O Zé Roberto convocou as primeiras jogadoras para o ínicio de temporada da seleção.
São elas: Naiane, Rosamaria, Mara, Leia, Adenízia e Suelen.
Além disso, convidou para treinar com a seleção as ponteiras Edinara, Fernanda Tomé e a Amanda.
*********************************
Entendo a aposta na Naiane, não descartaria a sua presença na seleção apesar de, em mais uma temporada, ter se perdido em momentos de pressão na SL. O que não entendo é, numa primeira fase de treinamentos, a Macris não ser convocada. Ela deve ter queimado muito o filme dela na sua passagem em 2015, só pode.
Um aparte: falando em levantadoras, será que a Claudinha, agora sob o comando do Paulo Coco, voltará a ter chances na seleção?
*********************************
A Amanda poderia estar tranquilamente na lista de convocadas, principalmente se formos pensar na falta que o Brasil pode ter deste tipo ponteira de preparação se não tiver a Jaque. E a Amanda fez uma SL bem mais regular do que a Rosamaria, que ainda está em período de adaptação para a posição de ponteira.
Ainda assim, não deixa de ser uma evolução o Zé Roberto convidar algumas jogadoras para treinamento que vão além do seu círculo de confiança e dos seus assistentes. Poderia ter se animado um pouco mais e estendido o convite à Lorenne.
*********************************
Não sou grande fã da Suelen, mas realmente estamos com uma lacuna de líberos confiáveis na seleção com a aposentadoria da Camila Brait. Não me vem em mente nenhuma jovem líbero em quem o Zé Roberto poderia investir neste momento. A Dani Terra, que defendeu o Barueri, parace ser um bom nome, mas o teste da SL B não é o melhor para avaliarmos. Vocês sugerem alguém?
*********************************
A próxima parte da convocação deve englobar as jogadoras de Osasco e Rexona, além das que estão no exterior. Tomara que o Zé não fique somente nas figurinhas repetidas e dê uma oportunidade para Paula Borgo e Drussyla comporem o grupo e as coloque, juntamente com Naiane, Rosa e Cia, para disputar o Montreux como no ano passado.
Comentários
Gostei do convite feito à Edinara, eu temia que depois da treta dela com a seleção na base, ela não retornasse mais.
Agora é esperar a convocação principal para que a gente finalmente possa elogiar ou criticar as escolhas do treinador.
Quanto à convocação da Naiane, acredito que esteja dando continuidade ao trabalho que foi feito com ela antes. Se vai vingar ou não, o tempo dirá.
Apesar de quê tudo indica que Fabíola continuará na seleção, se depender dela, lógico.
Depois que ele levou a Fernandinha no lugar da Fabíola, ninguém mais pode se surpreender com os critérios parciais do ZR
Essa primeira lista d convocação é para o Montreux ?
Como não? Ele era o primeiro a pregar sobre a tal necessidade de participar de todo o ciclo olímpico e do nada ele aparece com a Fernandinha, a leva pra Londres e ainda por cima ela fecha contrato com o time que ele comanda.
Bem justo mesmo.
Não gosto dele nem um pouco, por N motivos.
Eu tô achando uma baixaria esse negócio de convite. Não querem se comprometer quando vierem os cortes. Vão dizer: como podemos cortar quem não convocamos. Elas sabiam que era apenas um convite. Nojo de certas coisas que só acontecem no Brasil.
Tenho certeza de que o Zé Roberto já está usando de seu poder como técnico da seleção pra pressionar as atletas para irem para o seu time. Inclusive teve um post aqui sobre isso.
Mas parece que a Macris tem muita personalidade.
Ate hoje não vi nenhum repórter perguntar ao Zé porque perdeu a Olimpíada, o que aconteceu no jogo contra a China, se não foi um erro ter levado a Léia e não a Brait, se não foi um erro aquela correria com a cirurgia nos joelhos da Thaisa para na hora mais importante usar a Jucyele, que me pisou na linha junto com a Sheilla. Etc. Enfim, impressa péssima aqui.
Já tô com ódio desse Barueri. Vou torcer contra por enquanto.
O futuro dirá.
p.s.: quanto às liberos, me peguei pensando a mesma coisa. Na verdade, quando surgiu a notícia de que a Brait talvez esteja grávida, fiquei pensando quem poderia pegar o lugar dela no time e ninguém surgiu na minha cabeça. Será que alguma das novas receberá oportunidade?
A algum tempo atrás as jogadoras das seleção brasileira já se mostraram contra isso, por exemplo a Sheila.
Eu não coloco a mão no fogo pelo ZR e mesmo que ele não faça sempre vai ter essa desconfiança.
Enfim. Também senti falta da Macris, embora não seja minha levantadora preferida dessas mais jovens e da Juma. Lorenne deveria ser integrada ao grupo, porque não temos uma oposta com as características dela, então seria bom a menina ir ganhando experiência com a seleção. Sobre a Claudinha, eu gosto do jogo dela, acho que meio doida às vezes, e tem horas que ousa demais e acaba errando por isso. Acho que faltou na carreira dela um treinador mais professor. Talvez se tivesse passado pelo Bernardo seria uma grande levantadora hoje.
É imprescindível um trabalho de renovação na SFM, embora não tenhamos tantos talentos como em 2005. Mas também vejo que quem estiver jogando em alto nível pode sim ajudar a seleção, principalmente sendo uma espécie de tutoras pras mais novas, mais ou menos o que a Mireia fez na seleção cubana no ciclo de 2000. Desse modo, se Jaque e Fabíola seguirem alto nível não vejo porque fechar as portas pra elas. Essa última vinha jogando melhor que a Dani antes da gravidez e depois também até se lesionar na Suíça.
Acredito que na próxima convocação não virão apenas as jogadoras de Osasco, Rio e as do exterior, algumas jogadoras podem ter pedido pra adiar a convocação ou algo do tipo, estou na torcida.
Vou discordar de alguns amigos só em relação à Ana Paula Borgo, não fez uma boa temporada e brigou de posição com a Sérvia apenas porque a Dani Lins ajudou muito, ano passado a garota merecia uma chance que não veio, mas este ano acho bom ela procurar outros ares porque a temporada no Liberatti não foi das melhores.
Sobre as liberos, Suellen e Leia devem brigar pela posição, infelizmente nenhuma das duas está no mesmo nível da Brait, mas entendemos o ressentimento da jogadora. Se for o caso, alguém podia convencer a Fabi a voltar, ela ainda é a melhor libero que temos.
Osasco, Moscow, Volero e outro q nao lembro o nome
Rio, Vitra, Vakif e Hasamitsu
Caramba, sendo assim, Osasco pode até sonhar com uma classificação pras semis, visto que pegou um grupo "mais fraco".
Já o Rio, tarefa difícil hein... Eczacibaşi e VakifBank é tarefa dura. Vai ter que jogar muita bola.
Acredito que o primeiro requisito para ser atleta de alto nível é ter a personalidade forte, mas o segundo é saber a hora de ser humilde.
Segundo Fontes de Aguas de Lindóia, além de ter ido muito mal nos jogos, faltou humildade para a Macris nos treinamentos e na competição, inclusive no trato com o treinador. Se tivesse sido mais humilde talvez o ZRG desse outra chance já que seria compreensível o nervosismo pela responsabilidade na competição. Não foi o caso e acho que entre as levantadoras da sua geração ela só seria convocada em último caso, ou se realmente conquistasse algo relevante como levantadora principal de um time de ponta e obrigasse o ZRG a chama-la.
Como disse: ACHO.