As últimas vagas #RoadtoRio
Nesta sexta (13) inicia em Tóquio o classificatório para a Olimpíada 2016. Será a derradeira chance de conquistar a vaga para oito seleções: Japão, Coreia do Sul, Cazaquistão, Tailândia, Itália, Holanda, República Dominicana e Peru. E no final de maio acontece o último pré-olímpico, que reserva uma vaga a uma destas seleções: Quênia, Porto Rico, Argélia e Colômbia.
Disputada em pontos corridos, a competição de Tóquio oferece três vagas e mais uma reservada à melhor seleção asiática classificada. Se uma asiática estiver no pódio, a outra melhor asiática se classifica.
Ou seja, a missão é dificílima para a República Dominicana. Acho que teremos Japão, Holanda e Itália – não necessariamente nesta ordem – ocupando as três primeiras colocações. Com esta composição, a quarta vaga deverá ser motivo de briga entre Coreia e Tailândia.
Disputada em pontos corridos, a competição de Tóquio oferece três vagas e mais uma reservada à melhor seleção asiática classificada. Se uma asiática estiver no pódio, a outra melhor asiática se classifica.
Ou seja, a missão é dificílima para a República Dominicana. Acho que teremos Japão, Holanda e Itália – não necessariamente nesta ordem – ocupando as três primeiras colocações. Com esta composição, a quarta vaga deverá ser motivo de briga entre Coreia e Tailândia.
*******************************
Apesar de achar que já tenham os passaportes carimbados, é possível que haja tropeços das seleções europeias e suas classificações para Rio 2016 sejam mais complicadas do que o esperado. O principal complicador para elas é o pouco tempo de preparação que tiveram em comparação às adversárias. Tá certo que boa parte da Holanda, graças ao Guidetti, já vem treinando e jogando junto durante toda a temporada no Vakifbank. Ainda assim, tem a questão do entrosamento com levantadora e o enfrentamento de seleções com características de jogo bastante diferente das suas.
O mesmo acontece com a Itália, que me parece ainda mais vulnerável do que a inexperiente equipe holandesa. Isso pelo falto de que, se conta com jogadoras experientes pelas pontas e pelo meio (Piccinini, Guiggi, Del Core, Centoni), tem no levantamento duas jovens com questionáveis qualidades técnicas: Orro e Malinov. Signorile, que era para formar a dupla com Orro e também não é das mais qualificadas, foi cortada por problemas físicos. É uma temeridade colocar logo no levantamento duas jogadoras tão verdes. Por mais que não tenha ido bem no pré-olímpico europeu em janeiro, não descartaria a Ferretti com fez o Bonitta.
*******************************
A Coreia, como sempre, dependerá do desempenho da Kim. Se ela estiver inspirada, bate Tailândia e Rep. Dominicana, seus adversários mais diretos.
A Tailândia consegue sempre melhores resultados contra suas colegas asiáticas do que com as demais seleções, é verdade. Ainda assim, o fato de ser um time baixo e de pouca força acaba por limitar as suas aspirações.
A Rep. Dominicana tem nomes bons, mas acho que, enquanto time, andou para trás. Tem feito campeonatos mundiais ruins, só conseguindo algum destaque no continente. Para piorar, a Bethania de la Cruz, principal atacante do time, não estará nas suas melhores condições por voltar de uma cirurgia no ombro. Fica difícil, neste pré-olímpico, conseguir uma das três primeiras colocações. A seleção foi prejudicada por este regulamento que a colocou, sendo vice-campeã da Norceca, no torneio classificatório mais complicado. A terceira colocada da Norceca, Porto Rico, estará num que a Rep. Dominicana, apesar das suas irregularidades, tiraria de letra.
*******************************
- O Praia renovou com a Ramirez e, assim como o Rexona, mantém sua base para a próxima temporada. Neste tempo de vacas magras, isto é uma vantagem.
- O Brasília deu sinais de vida e renovou com Macris e Roberta. Paula e Vivian devem seguir o mesmo caminho. Ainda faltam muitos nomes para completar o elenco e o time chega atrasado nas negociações, mas só o fato de saber que o time permanecerá para a próxima temporada é um alívio.
Comentários
Apesar de tudo, considero apenas 2 times sem chances: Cazaquistão e Peru. Os outros seguem com chances de classificação. Tailândia mesmo baixa, é eficiente. Diferente do time da Coréia, que se a Kim estiver bem marcada, não corresponde.
Mas também me agrada a ideia de ter um embate bem dramático entre Sheilla e Sloetjes assim como foi Sheilla e Gamova em Londres, principalmente pq são nesses momentos que a Sheilla costuma crescer. Seria um ótima oportunidade pra mostrar pra ela que aqui não é bagunça não, tem que respeitar. hahaha
Rússia X Holanda
https://www.youtube.com/watch?v=dimVzc3K_Q8
Coréia tem que torcer a favor do Japão, pra poder ficar entre os 3 e ficar com a vaga asiática.
Também não quero ver as italianas nas Olimpíadas Rio-2016 por causa do MARCO BONITTA que IGNOROU várias craques italianas e no qualificatório europeu foi aos trancos em barrancos e quase ficou fora do qualificatório mundial,a HOLANDA é um time muito forte,fez 2 finais EUROPEIAS seguidas contra a RUSSIA(CAMPEONATO EUROPEU e PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU) e considero a HOLANDA uma das favoritas ao contrário da ITÁLIA.
A ITÁLIA,no PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU foi ridícula:levou uma SURRA da HOLANDA por 3x0, perdeu para a RUSSIA por 3x1 e as vitórias italianas foram TODAS NO SUFOCO por 3x2 contra BELGICA,POLONIA e TURQUIA.
MARCO BONITTA resolveu fazer uma REFORMULAÇÃO na ITÁLIA em 2016,justamente no ANO OLÍMPICO,isso é ridículo,NENHUM TÉCNICO DECENTE FAZ ISSO em ano OLÍMPICO.
PAOLA EGONU tem potencial mas ainda é MUITO VERDE para encarar uma OLIMPÍADA COMO TITULAR.EGONU é muito forte,mas ainda ERRA MUITO,É MUITO INCONSTANTE.
A EQUIPE TITULAR IDEAL para a ITALIA disputar esse PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL seria:
LEVANTADORA:ELEONORA LO BIANCO, OPOSTA:NADIA CENTONI, PONTEIRAS:CAROLINA COSTAGRANDE,ANTONELLA DEL CORE, CENTRAIS:VALENTINA ARRIGHETTI,CRISTINA CHIRICHELLA, LÍBEROS: PAOLA CARDULLO e MONICA DE GENNARO
Dessas aí não disputarão o PRÉ-OLÍMPICO: ELEONORA LO BIANCO,CAROLINA COSTAGRANDE,VALENTINA ARRIGHETTI e PAOLA CARDULLO, além da levantadora FRANCESCA FERRETTI,que pra mim seria a reserva direta da LO BIANCO.
KOREA e JAPÃO foram SEMIFINALISTAS OLÍMPICOS em 2012,não vejo esses 2 times fora das olimpíadas,junto à HOLANDA,considero esses times favoritos aos 3 primeiros lugares.
Engana-se quem acha que a KOREA é só a MVP OLÍMPICA KIM YEON KOUNG,em LONDRES-2012 a KOREA venceu o BRASIL por 3x0,venceu a ITALIA por 3x1 e venceu a SERVIA também por 3x1.A KOREA não encontra dificuldade em jogar com quipes europeias e sempre teve excelentes líberos e levantadoras,que faz com que seu jogo seja de muita velocidade.A KOREA não dá nenhuma importância ao GRAND PRIX,seu foco sempre são os JOGOS OLÍMPICOS.
IMPOSSÍVEL o JAPÃO,BRONZE em LONDRES,ficar fora das olimpíadas.
O grande problema da REP.DOMINICANA está na COMISSÃO TÉCNICA,as dominicanas são muito altas e fortes fisicamente,muitos talentos individuais se destacam mundo afora jogando por clubes,mas não jogam como um time pela REP.DOMINICANA,parece um amontoado de jogadoras batendo cabeça,sem organização tática e sem controle psicológico,acho que um técnico como BERNARDINHO esse time dominicana já teria ganho alguma coisa importante.
Ver a TAILÂNDIA jogar é muito bonito,são extremamente técnicas,dominam todos os fundamentos com maestria,mas não tem muita altura,jogam um voleibol clássico de muita defesa e muita velocidade no ataque,a levantadora TONKOM NOOTSARA é uma das melhores do mundo,SITIRAK ONUMA é uma atacante muito eficiente e líbero WANA BURAKEW é outro destaque do time,além da central e capitã do time PLEJMIT THINKAO.
Ao contrário de JAPÃO,TAILÂNDIA e KOREA que defendem muito e jogam com muita velocidade,o KAZAQUISTÃO é um time de russas OVAS e EVAS muito altas,com bastante alcance de bola,mas muito lentas,passe horroroso e defesa inexpressiva.
PERU é o candidato a saco de pancadas do torneio.
Paola Egonu mostrou-se uma jogadora, apesar de jovem e inconstante, muito decisiva, vide o jogo dramático contra a Turquia. Minha crítica fica por conta do corte da Diouf, lenta sim, mas eficiente. Ortolani não é jogadora de seleção.
Acredito na classificação do Japão, Holanda e Itália. Korea e Thailandia vão brigar pela última vaga. Rep Dominicana tem pouquíssimas chances. Todos sabemos que o regulamento favorece os times asiáticos, neste caso a dominicanas teriam que disputar a vaga contra as europeias para terem alguma chance.
https://www.youtube.com/watch?v=yBhecmtLqqM&list=PLbVCx4hq5E0m3E001Wz4yRtYFGQQ4JvQY
Próximo jogo República Dominicana x Tailândia às 00:45hrs
não há o que.
Sobre o Jogo República Dominicana 1 x 3 Tailândia, foi exatamente como a Aline previu. Uma República Dominicana com jogadoras altas e fortes, mas completamente perdida em quadra. Nada funcionou pro time do Marcos Kwiek, nem mesmo o passe onde a Brenda Castillo ficou devendo. A Tailândia defendeu esplendidamente bem e mereceu a vitória.
Próximo jogo Kazakistão e Holanda às 03:30hrs.
A República Dominicana também fez seu tradicional e ineficiente jogo. Não tiveram padrão algum. Como a recepção não é boa, fica aquele jogo de bolas altas nas pontas. Elas acham que são cubanas ou russas, mas são um meio termo piorado das duas. Têm certa altura e certa força, mas a técnica é 0. De La Cruz parece não estar inteira (para variar, pois poucas vezes vi essa mulher jogar inteira pela seleção) e saiu no meio do jogo. As centrais não jogam e a Martinez até segurou um pouco. Achei que deveriam ter usado mais a Peña Izabel que tá mais rodada e experiente agora. Vi um jogo dela, não lembro em qual campeonato, no qual ela teve uma boa atuação no ataque e leve evolução no passe.
Acho que já deu para o Kiwiek nesse time. Ele não tem mais o que fazer por elas. O comando tem que ser mudado, não por que ele seja ruim ou não tenha contribuído para melhorar o nível do vôlei naquele país, mas é porque a seleção está estagnada há algum tempo. Acho que deveria haver mudanças.
Agora irei assistir Cazaquistão x Holanda (para a qual irei torcer contra (e sei que será em vão)).
Nei, da madrugada, com as últimas notícias do vôlei.
O primeiro set foi um atropelo da Holanda em 25 x 12. A Holanda jogou soltinha, virando todas as bolas. Todas jogaram bem, inclusive a Sloetjs, que converteu praticamente 100% dos ataques, passando inclusive por cima do bloqueio várias vezes. Ela tem o golpe final de ataque muito forte.
No segundo set a Holanda relaxou e errou muito e tomou 8 a 2 logo no começo. Essa diferença foi reduzida para 4 pontos em 19 a 15 e depois em 1 ponto no 21 a 20. Mas a Holanda continuou errando e perdeu por 25 a 21. Demérito total da Holanda pois a derrota neste set foi baseada em seus erros e não no bom jogo do adversário. O Cazaquistão até que melhorou, mas a Holanda errou muito. Muitos erros de recepção e trocas de ponteiras, mas não adiantou.
O terceiro set foi um pouco mais equilibrado no início, mas a partir do 11º ponto a Holanda começou a abrir e fechou e 25 a 14, quase igual ao primeiro set. Às vezes a Holanda vacila na recepção. A recepção do Cazaquistão foi uma tragédia.
No 4º set o atropelo foi ainda maior em 25 a 8!!!! Sloetjs destruiu no ataque marcando 27 pontos no total do jogo. Plak também atacou muito mas oscilou demais no ataque. A outra ponteira, a Bujs jogou muito bem tanto no ataque quanto no passe. Como eu tava animado, fiz a marcha da contagem deste set:
Holanda -1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20---21-22-23-24-25
Cazaqui 1----------2----3--------------4--------5----6-----------7-8
Parciais de Holanda 3 x 1 Cazaquistão : 25 x 12
21 x 25
25 x 14
25 x 8
Em tempo: a quantidade de replays foi reduzida pelo menos à metade. Eu achei péssimo. Senti falta das repetições e de ver melhor como os pontos aconteceram. Passam-se vários rallies para vim um replay. Aparentemente não vi impacto nenhum no andamento do jogo. O Ary Graça, junto com as emissoras, está conseguindo o que quer. Demônio.
O Peru é quase amador. Uma seleção amadora. Só tem a Ângela Leyva jogando mais ou menos em alto nível (com muita boa vontade). O time tem volume, defende muito, mas a levantadora é ruim, não têm ritmo, padrão, são muito ingênuas. Serão saco de pancadas como diz A II.
Parciais: 25 x 23, 25 x 10, 25 x 14
Estou torcendo pela República Dominicana e Peru pelos técnicos, mas nenhum dos dois chegará nem perto das Olimpíadas.
Próximo jogo, hoje às 22:00 Itália x Tailândia
Ela e a Gennari tem características muito parecidas e a jogadora do Bergamo tem um passe mais consistente e está se virando bem no ataque. Já que o time conta com a espetacular Del Core, eu levaria a Egonu como elemento surpresa que já mostrou que mesmo muito jovem é uma jogadora decisiva e outra vaga de ponteira entre a Sylla que se mostrou confiante no passe ou a Lucia Bosetti pela experiência e ainda poder jogar na saída de rede.
Joga muito bem essa ponteira, seria Boa opção p o Osasco ou a Egonu.
desculpa desapontá-la. :) Embora tenha de concordar com cada palavra de crítica que você escreveu,não posso deixar de torcer pelos sucesso dos brasileiros lá fora. Lembre-se que eu torço pelo Rio de Janeiro e pelo Osasco, mesmo com Thaísa *risos, no mundial de clubes, o que parece ser um despautério, mas, sei lá, acho que eu sou mesmo assim.
Beijão e bom jogo
Kim Yeon-Koung a MVP das MVP's detonou a HOLANDA,claro que nessa partida Kim Yeon-Koung teve maior ajuda das suas companheiras,principalmente da outra ponteira Park Jeong-Ah e da oposta Kim Hee-Jin,todas elas pontuando nos 2 dígitos nesse 3x0.A KOREA explorou bem o ponto fraco da HOLANDA:O PASSE,e veio QUENTE NO SAQUE.Todas as jogadoras da KOREA sacaram taticamente muito bem,ao PONTO DE CINCO JOGADORAS DIFERENTES FAZEREM ACE NA HOLANDA!!!O placar de ACES ficou 11x0,11 aces para a KOREA contra NENHUM da HOLANDA.
PERU 3x0 REP.DOMINICANA partida DEPRIMENTE da REP.DOMINICANA e MEDIANA do PERU,que não encontrou muita resistência das girafas dominicanas...
ITÁLIA 3x1 TAILÂNDIA, a ITÁLIA perdeu o primeiro set atacando forte,para baixo e se deu mal:não adianta muito lutar contra a excelente defesa tailandesa.a partir do segundo set,quando as italianas começaram a variar mais o ataque e,em vez de brigar com a defesa tailandesa,começaram a explorar mais os dedos do bloqueio tailandês,a ITÁLIA conseguiu sua vitória.Mais uma vez o fator EGONU fez a diferença,ela novamente não começou como titular no set que a ITÁLIA perdeu,porém a partir do segundo set foi EGONU que deu as cartas.
Gostei da atacante Leyva do Peru. Os times brasileiros poderiam olhar com mais atenção estas jogadoras latino americanas.
Itália quase que se perdeu no ritmo acelerado e de defesa da Tailândia. Itália precisa de força no ataque e Egonu é o melhor nome para isso. Tem que ser titular.
Observação especial para Kim. JOGADORAÇA!!! Pra mim agora, sem dúvida a melhor do mundo. A mulher desequilibra demais. Ataca de todos os lugares da quadra. Crava bola, passa por cima do bloqueio, saca muito e tá até defendendo a danada agora. Não sei como ela aguenta receber tantas bolas. Como você falou o time ajudou mais hoje. Não vi o jogo do Peru. Queimei a língua pois disse que elas seriam o saco de pancadas. Não tô acreditando que as dominicanas perderam. É o cúmulo. Tem que ter troca de comando. Estão estagnadas. Discordo de você, A II, quando diz que o kiwiek é incompetente. Pelo contrário ele é um profissional muito bom, tanto que fazia parte da seleção e é reconhecido no meio. Acho que já deu pra ele lá. Acontece. Tipo o Guidetti na Alemanha, que não chegou em lugar nenhum. Melhorou o time, mas só, nunca foi além. Acho que o que o Kiwiek tinha que fazer pelas dominicanas já foi feito. Elas tem buscar novo técnico agora.
a substituição parece tem de ser feita eletronicamente por um tablet e parece que de vez em quando está falhando.
na verdade eu não vi, por isso falei que "parece", eu ouvi o comentarista explicando como funcionava e que estava dando problema quando um dos técnicos, não lembro qual, estava reclamando com o segundo árbitro.
A República Dominicana foi um fiasco. Se superaram em desorganização. O time é estranho demais. Aquela Rivera é péssima, acaba o time. De La Cruz sem jogar num jogo tão importante. Não entendo.
Eu acho que o Peru ganha do Cazaquistão. Joga melhor, tem mais consistência. O Cazaquistão passa muito mal. Vamos ver.
1 - O que é a Tomkom levantando? Jogadas plasticamente perfeitas. As jogadoras dançam em frente a rede e as atacantes ficam sozinhas. A variação de jogadas acontece o tempo inteiro. Me arrisco a dizer que se o time inteiro tivesse uns 10 cm a mais, estaria entre os melhores do mundo.
2 - A Kim é brilhante! No jogo contra a Holanda a levantadora conseguiu utilizar melhor as outras jogadoras e desafogou o bloqueio nela. Dá gosto de ver. Se Kim e Tomkom fossem do mesmo time seria incrível.
3 - A Italia tem se apresentado bem, mas é devido ao nível técnico mesmo. Acho um time fraco no geral.
4 - Angela Leyva, Sylla, Egonu, Plak... várias jogadoras promissoras estão aparecendo pq os times dão oportunidades para elas. Espero que no próximo ciclo os técnicos brasileiros percebam isso.
5 - Que decepção esse time da Rep Dominicana. Não conseguem se arrumar, ficam batendo cabeça. São o claro exemplo de que um time alto não é imbatível, falta padrão de jogo.
6 - A recepção da Holanda é extremamente vulnerável. Mas preciso falar sobre outro ponto: elas são muito lentas quando conseguem defender e tem de jogar no contra-ataque. Percebam: geralmente só chega 1 jogadora em condições de atacar, o bloqueio chega inteiro sempre. Fora que a Djikema está escolhendo umas bolas erradas. No geral, está um jogo feio de se ver.
A incógnita nisso tudo é a Itália. Não sei até onde vai. Mas vale pelo risco que o técnico está correndo em por várias jogadoras novas em quadra e ao mesmo tempo, tipo Sylla, Egonu, Danese, Orro, etc. Botando Piccinini e Ortolani no banco. Del Core tá jogando muito e dando sustentação ao time, junto com a De Genaro.
Ainda tá em aberto. São 4 vagas para 5 times no meu modo de ver: Holanda, Coreia, Tailândia, Japão e Itália. Cazak e Dominicanas já eram. Peru tem chances matemáticas e teóricas. O técnico brasileiro tem o time nas mãos. Gostaria que surpreendesse, mas duvido muito.
George, Kjikema é limitada. Apertou, é bola para Sloetjs. Quando chegar no alto nível, contra as seleções tops, ela não vai ter vida fácil porque a marcação na Sloetjs vai ser dura. Além do passe muito vulnerável. E o Guidetti não tem ponteiras especialistas para trocar.
Também achei a seleção do Peru redondinha e, por ser composta de jovens, pode evoluir bastante. Acho que podem melhorar na questão física, acho tem o que se explorar mais ali em termos de impulsão e força.
George, sobre a Tomkom, é verdade! É muito bonito vê-la jogar. A Tailândia ainda guarda, até por suas limitações físicas, muito do jogo asiático que se viu até os anos 90.
No fim, este início de pré-olímpico tem sido mais equilibrado do que imaginava.
Tomkom/Sloetjes
Kim/Del Core
Danesi/De Kruijf (está sendo um campeonato de centrais um pouco apagadas)
Castillo
Só escolhi a Sloetjes no lugar da Egonu por causa da idade, erra menos.
Laura, quando você fala é tão legal.
O Peru segue com chances teóricas, mas na prática não conseguirá pois pegará Coreia e Holanda. Mas estão fazendo um torneio de honra.
Quanto à Itália, aproveite pra treinar bastante até as Olimpiadas. Se seguir jogando isso, deve ser eliminada nas quartas (se chegar até lá).
Coréia tá me surpreendendo e dominando os jogos. Tem tudo pra ir aos jogos. Admito que estou na torcida pra Japão, Tailandia e Coréia irem. Holanda não está merecendo essa classificação.
Eu não gostei desse segundo cartão porque os técnicos ainda não acostumaram a apertar tablet, ainda mais em um classificatório para a Olimpíada.
Depois do primeiro cartão a Tailândia se desequilibrou um pouco. Eu pensei que elas fossem ganhar. Mas que virada.
Quanto ao Peru, acho que a Leyva fica carregando time devido a uma escolha da levantadora, que na minha opinião é errada. As outras atacantes de ponta viram bem e poderiam ser mais utilizadas. E o passe também é bom o suficiente para arriscar um pouco mais com as centrais, um pouco mais, porque são limitadas, mas tiraria a pressão das ponteiras que só pegam duplo e tripo no bloquei.
Jogadora muito boa a Leyva. Como a Laura falou poderia estar na Superliga.
As ponteiras coreanas são bem medianas, as centrais são de nível médio para baixo. Quem mais ajuda a Kim é a outra Kim e só. A levantadora é bem razoável.
Rep Dominicana - basta olhar os jogos pra ter certeza que não é só técnica que falta, a vontade de ganhar não existe.
Holanda - o passe e o fundo de quadra mandaram abraços, nada funciona (nem vou me dar ao trabalho de comentar sobre a Dijkema).
Japão - vai classificar por ajuda da confederação porque não está jogando bola pra isso.
Cazaquistão - não consegue fazer frente a ninguém, saco da pancadas total.
Veteranas da Italia - Piccinini, Ortolani e Centoni saem devendo (e muito).
Centrais (todos os times) - fora as italianas, as outras estão sendo uma nulidade.
Sobre as dominicanas, parece insatisfeitas com algo mesmo. Será que é com o técnico? Pela milésima vez, já deu para ele lá. Passa a bola pra outro e vai desenvolver outra seleção. Vai para a Alemanha ou Polônia que não se classificaram e ganhar em euro.
Cazaquistão é um lixo. Pra quem gosta de girafas, péssimo time.
A grande surpresa é o Peru mesmo e um pouco a Coreia. A Tailândia também deu uma melhorada.
Leiam e comentem, por favor.
http://www.cenariomt.com.br/noticia/524599/comissao-de-esporte-debate-criacao-de-centros-de-volei-em-todos-os-estados.html
1 - Itália 12 pts 4v 0d classificada para o Rio 2016
2 - Coreia 09 pts 3v 1d
3 - Holanda 09 pts 3v 1d
4 - Japão 08 pts 3v 1d
5 - Peru 06 pts 2v 2d
6 - Tailândia 04 pts 1v 3d
7 - Cazaquistão 00 pts 0v 3d
8 - Dominicana 00 pts 0v 3d
Algumas considerações:
1 - Eu disse que a Itália se classificaria. Nestas horas a camisa pesa.
2 - Vergonha da República Dominicana. Nenhuma vitória até agora. Hora da mudança de comando.
3 - Viram que o jogo da Tailândia, mesmo lindo, não é eficiente.
4 - Girafas sem técnica no vôlei não adianta. O Cazaquistão que o diga.
5 - Coreia evoluiu muito. Pra mim a seleção mais venenosa e perigosa de todas. Além da Kim.
6 - O Peru é uma grata surpresa. Fiquei feliz com esse time. Recepção bem arrumada e defesa também. Ângela Leyva é excelente. Têm chances teóricas de classificação, mas devem cair porque ainda vão pegar Coreia de Kim e Holanda de Sloetjs. Têm chance contra a Tailândia, mas creio que não consiga superar Coreia ou Holanda nos pontos.
Pra mim as 4 vagas vão para Itália, Coreia, Holanda e Japão, que só vai por causa dessa regra do melhor asiático.