Elas disseram adeus
Esta última semana foi marcada pela despedida de duas jogadoras emblemáticas do Osasco, a dupla de centrais Adenízia e Thaísa. A primeira, ao que tudo indica, por motivos técnicos não teve seu contrato renovado; a segunda, por questões de reajuste salarial rompeu a relação com o clube.
Para as jogadoras, acho que pode ser bastante positivo a mudança de ares. Adenízia há duas ou três temporadas não vinha bem no clube. Ela precisa de uma renovação de desafios e de comando para se reencontrar. A cada temporada ruim no clube, ela se afasta do posto de reserva imediata de Thaisa e Fabiana na seleção. Em 2012 não havia ninguém que disputasse a posição com ela. Quatro anos depois, ao invés de ameaçar as titulares, é ela que tem seu posto no banco seriamente ameaçado.
No caso da Thaisa também será positivo um novo desafio, principalmente se ela for para o exterior. Não gosto quando jogadoras do nível dela saem do país, mas, neste caso, acho que seria extremamente positivo para a carreira dela sair do ambiente da Superliga, para se renovar e amenizar o desgaste que há da sua imagem por aqui. Thaisa, por sua personalidade e pela falta da mesma no treinador, se adonou do Osasco. E este tipo de relação não estava sendo saudável para nenhum dos lados. O ideal, é claro, seria que ela fosse para um campeonato disputado, no qual ela tivesse que brigar por posição. Ou seja, um cenário que a tirasse desta posição um tanto intocável que vivia aqui no Osasco e que provavelmente viveria em outro clube no Brasil.
********************************
Esta nova política de menores gastos do Vôlei Nestlé é bastante compreensível para um patrocinador que investiu tanto dinheiro nas últimas temporadas e teve muito pouco retorno, com o time muitas vezes jogando abaixo do esperado. Só que talvez não precisasse ter chegado a este ponto se, uma ou duas temporadas atrás, tivesse afastado o Luizomar do comando do time principal.
De qualquer forma, se não houver mesmo planos de contratações de peso (nacionais ou internacionais) por parte do Osasco, teremos uma baixa na disputa pela próxima Superliga. Ainda mais com esta timidez inicial do Praia Clube, não deixando claro se terá bolso suficiente para bancar grandes jogadoras. Nestlé e Unilever são os únicos patrocinadores capazes de brigar com o mercado internacional para manter os grandes nomes brasileiros e trazer outros de fora. O Unilever, claro, ainda tem outro argumento forte para convencer as jogadoras a virem para o Rexona, o Bernardinho. O Nestlé só tinha o dinheiro mesmo.
Pê ésse:
- Além de Adê e Thaissa, muitas jogadoras importantes e interessantes ainda estão sem rumo definido ou oficialmente divulgado. Natália, Fabiana, Jaqueline, Tandara, Macris, Bia, Paula, Ellen e Carol Gattaz são algumas delas. Por esta altura no ano passado, logo depois do final da SL, os times já tinham uma cara mais definida para a temporada seguinte.
********************************
- Além de Adê e Thaissa, muitas jogadoras importantes e interessantes ainda estão sem rumo definido ou oficialmente divulgado. Natália, Fabiana, Jaqueline, Tandara, Macris, Bia, Paula, Ellen e Carol Gattaz são algumas delas. Por esta altura no ano passado, logo depois do final da SL, os times já tinham uma cara mais definida para a temporada seguinte.
- Alguns clubes anunciam várias contratações; outros poucas. E tem o Brasília, que não dá sinal de vida. Será que o time continua? Seria uma pena se acabasse, ainda mais depois de ver o envolvimento da torcida com o time e a evolução do projeto nestes três últimos anos.
Comentários
Estranho né? Ela é o contra ponto, isso sim, preferia ver uma PP4 sendo levada ao time, mas enfim vai entender estas contradições, tem muita nome bom fora do mercado ainda, do sesi tem a própria Sabrina,me parece que as jogadoras estão esse ano, mais ainda, disputando melhores salários. E tem o fato de muitas ainda terem vínculos com os clubs, elas devem estarem mais cautelosas quanto ao sigilo de uma possível negociação.Apesar de tudo, acho que THAISA fez corretissimo, atleta tem mais é que busca além de uma evolução técnica, sua ascensão financeira, pq aqui no Brasil não é de costume o altleta vir da universidade, e sim, deixarem, abrir mão de um nivel escolar superior pra se "arriscarem" na carreira profissional. Infelizmente essa é a realidade. E quanto ao Praia, não sei qual é a "dele", não sei se não chegaram num acordo financeiro com a valorizada Alix, tem o salário da Fabiana, tem a sheila né que segundo os "profetas" o club estaria buscando um patrocínio esclusivo, enfim, sem entender,acho que existe ali uma pendenga pra segurar a Ramirez, pq já podiam te-la anuciado.Tudo muito escondido, aliás de oficial mesmo tem pouca gente confirmada, os grandes estão cautelosos e buscando ao maximo negociar os salários das pecas de valor, veja o Rexona, só agora anunciou a prata da casa Gabi... estamos no aguardo. GRATIDAO, Laurita, Abraço à todos.
Beto, tb me pergunto isso. Mesmo com esta nova filosofia, a Clarisse não me parece jogadora do nível do Osasco. Nunca me convenceu.
WALEWSKA elogiou as CENTRAIS do REXONA,JUCIELY e ANA CAROLINA e,óbvio,sua companheira de equipe NATASHA.
Na verdade,o "PROBLEMA"ao qual WALEWSKA se referia é em relação ao excelente desempenho das CENTRAIS do REXONA em relação ao fraco desempenho das SELECIONADAS DO OSASCO,ADENÍZIA e THAÍSA.
Se critério for "MERECIMENTO" JUCIELY e ANA CAROL acompanharão a CAPITÃ FABIANA CLAUDINO na SELEÇÃO OLÍMPICA.
Porém,se o critério for "APADRINHAMENTO",ADENÍZIA E THAÍSA terão suas vagas garantidas nas olimpíadas.
Ao passo que JUCIELY e CAROL foram EXTREMAMENTE DECISIVAS,principalmente nos play-offs,ADENÍZIA e THAÍSA não corresponderam ao ALTO INVESTIMENTO que OSASCO fez nelas,inclusive THAÍSA ganhando a ALCOVA DE PIPOQUEIRA durante os play-offs por não conseguir corresponder em momentos críticos.
O fato é que Thaísa adotou uma postura para lá de arrogante detonando adversárias e até companheiras de equipe como no trecho a seguir:"Não posso mandar uma bola dessas para fora ou tomar um toco da Carol(central do Rexona).O jogo pelo meio, com o passe estourando,está difícil.A gente precisa assumir(o jogo)um pouco mais. A Chica(Carcases)tá errando pra cacete,não pode!Nosso time é grande,não pode errar tanto. É isso o que irrita”.
Além disso,Thaísa se achava a DONA DO OSASCO e não poupava críticas a ninguém.Thaísa estava mais preocupada com chapinha,plásticas e maquiagens do que jogar em alto-nível.
Ela não percebeu que não estava correspondendo ao alto salário e não aceitou uma redução de salário condizente com seu voleibol,até por isso está fora.
Deve-se levar em consideração o MARKETING NEGATIVO dessa postura de TAHÍSA p/a patrocinadora NESTLÉ.
Morri de rir com um comentário que disse que o IMPEACHMENT da THAÍSA veio antes do DILMA.Na verdade,a ARROGÂNCIA de THAISA e DILMA são parecidas e difíceis de aturar.
Não acho que ela vai conseguir ter o mesmo comportamento em outro time,virar DONA DO TIME e ficar DETONANDO GERAL,principalmente se ela for p/o exterior onde terá que ESQUENTAR UM BANQUINHO DE VEZ EM QUANDO...
Também acho que THAÍSA vá conseguir um contrato com as CIFRAS que o OSASCO pagava a ela,e se ela não baixar a bola e topar receber um salário condizente com seu voleibol,ela não conseguirá time no BRASIL.
Acho que Osasco se cansou disso tudo... Thaísa até poderia ser a DONA DO TIME com o LUIZOMAR,mas com o SPENCER essa postura não daria certo!
Sobre a Thaísa é isso mesmo que a Laura falou. Ela se tornou dona do time e isso não foi legal. Passou a ser midiática demais e com um temperamento desconhecido até o último ciclo. Embora seja sim uma das melhores centrais do mundo, essa ideia de que tem cadeira cativa na seleção e no clube talvez a tenha tornado uma personalidade um tanto quanto intragável.
Quando saíram essas notícias, pensei duas coisas: primeiro - e o Luizomar? Quando vão tirá-lo? Tá bom que ele foi importante pro projeto e todo mundo conhece a história, mas os últimos resultados estão sim na conta dele! Segundo - se a Nestle resolveu reduzir os investimentos e o Praia parece não ter tanta bala na agulha assim, o que será do nível da próxima SL?
JUCIELY fez 7 pontos de BLOQUEIO e 12 de ATAQUE na FINAL DA SUPERLIGA, enquanto TAHÍSA NÃO FEZ NADA PARA EVITAR A ELIMINAÇÃO DO OSASCO NA SEMIFINAL!!!
Fala sério,seleção B sem MACRIS e CLAUDINHA e c/JUMA e LYARA de levantadoras???Isso é piada??? Piada de mau-gosto!!! MACRIS e CLAUDINHA lideraram durante toda a SUPERLIGA o ranking de levantamento e são esquecidas até para a SELEÇÃO B??? COVARDIA!!!
Ramirez e Alex renovaram no meu praia, só falta. Wall e Michelle.
O Praia renovou com Ramirez e Alix, está última eu considerava carta fora do baralho, e dizem que Wal ia pro Osasco, mas o Praia vai conseguir segurá-la. Com a renovação de Wal, acho o projeto Fabiana, e também Sheilla, cada vez mais distante. Mas, nunca se sabe. O mais provável é que uma delas vá mesmo pro Osasco SE, E SOMENTE SE, este ainda estiver disposto a investir.
O time que Fabiana for, é um time realmente a ser temido. Pra mim ela é uma adversária mortal nos fundamentos ataque e bloqueio. Confesso que, PARA MIM, acho ela mais temida que Wal, Thaísa, Juciely, Carol ou qualquer outra independente de estatísticas, simplesmente porque derruba praticamente tudo que lhe passam e passar por ela é bem difícil.
Se o time do Praia trouxer a Fabiana, o que acho difícil pela renovação da Wal e Natasha, e renovar com a Michelle também, terá o time mais forte da superliga e será favoritíssimo ao título. Pra mim, para o Praia seria muito mais efetivo contratar a Suellen com líbero.
O Osasco está nessa lenga lenga e ninguém sabe pra onde vai. A torcida espera grandes contratações, mas até agora só especulações.
A saída de algumas jogadoras foi traumática: Ivna, Adenízia e Thaisa. Adê chegou com 13 anos no Osasco e nunca negou seu amor pelo time que salvou sua vida, segundo suas palavras. A saída dela pra mim seria como o Rio de Janeiro dispensar a Fabi, sendo que tem jogadoras acomodadas há mais de uma década lá e todo ano eles renovam. A Carol sabia o que dizia quando falou que tinha a honra de jogar em um time que valorizava as pessoas. Os torcedores do Osasco que me desculpem, mas achei muito deselegante todo esse clima criado. O não investimento do Osasco é preocupante porque a Superliga precisa de um Osasco forte.
O Rio de janeiro falta renovar Natália e Monique, imagino que todo esforço esteja sendo feito para tal. Se a Monique não renovar, entra Helô com certeza. Se a Natália não renovar, tenho a impressão que o Bernardinho vai colocar a Drussyla como titular, parece loucura, mas é isso que penso. Em nenhum dos dois casos ele contratará outra jogadora selecionável de 7 pontos, a "nova/velha" política do Rio de janeiro, não contratar estrelas, parece ser essa.
O Brasília parece vai se acabar e o Minas vai fazer o que pode pra ter um time bom.
Rio do Sul em dificuldades e SESI contratando sub-23.
Vejo muita gente falando que o Rio de janeiro deveria contratar uma oposta estrangeira muito cara para disputar de igual para igual com os times russos e turcos. Eu vejo as coisa de outro ângulo, acredito que a preocupação do Rio de Janeiro, e mesmo do Osasco, com o Mundial de Clubes é mínima. É ótimo ganhar um título mundial, mas não se investe aqui no Brasil para um campeonato de 3 jogos e que tem pouca visibilidade aqui dentro. Os times investem na Superliga onde podem jogar até 29 partidas durante a temporada tendo, pois, maior visibilidade para sua marca.
Mas, isso tudo são apenas ilações da minha parte.
Do seu próprio Osasco a Saraelen jogou poucos jogos mais nos q jogou foi melhor q a Thaísa anos luz.
Pra mim essa seleção B foi o cúmulo, horrível e como sempre de lei privilegiando jogadoras q trabalham com a comissão técnica nos clubes(jogadoras do Minas), Claudinha, Macris, Pri Daroit, Ju Nogueira, Joycinha, Giovanna, Malu foram injustiçadas entre outras q n lembro agr q tiveram desempenho melhor q essas q cogitam na lista p o Montreux não desmerecendo tais atletas convocadas mais sendo realista.
A incógnita q está em minha cabeça pra onde irá Thaísa e Adenizia agora? kkkk
Creio que uma central mais modesta de dupla com a Saraelen (que ano passado pra mim esteve melhor que Adenizia, mas foi preterida) faria bem o papel.
Espero que venha uma ponteira de 7 pontos e que a Pani trabalhe bem com a Paula, que tem um potencial incrível.
Carol é tão Boa q o Bernardinho n deixa ela sair do seu elenco.
N é nem bajulando as jogadoras do rexona até pq sou torcedor praiano bjs
Na boa, me desculpem pelo termo, mas eu acho esse negócio de "melhor do mundo" uma tremenda babaquice. Vôlei assim como qualquer outro esporte é questão de momento, ou seja, um atleta hoje está super bem, amanhã pode estar mal. Esse negócio de melhor do mundo não existe. E mais, se algum dia existiu, Thaísa nunca foi melhor do mundo, e hoje não é diferente. E como estão falando, fato é que Carol e Juciely foram melhores que ela nessa Superliga, porém, Thaísa estava voltando de lesão, operou os dois joelhos e isso tem que ser levado em conta. Quanto à seleção, não descartaria a Thaísa simplesmente porque ela não foi bem durante a Superliga. O meio-de-rede da eleção é sim de Fabiana e Thaísa. Carol, Juciely e Adenízia que vão ter que correr para se garantirem na outra vaga, mesmo tendo tido uma boa atuação na seleção e na Superliga.
Então, aos fãs e não fãs de Thaísa, sosseguem um pouco, pois ela vai ser sim convocada para as Olimpíadas e vai ser titular, duvido que o Zé Roberto vá cortá-la, exceto que a mesma se lesione. Entendo a antipatia que as pessoas sentem por ela, pois fato é que a cada temporada ela conseguia ficar ainda mais entojada, mas não levem isso para o pessoal.
Fabiana, pra mim, é a mais completa central do Brasil, não tem pra ninguém. Bloqueia como Thaisa, ataca china como Juciely e compõe o bloqueio de forma rápida e quase tão eficiente quanto a Carol. O ataque no meio dela acho até melhor que o da Thaísa que andou “lambendo” demais a bola na Superliga.
Thaísa é nossa central mais alta, mas como não poderia deixar de ser, é mais lenta. Ela é muito boa em bloqueios parados no meio ou na ponta, então contra clubes europeus, especialmente do leste, que trabalham bolas altas e lentas, ela tem uma performance extraordinária. É só lembrar de jogos contra a Rússia por exemplo. No entanto, contra times mais rápidos e mais técnicos, como os asiáticos, ela pena muito mais que Fabiana, Carol ou mesmo Juciely por causa da velocidade na composição do bloqueio. Lembrem-se dos jogos da Superliga contra o Rio de Janeiro quando a Thompson jogou bem ou nas semifinais quando a Roberta entrou. Nesses jogos a Thaísa rendeu muito pouco, seu bloqueio chegava quase sempre quebrado porque as jogadas eram muito rápidas e ela não conseguia chegar à tempo. A Thaísa tem um saque muito bom, pra mim só perde pra Carol.
Juciely é uma jogadora mais baixa que as duas anteriores, mas é muito rápida. A china dela é imbatível e, em geral, deixa o bloqueio sem saber onde a bola caiu. E não venham dizer que é contra times baixos. Veja o Grand Prix do ano passado, ela e a Carol foram as titulares, Fabiana e Thaísa ficaram descansando, e as jogadoras do Rio de Janeiro jogaram muito bem. Aliás, a Juciely foi considerada a melhor central da competição. Saca bem, mas Carol e Thaísa sacam melhor.
Carol é uma grande promessa e vem crescendo a cada ano que passa. Tem o melhor saque de todas as jogadoras convocadas e é especialista nisso. Às vezes arrisca muito, mas quando acerta é ace ou certeza de passe quebrado. Juciely é superior no ataque tanto no meio como na china, mas Carol compõe o bloqueio muito melhor que qualquer das outras convocadas. Ainda está muito verde e não tem tanta rodagem, mas será o futuro da seleção há menos que surja algum fenômeno nesse meio tempo. Argumentos do tipo “é muito baixa” são ilusórios porque as jogadoras do Brasil são sempre baixas, ter 1,96m é exceção e não regra.
Adenízia vive um inferno astral com a saída do Osasco e nem sei se ela vai estar psicologicamente segura para as Olimpíadas. Era a central reserva em 2012, mas vem decaindo desde então. É uma central que ataca e bloqueia bem, mas a concorrência está a sua frente.
Sobre as centrais altas versus centrais rápidas. Ter altura em voleibol é tudo de bom. Quem é alto não precisa queimar no meio porque leva menos tempo pra subir, nem precisa subir muito, ou pra voltar ao solo e subir de novo. Mas a maior vantagem do bloqueio alto é restringir o alcance do ataque adversário. Quando o bloqueio é baixo, o atacante pode bater por cima do bloqueio, embora perca eficácia, e ainda assim alcançar o fundo da quadra. Nesse caso a defesa do fundo de quadra tem de se desdobrar. Jogadoras rápidas, independente da altura, compõem o bloqueio muito melhor e fecham os espaços para o ataque adversário que ficam, em geral, com opções apenas de explorar o bloqueio ou tentar uma diagonal muito fechada.
Não quero desmerecer ninguém, acho que cada uma pode e deve contribuir com seu melhor pela seleção. Tenham certeza que vou estar aqui torcendo para quem estiver jogando, aliás quero mais é que a Thaísa seja a MVP dos Jogos Olímpicos e nos brinde com uma medalha de Ouro. Se não for ela, que seja Juciely, Carol ou Adenízia.
não tenho nenhum contato com ninguém do Praia e nem com nenhum agente de jogadora. Tudo que discuto aqui são notícias/comentários que vi em algum lugar ou deduções próprias a partir de informações precedentes. Tenho certeza que a diretoria do Praia é muito profissional, nunca duvidei disso, senão não teria chegado tão longe.
Em relação à Sheilla, sei que o agente dela conversou com o Praia e o Osasco, em algum post anterior até disse que era mais provável que ela fosse para o Osasco porque para o Praia seria mais interessante manter o time e trazer a Suellen para a posição de líbero. Como você estava muito temeroso da ida da Sheilla para o Praia, eu brinquei dizendo que ela iria dizer que os torcedores do Praia iriam ter de engoli-la. Coloquei “Kkkkkkkk A zoeira never ends ☺” no final para denotar que era brincadeira. Defendo que os times devem tentar ao máximo manter a base, disse isso anteriormente e acho até citei o Rio de Janeiro como exemplo.
Sobre a Fabiana, mantenho minha opinião, uma vez fechado com Wal e Natacha, não acredito na ida da Fabiana para o Praia. Veja bem, é apenas a minha opinião, e na medida do possível, nem deve ser levada a sério.
Aliás, copio aqui o que escrevi em um post “Renascimento italiano”: “TUDO POSTADO AQUI É OPINIÃO PESSOAL, QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É MERA COINCIDÊNCIA.” :)
muito agradecido pela deferência.
nem quero polemizar sobre isso, mas a Jucy foi a melhor central, a Harmotto foi a segunda e akirandewo não ganhou nenhum prêmio individual no último encontro delas. *risos
Esses comparativos são meio complicados de fazer.
De onde tirei isso? Lá atrás, quando você disse que Juciely não está no nível delas por não ter altura para se destacar. Diferença gritante que só seus olhos enxergam. Digo e repito, altura no vôlei não é tudo.
É uma pena, mas está ficando cada vez mais difícil manter as nossas melhores jogadoras aqui no Brasil. Se for confirmado o que está se desenhando para cada time, ano que vem vamos ter uma Superliga parecida com a desse ano, só que ainda mais fraca, triste isso.
Tantas opções? Como assim? Não temos tantas opções assim não... Temos uma Thaísa e uma Fabiana, além delas, correndo por fora, temos, em primeiro, Jucielle, Adenizia e depois Carol do Rio... Nathasa e outras afins não tem condições de ir p uma competição internacional ainda não... Wal e Carol Gatas também não tem interesse. Então, dentre tantas opções? Não, amigo. A opção é Thaísa e Fabiana e depois, somente depois, se uma das duas se contundirem seriamente, espero que nunca aconteça para o bem da seleção, ai sim, teremos Jucielle e Adenízia na Seleção e por último a Carol... Carol bate uma china fraca e a bola de meio da frente dela não é potente e nem é muito alta... Por isso coloquei ela como a quarta central no momento... Depois que Thaísa e Fabiana saírem estamos fritos, estas duas não aparecem sempre não no nosso cenário brasileiro... Que pena... Yana, a maior gata.
Análise o passe dos times,vc verá que Fabi,como lhe disse fazia milagres. Uma campanha encabeçada por Volosh e os torcedores do OSASCO. No caso das centrais séria uma piada mesmo, Fabiana bancando,ne pra Adê. Coisas dessa mídia tendenciosa.
Essas jogadoras custam caro, Fabiana e Jaqueline ganhavam mais que o resto do time do SESI inteiro na temporada passada. Das jogadoras que estavam aqui, uma ganhava R$ 800 mil e duas algo em torno de R$ 1,5 milhões, então pouquíssimos clubes podem fazer investimento dessa monta e, mesmo os que podem, nem todos estão dispostos.
Desses times, temos.
Rio de Janeiro - já tem Gabi e se não fechar com Natália, não creio que contrate qualquer jogadora de 7 pontos – 0 vaga
Minas ainda não renovou com Tandara. Se não renovar tem chance de contratar outra – 1 vaga
Osasco já tem Dani Lins e tem grande possibilidade de contratar outra – 1 vaga
Praia pode contratar no máximo uma dessas jogadoras – 1 vaga
Tirando Gabi, Natália e Dani Lins, sobram 6 jogadoras Tandara , Thaisa, Fabiana, Fernanda Garay, Jaqueline e Sheilla para no máximo 2 ou 3 vagas, então muita gente vai ter de ir para o exterior ou continuar lá, uma pena.
Reitero minha opinião de que o problema do time é e sempre foi o comando técnico, ou mesmo a falta deste.
Apesar de achar a Thaísa intocável como titular da seleção ao lado da Fabiana, tenho minhas críticas em relação à sua postura. Considero que muitas vezes ela me pareceu arrogante, principalmente em suas posições relativas às próprias companheiras, como ocorreu com a levantadora Karine e, mais recentemente, a cubana Kenia. Isso segrega o grupo, desconcentra, ainda mais partindo de uma jogadora tida como termômetro e líder da equipe.
Ficaria muito feliz se pudéssemos contar com a Fabiana, o que pelo jeito não vai acontecer. Fabiana, além de muito querida pelos torcedores, é de uma paciência e zelo com as jogadoras menos experientes que se faz admirar, haja vista o suplício que a vimos passar com as levantadoras do Sesi durante essa temporada, porém os gestos e palavras em quadra eram sempre de apoio. Ela e Saraelen formariam uma dupla bem bacana, já que Adenízia também deixa o clube, para o meu espanto.
Mas com toda essa imposição de ranking e retiradas de patrocínio e baixa de investimentos, a debandada para o exterior será enorme, o que diminuirá ainda mais o nível da nossa competição.
Eu tinha como quase certo a ausência da Fabíola, agora fico mais preocupado com essa possível baixa para a seleção. Jaqueline é uma jogadora muito importante para o esquema do José Roberto Guimarães.
A minha quase certeza que a Fabíola não vai, se deve a duas coisas. Primeiro a posição inicial dele que a possibilidade dela ir para as Olimpíadas era muito pequena, embora ele tenha mudado um pouco o discurso depois. A segunda foram algumas entrevistas da Roberta e do Paulo Cuoco (agora acertei o nome!). O José Roberto procurava uma terceira levantadora mesmo antes da gravidez da Fabíola porque ele queria ter uma carta na manga. Ele testou, principalmente, Naiane, Macris e Juma. A Roberta foi a escolhida há já algum tempo e ele se comprometeu com ela. Quando ele soube da gravidez da Fabíola, se apressou com o treinamento dela. Na verdade houveram dois erros aí. Já que ele achava que ela seria a reserva, deveria ter usado ela como titular no Sul-americano inteiro. O segundo, deveria ter acertado com o Bernardinho para sacar a Thompson e colocar ela como titular no resto da temporada da Superliga. A seleção é mais importante que o time do Rio de Janeiro. Agora a gente corre o risco de ter uma levantadora reserva da seleção, que vai ter de entrar e jogar em algum instante, que nunca foi titular nem no seu time e não tem rodagem. :(
A nossa capitã é bem melhor q a Thaísa vamos ser sinceros né chega de hipocrisia. Rio e Praia não quiseram a Thaísa não está nos planos dos respectivos clunes. Para de bajular e encara a realidade com sinceridade amor. Se toca.
Sobre o que o CEAB disse, de Fabiana conseguir jogar com passe C e Thaísa não, isso é notório. Isso aconteceu no SESI por três temporadas seguidas. Mesmo quando o passe não estava em condições ideais, Dani Lins, Carol Albuquerque, Claudinha, Pri Heldes e Carol Leite, todas forçavam o jogo com a Fabiana, sem medo de errar e ela sempre conseguia se destacar no ataque, virando verdadeiras jacas. Isso não acontece com Thaísa, porque quando ela recebia bolas ruins, ficava queimando as levantadoras. Inclusive chegou a fazer isso em rede social. E fez isso também com a Diana na temporada 2014/2015, quando a Dani se machucou.
Sobre Jucy e Carol conseguir jogar com passe quebrado, a temporada 2013/2014 te manda lembranças. A linha de recepção do Rexona (com Mihajlovic, Gabi e Fabi) era uma das piores de toda a Superliga, e mesmo assim as centrais foram bem.
Sobre Thaísa de titular absoluta na seleção, eu quero mais é que isso aconteça, pois vai significar que ela vai estar jogando mais bola que as demais, e isso será muito bom para a seleção. Se estiver ruim, tem mais é que comer banco e ceder a vaga para quem estiver em um melhor momento, seja Adenízia, Ana Carol ou Juciely.
-Jovana Stevanovic 1,92m: MELHOR CENTRAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2016;
-Milena Rasic 1,93m: MELHOR CENTRAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2015;
-Natasha Krsmanovic 1,88m: MELHOR CENTRAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2015.
PASMEM!!! JOVANA BRAKOCEVIC oposta de 1,96m está de volta!!!
Não interessa quem vai ser reserva ou titular,tanto BRAKOCEVIC 1,96m quanto BOSKOVIC 1,93m são opostas espetaculares,é claro que vai rolar inversão do 5x1 direto nesse time.Com esse poder de fogo todo,a SÉRVIA com BOSKOVIC e BRAKOCEVIC tem a melhor inversão do 5x1 do mundo!!!SÉRVIA é um time dificílimo e vai sair do RIO com MEDALHA, Não há dúvida!!!
Ponteiras: Brankica Mihajlovic 1,90m e Jelena Nikolic 1,94m
Levantadoras: Maja Ognjenovic 1,83m e Bojana Zivkovic 1,86m
Thaisa ja jogou muita bola, mas nas últimas temporadas tem caido de rendimento. A Operação no Joelho pode feito isso com ela. Mas detonar companheiras de equipe e adversárias nao é legal, por isso muitas pessoas nao gostam dela. Abraço.
Tive um pesadelo, sonhei com a Fabiana no Minas.
Entenda de uma vez por todas que vôlei, assim como todos os esportes, é questão de momento. Hoje um atleta está bem, amanhã não. Não sei qual o problema que você tem em admitir que Thaísa não foi bem na última temporada. Eu não estou querendo desmerecê-la, e muito menos enaltecer outras em cima disso, é somente um fato, que qualquer pessoa que entenda de vôlei e tenha acompanhado a última Superliga pôde constatar. Ok, ela operou os dois joelhos, isso tem que ser levado em consideração.
Sobre Walewska, eu concordo com você, ela foi de longe a melhor central da última Superliga. Se ela aceitasse voltar pra seleção, com certeza brigaria pela vaga de titular.
Bom pro Minas, time pelo qual twnho um imenso apreço, mas meu PRAIA que perde. Fabiana é a jóia que falta rumo ao lugar mais alto do pódio. E aí Nei será hein homi? Meda.
corroborando com o que você escreveu, atletas de vôlei e, em geral e principalmente em esportes coletivos, podem ter variações grandes em performance até mesmo em uma mesma partida. O rendimento de uma atleta de vôlei depende de vários fatores como físico, psicológico, período do mês, frieza, concentração, entrosamento com seus pares e até a performance do seu adversário. O momento é tudo.
As duas centrais do Rio de Janeiro, no início do campeonato, não renderam tão bem no ataque por causa do entrosamento com a levantadora americana. Na primeira partida do Rio de Janeiro com o Praia, a maior pontuadora do Praia, Alix, foi completamente anulada. Na partida final, a marcação do Praia sobre a Natália fez com que seu rendimento fosse muito abaixo do normal nos 2 últimos sets. No Sub-23, Rosamaria foi a MVP, mas teve uma performance muito abaixo na SL, talvez devido ao técnico que não é um grande formador de novos talentos. Ainda no Sub-23, Naiane era pra ser a titular, mas Juma estava em um momento melhor. Aliás Drussyla, Milka e Saraellen se destacaram e não entendo porque Milka não está em um time grande, o Bernardinho poderia levá-la para ser a sucessora da Juciely. Ela é alta, magra, forte, veloz, bate e bloqueia muito bem. Ei Bernardinho, acorda aí!
Atleta de ponta, que joga em club grande e um vôlei moderno não pode ser tão supcetivel a condições climaticas, pelo amor de Deus... e a mentalidade do vôlei feminino está mudando, se este seu comentário fosse há um certo tempo atrás eu concordaria com todos estes fatores, mas eu fico analizado as grandes potências olimpicas e já não observo mais a influência de certos fatores... e quanto ao Psicológico vc nota a mudança nesta conceito quando assiste a entrevista que Gamova deu para uma agência brasileira há alguns anos dizendo que um atleta de ponta, para ele, não basta ter a melhor forma física e técnica, não basta ser o melhor, tem que acima de tudo, ter auto controle emocional,você não lembra das vitórias, viradas épicas nos mundias 2006/10,antes disso mesmo em 2004, todos contra nossa seleção? E né só no vôlei ou apenas foi com nossas meninas não, realmente existem vários exemplos e, em outras modalidades. E hoje em dia quem vive este fator psicologico aqui no Brasil, essa filosofia,mesmo que tardiamente é a equipe do REXONA.Como todos sabemos elas jogam bem com o placar na frente, ou seja dominando as parciais e melhor ainda, como já vimos atrás, desfavorável.enfim, o vôlei tem mudado, e nossas atletas parecem estarem, mesmo que aos poucos absorvendo esta filosofia esportiva, isso irá ficar mais evidente nas próximas gerações, observamos tais mudanças na seleção HISTORICA de 2008 depois demos uma oscilada o que é mormal, e agora o que se espera são só melhorias, todo este atraso pisicofilosófico é fruto da de descaso de uma nação que não sabe, não conhece a importacia da filosofia olímpica para o seu crecimento, para a mentalidade do indivíduo e a importância do esporte na vida dos seus cidadões, caso da nossa pátria amada. Infelizmente estamos ainda, muito atrás. Porém o bom é que mudanças já são observadas nitidamente.
Quando o Osasco fez aquele corte no seu elenco de jogadoras eu fiquei pensando, o que estariam jogando hoje as amaldiçoadas Ivna, Adenízia, Lise, Suelle e Carcasse nas mãos do Bernardinho? Provavelmente estaríamos falando delas e comparando-as às melhores do mundo. Estaríamos contrariando Yana argumentando que Adenízia, depois de uma temporada dando tocos em Thaísa e ganhado o título de melhor bloqueadora da SL, merecia ser titular da seleção. Brincadeira Yana. *risos
Sou muito contrário aos rompantes do técnico do Rio de Janeiro, mas respeito muito seu trabalho, por sinal estou pensando em comprar seu livro pra ver se descubro alguma pista do seu segredo. Não sei o que ele faz, se hipnotiza as meninas, se as motiva, sei lá. Só sei que funciona, elas entram em quadra e rendem como nunca renderam na vida, melhores a cada partida, e o mais importante, não amarelam nem sentem a pressão.
Em tempo, parece que tá difícil fechar com a Natália, o Rio de Janeiro fixou um limite de 900 mil reais como máximo por jogadora e o mercado europeu paga até meio milhão de euro, em torno de 2 milhões de reais, para uma temporada. A China também está na jogada, então não sei qual será o desfecho.
Acho que foi há alguns postes que fiz este comentário, o Bernado, que se desgasta, que absorve toda pressão, as meninas só cabem colocar em quadra o que ele pede, a carga, o descontrole emocional fica por conta dele. Sem falar que no dia dia ele já impõem uma grande pressão, então as pressões externas são fichinas.
Quem não aguenta o dia dia com pressão pede pra sair....
Pq lá quem ganha bem, é a comissão técnica, que com um material humano bruto modesto, formar atlestas de ponta e tranforma suor em ouro.
Mas nunca iremos saber, é muito disse me disse nos bastidores, são apenas boatarias que pegamos daqui e dali, não dá pra realmente saber, mera especulação, não podemos ser categóricos, fato é que a principal estrela do time é o técnico e sua comissão, pois eles conhecem o caminho das águas, são especialistas em ganhar superliga e transformar atletas.
Aliás, achava que o Marcelo Mendez deveria ser o técnico da seleção masculina e o Bernardinho da seleção feminina. #prontofalei
Off topic hoje estreia Game of Thrones :)
Osasco agr está assim:
Levantadora: Dani Lins
Oposta: Ana Paula Borgo
Ponteiras: Gabi e Clarice
Centrais: Saraelen e Bia
Acho q poderia trazer uma ponteira 7 pontos(Jaqueline) e Tandara está quase certa com o time porém prefiro Paula Borgo na titularidade.
Vicente, o que pega todos os furos, rs... sabe nos dizer?
E ela que com certeza só ouviu, aliás viu a ascensão da Mihha depois que passou pelas mãos dele.
até onde sei a Marjorie ainda não renovou, mas não foi liberada. Ela não tem postado nada sobre isso no twitter. Como tem contrato até maio, ainda tem tempo. Acredito que ela renove, a irmã vai pro Rio de Janeiro.
achei que o Gabriel estivesse se referindo a essa vez. *risos
1/4/16
Vicente Maia disse...
...
TÉCNICO
Bernardinho - Sinceramente, acho que o Bernardinho é o oposto do seu time. O time é frio, sereno, calmo, não é afetado pela pressão e parece jogar melhor quando está atrás do placar. O técnico é o contrário. Esbraveja, briga, grita, fica nervoso e dá piti, mas isso não afeta o time. Ele parece carrear para si todo nervosismo, toda angústia e toda carga negativa que poderia afetar seu time.
Nessa semifinal contra o Osasco, a Monique bateu uma bola que espirrou no bloqueio, o árbitro não marcou e ela foi discutir com ele. Imediatamente o Bernardinho a mandou ela se calar e foi ele discutir com o árbitro. Quando a Gabi começou a jogar com ele, lembro que em uma oportunidade, ela levou três tocos seguidos. O Bernardinho parou o jogo e deu um esporro nela, certo? Não, ele deu um esporro na Fofão e mandou ela melhorar a levantada. Todo mundo sabia que as levantadas tinham sido boas e que a Gabi era quem tinha errado, incluindo ela mesma. Mas ele não reclamou dela. Apesar de tratar as jogadoras com mão de ferro, ele tem toda uma técnica para tratar com elas, quem pode levar esporro e quem não pode faz parte da psicologia que ele aplica. Seja lá quais forem as técnicas que ele usa, elas dão resultado. Ele consegue pegar um time 5cm mais baixo que o principal adversário, sem nenhuma estrela (ok, Fabi ainda é uma estrela), com um banco com jogadoras de base, com um investimento muito menor e fazer desse time um time vitorioso. Não é atoa que um percentual expressivo das jogadoras sonha em treinar com ele.
1/4/16
Laura disse...
Vicente, adorei sua análise sobre o Bernardinho e o comportamento do time em quadra, como são opostos. E o trabalho que ele faz com as jogadoras é muito bom, coloca-as sempre no seu melhor. O Zé Roberto, aliás, tem muito a agradecer a ele.
Vicente, não.... poxa, Fabizinha nunca deixará de ser estrela meu.
O vicente com sua inteligência, conseguiu sintetizar bem o que já foi discutido aqui por geral em um antigo post, e ilustrar bem com o caso da Monique, o que "EU" já tinha falado sobre o comportamento estratégico, e benéfico do Bernado para com o seu time e como isso reflete na concentração do plantel.
Outra coisa seu Vicente,Bernado sempre trabalha com excelência quando não tem no seu plantel vinculos familiares. Por isso que temos a falsa impressão que ele trabalha melhor com o feminino, mas olhe para historia por si só, e veja. Quando na seleção feminina ele era casado com a venturine e agora na masculina tem seu filhote, fora as predileções afetivas que se evidencia, nas seleções.Mas no ganha pão dele, os clubes ele não arrisca não, só joga quem tem bola, mas no berço da vaidade dele, leia se seleção, seja masculina ou feminina...
No osasco, ao que parece, a dupla deve ser Saraelen e Bia. Uma dupla muitíssimo mais barata que a anterior. Admito que preferia a Marjorie do que a Bia, mas veremos como se saem.
Difícil acreditar em uma dupla Gabi-Clarisse como titular. Acho que vem pelo menos uma estrangeira de força pra dividir com uma das duas.
Gente com sono, não sei se aguento assistir todo, tempos bons o da galera zumbi...muito sono.
já que você zoou a gente falando que a Thaísa era altruísta, altiva e inteligente, agora é a vez da gente zoar também. *risos
Não quero contudo, desfazer da Thaísa. aliás quero que ela arrebente nessas Olimpíadas, seja a MVP e traga a medalha de ouro. MESMO PORQUE, QUERO QUE A TERCEIRA CENTRAL SEJA A JUCIELY.
Mas, a Carol... Ah, a Carolzinha é uma pessoa muito querida, muito simpática, muito carismática, muito gentil, atende a torcida com paciência, joga com alegria, tá sempre feliz e com um sorriso no rosto, Ah, e sabe dar entrevistas. Só quem não gosta dela é a torcida do Osasco, mas nem poderia gostar, a mulher é algoz do time deles.
Ela é a melhor bloqueadora da atualidade, os números não nos deixam mentir. A Thaísa foi a melhor em várias oportunidades e reinou longamente, não resta dúvida, mas isso foi no tempo pré-Carol. Hoje só dá a baixinha. ☺
2ª Melhor Bloqueadora da Superliga Feminina de Vôlei 2013-14
Melhor Central do Campeonato Mundial de Clubes de 2013
Melhor Bloqueadora do Montreux Volley Masters de 2014
Melhor Bloqueadora da Superliga Feminina de Vôlei 2014/2015
Melhor Bloqueadora do Campeonato Sul Americano de Clubes 2016
MVP do Campeonato Sul Americano de Clubes 2016
Melhor Bloqueadora da Superliga Feminina de Vôlei 2015/2016
E muitos prêmios mais virão. ☺
Será uma pena a saída da Thaísa do Brasil porque a coisa mais divertida da Superliga era ver a Carol dando toco nela em todo jogo. Mas lá fora, tenho certeza que a Thaísa vai fazer muito sucesso, afinal a Carol vai ficar por aqui, né? *risos
Bem, nada contra a Thaísa, mas a gente gosta mesmo é da Carol. Entendeu? Tanto que se ela algum dia for pro Osasco, a gente vai continuar torcendo por ela mesmo assim.
Yana, só brincadeirinha pra desopilar, não vá se zangar comigo. ☺
lembrei muito de você agora, acabei de assistir Brasil x Rússia nas Olimpíadas de 2012 e a Thaysa comeu a bola o jogo inteiro e foi a melhor pra mim. Desejo que ela repita essa performance agora no Rio 2016.
Também achei o máximo no youtube tem um vídeo só com o lado Russo após o jogo, vc ver a menina chorando... elas chorando.
Sheilla foi o nome daquela partida e sem ela não teríamos chegado sequer à semifinal, é verdade. Mas a Thaisa, lembro bem, fez toda uma Olimpíada muito boa.
Mas pra mim, o mais legal desse jogo foi quando Fabiana fez o ponto final e Thaísa chegou para abraça-la, e assim elas ficaram por um bom tempo, Fabiana chorando muito e Thaísa dizendo algo como “chupa, caral#o... foi na tua bola”, algo muito bacana da parte da Thaísa, dando forças a sua grande amiga, como quem diria “não se preocupa com aquele ataque que você errou, pois foi você quem fechou o jogo”.
Primeiro, parabéns pra Garay! Depois dessa temporada, deve ser renovada no Dinamo (com um dos melhores salários de jogadora de vôlei brasileira). Mas precisamos falar sobre o Kazan que não conseguiu chegar nem ao pódio e está fora da Champions 2016/2017, pode ainda rolar um wild card, mas não sei se chegará... esse wild card deve ir para o Pomi (que também não conseguiu a classificação).
Segundo, o Conegliano está com uma mão na taça do Italiano, mesmo sem uma das principais jogadoras do time no ataque, a Easy (Hodge). Robinson segurando firme com a Ortolani, ontem com a reserva de luxo, Brakocevic. Adams/Robinson/Hodge/Glass... caso confirme a base, será um baita time pra próxima temporada, mas rumores falam de Robinson no lugar da Bosetti no Fener.
Eu vi a semifinal do time da Garay e foi muito fraco o jogo. A final não consegui assistir. E ela tá com a bola cheia lá mesmo, não veremos ela na SL tão cedo.
renovação zero, os EUA conseguiram um título de grande expressão depois que renovaram seu plantel, enfim gente é algo a se pensar, destesto este termo, essa rodagem como justificativa pra não convocar, ou colocar para jogar. olhem nossa Mari, uma menina que aterrorizou em Athenas, Pequim e não deu xou em Londres porque enfim, todos sabemos. Existem milhões de exeplos, não só de jogadoras isoladas, mas de times inteiros que entenderam que renovação tem que ocorrer a cada ciclo, salve exceções,e quão mais cedo esse povo tiver esse contato com uma atmosfera, e estrelas de outras nacionalidades melhor será para o desenvolvimento da atleta e para o desempenho destas na seleções, sofremos, vocês sabem, a falta, o descaso com essas "peças" de reposição.
Discordo em partes. Muitas jogadoras novatas repetem sempre que podem que aprenderam muito na temporada jogando com as mais experientes. Algumas dessas jogadoras da nova geração não tem oportunidade de jogar em clubes com jogadoras mais experientes (Sheilla, Jaque, Garay...) e irem treinar em Saquarema e adquirir aprendizado.
A notícia do dia é o valor que a Kim recebeu de proposta para renovar com o Fener: a bagatela de 1.500.000 euros. Mas os rumores dão conta de que a China vai fazer uma contraproposta ainda mais generosa pra coreana.
A aposentadoria da Gamova, já desmentida. O desmanche do time do Kazan. Vários assuntos.
só complementando a sua informação, esse valor da Kim é por dois anos de contrato. Ela tinha um contrato de dois anos no valor de 1.200.000 € pelo período, 600.000 €/ano, e agora o Fenerbahce ofereceu 1.500.000 €/2 anos pra ela renovar, mas a China, que está inflacionando o mercado, ofereceu 1.750.000 €. Fonte http://www.voleybolextra.com/71715/transferin-en-gozde-ismi-kim-onumuzdeki-sezon/
Essa estória da Girafamova aparece com frequência, mas ela não se aposenta não.
A Fernanda Garay vai renovar com o Dínamo Moscow, disse em entrevista que não quer sair de Moscou.
Quanto a Floortje Meijners, que joga no Piacenza, é real o interesse do time brasileiro por ela, mas por enquanto tudo corre em segredo Fonte https://elemercato.wordpress.com/2016/04/07/brasile-futuro-verdeoro-per-meijners/
A Natália ainda não desistiu de ficar no Rio de Janeiro, assim como Gabi e Juciely que tinham a saída como certa, mas renovaram. O problema nesse caso, é que as ofertas da Natália são muito altas, muito acima do teto do clube. Vamos ver no que dá.
Esse time carioca parece ter um atrativo muito forte para as jogadoras, não sei se a cidade, se a infraestrutura, se o técnico, se a oportunidade de se valorizar ou ser campeã, sei lá. Uma estrela de um dos times grandes, que acabou renovando, não escondeu que queria muito vir jogar no Rio de Janeiro. Mas nem vou falar o nome pra não me complicar. Só dou uma dica, muito amiga da Natália. ☺
Só lembro da Paula que não quis porque seria banco e de uma ou outra que saíram porque dificilmente seriam titulares.
Wall eu sei que não é. E Alix que andava entrançando pra lá e pra cá com Nati, um grude só.rasga logo seu Zé. ... só quem lê somos nós vai ser segreso, kkkkkk SQN.
A Natália foi demais nessa dia e é uma jogadora que não pode sair do Rio de Janeiro. A mulher tem muita garra, muita fibra, joga com muita paixão e ficou imortalizada com a famosa frase no tie break "essa porra é nossa!". Sei que ninguém é insubstituível, mas o Bernardinho tem de dar um jeito de cobrir as propostas que ela recebeu, ela é um espetáculo à parte e a cara do time carioca.
Segundo o BV, A proposta da China é de 2 mi de euros. Impressionante! Tá quase um jogador de futebol hahaha
Quanto a Meijners, nada acontece enquanto não acabar o italiano, mas acho ela muito boa. Melhor que a Plak, que o Rio está querendo.
Melhor dupla de centrais (no papel) na proxima CL será Akinradewo e Thaisa, veremos se rendem o esperado. Com uma ótima levantadora e ótima oposta, ainda mais com Mammadova na ponta.. Timaço.
Beto também te amo! Volta! <3
Esse dinheiro deve ser maior que o budget do Rio de Janeiro para temporada inteira. Aí ela não deve ficar mesmo. A proposta que eu conhecia era de meio milhão de dólares por temporada de 5 meses de um time chinês
Querem tirar a Kim da Turquia, a Robinson da Itália (ela está fazendo uma temporada excepcional por lá), a Natália do Rio. Dependendo do resultado da China nas Olimpíadas, o campeonato terá ainda mais visibilidade. E olha que a China virá forte para desbancar EUA e Brasil. Estão se preparando para os jogos desde o final do ano passado, salvo engano.
Mas num sumi não tô aqui com meu chicote, com meu dedinho que não duplica mas é afiado.... Leo a AII JÁ TINHA FEITO O MESMO QUASTIONAMENTO PRA YONA. O pq da duplicação, kkkk.
Será, queria ver tanto a Geovana como a que tomou seu lugar no time sérvio, a primeira que voltou de gravidez pode ser, mas a segunda é sonharnpor demais, financeiramente inviável pra ela,se o Bernado abrir a carteira.
Amigos segundo o lance a Natália não continua, o que só confirma o que se desenhava financeiramente.
Cadé os dedinhos ferinos,afiados, cadê nosso menino de ouro, que tudo sabe das artemanhas do mercado, o best friend das bests friends das jogadoras, vicente, rasgue uma novidade meu fi, não nos deixe sem...
acho que está tudo parado mesmo.
Sobre a Natália, o negócio não evoluiu. Ela nem queria que o clube cobrisse as propostas que ela recebeu, só queria ganhar melhor, outras jogadoras brasileiras ganham, ou ganhavam, bem mais na Superliga. E eu dou razão a ela, afinal é a melhor jogadora brasileira em atividade e precisa fazer um pé-de-meia até o final da curta carreira de atleta. Isso coloca o time carioca numa situação complicada, pois o teto deles de aproximadamente 220.000 € não dá pra trazer ninguém que preste do exterior. Ou traz jogadora em fim de carreira ou jogadora muito jovem que seja uma promessa, mas que ainda não tenha despontado como a Plak que fizeram proposta. Ela tem 20 anos é reserva no Bergamo e também na seleção da Holanda, então, como pode se ver, ainda não despontou. Mas a ideia é mesmo essa, como fizeram com a Mihajlović que quando chegou aqui não jogava nada e hoje é uma das jogadoras mais bem pagas no mundo. No cenário nacional não tem ninguém pronto, só promessa, mas não duvido que o Bernardinho não faça uma loucura tipo colocar a Drussyla, ou mesmo a Helô improvisada, pra substituir a Natália e acabe dando certo.
A verdade é que o time do Rio de Janeiro com duas centrais extremamente eficientes e com a melhor dupla de ponteiras da Superliga, sem contar com a melhor líbero, seria sempre favorito. Mas sem Natália, isso muda. Se o Praia fechar mesmo com a Fabiana será o time com o melhor elenco e franco favorito, se o Osasco trouxer as duas estrelas do exterior, ainda sobra um jogadora de 7 pontos que especulam seja Tandara, será um forte candidato à final. Nesse caso, o Bernardinho terá de tirar aquele coelho da cartola para ganhar a 12a Superliga.
A única novidade é que já comprei os ingressos pros jogos amistosos da seleção brasileira contra a República Dominicana, em São José dos Pinhais. Queria ver os jogos das Olimpíadas, mas estou preferindo ficar longe.