segunda-feira, 27 de março de 2017

Sayounara, Saori



Mais um adeus na temporada, desta vez internacional. Neste final de semana, Saori Kimura se despediu das quadras no All-Star Game da liga japonesa. Ela já tinha anunciado que esta seria a sua última temporada e no sábado foi o seu adeus definitivo.
 
Saori foi símbolo de uma espécie de renascimento da seleção japonesa lá pelo final da primeira década dos anos 2000 até o bronze conquistado em Londres, em 2012. 

A seleção que, até então, tinha como referência jogadoras baixinhas e habilidosas como a levantadora Takeshita e a líbero Sano, agora contava no seu elenco também com uma grande atacante, que, mesmo não tendo a força como maior característica, comandava a pontuação e era capaz de carregar o piano.
 
Saori acabou, por esta capacidade, por colocar o Japão em outro nível de competitividade e fez com que nós, estrangeiros, olhássemos para a sua seleção de outra forma. 

Pelo Japão conquistou o bronze em Londres e no Mundial de 2010. Tem quatro títulos do campeonato japonês com o Toray Arrows, clube em que jogou praticamente toda sua carreira, tendo uma breve e vitoriosa passagem pela Turquia. Antes de defender o Galatasaray, esteve no Vakifbank, onde venceu a liga turca e uma Champions League na temporada 2012/13.
 
E ela se despede de tudo isso precocemente aos 30 anos. Uma pena. Não me importaria nada que este post ficasse desatualizado caso a Saori mudasse de ideia e ficasse mais uns anos em quadra. 

7 comentários:

Jess disse...

Aposentou cedo..

Chandler Bing disse...

30 anos... normalmente nessa idade as jogadoras estão no auge da carreira, em uma ótima forma física e técnica.
Infelizmente vai ser menos uma grande jogadora que vamos ver nos Grand Prix da vida.
Grande Saori.

L.MESQUITA disse...

Descobri o porquê de SAORI KIMURA se aposentar tão cedo do voleibol, ela agora vai seguir carreira na MÚSICA: Em 2017, Kimura fará uma turnê pelo Japão como música, junto com a produtora Ishida Akira que compôs várias músicas originais para ela. Assim como FABIANA CLAUDINO se afastou da seleção para dedicar mais tempo À carreira de modelo. Só que SAORI foi mais radical abandonou o vôlei mesmo e Fabiana só se aposentou da seleção.

Willker José disse...

Que notícia triste.
A Saori foi uma jogadora fantástica. Super habilidosa. Se tivesse uma jogadora com um melhor nível ao lado poderia ter levado o Japão mais longe.

L. Mesquita disse...

Justamente agora que apareceu a SARINA KOGA q eh uma eximia atacante, a SAORI se aposenta pra ser cantora. Mas eh o sonho dela, nao eh mesmo?

Laura disse...

L.Mesquita, obrigada pela informação. Não tinha encontrado a razão de aposentadoria tão precoce. Bastante curiosa, por sinal!

Mantronix Inc disse...

Acredito q as asiáticas tem um prazo de validade menor q outras no q se refere a parte física.