Centrais do Brasil
Finalmente as temporadas europeias estão chegando ao fim e, teoricamente, teremos maiores definições dos destinos das jogadoras brasileiras. Até o momento, sabe-se que teremos que nos despedir de Thaisa e, provavelmente de Adenízia e Natália, além de que não deveremos contar com a volta de Fernanda Garay, que declarou ter vontade de ficar pela Rússia. Pelo menos, há chance da Sheilla retornar à nossa Superliga.
Aliás, a SL 16/17 será bem de vacas magras. Gostamos de colocar a culpa no ranking por ser o responsável por “expulsar” grandes atletas do Brasil ou forçar mudanças nos times a contragosto de atletas e clubes, mas esquecemos que esta é uma pequena parte do problema do vôlei nacional. Quando uma jogadora de alto nível (ou de 7 pontos) como a Thaisa precisa sair do país para jogar, tendo em vista que, com todo o direito, não quer rebaixar seu salário ou se desvalorizar indo jogar num time de menores investimentos e ambições, é porque não temos investimento suficiente no Brasil no esporte.
Afinal, quem teria bala na agulha na SL feminina para bancar mais de duas atletas de 7 pontos, se fosse permitido? A Unilever e a Nestlé, e olha lá. Os demais não têm. Esta é a realidade brasileira, infelizmente.
Aliás, a SL 16/17 será bem de vacas magras. Gostamos de colocar a culpa no ranking por ser o responsável por “expulsar” grandes atletas do Brasil ou forçar mudanças nos times a contragosto de atletas e clubes, mas esquecemos que esta é uma pequena parte do problema do vôlei nacional. Quando uma jogadora de alto nível (ou de 7 pontos) como a Thaisa precisa sair do país para jogar, tendo em vista que, com todo o direito, não quer rebaixar seu salário ou se desvalorizar indo jogar num time de menores investimentos e ambições, é porque não temos investimento suficiente no Brasil no esporte.
Afinal, quem teria bala na agulha na SL feminina para bancar mais de duas atletas de 7 pontos, se fosse permitido? A Unilever e a Nestlé, e olha lá. Os demais não têm. Esta é a realidade brasileira, infelizmente.
*************************************
Voltando à expectativa em relação às transferências... As coisas andam devagar no topo da tabela no que se refere à montagem do elenco para a próxima temporada. Há ainda muito pontos de interrogação nas quatro primeiras colocadas das SL 15/16, principalmente se compararmos com as equipes da ponta de baixo da tabela que estão com titulares e reservas definidas.
Por enquanto, as centrais tem roubado a cena neste primeiro momento de transferências no mercado. O Rexona garantiu sua dupla campeã (Carol e Jucy) e ainda renovou com a Mayhara. Cada uma sabe como gerir sua carreira, mas é uma pena a Mayhara ficar mais uma temporada no banco quando poderia ser titular tranquilamente em qualquer outra equipe, inclusive neste “novo” Osasco. Bom para o Rexona que se garante com muita tranquilidade nesta posição.
O Praia Clube também manteve sua dupla titular, Natasha e Wal, e a reserva Edneia. renovaram. A capitã foi uma renovação e tanto para o time de Uberlândia. Se a vinda da Fabiana se confirmar, o Praia é outra equipe muito bem servida nesta posição.
*************************************
Em compensação, Minas e Osasco, os times que completam o topo da tabela da SL 15/16, ainda possuem pelo menos uma vaga a definir. O curioso é que ambas as equipes
Se a Gattaz
*************************************
O Bauru também tem seu meio-de-rede definido. As jovens Valquiria e Raquel e a já mais “rodada” Angélica. Essa precisa fazer um caminho de recuperação depois de uma temporada ruim no Sesi e, anteriormente, um mais ou menos no Brasília. Acho que, por ter no ataque o seu principal qualidade, a Angélica foi prejudicada pela indefinição de levantadoras, tanto no Brasília como no Sesi. Se isso prejudica até uma Fabiana, imagina uma Angélica. Num time mais redondo, ela encaixa e faz muito bem o seu papel. Vamos ver se será assim neste Bauru totalmente reformulado.
*************************************
- Sobre Natália na China: muito acham interessante esta opção porque possibilitaria que ela jogasse pelo Rexona na fase final da Superliga, já que o campeonato chinês termina antes do nosso. Eu acho que seria um erro ela escolher a China neste momento. Óbvio que não estou considerando o aspecto financeiro. Só acho que ela pode ir pra China agora, quando está preste a alcançar novamente a sua melhor fase na carreira, como pode ir quando estiver se aposentando e, da mesma forma, fazer o seu pé de meia. Uma oferta da Turquia ou da Rússia, se houvesse, é mais lisonjeiro e desafiador pelos campeonatos nacional e continental nos quais estão inseridos, além da disputa interna por posição com outras selecionáveis. A China costuma ter um ou dois times com investimentos grandes, que trazem estrangeiras – e nem sempre as mais tops.
- Sobre a Thaisa no Volero: esperava um desafio maior para a central. Claro que só o fato de sair do Brasil e do Osasco irá exigir dela uma adaptação por si só saudável e desafiadora. Mas ela será dona absoluta da posição – e, se bobear, do time. Sem contar que não existe adversário para o Volero na Suiça, somente na Europa. No fim, quem sai ganhando mesmo aí é o Volero que iria ficar com a Jucy e, ao que tudo indica, acabará com a Thaisa.
- A tempo: o Praia renovou com Michelle e Tássia.
Comentários
Muito boa sua análise sobre as centrais, corroborando com o tema, escrevo o que segue.
Para a Thaisa realmente seria conveniente um campeonato mais desafiador, mas espero que a saída do Brasil possa contribuir para fazer dela uma atleta maior do que já é atualmente.
Os times grandes, e pequenos também, já estão quase com suas centrais definidas, mas a grande incógnita para mim é a Fabiana e eu vou explicar. Não se fala de sua ida para o exterior, então, há de se supor que já esteja acertada com algum time aqui, mas qual time? Levando-se em consideração o Praia Clube manteve a dupla titular, Natasha e Wal, e a reserva Edneia e que a Carol Gattaz confirmou, nesta segunda-feira (02/05), a renovação do contrato com o Minas que já tinha renovado com a Mara, não vejo muito espaço nesses times não. O Rio de Janeiro é fechado com Carol e Juciely e não as troca por nada desse mundo. Para primeira reserva já tinha renovado com a Mayhara e contratou também a Stephanie Correa que era do São Bernardo.
O Osasco trouxe Bia e renovou com Saraelen, que pra mim junto com a Milka são as duas grandes promessas para a posição, mesmo porque Ana Carolina já é uma realidade. Thaisa ainda estará no próximo ciclo olímpico, mas Juciely e Fabiana provavelmente não. O Osasco ainda tem espaço para uma jogadora de 7 pontos e praticamente todas que estão disponíveis já foram ventiladas. Tandara, Sheilla e Jaqueline já foram dadas como certas em algum momento. Espera-se ainda que o Osasco traga pelo menos uma ponteira, pode ser também uma oposta, de renome internacional, agora que findam os campeonatos russo e turco.
O grande sonho de consumo da torcida praiana é a Fabiana, mas não sei se isso vai se concretizar não. O Praia deve ter tido que aumentar seu orçamento para renovar com suas jogadoras que se valorizaram, então de onde viria o dinheiro para trazer uma jogadora que está entre as duas mais bem pagas do Brasil? Talvez um novo patrocínio, que se havia especulado antes, vamos ver.
Em tempo, o Rio do Sul, que já tinha trazido Dani Suco, também renovou hoje com as centrais Camila Paracatú e Jéssica.
A Girafova, depois do piti que deu quando foi substituída pelo técnico do Dinamo Kazan não fica na equipe, especula-se iria para a Turquia, mas especificamente para o VakifBank, mas aí seria banco porque a Sloetjes já renovou. Então a outra opção seria ir para o Fenerbahçe jogar junto com Natália, Thaisa e Kim.
Fontes:
http://www.voleybolextra.com/71993/fenerbahcenin-hedefindeki-3-isim/
http://www.volleyball.it/notizie.asp?n=119234&l=0
Especificamente sobre as centrais, concordo e muito que uma temporada no exterior seria a melhor coisa pra Thaísa, mas gostaria assim como a Laura e outros tem falado aqui que ela fosse pra um time de uma liga mais competitiva. A Adenízia já faz muito tempo que deveria ter saído do Osasco como já disse aqui outras vezes. Sobre a Fabiana, acho muito difícil ela fechar com Praia por uma questão de investimento mesmo. Dos que podem bancar o salário dela aqui no Brasil sobrou só o Osasco ou o Minas se houver algum patrocinador disposto como na época da Jaqueline.
Das outras jogadoras de 7 pontos, creio que são remotas as chances de jogarem no Brasil, talvez a Tandara e a Jaque por questões familiares. E o motivo é dinheiro. Quem pode, ou melhor, quem estaria disposto, a pagar uma Sheila no Brasil? Natália tem todo o direito de querer receber mais. Mesmo a Jaqueline com uma temporada fraca no Sesi continua valorizada. O Rio não faz loucuras financeiras, Osasco parece ter mudado a filosofia, Minas e Praia não parecem ter bala na agulha no momento, ou seja, continuam as incógnitas e as indefinições.
só lembrando que o Cruzeiro ganha tudo no masculino e os investimentos por lá aumentam ano após ano. Aparentemente, os patrocinadores devem achar o vôlei masculino mais rentável para seus produtos. Além do que, o salário das mulheres é bem menor. Alguém sabe, quem tem mais público?
O time do Rio de Janeiro não tem, em tese, nenhuma jogadora titular da seleção, tem talvez a menor média de altura da Superliga e, excetuado a líbero, nenhuma superestrela campeã olímpica que tenha sido titular. Nunca em sua história teve nada parecido com o time estelar do Osasco de 2012/2013. Todas as jogadoras contratadas nas últimas temporadas, TODAS, são jogadoras medianas, promessas futuras incertas, infanto-juvenil do sub-23, jogadoras bichadas ou em fim de carreira: Venturini, Fofão, Gabi, Carol, Sarah Pavan, Andréia, Lorenne, Natasha, Mihajlovic, Monique, Drussyla, Natália, Thompson, Mara e outras mais. A última grande estrela do time foi Sheilla em 2011/2012, desde então o time carioca resolveu ser um time low profile e isso foi muito ruim pro vôlei feminino. O Rio de janeiro forma um time mais-ou-menos e ganha, essa é uma mensagem ruim para o esporte e para os patrocinadores.
Solução para acabar com essa hegemonia? Acabar com essa patetada de ranking e deixar quem tem dinheiro formar o time forte pra conquistar os títulos que seu investimento permitir.
Se arranjarem um patrocinador grande eu formo um time pra bater o Rio de Janeiro obedecendo o ranking, duas jogadoras de 7 pontos, e limite de duas estrangeiras atuais. Não sei quanto isso vai custar, mas sonhar é de graça. :)
Levantadora: Fabíola
Oposta: Goncharova
Centrais: Fabiana e Wal
Ponteiras: Kim Jang Hoo e Fê Garay
Líbero Camila Brait
Técnico José Roberto Guimarães
Pensando bem, a Gabi e Natália passam melhor que a Kim e Fê Garay e a Ana Carolina não tem respeito pelas atacantes adversárias, era capaz desse dream time perder. *risos
Brincadeiras à parte, espero que a Superliga 2016/2017 seja bem competitiva.
Seguindo tua premissa, vou formar meu time perfeito (com os limites do ranking e um certo limite de dinheiro):
Ognjenović/Paula
Garay/Meijners
Fabiana/Wal
Brait
THAISA/THAISA
THAISA/THAISA
THAISA/THAISA
THAISA
Também afirma que quem imagina que o Osasco vem com um time fraco vai se surpreender.
É uma esperança de uma Superliga mais forte. 😄
Fabíola não engordou quase nada,praticamente só cresceu a barriga e vem treinando em Brasília no SESI,onde o time do TERRACAP treina.De acordo com o obstetra e ginecologista Mauro Grynszpan,Fabíola está fazendo tudo o mais certo possível. Ele explica que a atividade física induz a produção de adrenalina e ocitocina, dois hormônios que induzem ao parto normal. O especialista acrescentou que se não houver nenhum problema no nascimento, Fabíola pode estar treinando normalmente dentro de 15 dias.
Thailand 3x1 Dominican Republic
Kazakhstan 0x3 Netherlands
Japan 3x0 Peru
Italy 1x3 Thailand
Peru 1x3 Dominican Republic
Netherlands 2x3 Korea
Japan 3x0 Kazakhstan
Kazakhstan 3x1 Peru
Dominican Republic 3x1 Italy
Thailand 1x3 Netherlands
Korea 2x3 Japan
Peru 1x3 Italy
Kazakhstan 0x3 Korea
Netherlands 3x1 Dominican Republic
Japan 3x2 Thailand
Thailand 3x0 Kazakhstan
Korea 3x0 Peru
Italy 0x3 Netherlands
Dominican Republic 0x3 Japan
Korea 3x2 Thailand
Kazakhstan 2x3 Dominican Republic
Peru 0x3 Netherlands
Japan 3x0 Italy
Dominican Republic 0x3 South Korea
Thailand 3x0 Peru
Italy 3x0 Kazakhstan
Netherlands 2x3 Japan
https://youtu.be/vdUa-alCbms