Vitória do Praia, "mérito" do Osasco
Dentil/Praia Clube 3x2 Vôlei Nestlé/Osasco
O primeiro turno da Superliga vai chegando ao fim e aí é que começa a diversão. Afinal, os grandes começam a se encontrar e a travar disputas bem mais interessantes. Foi só eu escrever que a SL estava tendo poucas disputas em tie-break para que, na 8ª rodada, duas partidas chegassem ao quinto set.
Uma delas foi entre Praia e Osasco. Um jogo muito equilibrado, quente, com direito a provocações e muitas voltas e reviravoltas.
Uma delas foi entre Praia e Osasco. Um jogo muito equilibrado, quente, com direito a provocações e muitas voltas e reviravoltas.
*********************************
Estou para dizer que o Osasco é que perdeu o jogo e não o Praia venceu. Acho que a equipe paulista foi mais dona do seu jogo – para o bem e para o mal. Tanto que superou o Praia em pontos de ataque, de bloqueio, de saque e em... erros.
Conquistou as vantagens por mérito próprio através da força ofensiva pelas pontas, na boa preparação dos contra-ataques e no bloqueio. Por outro lado, cedeu as mesmas vantagens com erros de ataque e recepção, recolocando o Praia diversas vezes de volta na partida.
Ao Praia, ainda sem contar com a Álix, coube o mérito de agredir quando esteve com o saque e trabalhar a bola com paciência esperando a falha do adversário, que, ao final, foram muitas: 34 pontos.
Ao Praia, ainda sem contar com a Álix, coube o mérito de agredir quando esteve com o saque e trabalhar a bola com paciência esperando a falha do adversário, que, ao final, foram muitas: 34 pontos.
*********************************
Mas o Praia não poderia depender somente da Ellen. E não foi fácil para a Claudinha colocar as meios de rede na partida com os altos e baixos da sua recepção. Quando conseguiu, à base de muitas insistência, o sistema ofensivo mineiro encorpou. A bola com a Fabiana está ajustada e foi essencial para desafogar o ataque.
Assim, de forma geral, acho que tudo foi mais trabalhoso para o Praia, principalmente nas ações ofensivas.
*********************************
Até me surpreendeu que o Luizomar, que adora uma substituição à primeira falha de uma jogadora, não tenha retornado com a Paula Borgo no lugar da Bjelica no tie. A sérvia sentiu o peso de ter que definir e o Osasco ficou meio capenga com a Tandara jogando machucada. (aqui um aparte: vale tanto sacrifício da jogadora para uma partida classificatória?)
*********************************
*********************************
Fluminense 2x3 Camponesa/Minas
São Cristóvão Saúde/São Caetano 0x3 Pinheiros
Genter Vôlei Bauru 3x0 Sesi
Renata Valinhos 2x3 Rio do Sul
- Hooker estreou no Minas! Ainda pegando ritmo, foi discreta, fazendo10 pontos de ataque. Mas a sua presença parece ter ajudado indiretamente no aproveitamento das outras atacantes, inclusive da Mara, que voltou a ser central e a pontuar significativamente no ataque e no bloqueio. Se não fossem os erros dados ao Flu, o Minas poderia ter conseguido uma vitória de 3 pontos, o que seria bastante importante para quem, a partir de agora, pega duas pedreiras: Praia e Rexona.
Comentários
O time praiano teve muita dificuldade em por bola no chão, mesmo a Helen. Fazer 19 pontos em 5 sets é pouco para que uma atacante se destaque e foram poucos os ataques limpos que ela fez. Se o passe não sai, a Claudinha não pode variar. Nos poucos momentos que foi perfeito, ela fez belos levantamentos - principalmente as chutadas com a Fabi. Aliás, mesmo nos bloqueios simples ainda tem jogadora que erra. Eu honestamente não entendo como isso pode acontecer, considero inadmissível. Espero que a Alix volte e bem o quanto antes. Se ela estivesse em quadra as coisas teriam sido mais fáceis.
É sempre muito bom assistir o time de Osasco perder. Pane é a palavra que define tudo nesse time, comissão técnica e jogadoras, já há algum tempo. Gabi entregou o quarto set fazendo um dos lances mais bizonhos que vi no vôlei feminino. O que foi aquilo? Já tem vários anos que Nestlé não ganha um set sequer do Rexona. Espero que venha mais um 3-0 para as cariocas. Vai ser divertido ver o time despencar na tabela mais uma vez.
Torcendo imensamente para Praia, efusivamente para o Brasília e humildemente para o Bauru. E que o Minas se recupere com a chegada da Hooker e da Jaque. A Superliga está com vários times legais, espero que o nível só aumente a partir daí e que nenhum seja extinto. Logo mais teremos o time do ZR vindo também.
Osasco conseguiu aumentar sua lista de vexames, nem por perder pro Praia em si, mas porque jogou melhor mas pipocou de novo em momentos em que podia ter fechado o set (a derrota no 4º set com um show de erros, e os muitos erros no tie, isso mesmo salvando 4 match points depois de estar atrás 14x11, os 34 erros), Bjelica e Tandara sentiram no final e erraram além do que podiam, irem eximí-las da culpa em comparação aos três patetas porque Tandara jogou no sacrifício e mesmo assim marcou 23 pontos, Bjelica saiu do banco e correspondeu na maioria da partida, fazendo com que a Paula jogando mal não fosse um problema.
Mas não adianta, o espírito pipoqueiro ronda o time desde que Lulu esteja sentado no banco pra dar instruções pra "moçada" e pra morrer abraçado com sua protegida, dá pena da Malesevic, Praia fez um ace nela, Luizomar põe Gabiru, tie break Osasco não vira bola (nem lembro se foi ela ou não), lá vem Gabiru, Lulu adora ela, abraça toda vez que faz alguma coisa importante na quadra, capaz de botar de titular só pelo toco na Fabiana, já é a capitã mesmo, apesar de não ter bola pra ser titular nem do São Caetano.
Largar esse time eu não vou mas que desânimo ver Lulu com o Spencer sendo parte da comissão, aí você olha pro Brasília, eles tem uma levantadora melhor sem ocupar 7 pontos e principalmente, técnico, fora isso, uma ótima veterana, mas fora de seu auge e uma jogadora que passou uma década na reserva até ter uma chance, mas todas jogam bem.
Vou reservar um post só pra falar da distribuição da Pani porque merece.
PS: "Já tem vários anos que Nestlé não ganha um set sequer do Rexona" - tá incorreto isso daí, Osasco até venceu um dos jogos na semi passada (o 1º, e perdeu o 2º de 3x1), claro que isso saiu da memória porque venciam o 2º jogo por 1x0 e tinham 21x16 no 2º set, Pani encheu a Gabiru de bola e foi um toco atrás do outro.
PS2: "espero que o nível só aumente a partir daí e que nenhum seja extinto" - olha, acho que, rebaixado ou não, o SESI tem boas chances de largar o vôlei feminino, já depenaram o projeto e montaram um time sub-23, não acho (ainda) que a Nestlé largará Osasco, mas sempre fico preocupado, os títulos não vêm, os vices viram eliminações precoces, e vale lembrar que o Bradesco pulou fora mesmo com 3 títulos, irá a Nestlé fazer o mesmo, apesar de todo o suporte que tem dado? Condições também não são as melhores pra apostar no esporte.
Mas o melhor mesmo foi o ponto do jogo, 17x16, Osasco tendo que salvar mais um match point, três opções, Bjelica, Tandara e Saraelen, Dani manda a bola pra quem? Pra terceira, com 4 pontos de ataque na partida inteira, uma chutada ruim que basicamente vai de graça, Praia fecha no contra-ataque.
Essa é a ex-levantadora Dani Lins que conhecemos bem, aquela que o Bernardinho trocava pela Camilla Adão pra apagar incêndio, aquela que por Osasco jamais repetiu suas atuações no SESI, que ganhou cadeira cativa na seleção porque seu melhor momento ocorreu em uma Olimpíada, mas que declina ano após ano, aquela que não tem capacidade de liderar em quadra, que faz todos os fundamentos bem exceto pelo levantamento, pensar que Osasco preferiu mantê-la com salário reduzido ao invés de trazer a Macris, terão mais uma chance, mas agora Macris estará mais valorizada e provavelmente vai subir um ponto no ranking.
Sei que é indelicado falar isso mas, nunca celebraria tanto uma gravidez quanto a dela, Osasco aloca 7 pontos pra uma posição de alta importância e tem recebido dentro de quadra uma atleta que performa como se fosse de 3 pontos.
E Parabéns ao Praia, conquistaram a vitória mesmo sem sua grande pontuadora, mesmo com a Tássia sendo Tássia no passe, porque a Ellen apareceu no bloqueio e a Fabiana brilhou, mesmo voltando de lesão e fora da forma ideal.
Vou ter q descordar de vc quando lança esse demérito ao Praia "o Osasco é que perdeu o jogo e não o Praia venceu." Vôleibol também é um esporte d quem erra menos, vide o Rexona q tem como característica errar muito pouco e longe de ser um time d atacantes matadoras como um Eczacibasi da vida, consegue com limpeza do seus erros imprimir um voleibol d alto nível.
Por isso q sou fã das irmãs Michelle e Monique q só descem o braço na hora certa, não desperdiçando ataques pontuando pros adversários.
Até agora, pra mim, foi o melhor jogo de se assistir, ok não foi uma partida de alto nível técnico, mas foi muito equilibrada e emocionante. E para o torcedor/telespectador isso é o q importa.
Me chamou a atenção a atacante serva Biélika, com aquela carinha de boneca tem uma porrada fortíssima no braço, pena q na reta final deslanchou uma série de erros, pois estava vindo muito bem.
-Paula: Quando o Osasco precisa ela some
-Helo: Banco
-Lorenne: em todos os jogos do Sesi está Ela x o adversário
-Andreia: Quem? As vezes nem parece que está em quadra
-Barbara: Contra os pequenos é uma beleza, contra os grandes nem ve a cor da bola.
-Bruna: Boa Jogadora. Gosto do seu estilo de jogar e está crescendo muito no Bauru
-Rosa: Pode ser a maior pontuadora da Superliga, mas em aproveitamento é uma negação
Quanto às jogadoras em si, também não entendi a permanência da Tandara em quadra mesmo machucada, será que ninguém da CT pensou que ela poderia ter uma lesão mais grave e quando realmente fosse necessária não estar disponível?
Quanto à Dani é mais do mesmo: num memso jogo consegue fazer jogadas incríveis e entregar o pato pro adversário. Por essa falta de regularidade dela não consigo vê uma grande levantadora como fala por aí.
Quanto ao Praia as falhas na recepção podem comprometer tudo mais uma vez. Não sei o que essa líbero está fazendo ainda ali. Péssima tanto na recepção quanto na defesa. Que bom que a Claudinha acertou a bola com a Fabiana, mas ainda parece estar insegura com a Wal. Gosto da Ramirez, do estilo cubano, mas é mesmo necessário começar a provocar logo no primeiro set?
Como disse a Laura, vamos ver como essas equipes se comportam diante do Rexona que também tem falhas visíveis, mas tem um Bernadinho no banco.
Quanto ao Praia, essa recepção é sofrida. A quantidade de aces que Osasco fez, anteriormente o time de Brasilia também tinha feito vários também. Acho Wal mais confiável no passe do que a Tássia, pq não tentam isso? Claudia coitada corre de um lado pro outro e é, sem duvida nenhuma, uma das melhores jogadoras do time.
Gostei do jogo e espero que tenham mais embates emocionantes (mesmo que não sejam tão primorosos em qualidade).