no trato com o treinador. Se tivesse sido mais humilde talvez o ZRG desse outra chance já que seria compreensível o nervosismo pela responsabilidade na competição. Não foi o caso e acho que entre as levantadoras da sua geração ela só seria convocada em último caso, ou se realmente conquistasse algo relevante como levantadora principal de um time de ponta e obrigasse o ZRG a chama-la.
Como disse: ACHO.
Carlos Cogliones disse…
Nando. Eu gosto muito do jogo dela, mas estatística de levantadora é uma das mais injustas e eu mesmo não confio muito. Mas enfim...ela não vai mais pra seleção primeiro porque foi ridícula no Panamericano. Segundo porque chegou na seleção achando que era campeã olímpica, mundial, da champions league. E num grupo que está junto a muito tempo é melhor chegar de mansinho pra não criar inimizades logo de cara. Até as jogadoras menos malas da seleção não gostaram da atitude da Macris. Além disso, ela foi topetuda inclusive com o ZRG. Então apesar de achar o ZRG paneleiro, dessa vez foi pelo comportamento pessoal da atleta. Já a Roberta não consigo entender também.