terça-feira, 25 de abril de 2017

Hora de (se) renovar

 
Paulo Coco: o principal personagem das primeiras movimentações do mercado  de transferências

Antes mesmo da Superliga terminar, Dentil e Camponesa anunciaram a permanência por mais uma temporada no patrocínio de Praia Clube e Minas, respectivamente.

Pelo Praia, não há nada oficialmente confirmado, a não ser as despedidas de boa parte do elenco (Álix, Michelle, Tássia, Ju Carrijo e Ramirez) - mais do que necessárias para o time renovar as energias. Mas, ao que tudo indica, o Dentil continuará com sua proposta de alto investimento para fazer um time em condições de conquistar a Superliga.

Com este propósito, será um grande acerto trazer o treinador Paulo Coco. O Praia Clube terá à frente do grupo um profissional mais capacitado para cumprir as ambições da diretoria.

Alguns discordam, mas acho um ponto positivo a permanência da Claudinha. Não está fácil encontrar levantadoras qualificadas no Brasil e ela é sim uma jogadora habilidosa. Ela precisa é de alguém no ouvido para evitar aquelas “loucuras” que faz em momentos cruciais nas partidas. Talvez eu esteja sendo muito esperançosa, mas acredito que Paulo Coco e equipe consigam dar esta orientação que a Claudinha precisa para ser uma levantadora mais centrada.

Com a renovação de Wal e Fabiana, mantém-se o alto nível pelo meio de rede e a dose de experiência necessária. Se o reforço da Fernanda Garay se confirmar, o Praia terá aquela jogadora capaz de fazer a diferença que não teve nesta temporada.

Só não sei se terá grana para bancar uma jogadora de preparação qualificada e reforçar o fundo de quadra que tanto deu dor de cabeça ao time nesta SL. O desafio do patrocinador e do treinador será achar esta jogadora capaz de dar o equilíbrio necessário à equipe. 


***********************************

Enquanto o Praia tem tudo para se animar com a chegada do Paulo Coco, o Minas tem bastante o que lamentar a saída do seu treinador.

Não sei qual a disposição dos patrocinadores para a próxima temporada depois de terem investido pesado para contratar Jaque e Hooker para a atual. Até agora, a movimentação mais importante foi a renovação do quarteto Rosamaria, Mara, Leia e Pri Daroit.

É uma boa base para começar os trabalhos, mas se não vir muito mais do que isso, é fundamental ter um bom treinador para fazer o time ser, ao menos, competitivo. 

Fico imaginando se não há a possibilidade do Anderson Rodrigues retornar ao clube, desta vez como treinador, depois da boa estreia no comando do Brasília. 

***********************************
Brasília que, como sempre acontece ao final de cada temporada, não deu sinais de vida de que continuará as atividades. Deve perder/já perdeu alguns dos seus principais destaques desta SL: Macris, Amanda e Vivian. Uma pena que o time não consiga uma continuidade para entrar mais forte na próxima SL.

O Bauru, por outro lado, tem agido rápido. Manteve Castillo, Juma, Val e Angélica e traz a atacante dominicana Martinez, que estava no Busto Arsizio da Itália.

Desta vez a dupla dominicana do Bauru será bem mais interessante. Permanece a qualificadíssima Castillo e se acrescenta a jovem Martinez, atacante alta, de maior potencial e de maior poder de definição na comparação com a mediana e já estagnada Rivera.


Uma pena que o Bauru não tenha ficado com a Bruna. Pelas dúvidas que o Kwiek mostrou durante a temporada em coloca-la como titular, talvez não houvesse um relação de confiança entre ele e a jogadora e, assim, nem o clube nem a Bruna tenham demonstrado interesse em renovar. Claro que isso é suposição minha visto que, na "letra fria das quadras", tanto o time como a jogadora tinham a ganhar com a renovação.

No momento, sem o Bauru definir a novo oposto, quem sai perdendo mais é a Bruna, que vai para o Pinheiros no lugar da Bárbara. O clube paulista que, repetindo o comando do Paulo de Tarso, deve ser de novo um time que pouco acrescente à SL.

26 comentários:

L. Mesquita disse...

Laura, acho que Bruna fez o certo... Mesmo jogando bem e sendo uma das melhores opostas da Superliga, e obvio, a melhor oposta do Bauru, o louco do Kwiek vivia a sacando do time! Por falar nisso, os times do Kwiek sao uma BAGUNCA, nos play-offs fez jogo durissimo com o Minas em BH abrindo 2x0, podendo fechar em 3x0, dizem que em time q esta ganhando nao se meche, mas isso nao serve pro Kwiek, baguncou o time e tomou a virada em 3x2. Depois teve o jogo em Bauru, no qual ele trocou as ponteiras Thais e Rivera por Mari Cassemiro e Mari Steinbrecher e foi eliminado levando um SURRAO de 3x0 dentro de casa!!! Nao gosto do KWIEK, um cara q tem Brenda Castillo de libero, um gigante de 2,01m como Martinez e varias jogadoras de 1,90m, nao consegue acertar a linha de passe da Rep. Dominicana e nao ganha NADA fora das AMERICAS a nivel MUNDIAL, vive baguncando a Rep. Dominicana da mesma forma q fez com Bauru. Acho que Bruna fez bem de nao querer trabalhar mais com esse louco do Kwiek...

L. Mesquita disse...

Fabiola fica pelo menos mais um ano na Europa, o departamento medico do VOLERO bancou a ARTROSCOPIA que pora o joelho da Fabiola em dia. Ela disse q permanece no VOLERO e q voltara firme e forte pra selecao tambem! Se o Ze nao fizer PANELA, Fabiola e Macris sao as melhor opções para as Olimpiadas de Toquio-2020.

L. Mesquita disse...

Pelo jeito Carol deve sair junto com Anne Bujs, por isso o SESC-RJ, garantiu logo a VIVIAN que eh muito mais atacante que a CAROL e tambem bloqueou mais q Carol nessa temporada... Achei a contratacao de Vivian muito interessante, pois ela tem as caracteristicas parecidas com a da Juciely por ser muito forte no ataque tambem!

L. Mesquita disse...

Se o NESTLE conseguiu mesmo garantir a MACRIS q estava sendo disputada por varios clubes, sera um reforco consideravel, visto q Dani Lins deixou muito a desejar sobrecarregando muito a Tandara, que acabou a tornando muito marcada tambem.

L. Mesquita disse...

Claudinha, pra mim, foi uma decepcao, ta com filme queimado, acho q so nao foi dispensada porque tinha mais um ano de contrato e NENHUM outro clube se interessou em bancar a multa rescisoria para contrata-la. Espero q Paulo Coco, invista em Ananda como titular e use Claudinha so nas inversoes, ja vi o Praia tomar varias viradas nos sets e nos jogos por causa das IRRESPONSABILIDADES da Claudinha, como foi o 25x11 em que ela errou praricamente tudo na sua despedida da Superliga...

Cleber disse...

Gosto muito da Dani Lins, mas acho que ela pecou muito na distribuição na maioria dos jogos, principalmente na final. Só se ganha jogos contra times grandes quem sabe usar seus meios de rede. Acho que Dani peca muito nisso. Roberta não é nenhuma gênia do levantamento, ela só faz o que Bernardo manda. Por isso ela aciona tanto as meios de rede.

George disse...

Todo ano acontece a mesma coisa com o Brasilia. Acaba a SL e ficam nessa esperando o mercado se mexer. Acho que devem perder suas principais peças - inclusive o técnico. Provavelmente Macris já fechou com o Osasco. Acho que o time também deveria investir em trazer a Roberta para fazer dupla com a Bia.
Ao que tudo indica, a Carol irá mesmo sair do Sesc, resta saber para onde vai. Será que irá acompanhar a Anne? Acho que a Vivian está num momento melhor que ela e tende a fazer uma melhor dupla com a Jucy. Mayhara vai se contentar com a reserva mais 1 ano?
Torço para que o time do Minas consiga se estruturar. Vão precisar de uma nova levantadora, pois acredito que a Naiane vai para o Barueri.

Anônimo disse...

O Praia tem montado elencos fortes nessas últimas temporadas, mas falta regularidade ao time. Nesse ponto, acho que a contratação do Paulo Coco foi perfeita. Técnico com muita experiência e rodagem, acho que fará muito bem ao time.

Quanto a Claudinha, eu concordo que às vezes ela dá umas mancadas, mas é inegável seu talento e habilidade. Com o passe na mão e um técnico pra instrui-la nos momentos de maior pressão ela é capaz mudar o rumo da partida. Acredito que a Claudinha deve ser a titular e a Ananda reserva.

O time do Praia ainda busca uma oposta pra fechar o time titular. Não sei a respeito do orçamento do time, mas existem boas opostas no mercado e que não devem ser muito caras, como Nicole Fawcett, Rosir Calderon, Nancy Carrillo ou até mesmo a brasileira Joycinha que está na Turquia.

Claudinha / ?
Fê Garay / Amanda (ou Ellen)
Fabiana / Walewska
Suellen

L. Mesquita disse...

E o CAMPEONATO MUNDIAL gente? Comeca agora em Maio! Assisti ao FINAL FOUR da CHAMPIONS LEAGUE, e fiquei animado para esse Mundial... Titando o fator ALTURA e FORCA FISICA das EUROPEIAS, o SESC RJ eh a equipe mais tecnica desse Mundial. Espero jogos incriveis! As equipes.JAPONESAS tambem jogam o voleibol arte...

Eduardo Araujo disse...

Faz tempo que eu não comento aqui, mas sempre acompanho, esse ano não pude acompanhar a super liga como gostaria, por esse motivo eu não comentei.
Mas se for vdd que a Macris vai ser contratada pelo Nestle, isso pode apontar uma possível saída da Dani Lins do time, já que não é normal que um clube brasileiro tenha 2 jogadoras com relativa importância, na função de levantadora e acredito que a Macris não iria para o Nestle para ficar disputando posição, uma vez que ela já esta em evidencia.
Para o Nestle fica bom também, já que sai uma jogadora de 7 pontos, entrando a Macris a posição vai estar segura em relação a levantadora, podendo assim contratar outras 2 jogadoras de 7 pontos para posições mais carentes.

Laura disse...

Li q a Calderon está acertada com o Cannes. Pois é, não sei se, mesmo não sendo tão caras, o Praia terá verba para bancar uma estrangeira já q trazer a Garay deve pesar bastante no orçamento, além de manter a Fabiana.

Acho a Vivian uma boa substituta para a Carol no Sesc, mas não sei se é um bom negócio (claro que não financeiramente)a Carol sair agora do Brasil. Depois vou comentar isso num post.

Luiz Henrique disse...

Eduardo, a Dani Lins vai parar na próxima temporada. Ela tem o desejo de ser mae

Anônimo disse...

Laura, o contrato da Calderón com o Cannes é só até o fim dessa temporada. Ela assinou com o clube para disputar a fase final do campeonato francês, já que o campeonato japonês tinha terminado.

Jess disse...

E se a Rahimova for mesmo pro SESC, a Monique vai pro Praia? Vi agora no MDV que a saida da Carol foi confirmada.. Será que ela vai pro mesmo time da Buijs?

Laura disse...

Ah, verdade! Obrigada pela lembrança.

Mateus CS disse...

Já que o título do post fala sobre renovação, queria comentar a respeito do Luizomar no comando de Osasco. Sempre fui a favor da saída do técnico e uma renovação no comando da equipe, mas considero a temporada 2016/2017 uma das melhores dele a frente do Osasco. Claro, mesmo com suas teimosias (Dani Lins insubstituível e Gabiru salvadora da pátria), acredito que a equipe foi além não só do que todos acreditavam, mas também do que era capaz. Achei o time com cara de time, jogadoras unidas, querendo vencer. Uma pena que a derrota tenha sido sacramentada naquele péssimo tie break, pois tinham muito mais para mostrar. Não sei se foi impressão só minha, mas durante a entrevista no final do jogo senti o Luiz muito mais trite/abalado do que em derrotas anteriores, como por exemplo a improvável perda do título em 2012/2013. E, pelo andar da carruagem e movimentação de mercado dos outros clubes, penso que 2017/2018 será da mesma forma para a equipe, correndo por fora e ultrapassando seus próprios limites.

George disse...

E Nestlé insiste na Dani (acho que mais pelo marketing, do que pelo jogo em si):

http://saidaderede.blogosfera.uol.com.br/2017/04/26/osasco-quer-manter-dani-lins-enquanto-minas-procura-macris/

Rah Silva disse...

Macris recusou a proposta do Nestlé, pois a comissão quer manter a Dani e na volta ela seria a reserva da Dani. O Minas tá avançando na contratação dela. E a Naiane ta quase fechando com o Hinode mais já chances do Brasília fechar com ela tbm. O marido e agente de Skowrosnka afirmou no twitter que tem 75% de uma jogadora acelerada por ele vir ao Brasil na prox temporada. E lembrando que o rio está a procura de uma oposta, ela cairia bem. E as outras jogadoras dele são: as levantadoras: Skorupa e Woloz, a Central Tokarska e as opostas Skowronska e Tomsia. O Praia também está a procura de uma oposta e uma ponteira de preparação, acho que fecha com Amanda e tem mtas opções no mercado de Opostas, como: Carina Ocasio, Joycinha, Lorenne, Mercy Moim e até a Montaño. Que não são opções caras.o Hinode também está em ampla negociação com a líbero americana Banwart. Queria que a Ju Melo do Sesi, fosse pra o Rio mesmo pra ser reserva mais aprende mto com o Bernardo e ela tem potencial.

L. Mesquita disse...

A obrigacao do NESTLE era vencer e nao correr por fora, tinha investimento maior e jogadoras mais altas e fortes. Mas cometeu os mesmos erros de sempre: Dani sobrecarregando Tandara e Gabiru no lugar de Malesevic, desse jeito soh levando surra no tie break mesmo! Maiores culpados: Luizomar e Dani Lins!

Laura disse...

Mateus, acho que ele fez uma boa temporada tb. A proposta para esta temporada, de mais humildade e, como falei um post atrás, com jogadoras querendo e tendo q mostrar serviço acho q ajudou o Luizomar tb a ter maior controle do grupo. Ele era engolido qd tinha a Thaisa no grupo, por exemplo. Deu pra ver como nos tempos técnicos da final, ele tinha mais voz do que antes.

George, se esperar para negociar depois do Mundial como quer a Dani, o Osasco corre o risco de ter que buscar uma levantadora estrangeira pq, até lá, os principais nomes daqui já estarão "assentados".

L. Mesquita disse...

A Macris nao deve ir pro Nestle se a Dani ficar: o Luizomar fazer a Macris bancar pra Dani-se Lins eh o cumulo do ABSURDO!!!

L. Mesquita disse...

Laura, ja comecou a panela do Ze e do Paulo Coco: chamou a líbero Léia, a levantadora Naiane, a ponteira Rosamaria e a central Mara, todas do Camponesa/Minas, Adenizia e Suellen. Já as ponteiras Amanda e Edinara e sua companheira de São Cristóvão Saúde/São Caetano, Fernanda Tomé, foram convidadas somente para treinar com o restante do grupo. Que PANELA EH ESSA DO MINAS? O que NAIANE tah fazendo na selecao, se nem a titularidade do MINAS ela conseguiu segurar? Porque Amanda, Edinara e Fernanda Tome foram CONVIDADAS SOH PRA TREINAR! Ja nao gostei! Tah me cheirando a PANELA! O ZE ainda nao chamou ninguem dos finalistas SESC e Nestle, mas: Cade a MACRIS e a VIVIAN do BRASILIA??? Que PANELA EH ESSA??? MACRIS E VIVIAN jogaram muito mais que NAIANE e MARA! Desde quando MARA ataca? Soh BLOUEIA, cade o ataque???

Jess disse...

George, mas que m****.. não sei agora de cabeça quantas temporadas a Dani tá no Osasco, mas será que ninguém ver que não tá dando certo?

George disse...

Laura,

Na verdade, pelo que parece na matéria, a Macris queria ir pra Osasco e só não aceitou pq ainda querem a Dani. Acho que ela pode esperar pra definir depois do Mundial. O Minas pode conseguir algo com ela caso seja agressivo e apresente uma boa proposta.

Rafael Pais disse...

Hooker renovou com o Minas. Se ela vai honrar, aí são outros quinhentos.

Deivid disse...

Lmesquita fala a mesma coisa em todos comentários kkkkkkkkkk já sabemos que você não gosta do Kwiek, entretanto que tem gostar são os clubes e a federação da República Dominicana que aliás apreciam o seu trabalho, voltando ao foco da discussão aparentemente teremos uma grande superliga na próxima temporada, teremos um Praia mais Forte, um Bauru mais regular, Minas com a mesma pegada, Rio com quase o mesmo time, e a grande incógnita é o Osasco e Brasília, vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses, Hooker fica em Minas tenho certeza no Praia ou no Minas mesmo, mas espero uma grande oposta para o Praia para o ano que vem, vejo Osasco demorando muito a contratar isso pode ser perigoso e depois não ter dinheiro para montar o time ideal.