quinta-feira, 27 de abril de 2017

Embates definidos para o Mundial



Os grupos do Mundial de Clubes, que começa no próximo dia 9 , foram definidos nesta terça-feira. Ficou assim

Grupo A

Rexona-Sesc

Vaifban Istambul

Dinamo Moscow

Hisamitsu Springs

Grupo B

Vôlei Nestlé

Eczacibasi

Volero Zurich

NEC Red Rockets 

************************************

Dos males, o menor foi para o Osasco. Dá para fazer frente ao Osasco e, dos turcos, o Eczacibasi, apesar de poderosíssimo no ataque, é o mais instável. Mas, principalmente pelo time suíço, dá pra acreditar que a classificação para as semifinais é possível.

Preocupa dois aspectos no Osasco, porém. O primeiro é se a Camila Brait realmente não disputar o Mundial. O time vai perder muitíssimo em qualidade de fundo de quadra, ainda mais se sua substituta foi a insegura Tássia. O passe do Osasco poderá derrubar qualquer ambição.

A segunda preocupação em relação ao time é o desempenho da Dani Lins. Não há nenhum motivo para acreditar que ela vá mudar a sua distribuição agora, depois de uma temporada inteira fazendo a mesma coisa. Mas, ainda assim, espero que a Dani não queira fazer um jogo baseado somente numa jogadora, no caso a Tandara. A melhor maneira de bater estes adversários é exatamente não fazer o mesmo que eles e abusar da velocidade e variedade de ataque que tem à disposição.

A distribuição e a velocidade, além do volume de jogo, são justamente a esperança do Rexona para conseguir fazer frente ao Vakif e ao Dinamo. O entrosamento e ritmo de jogo podem melhorar o desempenho da equipe neste sentido na comparação com o Mundial de outubro passado, no início da temporada, mas a missão em passar as semifinais é igualmente difícil.

************************************

No grupo do Rexona, há uma surpresa. Ao contrário do que ingenuamente pensei e que o bom senso indicaria, não foi o mérito esportivo que foi levado em consideração para se definir o oitavo participante do Mundial.

Como o Vakif foi o campeão europeu e já havia recebido o convite para o Mundial, a FIVB resolveu repassar o wild card a outro time. Todo mundo pensou que seria para o Conegliano, segundo colocado da Champions – o que seria mais justo. Mas não, foi para o Dinamo.

38 comentários:

L. Mesquita disse...

Ja vi que tem o DEDO do ARY GRACA nisso, pondo BERNARDINHO no GRUPO DA MORTE!!!

George disse...

Laura, na verdade, os wild cards são pagos né. O Vakif, que havia pago, entrou por méritos após a conquista da Champions, e então o Dinamo pagou o outro wild. Simples.
Quanto as divisões, acho que ambos (Rexona e Nestle) podem ir bem na competição. Dificilmente Vakif vai perder pra Rexona ou Dinamo, enquanto o Eczacibasi é bem mais instável e pode perder pro Nestlé ou Volero. A principio, os times japoneses entram pra fazer figuração, mas é bom não subestimar também.
Sinceramente, espero que a Brait jogue o mundial pelo menos. Deixa a Tássia pra depois. Queria saber se terá mais alguma jogadora contratada ou é esse o time mesmo. Se bem que acho que agora nem tem mais como agregar mais jogadoras.

L. Mesquita disse...

Eu creio que os WILD CARD's valem uma GRANA PRETA, ganha quem pagar mai$. De$$a forma, a NESTLE comprou a vaga do Osasco. Ja O DINAMO MOSCOW que foi eliminado pelo CONEGLIANO por 3x1 e ficou em QUARTO LUGAR na CHAMPIONS, deve ter oferecido mais DINDIN pela vaga, pois nao tem como explicar o QUARTO COLOCADO da Chempions tomar a vaga do SEGUNDO COLOCADO...

Eternal Sushine disse...

Laura, só discordo de você em relação ao Dínamo. A linha de passe delas é muito instável e Goncharova uma atacante muito boa, porém que fica em muitos bloqueios e não tem variação de ataque ( além da porrada)

L. Mesquita disse...

Duvido q se o SESC RJ nao conquistasse sua vaga na quadra, o Ary Graca daria o WILD CARD ao SESC RJ. VAGAs COMPRADAs através de propina? A NESTLE comprou a vaga do OSASCO! Ja o CONEGLIANO, segundo lugar na Chempions teve sua vaga GARFADA pelo Dinamo MOSCOW, querto colocado na Champions, que pagou mais caro pela vaga! Que criterio eh esse que o QUARTO COLOCADO toma o lugar do SEGUNDO COLOCADO da CHAMPIONS?

Laura disse...

George, sim! Claro, foi bobagem minha não pensar por esta lógica.

George disse...

Gente, se os wild cards não fossem vendidos, por acaso teríamos Volero todos anos? Inclusive, os "donos" do torneio, são os mesmos do time, então eles sempre irão participar, mesmo não sendo sede. Não sejamos ingênuos, os wild cards não são pra distribuir melhor as forças, senão algum time polonês e outro italiano estariam no torneio.

L. Mesquita disse...

Laura, uma boa noticia: BERNARDINHO inscreveu a jovem e talentosa levantadora Giovana Gasparini para a disputar o MUNDIAL DE CLUBES. Ja o LUIZOMAR inscreveu TASSIA.

Laura disse...

Eternal Sushine, verdade, mas tem tb a De la Cruz q pode ser dor de cabeça. E penso tb pelo lado das atacantes do Rexona tentando ultrapassar as gigantes russas. Tomara que o passe funcione legal para a Roberta usar a velocidade.

L.Mesquita, é mesmo? Como sabes?

Ro disse...

Sou torcedor do Rio, e em se tratando de Mundial, acho mais uma vez, infelizmente, que seremos eliminados na 1 fase, e não adianta o Bernardinho vir com a mesma ladainha de que enfrentamos times que são verdadeiras seleções, pois quem contrata Vivian vai ter resultado de Vivian, nada contra ela, dito isto, acho que esse SESC deve estar rindo de orelha a orelha, afinal, herdou e vai estampar o nome na camisa do clube a troco de muito pouco até agora. Acordei sonhando com Fabiana e pelo jeito vou terminar o dia com Mayhara na cabeça. É impressionante como este clube não tem essa ambição de subir esse degrau a mais. Tomara que eu queime minha língua.

Anônimo disse...

Vale lembrar que o Volero Zurich inscreveu a levantadora sérvia Ana Antonijevic, caso Fabiola não se recupere totalmente a tempo. Além disso, também estão inscritas as atacantes Brankica Mihajlovic e Nancy Carrillo. Ou seja, os dois times brasileiros terão verdadeiras pedreiras na primeira fase.

L.MESQUITA disse...

Laura tá lá no site da FIVB, Giovana Gasparini inscrita no Mundial.

Laura disse...

Não estava sabendo destes reforços do Volero. Os dois brasileiros vão ter q se valer bastante do conjunto para superar os europeus.

É, Ro, entendo a frustração, até pq mesmo com a Unilever o investimento quase sempre foi relativamente comedido. É uma estrangeira e um grupo de brasileiras de um nível financeiramente mais acessível, pouco assediadas pelo exterior. O time nunca foi formado para buscar além da SL, o que é uma pena até para a representatividade do campeonato e do volei brasileiro.

l.mesquita disse...

Laura e Ro, o time do agora SESC RJ é formado de acordo com as suas condições financeiras. Bernardinho não tem culpa se com um time que era a QUARTA FORÇA da SUPERLIGA com investimentos menores que o do PRAIA,NESTLÉ e MINAS conseguiu ser CAMPEÃO.A verdade é que o BERNARDINHO sempre conseguiu vencer das equipes com maior investimento e,no último MUNDIAL, só perdeu de 3x2 para as "seleções do mundo europeias". Sendo que o fator FUSO HORÁRIO afetou muito as jogadoras. Em 2017, eles estão indo antes para se adaptar ao FUSO, talvez não percam de 3x2...

Sergio disse...

Amigos, boa noite!

Acho que os dois times brasileiros vão lutar para ver quem fica na frente, pois nem o Osasco nem o Rexona tem time para ser campeão. Sou torcedor do Rexona, agora SESC-RJ, contudo não me iludo. Infelizmente esse mundial vai ficar mais uma vez no sofrimento. Se o SESC-RJ, a linha de passe é ruim, a do Osasco tenta se igualar.

Jess disse...

Retiro o q falei.. se realmente o Volero estiver com esse time,poucas chances pro Osasco passar pras semis.. ainda acho que o Rio pode passar de fase..

Chandler Bing disse...

Vamos por partes.
Primeiramente gostei da Giovana ter sido inscrita pro Mundial. Ela é uma ótima levantadora, tem um entrosamento legal com a Helô, e acho que chega pra somar.
Em relação ao Volero, eles estão realmente querendo este título... Ana Antonijevic, Nancy Carrillo e Brankica Mihajlović só aumentam a qualidade do time suíço, espero que o time seja poderoso dentro de quadra tanto quanto no papel.

Quanto ao time do Rio, não dá pra dizer que é um time barato, pois embora o time tenha fama de gastar pouco com as jogadoras, eu acredito que toda a comissão técnica seja muito cara, então o time não faz tantas loucuras, contratando jogadoras tão caras.


Em se tratando do mundial, acredito sim que Rio e Osasco tenham chances de ir pra final, e porque não serem campeões? Tanto Eczacibaşi quanto o VakifBank tem uma linha de recepção meio frágil, então eu acho que o caminho pros times brasileiros conseguirem vencer esses fortes europeus vai depender de um bom saque.

Jess disse...

L. Mesquita discordo, quando diz que o Rio está no grupo da morte, Vakifbank realmente é um time forte, mas o Dinamo é uma incógnita, e o Rio pode sim ganhar delas..ACHO melhor pegar o Dinamo do que o Volero..

Sergio disse...

Laura, bom dia!

Se GIOVANA está inscrita para o mundial, significa que ela foi contratada pelo Rexona, agora SESC-RJ, dessa maneira Camila Adão será dispensada? Se for já começou bem o SESC-RJ.

Anônimo disse...

Camila Adão não permanecerá no time para a próxima temporada, porém ela ainda jogará o Mundial. O Rio de Janeiro inscreveu 4 levantadoras para o torneio: Roberta, Camila Adão, Giovanna e Mikaela.

l.mesquita disse...

Jess, eu não disse que o SESC-RJ não vai ganhar de ninguém, só disse que o grupo do SESC-RJ é mais difícil que o do NESTLÉ,considero o GRUPO do SESC-RJ o GRUPO DA MORTE, porque inclusive a equipe japonesa do HISAMITSU é mais forte que a do RED ROCKETS.

George disse...

Mesquita, o NEC foi campeão japonês, vencendo (mais de 1x) o Hisamitsu. O NEC é muito mais time, não exagera!

Jess disse...

L. Mesquita, eu entendi o que você quis dizer, mas na minha opinião, acho o grupo do Osasco mais difícil, vai ter que jogar muita bola pra passar de fase..vai correr por fora, pq pra mim os favoritos são Vitra e Volero.

Ja o Rio, acho favorito pra ganhar do Dinamo, que tem uma levantadora terrível que acha que só tem uma atacante no time..agora se a Kosianenko resolver distribuir o jogo, pode complicar..


Mas jogo é jogado e tudo pode acontecer;

Abs;

Sergio disse...

Concordo com você, Mesquita, com certeza o grupo do SESC-RJ deve ter sido escolhido a dedo, se pudessem colocariam o Vita também no grupo, tudo para tirar o SESC-RJ (tô brincado), mas o grupo menos forte foi o que o Osasco pegou, com certeza.

Jess disse...

Por isso que gosto desse blog, apesar das diferenças em opiniões, nunca há desrespeito..

Vakif >>>>>> Vitra
Volero >>>>>>>> Moscow
NEC >>>>> Hisamitsu

Sergio disse...

Esse é o melhor blog que já encontrei. Pois o pessoal que escreve aqui, apesar de não concordar com um pensamento da outra pessoa, não agride ninguém, apenas expõe seu pensamento. E todos pelo que vejo entende de volei e gosta do esporte.

l.mesquita disse...

Acho que com a contratação da MATADORA MIHAJLOVIC e da levantadora ANTONJEVIC,o VOLERO ZURICH passa a ser favoritíssimo na chave do NESTLÉ. MIHAJLOVIC depois de ser lapidada por BERNARDINHO arrasou nas Olimpíadas RIO-2016, atacante alta e fortíssima, osso duro de doer.

Jess disse...

Isso mesmo L.Mesquita, estava me referindo a entrada dessas jogadoras, quando falei que o Osasco vai ter que jogar muito pra passar de fase..

Acabei de ver o Jogo do Kazan X Moscow.. passe do Moscow tava de matar e a levantadora sem comentários.. Mas ainda ganharam..

O Vitra "Vitrando" contra o Vakif como sempre..

Chandler Bing disse...

Apesar do Volero ser muito forte no papel e ter trazido Carrillo, Mihajlović e Antonijevic (que são atletas agenciadas pelo Volero), estas chegam sem o entrosamento ideal com o resto do time. Mas pelo que vimos até agora, pela qualidade dos times, pelos investimentos dos mesmos, eu vejo este mundial como o mais forte da história.

L.MESQUITA disse...

Olha Chandler, MIHAJLOVIC não precisa de muito entrosamento não, basta empinar a bola que ela senta a porrada, além disso as duas levantadoras sérvias treinam com ela na seleção... Estava vendo alguns jogos do HISAMITSU pela internet, inclusive o 3x2 contra o SESC RJ no MUNDIAL de 2016. É um time muito técnico, chato de vencer com jogadoras da SELEÇÃO JAPONESA Miyu Nagaoka,Yuki Ishii,Risa Shinnabe,Nana Iwasaka,Sayaka Tsutsui e Chizuru Kotō.

Chandler Bing disse...

L. Mesquita, pois é... tanto Mihajlović quanto Carrillo é só empinar as bolas que elas se viram... mas quando eu falo em entrosamento, não falo somente entre Levantadora e atacante (que é o principal), mas falo de outros entrosamentos também, que são essenciais para um time.
E caso Fabíola realmente não vá para o Mundial, Antonijevic precisa estar com o entrosamento com as outras atacantes em dia também.

A própria Mihajlović sentiu a falta de ritmo no Mundial que o Rio disputou em que ela estava na equipe (se eu não me engano foi em 2013), e olha que quem estava levantando era a grande Fofão.
Ou seja, mesmo as grandes atacantes as vezes sentem um pouco essa falta de entrosamento.

Rodolpho Francis disse...

Chandler, a Mihajlovic estava fora de forma. Assistas a outros jogos dela na equipe que voce vai perceber a perda de peso que ela teve.

Lucas Gadelha disse...

Giovana fechou com o Fluminense. Lá ela será titular, enquanto que no Sesc seria reserva da Roberta. Rio conratou Carol Leite e dispensou Camila Adão.

Chandler Bing disse...

Rodolpho, fora de forma porque ela estava voltando de férias, tipo agora, depois da temporada na China ela tirou umas férias, inclusive eu vi umas fotos dela no Instagram curtindo esse momento merecido.
Pois sim, durante a temporada no próprio Rexona ela melhorou muito, acompanhei todos os jogos que pude e vi tal evolução. Inclusive hoje ela é uma atleta bem mais madura e acredito que ela não sinta o jogo como naquela ocasião.



O que eu estou querendo dizer é que estamos esperando grandes coisas do Volero por ter inscrito 3 jogadoras fodonas (me perdoem pelo termo) para o Mundial, e podemos nos decepcionar. Acredito sim que o time virá forte, mas com os pés no chão.

Sergio disse...

Senhores, se com a GIOVANA estava feliz, com Carol Leite estou ainda mais, pois a Carol é mais jogadora que a GIOVANA. Ainda bem que a comissão não persistiu no erro com Camila Adão.

Sergio disse...

Senhores, se com a GIOVANA estava feliz, com Carol Leite estou ainda mais, pois a Carol é mais jogadora que a GIOVANA. Ainda bem que a comissão não persistiu no erro com Camila Adão.

George disse...

Gente, vcs assistiram algum jogo da Miha na China nessa temporada? Muito abaixo do que a gente já viu dela. Aliás, quem carregava o piano do Tianjin era a Carrillo, até se lesionar nas semis. Inclusive, nesses jogos, a Miha chegou a marcar 4 pontos em 1 jogo inteiro.

eLIEZER disse...

Alguem sabe se o sporTV vai passar os jogos do mundial? Obrigado