GP - Brasil 3x1 Bélgica
Em partidas como esta contra a Bélgica há pouco o que se ganhar e muito a se perder. Ainda mais pelo momento que o Brasil vive de indefinição de estilo de jogo. Se vence jogando bem, não faz mais do que a obrigação. E as boas atuações individuais representam muito pouco. Agora, se perde ou joga mal, expõe a seleção a uma situação desagradável.
Afinal, por mais testes que se esteja fazendo, é sempre a camisa brasileira, bi-campeã olímpica, que está em quadra. E ela deveria impor respeito. A cada atuação ao estilo do primeiro set contra a Bélgica, é um pouco do respeito à nossa seleção que se vai. E pior, é a confiança do próprio time brasileiro que se perde um pouquinho.
Não duvido do potencial de recuperação técnica e tática da seleção brasileira, mas preocupa-me o quanto estas frequentes más atuações (de medíocres para baixo) podem afetar a confiança do grupo e a forma como os adversários enxergam o Brasil.
*******************************
Deixando este aspecto de lado, o Zé Roberto escolheu novamente o confronto contra Bélgica para fazer alguns testes. Jucy e Tandara começaram como titulares, Brait voltou como líbero e Jaque compôs a dupla de ponteiras com a Garay desde o início da partida.
Preferia ver a dupla Jaque e Natália. A Garay tem comprometido demais no passe e o Zé poderia ter aproveitado o embalo da Natália na última partida, em que ela esteve mais solta no ataque, e ter experimentado a combinação com a Jaque.
Todo mundo sabe que a Jaque não está em quadra para ser nosso desafogo no ataque, por isso achei exagerado o número de levantamentos da Dani para ela. Assim como previsíveis as jogadas com a Thaisa. Não por acaso as belgas estiveram tão em cima na marcação desta bola.
Pelo menos tivemos boas saídas de ataque com a china da Jucy, com quem a Dani tem um entrosamento legal. Ela sabe usar bem a velocidade da central. Já a Tandara cresceu ao longo da partida depois de um começo desastroso – de todo o time e dela também, pisando duas vezes na linha de três. Por vezes segurou o braço ou optou por largadas desnecessárias, mas mostrou bons momentos de potência. Quem sabe o fato de ter jogado uma partida inteira pode trazer a ela mais confiança.
*******************************
Um tratado em defesa da Adenízia - ou sobre a inutilidade de testá-la como oposto
Agora, o Zé inventou de última hora utilizar a Adenízia como oposto (a Valeskinha ao menos teve mais tempo para se preparar à função na qual, se lembro bem, ela já tinha jogado anteriormente). Ela não tem muito traquejo pra coisa. Só que, ao contrário da Val, ela tem condições de brigar por uma vaga como central. Por mais que tenha feito uma Superliga inferior à Jucy, ela não pode ser descartada da briga na sua posição. Quem diz que ela está pior do que a Jucy está sendo injusto porque ela quase não jogou como meio-de-rede este GP. Se não me engano, foram dois sets contra três partidas da Jucy.
Tenho duas questões que me incomodam nisso: a primeira é a utilidade deste teste; a segunda, a justiça da disputa pela terceira vaga de central.
O Zé pode estar fazendo isso para justificar a presença de quatro centrais nos Jogos, assim como fez com a Valeskinha. Ele talvez não queira abrir mão nem da Adê nem da Jucy. Ok. Mas o que isto acrescenta à seleção? Na prática, nossa inversão 5x1 de pouco adiantaria, com a Adê entrando vez ou outra para aumentar o bloqueio. É verdade que, pelo o que a Tandara tem apresentado, não será muito diferente se a oposto estiver entre as 12. Só
que acho que o Zé Roberto está complicando uma história que deveria ser
simples. Se ele tem a Natália também para fazer esta posição para que deslocar a Adenízia para oposto? Existem testes
mais coerentes do que este.
E se, depois de todos estes testes sem sentido, o Zé escolhe a Tandara? Terá sido uma grande sacanagem não ter dado a chance, merecida, de a Adenízia tentar a vaga para a sua posição.
Comentários
Eu estou ansioso para ver um jogo que a Roberta comece titular ao menos, a Dani Ta ótima quando joga solta, feliz, é uma das Melhores Levantadoras do mundo, sim. Mais a preocupação é Tandara kkk muito instável, ainda há tempo de convocar a Paula Borgo? 👀👀👀
A inversão com a Ade não ta funcionando, porque ela é muito lenta na saída, mas ela como oposto faz o bloqueio ficar mais forte. A Tandara deu uma pequena melhorada hj, mas ainda esta longe do ideal.
Eu só levaria uma das duas se a Sheilla estivesse "voando", mas como não é o caso, levar uma oposta que não pontua (Tandara) e uma central improvisada (Ade) que não ataca bem pela saida não vai adiantar nada, pois o Brasil ainda continuará sem oposta.
A solução é chamar a Paula Borgo que esta jogando muita bola, é alta e pode desafogar o ataque do Brasil que anda fraquinho.
O ZR nem parece ser tricampeão olímpico viu, porque ele toma umas decisões incoerentes que vou te contar.
Parabéns laura pelos texto foi realmente muito feliz, quanto ao jogo foi muito fraco tecnicamente, digo senti sono.
Quanto a postura do time realmente fio apático, não pode uma seleção brasileira bi campeã olimpica apresentar dessa forma.
Dani lins ainda não encontrou o seu voleibol, está mais precisa no levantamento, porém faz escolhas muitas erradas, mesmo quando a passe A, as jogadas dela estão marcada, e as atacantes sempre enfrentam bloqueio duplo, acho dani seria ótima para jogar no time da rússia, precisa e só faz o feijão com arroz, por isso o Zé está postando tanto na fabíola.
Fernanda Garay, que passe foi esse!! ela não treina passe, descobrimos o ponto fraco no passe é ela, tbm não bloqueia nada.
Jaqueline, como é bom ver a jaque de volta, ela dá uma estabilidade para equipe, para jogo estratégia tática da equipe ela é extremamente importante, agora alguém avisa a Dani que Jaque não é carregadora de piano, ela não é bola de segurança da equipe, ela é jogadora de composição.
Juciely como está jogando bem, fez pontos em todos fundamentos, mas como a laura disse ela realmente é uma jogadora de grupo, não tomo a responsabilidade quando o jogo aperta.
A Camila, foi pouco acionada nesse jogo, mas ela respondeu bem quando precisou dela, oq falta nela é a liderança no fundo de quadra, quando a Fernanda estava ela devia assumir para si a responsabilidade do passe.
A Tandara melhorou, mas não convenceu, não sei que faz largada mais bizarra se ela ou a jaqueline. Não acho que ela ainda entra para mudar a situação do jogo, o que é necessário na inversão 5/1.
Quanto a adenizia, concordo plenamente com seu tratado em defesa dela, ela teve pouca oportunidade, em relação as demais centrais, sob o jogo não dá nem para realizar um comentário sob ela nesse jogo, ela foi pouco exigida e quando precisou ela compareceu.
Estava pensando sob a quarta ponteira, a gabi só entra para sacar, uma espécie de amanda, não acredito que ela acrescenta muito na seleção. Mas se quarta ponteira só essa função pois mari paraíba até agora não foi testada, deveria ter chamado a michele pois ela tem ótimo fundo de quadra e bom saque, se só para exercer essa função ela seria a melhor escolha.
Quanto ao coletivo eu vi um comentário que a CBV disse que as jogadoras estão realizando um trabalho muito pesado na musculação, por isso o baixo rendimento. acredito que não justifica, espero que seja somente teste ainda e brasil precisa encontrar a forma ideal logo antes que seja tarde.
O Brasil em campo parecia letárgico, sonolento, completamente desorganizado e sem rumo. O time todo jogou mal, fica difícil dar um destaque.
A entrada da Tandara teve um início que parecia um prenúncio de desastre, mas mesmo com as pingadas, pisadas na linha e outras bobeiras, conseguiu um aproveitamento melhor ao longo do jogo. está longe do necessário, mas melhorou.
Até Juciely, a melhor central do Brasil no momento, isso mesmo que vocês leram porque ela está bloqueando mais que as torres gêmeas JUNTAS, não foi tão bem como de costume, apesar de ter sido juntamente com Jaqueline a maior bloqueadora da partida. No ataque Juciely foi a mais eficiente com 50% aproveitamento. Quando você vê um time que tem seu jogo baseado em suas duas centrais que eram as maiores estrelas brasileiras e as duas jogadoras mais bem pagas do país sendo eclipsado por uma baixinha, mais velha, que nunca foi uma estrela e que eu considerava cortada da seleção pelo CD da Aline Barros, você chega a conclusão que tem alguma coisa muito errada com esse time. Thaisa protagonizou mais uma partida pífia, deveria ter sido substituída pela Adenízia. Aliás, Juciely e Adenízia seriam um dupla de centrais que renderiam muito mais que as titulares nesse instante, tenho certeza.
O resto do time eu nem você comentar muita coisa. Jaqueline pegando ritmo de jogo, Camila lutando pra manter a vaga e Dani em ascensão. Por sinal, hoje ela levantou uma bola no chão muito bonita.
A Tandara teve a filha em novembro, de lá pra cá ela já teve tempo o suficiente para se recuperar fisicamente e de ganhar rítmo na superliga, fora o treinamento em saquarema com a seleção. Se não joga nada mesmo depois de tudo isso o corte estará justificado.
Garay me faz rir quando recebe o saque de toque, ela se abre inteira, parece um sapo. Aliás, o movimento errado que a Garay faz pra receber saque de toque ou manchete é uma vergonha. Não sabe passar e defender direito, sempre mal posicionada, bolas que passam um pouco altas no fundo de quadra ela observa irem embora por já estar sentada no chão há um tempo.
Falaram que Thaisa é prejudicada no ataque por causa da Dani Lins mas fazer o que se ela só sabe atacar de um jeito? Ela só ataca pela frente mesmo, coitada da Dani se tentar outra jogada com ela, leva esporro do ZR.
Depois de hoje pra mim ficou claro que não dá para Tandara na saída de rede. Ela tem que ser ponteira. Acho que por lá fica mais vontade para acomodar seu corpo, sua passada e pegar melhor na bola. Na saída de rede ela quase passa em branco, se não passa. Aquelas largadas e penteadas bizarras que dá na bola. Eu deixaria ela na entrada e Natália na saída. Testaria isso.
Pra mim o Zé tá dando um truque nas centrais. Ele sabe que Jucyele tá melhor que Adenízia, mas não quer cortar esta última. Assim inventa que ela é versátil e ataca de oposta só que na hora da onça beber água não vai ser Adenízia que vai resolver nada na saída e nem ele vai colocá-la nessa situação. Assim ele vai justificar e levar as duas. Quando na verdade precisamos de mais uma ponteira e uma oposta. Ele não deveria levar 4 centrais, de forma alguma.
Achei as meninas sem vontade de jogar hoje, preguiçosas. Também acho que essa disputa por vagas não faz bem para a SFV. Elas não ficam à vontade com isso e nem acho que se desenvolvam assim. Na masculina isso funciona, ou da forma que o Bernardinho faz. Mas na feminina acho que não, ou a forma que o Zé faz. Não quero vir com teorias de conspiração, mas dá a impressão de que elas não estão confortáveis. Algo as incomoda, de novo. A Thaísa mesmo, estava tão introspectiva hoje.
Não gostei da seleção hoje, mesmo ganhando. Tá uma bagunça.
Acho que os cortes serão: Leia, Mari, Gabi e Roberta.
Olímpicas:
Tandara, Natália, Jaque, Garay
Thaísa, Fabiana, Adenízia, Jucyele
Dani Lins, Fabíola
Brait
Sheila
A Gabi foi a única jogadora fora de série que apareceu no Brasil nos últimos anos. Com 18 anos já estava de titular na seleção principal substituindo a Jaqueline a partir do Grand Prix de 2013. Nenhuma jogadora da idade dela vale 7 pontos no ranking e esse ano quase que o time do Rio de Janeiro a perdia. Esperava que ela se recuperasse logo daquela torção no jogo contra o Pinheiros pelas oitavas, mas ainda tem tempo.
Acredito também que Adenízia poderia ter tido mais chances para competir pela posição de central, porém, acho o estilo de jogo dela mais parecido com o da Fabiana e da Thaísa. Portanto acho que o ZRG optou pela Juciely porque percebe a etapa preocupante que suas centrais titulares estão enfrentando. Juciely, nas Olimpíadas, seria uma peça melhor em um momento que precise mudar a formação da equipe.
Quando sobre colocar a Adenízia de Oposto, acho ridículo também, mas acredito que o modo como a Tandara vem jogando deve ter deixado a comissão técnica em desespero.
Infelizmente, Leia vem jogando muito melhor que a Brait, o que preocupante para mim (fá da Brait hahahaha)
Acho que a Dani vem jogando bem, apesar do que muitos estão dizendo. Acho que ela sobrecarregou a Jaque hoje por falta de opção. Tandara não concluia nada, Fe Garay tava quase sem confiança por causa do passe desastroso, Thaisa só tomou bloqueio. Juciely era a única opção, e sem passe A, não tem como levantar bola pra central. Portanto, sobrou a Jaque. Que por sinal, até que virou bola. Ela vem errando bastante, concordo. Mas acho que a levantadora está em fase boa, e realmente é a melhor opção entre as levantadoras do Brazil. Roberta foi chamada por causa do bom desempenho na Superliga, mas vai ser cortada. Tenho muito medo que a Fabíola não esteja em boa forma para o momento da competição e que a Dani tenha que se virar sem nenhuma opção de substituição.
"Hoje a Garay e Dani estao sendo as melhores jogadoras da Seleção"
Eu pensei: Ele só pode estar vendo outro Jogo, rs.
O Zé tá burrando no sentido de só ver Tandara como oposta e Natália como Ponteira. Tandara vira mais na entrada. Ela também não é tão pior que a Natália no passe. E Natália, para mim, já deixou claro que não segura a pressão do passe na seleção. Na Olimpíada, especialmente nos jogos mais duros, todas as jogadoras cairão em cima dela no saque. Ela não dará conta gente. Não paguemos pra ver. Jaqueline tá quinando, quanto mais Natália. O saque mundial não é o saque juvenil da Superliga.
Natália tem que ser oposta, porque nenhuma outra jogadora tá virando bola naquele setor, precisamos dela lá na saída de rede, sem passar, solta. E Tandara é melhor na entrada. Simples de entender.
E esse jogo que não começa. Dá meio dia mas não dá onze e meia, aff.
não, você não leu isso. "Irretocável" = aquilo que não pode ser melhorado. E todo atleta pode ser melhorado, especialmente uma jogadora tão jovem. No entanto se você quis dizer "intocável", então você leu certo porque ela é uma das apostas do José Roberto Guimarães. Gabi não está jogando porque está com uma lesão séria desde o jogo com o Pinheiros pelos playoffs quando ela torceu o tornozelo. A única possibilidade dela ser cortada é se estiver completamente sem condições de se recuperar. Pelo critério técnico jamais será cortada porque Tandara e Mary Paraíba, que são boas ponteiras por sinal, estão um degrau abaixo. Bem abaixo.
Bom jogo daqui há pouco :)