Entre o brilho e a sombra


A Superliga tem seu último ato no domingo. Como sempre, a competição foi palco para algumas revelações e algumas decepções.

O Papo elenca alguns nomes que brilharam pela primeira vez como titulares nos seus times e outros que não tiveram sucesso e saem esquecidos da SL – ou melhor, lembrados somente na lista daqueles que ficaram muito abaixo da expectativa.

A lista é pequena, exatamente à espera da contribuição de vocês. Quem mais vocês acrescentariam entre os nomes que brilharam e os que ficaram na sombra nesta SL?

Brilho

Edinara (São Cristóvão Saúde/São Caetano)
Reserva no São Caetano no ínicio da SL, Edinara foi deslanchar ao final do primeiro turno. Virou a referência no ataque do Sanca e fez Brasília, Praia e Rexona suarem para marcá-la, sendo a maior pontuadora nos confrontos com esses times. Se Monique não a superar na final, Edinara termina como a sexta melhor atacante da SL.

Lorenne (Sesi-SP) 
Depois da reserva no Pinheiros e no Rexona, finalmente a Lorenne pôs a cara no sol. E valeu a pena. Seu estilo de ataque, de grande alcance e lento, acabou por fechar como uma luva para as necessidades do novato e muito irregular Sesi. Ela não foi somente a referência, ela FOI o ataque paulista. Passou boa parte da fase classificatória entre as maiores pontuadoras da SL, terminando a competição na oitava posição.
 
Drussyla (Rexona-Sesc) 
Se este post fosse feito há duas semanas, a Drussyla sequer seria lembrada. Colocada na fogueira das semifinais, tirou de letra a responsabilidade de ser titular na equipe carioca. Segurou a barra na recepção e deu um desafogo importante no ataque do Rexona. Uma das responsáveis por levar o time à final, Drussyla marcou seu nome nesta SL. 


Sombra

Andreia (Terracap/Brasília) 
A retomada da parceria com a Macris, deu a esperança de que a Andreia conseguiria recuperar a boa fase vivida como oposta do Pinheiros em 13/14. Só que não foi o que aconteceu. Apagadíssima na grande maioria das partidas, fez uma temporada para esquecer. Para mim, ela, que já vem numa sequência de temporadas ruins como oposto, deve abandonar esta posição de vez.

Helô (Rexona-Sesc)
Mais uma oposto na lista. Quando o Rexona contratou a Helô, muitos pensaram que ela seria uma bela pedra no sapato da Monique. E seria também uma opção importante de composição para o time por ter características diferentes da oposto titular. Que nada. Bernardinho mal a acionou. E na única oportunidade que Helô teve, na partida contra o Praia Clube, tem um desempenho desastroso. Não sei se ela teve poucas oportunidades porque rendeu pouco ou vice-versa. Só sei que, depois de se destacar no Rio do Sul na Superliga passada, na edição atual, mal lembramos da sua presença.

Saraelen (Vôlei Nestlé) 
A central do Osasco tinha tudo para estar na lista das revelações depois de, durante a temporada passada, ter substituído com qualidade as titulares Thaisa e Adenízia. Ela chegou a ameaçar seriamente a titularidade da Adê no final da SL 15/16. Mas, ao ganhar a posição e a grande chance nesta temporada, Saraelen não rendeu o esperado e perdeu o lugar para a veterana Natália Martins.

Comentários

Luis Carlos disse…
Bom dia,

Laura, o mais legal é que podemos ter esse trio que foi revelação da superliga como titulares do próximo mundial sub-23, elas sem duvidas são nossas melhores atacantes da categoria.
Chandler Bing disse…
Acho que a Amanda também merece ser lembrada... esse ano ela foi o nome do Brasília. Segurou a recepção e também o ataque do time candango.
Gilbert Angerami disse…
Concordo com você (ou será que vc concordou comigo? rs).
A Andréia realmente desce uma ladeira sem freio e as demais citadas realmente estacionaram na zona de conforto da sombra.
L. Mesquita disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
L. Mesquita disse…
Decepcoes, tenho varias: Praia: Claudinha e Picinin. Bauru: Mari Steinbrecher, Mari Cassemiro e Marcos Kwiek. Nestle: Saraelen, Dani Lins e Ana Paula Borgo. Rexona: Helo, Anne Bujs e a central Carol. Minas: NAIANE. Brasilia: Andreia. Mas eu acho q a maior decepcao de todas foi a do Praia com o investimento q fez nao ter chegado nem as semifinais... Mas a DENTIL nao desistiu, mudou totalmente a filosoafia do Praia. Dispensou Picinin e Claudinha, contratou uma NOVA LINHA DE PASSE com Amanda, Suellen e Garay, podendo ainda a Ellen atuar como OPOSTA-PASSADORA para liberar a Garay para o ataque na rede. E trocou Xlaudinha por Ananda q sabera explorar melhor o poder de fogo de Fabiana e Walewska pelo meio,
Laura disse…
L. Mesquita, não esqueci, não! Exatamente por já tê-la colocado na seleção do PV q eu não a citei nesta. Preferi falar de outros nomes q não havia mencionado na seleção. E, como falei, a lista é pequena para vcs acrescentarem mais nomes. ;)
Sergio disse…
L. Mesquita, o Praia chegou as semi, foi derrotado pelo Osasco. A Claudinha renovou contrato. Não concordo com você da Central Caraol.
Mario Spalatti disse…
Eu gostei da Fernanda thome essa temporada.
Acho que ela se virou bem no ataque e recepção.
L. Mesquita disse…
Sergio, vc tem razao, acabaram renovando com a Claudinha... Infelizmente, acho q o Praia insistir no erro eh burrice, nao adianta reformular todo o time se o CEREBRO do time, que eh a levantadora continua fraco... Renovar com Claudinha, ao meu ver, foi uma bola fora do Praia...
George disse…
Colocaria na lista mais algumas:

Nas decepções:
Buijs. Não que eu esperasse muita coisa dela, mas foi ainda mais abaixo. Não houve treino ou Bernardo que fizesse ela melhorar aquele passe horrendo.
Paula Borgo. Tava voando, junto com a Tandara, até começar a SL e depois foi apagando aos poucos até perder titularidade pra Bjelica.

Nas revelações:
Juma. Primeira temporada como titular e acho que lidou muito bem, tende a render bem mais na próxima temporada.
Vitória (libero Rexona). Entrou poucas vezes no lugar da Fabi, mas quando entrou segurou muito bem.
Valquiria. Achei que ela foi bem até, me surpreendeu. Tende a evoluir mais, conforme for ganhando entrosamento com a Juma.
Vanessa (Pinheiros). Achei ela, dos times menores, a que mais se destacou como revelação. Segurou bem o passe e na virada de bola foi muito bem também.
Bernardo disse…
Acho que a Valquíria subiu um degrau nesta superliga, e quem desceu para mim foi a líbero Laís, esperava bem mais dela, depois de se destacar no Minas achava que no Sesi ela jogaria melhor, mas é muito jovem ainda.
Rah Silva disse…
Não vi na temporada essas belas atuações de Juma, pra mim ela continua uma levantadora que não sabe fazer finta, levanta ainda como juvenil. Pra mim ela n é destaque. Ananda em si se destacou mais que ela na temporada. Ancioso pra ver os destinos dos nossos destaques da temporada, vulgo: Drussyla, Lorenne, Edinara, Amanda, E queria mto que a Paula saísse do Osasco, seria Boa opção no Praia.
Evandro Mallon disse…
A maior decepção de todas: Mari do Bauru. Depois de Londres 2012 ela nao consegue se firmar em time nenhum. Seja Brasil, Azerbaijão ou Turquia. Ela chega a perder titularidade para meninas de 20 anos. Nao tem time q ela se consagre. No Bauru foi o ultimo . Devia pensar em aposentadoria ela.

Quem brihlou pra mim foi Drussyla, porque , mesmo nao sendo titular uma temporada inteira, levou o time do Rexona as finais em dois jogos e meio que atuou.
Cesinha disse…
tenho duas observações , Amanda para mim foi a grata surpresa e garanto que o Bernardo tbm se surpreendeu com ela , e baixo rendimento dá Carol tbm foi surpresa , mais ela teve problemas de saúde e físico dá para dar um desconto porque ela sempre foi muito regular , quanto a Paula ela parece que tem mágoa do pinheiros porque só tem boas atuações contra o ex time ,Andreia sem comentários
Flavio Tasso disse…
Noite a todos... gostei muito de ver que Carol Gattaz em ação... Mara do minas... Vivian e Roberta do Brasilia.. E Macris deveria ser lembrada a seleção....
Davi Perez disse…
Pra mim a surpresa desta edicao foi a Walkiria do Bauru, adorei ver a evolucao dela em quadra. Fica de olho nela.
Yano o Chato disse…
Andreia pra mim é o maior destaque das sombras (Laura você foi muito elegante com o termo sombra). Inaugurou a oposta de composição, tudo o que um time não precisa. Precisa rever urgentemente seu desempenho e posição se quiser continuar a jogar vôlei de alto nível. Ela cairia bem na seperliga B.

Tem tanta gente nas sombras que fica difícil. Mas as principais foram mesmo Saraelen, Mari Steinbrecher, acho que Léia também. Picinin, Anderson nas quartas de final por não ter tirado a Andreia.

Destaco Lorenne, Giovana, Ednara (vai dar o que falar).

Claudinha não foi contratada pelo Praia, ela tinha contrato de 2 anos, então segue por isso. Mas pelo que ando lendo não é mais a titular, vai disputar com Ananda.

L. Mesquita disse…
BINGO!!! Valeu YANO!!! Essa eh a unica justificativa para Claudinha continuar no Praia, depois da eliminacao de forma vexaminosa pelas maos da Claudinha! Deve haver uma multa alta para quebra de contrato, e o Dentil Praia nao deve estar nem um pouco a fim de pagar essa multa, a nao ser q algum time se interesse por Claudinha e faca uma proposta pra ela, o queeu acho dificil, pois o filme dela esta QUEIMADISSIMO!!! Espero mesmo q ANANDA seja a titular, pois as CENTRAIS do PRAIA nao merecem Claudinha de titular.
L. Mesquita disse…
VIVIAN PELLEGRINO, nao foi contratada pelo REXONA pra ser reserva... Nessa Superliga Vivian bloqueou e,principalmente,atacou muito mais que a Carol. Vivian eh uma ATACANTE NATA, tem um repertorio muito vasto de ataque, fundamento em q a Carol esteve meio capenga nessa Superliga, naobastasse isso Vivian superou Carol tambem no bloqueio. Creio que Vivian e Juciely serao as titulares no MEIO do Rexona, eh uma dupla de excelentes atacantes/bloqueadoras.