Os convidados




A FIVB confirmou nesta segunda-feira (03) as quatro equipes convidadas a participar do Mundial de Clubes 2017, que acontece em maio no Japão.

Além do Vôlei Nestlé, receberam o wild card VakifBank, Volero Zurich e Eczacibasi.

Os quatro se juntam ao Hisamitsu Springs, que sediará o torneio, ao campeão asiático NEC Red Rockets e ao Rexona-Sesc, além do campeão europeu ainda a ser definido.

Com esta escalação, a edição de 2017 já está mais forte do que a do ano passado. Saem os times tailandeses e entram dois de nível superior, um japonês e um brasileiro.

Sem contar que poderemos ter os três principais times turcos na disputa, caso o Fenerbahce vença a Champions. Se o representante do título europeu for Conegliano, o time italiano me parece mais forte que o seu compatriota presente na edição de 2016, o Casalmaggiore, ao menos no que se refere a recursos individuais. E ainda há a possibilidade de termos boa parte da seleção russa com o Dinamo Moscow.

Por acontecer no final da temporada, acredito que a qualidade da disputa também deva ser melhor. Apesar do cansaço, o entrosamento deve proporcionar melhores partidas.

Comentários

L.MESQUITA disse…
Acho o FENERBAHCE favorito ao título EUROPEU.
Jess disse…
Tb acho L.MESQUITA..

e Concordo tb com a Laura, que essa edição promete ser bem mais interessante do que a passada..
George disse…
A FIVB tá muito estranha. Assim como a CEV, definiu os wild cards antes mesmo de termos todos classificados para o torneio. Apesar de tudo, não acho que nenhum dos wild cards sejam campeões da Champions. Aposto numa final entre Fener e Conegliano.
Mas, concordo em gênero, número e grau, a tendência é que a disputa seja de um nível bem mais elevado que o do ano passado. Em tese, o time japonês e os brasileiros serão os mais fracos do torneio, mas mesmo assim em nível bem melhor que os tailandeses do ano passado.
Fica difícil apontar favoritos pq não temos todos classificados ainda e os grupos definem muito do que podemos ver em um campeonato tão curto. Mas os turcos costumam entrar como favoritos sempre.

p.s.: sigo curioso pra saber se o Voleo Nestlé irá contratar para o campeonato, pois com o time que tem fica difícil.
HAROLDO CALDAS disse…
Não creio que mesmo com algumas contratações pontuais os times brasileiros possam chegar às finais e ao título. Não haveria tempo hábil para aprimorar o entrosamento, ainda que tais contratações já tenham jogado com as novas companheiras. Os times europeus formaram equipes superiores à maioria das seleções nacionais. Lembremo-nos que quando ganhou o título o Osasco tinha no plantel (se não me falha a memória) quatro titulares da seleção brasileira, além da Fabíola, Adenízia e a Camila Brait, que poderiam perfeitamente participar da seleção.Creio que somente montando um time semelhante, com as melhores do pais ou talvez duas estrangeiras de destacado nível haveria uma maior chance. Surpresas podem ocorrer, mas estou cético em relação a alguma neste torneio.
Laura disse…
Eu tb estou curiosa para saber se o Osasco vai contratar, mas concordo com o Haroldo. Acho q os reforços não o transformaria em um candidato ao título pelos motivos que ele enumerou acima. Acho que os brasileiros têm condições de fazer frente ao Volero, principalmente se ele estiver sem a Fabíola, mas aos turcos e ao campeão da Champions fica mais complicado. Vamos ver como será a divisão dos grupos.
Joao Ismar disse…
Com exceção dos três turcos, os outros estão no mesmo patamar. O volero se torna um time comum sem a Fabiola, não que a levantadora faça milagres, mas a substituta não é muito boa. Vejo o time do Japão um degrau abaixo dos demais, mas por conta da limitação física das jogadoras do que qualquer outra coisa. A depender do cruzamento podemos evitar uma final turca, mas pelo menos no que se refere a talento individual fener, Vakiff e Vitra são superiores.
Chandler Bing disse…
FIVB nada inovadora.
O convite que foi dado ao VakifBank, por exemplo, poderia ter sido dado a um time Polonês ou até mesmo Chinês, visto que o mesmo VakifBank tem grandes chances de ser Campeão Europeu.
Caso o Fenerbahçe seja campeão europeu, daí serão 3 times turcos nesse mundial.

Enfim. Minha opinião.
Jess disse…
Se algum desses 3 europeus convidados ganharem a Champions... a vaga fica com Quem?
Laura disse…
Jess, creio que com o vice da Champions.
Jess disse…
Hum..ta certo..obg!
L. Mesquita disse…
Jess, funciona da seguinte forma: a vaga vai para o CLUBE da CHAMPIONS LEAGUE mais bem classificado que NAO TENHA RECEBIDO o convite. Vou te dar um exemplo HIPOTETICO: Supondo que a FINAL DA CHAMPIONS seja ECZACIBASI x VOLERO ZURIC, ambos ja com CONVITE DA FIVB,e o CONEGLIANO fique em TERCEIRO LUGAR. A vaga da CHAMPIONS no MUNDIAL iria para o TERCEIRO LUGAR, certo?
Jess disse…
Entendi.. Deu ruim pro Fener, Vitra classificou..