Os 4 passos que levaram o Minas ao G4
Com a vitória por 3x1 sobre o Brasília, o Minas assumiu a quarta colocação da Superliga 16/17 desbancando justamente a equipe do DF. Mas o caminho rumo ao G4 não se resume a esta partida.
Vamos recapitular os passos que levaram o time mineiro da rabeira ao topo:
Vamos recapitular os passos que levaram o time mineiro da rabeira ao topo:
1- Chegada da Hooker
Fotos Minas: Orlando Bento
O Minas tinha séries dificuldades em colocar a bola no chão no ataque, dependendo quase que exclusivamente da Rosamaria. A norte-americana chegou, pegou ritmo de jogo mais rápido do que se imaginava e já está na liderança da pontuação no ataque.
2- Adaptação da Rosamaria
Um receio que havia com a chegada da Hooker era o deslocamento da Rosamaria para jogar como ponteira passadora. Afinal, corria-se o risco de se ter grandes prejuízos na recepção e ainda perder uma atacante importante para o time até o momento. Com uma estratégia que a esconde boa parte das vezes do passe, Rosamaria tem formado com Hooker um dupla poderosa de ataque - ao menos na SL.
3- Reforço da Jaqueline
3- Reforço da Jaqueline
A Jaqueline só foi ser titular nestas duas últimas rodadas, mas o efeito que provocou sua chegada já vem desde o início do ano. Primeiro porque, provavelmente por se sentir ameaçada, a Pri Daroit cresceu bastante. Ficou ainda mais segura no passe e teve papel importante em diversas partidas no ataque. Segundo que, titular ou reserva, a Jaque dá mais opções de composição ao Paulo Coco.
4- A queda dos adversários
4- A queda dos adversários
Foto: Felipe Costa/Ponto MKT Esportivo
Enquanto o Minas tentava se encontrar, Brasília e Bauru aproveitaram a brecha para subir nas tabelas no primeiro turno e ocupar o espaço que poderia ser da equipe mineira. Porém, nenhuma das duas equipes conseguiu se sustentar no returno e muito menos deter o avanço do Minas na tabela.
O Brasília, depois de flertar com a terceira posição, se despede do top 4 da SL, num caminho que não deve ter mais volta.
************************************
Rumo ao o top 3?
Apesar de ser importante se colocar entre os quatro primeiros, o ideal para o Minas seria mesmo alcançar a terceira colocação. Digo isso, claro, para evitar um possível confronto com o Rexona na semifinal.
Para alcançar o top 3, a disputa está mais distante, com Osasco e Praia 10 pontos à frente. Neste final de turno, a tabela fica complicada para todos e, mesmo que o Minas vença os confrontos diretos, a briga vai ficar equilibrada. Aí é que acredito que a demora da montagem do time e os pontos perdido no primeiro turno irão fazer falta.
************************************
São Cristóvão Saúde/São Caetano 1x3 Genter Bauru
Vôlei Nestlé 3x2 Fluminense
Pinheiros 2x3 Renata Valinhos
Rio do Sul 0x3 Dentil/Praia Clubes (31/01)
Sesi 0x3 Rexona (24/01)
- E o Valinhos que conseguiu sua primeira vitória na SL 16/17? E logo contra o Pinheiros, que vinha fazendo um bom returno! Com este resultado e com o Fluminense mostrando poder de reação e conquistando bons resultados, será que o Pinheiros consegue roubar a sétima colocação do tricolor carioca?
Comentários
O Brasilia vem numa descendente impressionante, parece que o time só era encaixado pq ninguém conhecia o esquema. Agora q ele ficou marcado, parece q é muito frágil.
E ao contrário de você, eu acho o máximo ver um time de nanicas ganhando (independente de pra quem eu torça, um bom jogo de voleibol vai ser sempre prioridade). Isto mostra que o vôlei não é só altura, e que um time, se bem montado e organizado taticamente, pode conseguir bons resultados. Quem reclama do Rio está sempre ganhando é porque tem raiva do time ser competente dentro de suas limitações.
Sou Osasco, e esse ano o time ta bem mais humilde, pq nas temporadas passadas tinha jogadora que se achava maior que o clube..
L. Mesquita CONCORDO
ô diferença de comando tecnico do Rio para o Osasco, chega dá vontade de chorar..kkkkkkk