O retrato da decadência



O Dinamo Krasnodar, que há dois anos contava com estrelas do nível de Fernanda Garay, Sokolova e Kosheleva,  luta para não fechar as portas. Neste final de semana, as jogadoras do time se recusaram a entrar em quadra contra o Dinamo Kasan pelo campeonato russo como protesto pela falta de pagamento de salários. Já são sete meses de atraso. O clube ainda lida com mais de uma dezena de reclamações na Justiça por dívidas financeiras.

Não é a primeira vez que o Krasnodar está nesta situação. Garay e Fabíola tiveram que cancelar seus contratos em 2015 exatamente por uma punição da CEV ao time por atrasos dos pagamentos. Até agora, nem a Federação Russa de Vôlei nem a CEV tomou alguma atitude punitiva pelos atrasos atuais - lembrando que o Krasnodar está na disputa, também, da Champions League. 

***********************************

O Krasnodar não deixa de ser um retrato da decadência do campeonato russo que, na última década, atraiu, juntamente com a Turquia, boa parte das principais atletas internacionais. Enquanto o campeonato italiano se esvaziava devido a crise financeira dos clubes que se intensificou a partir de 2008, Rússia e Turquia iam no contrafluxo, oferecendo as melhores propostas financeiras.

Hoje a Turquia segue com poder financeiro para atrair os destaques internacionais. Embora a disputa se limite mesmo a três clubes, o campeonato tem ganhado força com investimento de outros times como Bursa e Galatasaray, ampliando o mercado para jogadoras estrangeiras.

Na Rússia aconteceu o contrário. Os times, inclusive dois dos três "Dinamos" (Kasan e Krasnodar), reduziram os investimentos e a contratação de jogadoras da elite internacional para esta temporada. Apesar de conseguir manter boa parte das jogadoras russas, o campeonato já não é mais um grande atrativo para as estrelas estrangeiras. Em competitividade, perde para os campeonatos turco e ao recuperado italiano. Em apelo financeiro, ao novato chinês.

Comentários

Joffre Neves disse…
7 meses sem salário...Uma extrema sacanagem com a comissão técnica e jogadoras.Espero que todas consigam algum time pra jogar porque a situação não está fácil a ninguém.
Mantronix Inc disse…
Nada me surpreende se brevemente acontecer a mesma coisa na Turquia, quando caírem na real dos super salários sobrevalorizados. Aproveitem enquanto puderem.
George disse…
Assisti a alguns jogos da liga russa desse ano e tá sofrível. Sem as grandes atletas russas e com apenas 1 time com alto investimento, os jogos estão sendo nivelados por baixo. Sem Sokolova e Gamova o vôlei russo ficou muito desfalcado. Ainda Kosheleva foi pra Turquia.
Me arrisco a dizer que, em confrontos diretos, os times russos ficariam em 6º-7º na Superliga brasileira.
L. Mesquita disse…
"O RETRATO DA DECADÊNCIA" é um título bem apropriado não só aos clubes russos,mas a TODO O VOLEIBOL RUSSO que perdeu muito sua CREDIBILIDADE com SUCESSIVOS ESCÂNDALOS DE DOPING,que aliados à crise financeira vem AFASTANDO OS INVESTIDORES.Até por isso,DESCARTO a possibilidade de algum time russo vencer a LIGA DOS CAMPEÕES-2017.Pra mim,os favoritos para disputar o título europeu de 2017 são:Fenerbahçe-TURQUIA(YEON KOUNG KIM,NOOTSARA TOMKOM e NATALIA ZILIO),VakıfBank-TURQUIA(MILENA RASIC,TING ZHU e LONNEKE SLÖETJES),Eczacıbasi-TURQUIA(MAJA OGNJENOVIC,TIJANA BOSKOVIC e TATIANA KOSHELEVA),Chemik Police-POLÔNIA(com a oposta colombiana Madelaynne Montaño,as sérvias Stefana Veljković e Jelena Blagojevic e a base da seleção polonesa),Nordmeccanica Modena-ITÁLIA(JOVANA BRAKOCEVIC,CATERINA BOSETTI e FRANCESCA FERRETTI),Imoco Conegliano-ITÁLIA(CAROLINA COSTAGRANDE,ROBIN DE KRUIJF,MONICA DE GENNARO e SERENA ORTOLANI) e Voléro Zürich-SUÍÇA(FABÍOLA,MARI-PB,OLESIA RYKHLIUK e NATALYA MAMMADOVA).
Para o CAMPEONATO MUNDIAL,as vagas estão distribuídas da seguinte forma:
1.Sede: Hisamitsu Springs-JAPÃO
2.Campeão Asiático: NEC Red Rockets-JAPÃO
3.Campeão Sul-Americano: a definir
4.Campeão Europeu: a definir
5,6,7 e 8 Convite: 4 clubes convidados a definir
Um blogueiro anti-ético e torcedor incondicional do NESTLÉ,defendia que um dos convidados deveria ser o NESTLÉ,mas depois do que aconteceu na COPA BRASIL,acho essa hipótese pouco provável,porque o BERNARDINHO mostrou em quadra que se algum CLUBE brasileiro merece esse convite,esse clube é o REXONA.
Já no MUNDIAL MASCULINO as vagas estão distribuídas da seguinte forma:
1.SEDE:CAMPEÃO POLONÊS
2.CAMPEÃO ASIÁTICO:Sarmayeh Bank Tehran VC-IRAN(Base da seleção do IRAN)
3.CAMPEÃO EUROPEU: a definir
4.CAMPEÃO SUL-AMERICANO: a definir
5 e 6:CAMPEÕES NACIONAIS dos 2 países primeiros colocados do RANKING MUNDIAL(BRASIL e POLÔNIA),ou seja,um CLUBE DA SUPERLIGA BRASILEIRA e outro CLUBE DA LIGA POLONESA.
7 e 8 Convite: 2 clubes convidados a definir
A POLONIA é o país mais apaixonado por vôlei no MUNDO, seja na quadra ou na praia, os poloneses lotam as arquibancadas.Lá o vôlei é o esporte mais popular do país, volta e meia eles promovem jogos de volei em Estádios de Futebol.Asseco Resovia Rzeszów(Marko Ivović,Gavin Schmitt,Marcin Możdżonek e Fabian Drzyzga),ZAKSA Kędzierzyn-Koźlev(Benjamin Toniutti,Kévin Tillie,Dawid Konarski e Paweł Zatorski) e PGE Skra Bełchatów(Nicolás Uriarte,Srećko Lisinac,Michał Winiarski e Bartosz Kurek)são os clubes mais tradicionais e vitoriosos da POLÔNIA.Os 3 disputam a Champions League e estão nas 3 primeiras colocações da PLUS LIGA(CAMPEONATO POLONÊS).O contrato da FIVB com FEDERAÇÃO POLONESA prevê a realização dos MUNDIAIS 2017 e 2018, com a possibilidade de renovação por mais duas temporadas 2019 e 2020.A POLÔNIA já tem 2 CLUBES garantidos no MUNDIAL,porém a FEDERAÇÃO POLONESA que 3 clubes no Mundial,se um CLUBE POLONÊS for CAMPEÃO EUROPEU,a terceira vaga está grantida,caso contrário o terceiro clube polônes pode vir através de convite.Se nenhum CLUBE ITALIANO for CAMPEÃO EUROPEU,provavelmente um convite será da ITÁLIA.Se o CRUZEIRO for CAMPEÃO da SUPERLIGA e do SUL-AMERICANO,a vaga vai para o segundo colocado do SUL-AMERICANO que pode ser o MONTES CLAROS-MG,UPCN-ARGENTINA ou BOLÍVAR-ARGENTINA.
Anônimo disse…
É uma pena ver que se a nossa superliga fosse melhor administrada , poderia ser a melhor liga. Grandes atletas, povo apaixonado e grandes técnicos. Falta justamente maior estrutura e marketing. Gostam de levar a superliga para regiões que não tem clubes, e pq não levam a copa brasil tbm??? O ginásio de Belém é muito melhor e maior do que o de Campinas.
Anônimo disse…
Fico pensando pra que servem as federações no Brasil, pq não utilizam os estados para fazerem uma superliga, tipo um time por estado. No inicio poderiam ser 12 e depois aumentar para outros lugares.EX:
1 Amazonas
2 Pará
3 Distrito Federal
4 Mato Grosso
5 Paraná
6 Rio Grande do Sul
7 Rio de Janeiro
8 São Paulo
9 Minas Gerais
10 Ceará
11 Bahia
12 Pernambuco
Assim todas as regiões teriam representantes, o público seria muito maior e os ginasios melhores. Ideias pra melhorar não faltam.
L. Mesquita disse…
De ideias e ideais o inferno ta cheio. Desculpe a brincadeira amigo ANONIMO... Mas apesar de louvavel a sua ideia,tem que ter GRANA pra executar, e muita GRANA... Pesquise o valor das passagens pra fazer essas viagens de NORTE A SUL E LESTE A OESTE do BRASIL, multiplique isso pelo numero de jogadores e comissoes tecnicas, numero de jogos, diarias de Hoteis, alimentacao etc... O Brasil e um PAIS gigante, ao contrario de SUICA, ITALIA, FRANCA, POLONIA, TURQUIA , as viagens AQUI SAO IMENSAS... Sonhar nao custa nada,mas ... Isso sem contar o desgaste das jogadoras com essas idas e vindas.
Mantronix Inc disse…
FENERBAHCE v VAKIFBANK 2017

https://www.youtube.com/watch?v=hMFfnNM0ti0
Mantronix Inc disse…
ECZACIBASI VITRA v FENERBAHCE 2017

https://www.youtube.com/watch?v=tQFlbgxtEdM