A 11ª estrela



O legal do Rexona ganhar tantas Superliga é que a gente se especializa nos prefixos matemáticos. Enea, deca e agora hendecacampeão ou undecacampeão. O nome é feio, mas a conquista foi bonita. Bonita não só porque o Rexona foi melhor time durante toda a temporada, mas porque também teve um adversário à altura. O Praia Clube valorizou demais o 11º título do superfinalista e ameaçou de verdade a hegemonia carioca.

Acho que vimos uma grande final de SL, pela emoção com as viradas no placar e pela qualidade. O equilíbrio da partida foi conquistado por ambas as equipes e não foi consequência dos erros delas. Acho até que merecíamos ter visto um tie-break. 



**********************************

Eu me surpreendi positivamente com a postura do Praia nesta final. Depois daquela final apática contra o mesmo Rexona na Copa Brasil, tinha medo que o time mineiro novamente se acuasse com a pressão carioca. Foi o que aconteceu no primeiro set. Mas, a partir do segundo, com Álix e Ramirez entrando mais na partida e o sistema defensivo mineiro finalmente aparecendo, a história foi diferente. O Praia, com a recepção estabilizada, não se intimidou e enfrentou de igual para igual o Rexona.

Claro que faltou ao Praia a maturidade do Rexona nos momentos decisivos. O Rexona é traiçoeiro. Um erro de ataque, um toque na rede do bloqueio, um desperdício de contra-ataque, uma escolha errada no levantamento e, pronto, o Rexona toma conta. E o Praia pecou neste sentido. 


O Rexona fez aquilo que fez a temporada inteira. Quando a bola não estava legal para o ataque, colocava pro outro lado. Apostou no seu sistema defensivo e na qualidade da sua armação de contra-ataque, desafiando o Praia a fazer o mesmo. Só que o time de Uberlândia nem sempre, e principalmente nos momentos finais do set, soube trabalhar nos contra-ataques com a mesma perfeição carioca.

E as falhas vieram ou nos primeiros toques do contra-ataque ou nas escolhas da Claudinha. O terceiro set foi um bom exemplo da estrada que a Claudinha ainda tem que percorrer e da orientação que ainda necessita para se tornar uma grande levantadora. A escolha insistente pela Michelle ajudou a recuperação do Rexona no set. Não sei se ali faltou instrução do treinador ou foi pura teimosia da levantadora. Ainda assim, quero deixar meus parabéns ao Praia por ter acreditado na Claudinha, que tem grande responsabilidade pela conquista do time nesta temporada, não há dúvida.


**********************************
 
Do outro lado de quadra, gostei de ver a maturidade da Roberta, que também pôde ser comprovada na sua entrevista após a partida. Eu acho que ela pecou na precisão de alguns levantamentos para a Jucy na china e para a Natália no início da partida, mas ela, de forma geral, fez escolhas muito corretas e não se abalou com os erros. O fato do Rexona ser campeão praticamente sem contar com a Natália no ataque é graças à jovem levantadora. Ela que colocou suas demais atacantes pra jogar e recuperou a confiança no ataque de Jucy, Monique e Gabi.

Falando no ataque carioca, devo dizer que foi uma decepção o jogo da Natália hoje no ataque. Detesto admitir que, na disputa direta de posição, ela foi goleada pela norte-americana Álix. A Natália sucumbiu à forte marcação do Praia. Ela vai ser alvo da defesa e do bloqueio adversários tanto no clube como na seleção e ela não pode se deixar abalar. O Praia foi competente ao tirá-la do jogo, mas a Natália não poderia ter ficado “cega” como ficou. Chegou um momento que, contra um bloqueio da Claudinha e da Wal, ela atacava somente na direção da central. Ela tem inteligência e habilidade para usar de outros artifícios e fugir da marcação. Pelo menos a pressão que sofreu não afetou o desempenho dela nos demais fundamentos.

E ainda bem que Gabi e Monique estiveram afiadas para compensar a falta da companheira. As duas foram o nome do Rexona na partida, cada uma em um momento. A Monique, aliás, cresceu muito nesta fase final e acabou por encarnar o papel que se espera de uma oposto, mas não exatamente dela, que é o do poder de decisão. 



**********************************

E chegamos ao final de mais uma Superliga e digo, com tranquilidade, a melhor dos últimos anos. O nível técnico não foi dos melhores, é verdade, mas fazia tempo que não víamos disputas tão acirradas na fase final.

Acabamos por cobrar demais as equipes para fazerem frente ao Rexona e esquecemos como isso é complicado. O Rexona é muito experiente, muito bem estruturado, tem apoio constante de uma multinacional e tem um comando técnico de primeiro nível. Uma combinação perfeita que não se encontra em Osasco, Minas, Sesi e Praia. Ainda. Quem sabe assim, aos poucos, com um projeto persistente e constante como o do Praia, comendo pelas beiradas como os mineiros gostam, o império carioca vai sendo invadido e derrubado - pelo bem do vôlei brasileiro!


**********************************

Pê ésse: 

- Ainda bem que as duas equipes não foram afetadas pelo horário do jogo e entraram em quadra aceleradas e atentas. Mas colocar uma final de jogo único para as 9 horas da manhã é dar muita chance para um jogo de baixa de qualidade e sonolento, o que seria uma injustiça para esta SL.
 
- Amanhã comentamos a convocação do Sr. Zé Roberto Guimarães.

Comentários

Abraão disse…
Olá Laura e amigos do papo. Concordo quando você diz que o jogo feito pela Natália hoje foi decepcionante. Mas em outro post, no jogo perdido pelo rio na série semifinal, tu disseras que o nível de exigência com ela é muito grande. E deve ser mesmo, pois ela pode muito mais do que mostrou hoje. Contudo há que se considerar que ninguém, por mais fenomenal que seja, está livre de um dia difícil. Para o Rio, essa derrapada no desempenho de Natália, quase representou o desastre de perder o título, visto que o time é muito dependente de seu jogo. Não fosse saber usar com tamanha habilidade as armas já tao conhecidas, a comissão técnica do Rexona poderia ter deixado o ginásio em Brasília amargando o vice-campeonato.
Em tempo, vale-se destacar que Natália deixou a quadra com quinze pontos anotados, desempenho não muito inferior ao das suas companheiras de time Gabi e Monique que marcaram 21 e 20 pontos respectivamente. Tal atuação poderia ser considerada regular ou até mesmo de bom nível, não fosse a Natália o monstro de jogadora que tem confirmado ser ao longo de mais de duas temporadas.
Só para citar um exemplo, de como dias ruins podem acontecer com qualquer grande jogadora, em circunstâncias das mais inoportunas, me vem a memória o jogo ruim na semi-final olímpica de 1996 da maior de todas as nossas: Ana Moser. Naquele dia fatídico, se não pudesse Fernanda Venturine, ter contado com a jornada inspirada de Virna, o Brasil não teria feito aquele jogo espetacular, decidido em detalhes, contra o time cubano.
A lI disse…
Nunca culparia a Claudinha pela virada no terceiro set. Ela fez o que dava para fazer de acordo com a bola que vinha para ela. Mérito sim foi do SISTEMA DE DEFENSIVO do REXONA que trabalhou bem e foi,na verdade,o GRANDE RESPONSÁVEL PELA VIRADA NO TERCEIRO SET.
Foi a MELHOR E MAIS EQUILIBRADA FINAL DE SUPERLIGA que eu já vi.Superou e muito outras finais em EMOÇÃO!!!
Duvido que durante a partida alguém poderia cravar quem iria vencer,antes do ponto final.Afinal os 3 últimos sets,TODOS ELES TERMINARAM EM 28X26!!!
NUNCA VI EM UMA SUPERLIGA 3 SETS SEGUIDOS DE 28X26!!! Isso é muito equilíbrio e mostra que qualquer uma das duas equipes tinha reais condições de ganhar a partida.
O fato é que a partida foi decidida mesmo nos detalhes,e a emoção foi mantida até o ponto FINAL!!!
Totalmente diferente da SEMIFINAL onde o REXONA SURROU O OSASCO por 25X16 no último set!!!
O OSASCO,time MAIS RICO,DE MAIOR INVESTIMENTO,COM AS JOGADORAS MAIS CARAS E MAIS ALTAS DA SUPERLIGA sequer apareceu na FOTO DA FINAL,NÃO É MESMO??? AFINAL FOI ESCURRAÇADO DA FINAL PELO REXONA...
Ao contrário,o Osasco ganhou o título de time MAIS NOJENTO E ARROGANTE DESSA SUPERLIGA, pois de acordo com as declarações pós-jogo, elas SÓ PERDEM PELOS PRÓPRIOS ERROS e,NÃO ADMITEM A SUPERIORIDADE DO ADVERSÁRIO. Não admitem tomar toco da CAROL,por exemplo, mas vivem tomando toco assim mesmo, fazer o quê não é mesmo?
MAIS UMA VEZ A MONIQUE DÁ RESPOSTA AOS CRÍTICOS DENTRO DE QUADRA!!! A YONA e outros acham que somente ALTURA é o que importa em uma jogadora,a MONIQUE está aí para provar que RAÇA PURA,FRIEZA,CONTROLE MENTAL e MUITA TÉCNICA fazem uma VERDADEIRA CAMPEÃ!!!
Não é a primeira vez que MONIQUE é a MVP de uma FINAL!!! Na FINAL DA SUPERLIGA/2009,quando a GIGANTE JOYCINHA de 1,90m começou a pipocar e se descontrolar emocionalmente, MONIQUE foi LITERALMENTE JOGADA NA FOGUEIRA no QUARTO SET contra o OSASCO,a partir daí o REXONA virou o quarto set e GANHOR O TIE BREAK e MONIQUE SAIU DE QUADRA OVACIONADA E ELEITA A MVP DA FINAL 2009.
Em 2016 a história se repete,todos concentrando a sua atenção em NATÁLIA,PICININ faz taticamente uma MARCAÇÃO IMPLACÁVEL em cima de NATÁLIA que passa a não render como o esperado... E quem aparece como a SALVADORA DA PÁTRIA DO REXONA??? Mais uma vez,assim como na final de 2009,MONIQUE com TODA A SUA FRIEZA e SUA TÉCNICA APURADA,comparece nos MOMENTOS DECISIVOS e se torna a MVP da PARTIDA!!!
Já disse aqui que há uma ENORME diferença entre pontuar no INÍCIO DO SET,do que pontuar em MOMENTOS DE ALTA TENSÃO,CRÍTICOS e DECISIVOS. HELÔ amarelou e PIPOCOU na última partida eliminatória contra o MINAS, quando o RIODOSUL foi eliminado da Superliga, HELÔ uma grande atacante na Superliga, mas a melhor jogadora não é aquela que pontua muito no decorrer dos sets e sim aquela que FAZ A DIFERENÇA EM MOMENTOS DECISIVOS...
Parabéns à Natália pela humildade e reconhecer que MONIQUE hoje cobriu o seu mal rendimento no ataque, mas mesmo assim Natália foi importantíssima na partida.
A MICHELLE,irmã da MONIQUE,se doou e se esforçou tanto nessa final que chegou a ter CÃIMBRAS,COITADINHA... Beijão p/vc MICHELLE,assim como a sua irmã MONIQUE sempre raçuda!!!
Sou torcedora do PRAIA e estou muito orgulhosa do time,que EM NENHUM MOMENTO DEIXOU DE ACREDITAR NO TÍTULO,PARABÉNS AO PICININ e a TODAS AS JOGADORAS SEM EXCEÇÃO!!! MOSTRARAM GARRA E RAÇA O TEMPO INTEIRO...
O PRAIA perdeu de cabeça erguida, ao contrário do OSASCO que foi surrado sendo eliminado com um 25x16 no seu último set da Superliga.
Parabéns também ao MINAS pelo BRONZE que deixou EQUIPES COM MAIOR INVESTIMENTO como SESI e OSASCO para trás. A PRATA DO PRAIA E O BRONZE DO MINAS VALEM MUITO!!!
SESI e OSASCO, equipes com MAIOR INVESTIMENTO foram AS GRANDES DECEPÇÕES DESSA SUPERLIGA!!!
PARTIDAÇO!!!EMOCIONANTE!!!QUEM ACHOU QUE O PRAIA ESTAVA SATISFEITO,SE ENGANOU REDONDAMENTE,O PRAIA ACREDITOU NO TÍTULO ATÉ O ÚLTIMO SEGUNDO!!!E NÃO SERIA ZEBRA NENHUMA SE O PRAIA GANHASSE!!!PARABÉNS PICININ PELO EXCELENTE TRABALHO QUEBRANDO VÁRIOS RECORDES COM O PRAIA NESSA TEMPORADA:ESSA PRATA VALE OURO!!!
Abraão,
Ana Moser jogou uma das melhores partidas da sua vida naquela semifinal, acho que tu vistes um outro jogo, se teve alguém com um dia ruim não foi ela.ledo engano, agora se ela foi em algum momento bem marcada, é outra história, e se, vc não recorda, o Bernado a levou operada, tinha poucos meses, nem podia fazer o tratamento pós operatório direito pq estava com o outro joelho machucado por conta de uma torção. enfim. Mesmo com o joelho todo quebrado, e invalidada por muitos medicos ela conseguiu segurar o time naquele jogo épico perdido para o emocional fragilizado das brasileiras. Todos os médicos, exceto o que operou ela, eram unânimes em dizer que ela não mais voltariaa jogar vôlei, até cirurgia espiritual ela fez. É companheiro, recordar é viver.Uma vez a Gamova, disse numa entrwvista e isso denota muoto da filosofia esportiva em que neste sentido estivemos muito atrás dos europeus, e talvez do restante das grandes potencias olímpicas, até o feito histórico em 2008, ela disse que um atleta pra ser campeão não bastava só ter altura ou ser bom no que faz, tem que ter antes, e principalmente controle, mental, emocional.coisa que a Geração da Fernanda e Cia não tinham.
CEAB disse…
E a Galera aqui do Papo ainda apostava na Claudinha. Kkkkkk
Mais uma vez ela mostrou que entra em pânico no momentos de maior tensão.
Abraão disse…
Beto, não, Ana Moser chegou inteira, apesar de todos os prognósticos contrários. Fez uma olimpíada brilhante, mas naquele jogo sucumbiu à marcação que foi toda concentrada sobre ela, fez um jogo onde não decidiu e menos ainda se destacou, aquele jogo foi todo da Virna, do início ao fim . Algo semelhante aconteceu com a Natália hoje. Veja bem, pois tu costumas interpretar mal os meus comentários, não estou eximindo a Natália da sua responsabilidade, ela fez um péssimo jogo hoje, o que poderia ter sido fatal para a sua equipe, só disse que dias ruins podem acometer qualquer grande jogadora e citei a Ana Moser como exemplo por considerá-la a melhor jogadora que o Brasil já teve em todos os tempos.
Acho que, é você quem diz,
Rapaz olha pro contexto a mulher mesmo"inteira" vinha de cirurgias no joelho, tenha compaixão, inteira nada.já vi que tem gemte que considera esses atletas máquinas mesmo. Foi um belo jogo dela e com certeza a virna ou quaisquer outras tinha que aparecer, são mais seis em quadra, e estamos falando da "melhor" seleção brasileira de todos os twmpos pra maioria, não pra mim. Jogou demais aquela semi.sem comparação com o que a Natália inteira apresentou hoje, e outra, não sei pq a Nati sentil, deve ser o desgaste da semi final,Por que muito kais bem marcada ela foi por osasco e ainda assim, sambou como se diz na girial.se acalmem, até ela mesmo é limitada, ela tem uma haste imensa no osso da canela.Menos. Ana moser não.
Abraão disse…
Beto, eu não quis comparar desempenhos, eu citei um evento circunstancial para ilustrar um comentário. É só. Peço desculpas se te incomodo de alguma maneira, juro que jamais tive essa intenção. Tenha um bom resto de domingo!
Vicente Maia disse…
Sobre o jogo, já comentei anteriormente que o apreciei demais, parabenizei o Praia pela temporada e pela final aguerrida. Na internet, muita gente massacrando o técnico, Michele, Alix e até Wal. Claro que a preferida para ser espinafrada é a Claudinha, da qual pedem a cabeça. As pessoas imaginam os atletas como máquinas, que não erram nunca. A Gabi levou alguns tocos, mas foi a maior pontuadora e, ao lado da Monique, assumiu o ataque do Rio de Janeiro.
Os bloqueios dos dois times foram muito eficientes 20 x 19 e sobrou toco pra todo mundo, fruto da tática aplicada.
No Praia, Alix, Ramiresz, Natasha foram muito bem, não achei que Claudinha foi responsável pela derrota do time, pelo contrário, acho que ela foi um dos pilares que fez o Praia chegar onde chegou. Não existe atleta que não erre em um ou outro momento do jogo.
No Rio de Janeiro, Fabi fez uma partida impecável na defesa e cobertura. Roberta é a mais grata surpresa para mim que nunca acreditei muito nela. Mostrou segurança e maturidade na hora da pressão. Errou uma bola de segunda, cometeu um dois toques e errou ao insistir às vezes na Natália, mas de resto foi muito bem. O bloqueio no fechamento do terceiro set foi sua sagração. Poucas levantadoras no Brasil têm esse diferencial Acho que conquistou a titularidade do time. Gabi foi a melhor no ataque seguida da Monique. Juciely mostrou porque foi a central do Grand Prix do ano passado.
Até a próxima Superliga.
Você incomodou, feriu e tentou deturpar a história, tu me fala que Ana foi abaixo, teve um dia Ruim igualmente ao que a Natália "supostamente" teve mesmo pontuando bem... E agora vem dizer que não comparou, que ilustrou? Enfim.
Obrigado, e você também.
Rafael Modesto disse…
Que jogaço foi essa final! Superou as minhas expectativas completamente. Grande jogo do Rexona taticamente e muita raça do Praia. A Alix foi praticamente anulada até a metade do segundo set. Fabi e Gabi não deixaram nenhum ataque da americana cair, e o bloqueio se ajustou pra cima dela. Enquanto isso, Natália voava. Mas foi só o Praia vencer o segundo set que ela entrou na partida e deu um show. No mesmo momento, a Natália caiu de produção e desapareceu da partida. Outra que sumiu na partida foi a Carol. Achei a apresentação dela bem discreta, ao contrário da Walewska. Que jogadora incrível é a Wal! 8 pontos de bloqueio. Natália vai ter pesadelos com ela. E Gabi vai ter com Ramirez, que a pegou também em vários momentos da partida. Ramirez era a mais raçuda das mineiras. Comemorou cada ponto como se fosse o último. Ficou irritada com cada erro. Foi atrás de várias bolas na cobertura de bloqueio. Jogou muito realmente.
Claudinha foi bem também, mas pecou em momentos cruciais, assim como o próprio time. Alix foi uma que errou quando não podia. No momento mais crítico do terceiro set, ela errou um saque e um ataque, colocando o Rio em ótimas condições pra fechar o parcial. Na disputa entre ela e Natália pelo posto de MVP, não houve muita diferença. Ambas acertaram e pecaram nessa final. Pra mim as duas estão no mesmo patamar. Enfim, foi uma final digna de uma SL marcada pela emoção, pelos erros, pelas viradas.

Espero que continue assim! Agora é focar na seleção e no nosso sonhado tricampeonato olímpico.
Por isso Vicente que não leio mais os comentários desses falsos conhecedores de vôlei, e falando do Rexona,errar dois toks ou um atak todo mundo erra, o erro é normal,agora há de se haver um equilíbrio(o que há na equipe carioca) as pessoas deviam eram supervalorizar o que a Roberta fez, mesmo sendo um campeonato fraco como muitos falam ela foi jogada na fogueira quando o Rio estava sendo engolido por culpa do Bernado, insisto, e mudou o panorama, dando um xou na levantadora titular da seleção, que por sinal,tem a fama de ser a "melhor" do país, mas quem diz isso pra mim respaudo algum tem porque eu assisto aos jogos. Pra massa que comparava a Ana Tieme com Venturine, nota se realmente a noção dessa gente. Roberta foi posta em um dos maiores clássicos mundiais, até as veteranas tremem, mas ela foi competente e arrasou na final mostrando frieza e maturidade nos momentos em que errava, se formos falar de erros, a tese que defende que a levantadora da Nestlé é a melhor do país, ou quisquer uma, cai por terra, esgoto a dentro. Errar é normal, ter frieza, clareza e competência pra virar um placar e pra nao se abalar pelas escolhas errôneas é outra questão, coisa pra poucos e sem contar que essa garota, nem era a titular e se forem falar que ela tinha mais entrosamento com o plantel, e a qntas temporadas a Dani está na Nestlé, e na seleção? Ela tem entrosamento de club e seleção. E entra ano e sai ano e vemos isso por onde ela passa, essa, inconstância,no Sesi ainda se valeu duma FABIANA e da reserva de luxo que foi a CAROL ALBURQUERQUE,esse jogo dela é de aspirante.Tendo em vista as oportunidades e por quem ela já foi treinada.mera ilusão desse povo, que insiste em reoetir o que os figurões dizem por aí. Outro detalhe que queria frisar aqui se me permite Laura, é caso do Sidao, outro que quer por pura vaidade ir numa olimpíada, protrelou uma cirurgia não deu certo e agora anda dizendo que vai se inspirar em A e B pra ir nos jogos, mandei um recado pra ele noutro espaço e lhe peço licença pra mandar aqui:"Ó Sidao meu filho...vá tratar sua lesão não se preocupe, estamos também, na seleção masculina, bem servidos de bons centrais, o Isac Viana está voando e tem muito mais potêncial. Seleção é pros melhores e pra quem está bem fisicamente, pense na filosofia olimpica e deixe a vaidade de lado,não se valha da predileção que rola nos bastidores pantanoso e vergonhoso do vôlei, seja mais Brasil, peça dispensa e não atrapalhe a seleção"
Uma pequena emenda,
Não leio mais os comentários desses falsos conhecedores de vôlei de outros bolgs tá. ? Todo mundo sabe o quanto sou fã do papo e da LAURITA. Aprendo muito aqui com ela e também com muitos de vocês.
Yana Souza disse…
Discordo..a claudinha n fez as opções certa no 3 set..'nsistiu muito co. A michele qdo deveria fazer um jogada inusitada..a laura analisou muito bem
Yana Souza disse…
Democracia existe pra isso.. ni guem ta te obrigando a ler...ok..nao precisa vir com este comentário aqui...vamos respeitar os outros blogs...rsrs beijos da gatinha aqui.
Yana Souza disse…
GENTE DISSERAM AQUI QUE REXONAXOSASCO é o maior classico do mundo..faz e rir.. n vamos exagerar por causa do entusiasmo que vamos mostrando c a nossa liga.. gente, racionalidade e coerencia nas análises.. facam como Euzinha..sejam imparciais... o praia perdeu o jogo no terceiro set..neste momento que reafirmo sobre a importa cia de uma jogadora definidora. Se tivesse uma KOSHELEVA TERIAMOS ganhado facil. Fácil...beijos da gata aqui
Yana Souza disse…
YANA...ANALISE DI JOGO..estavaaqui na capital do brasil, beto, vi o jogo todo.. o praia ainda prescisa crescer muito na defesa e nos contraataques.. uma equipe q ta ganhando de 21-16 n pode levar virada nao.. faltou calma e visao de jogo p claudinha neste momento... mas tudo bem no mais ela foi bem... Pra mim o praia ainda prescisa de uma ponta matadora de nivel Internacional que tenha um bloqueio mais rficiente p ficar mais forte ainda... no mais achei o nivel tecnico do jogo razoavel p fraco..ao contrário de muitos aqui. Ja vi sim finais mais fan tasticas... beijos da gata..
Yana, nem sei o que você entende por democracia,
Respeito o que você ou quaisquer outros escrevem, mas no meu inconciente não entra, te situa.Detalhe sentindo falta das tuas palhaçadas, que veia cômica.
Laura disse…
Oi, Abraão! Sem dúvida, a cobrança em cima da Natália é enorme. E é ainda maior porque já vimos ela respondendo bem sob pressão, o que não aconteceu hoje, pelo menos no ataque. Ela teve um dia ruim e isso acontece. Não apaga a campanha que fez nesta SL. Ah, só para fazer um contraponto: apesar de pontuar tanto quanto suas colegas, o aproveitamento do ataque foi bem abaixo.

Vicente, você lembrou bem da Fabi, que não cheguei a comentar no post. O que ela "varreu" a quadra foi impressionante.
Lu Pereira disse…
Acho a alix uma baita jogadora, qualquer equipe do mundo de ponta gostaria de te-la, ela é excelente no ataque, tem muito recurso no ataque, tem um otimooo bloqueio, e muito alta! Pra mim uma jogadora de nível excelente que na minha opinião é melhor que a Hill na seleção americana! A Natália voou essa Superliga, foi muito boa mesmo a Natália, defendo muito, tem um bloqueio muito bom e um ataque excelente, porém oscila um pouco nos jogos
Este comentário foi removido pelo autor.
Gata garota....
Nem falei em claudinha, ou se quer de fato análise o desempenho do praia hoje. Eu sei quem é o rexona, não sou os fãs do Molico, ou as jogadoras que comentam o jogo do rexona pela parcial, que já disse só acaba no vigésimo quinto ponto. Até lá oscilações no comando do plancar é coisa de jogo, mas o Rexona tem o "pulo do gato" uma das das poucas equipes no mundo, senão a única, que sabe jogar com o 24x19 tanto quanto a favor como e diria principalmente ,contra.
Mais uma vez dona Yona, sonho com a vinda da Fabiana, da sassa, e de uma ponta feito Hellen ou a Carla.
Yana Souza disse…
Beto..gracinha, ja perdi a conta de qantos comentarios seu ja foi removido aqui..este espaco e p discutirmos democraticamente sobre volei..n é porque alguem pensa diferente de vc que vc precisa ser rústica... IMPORTANTE SABER OUVIR E SABER FALAR AQUI.. tenta que vc consegue...beijos da gata..
Yana Souza disse…
Beto..gracinha, ja perdi a conta de qantos comentarios seu ja foi removido aqui..este espaco e p discutirmos democraticamente sobre volei..n é porque alguem pensa diferente de vc que vc precisa ser rústica... IMPORTANTE SABER OUVIR E SABER FALAR AQUI.. tenta que vc consegue...beijos da gata..
Laura,
Ainda assim achei injusta a comparação que ele fez se tratando de um dia ruim da Ana Moser, e de dizer que jogara o campeonato inteira, sobre a Natália mesmo num dia atipico, foi o que eu disse, não sei realmente se o praia de fato tem os meritos de te-la anulado ou se foi o cansaço da maratona das semi, e da temporada como todo, porque pressão maior ela enfrentou e se saiu muitissimo bem Contra Nestlé,porém reitero, mesmo assim pontuou bem, e do Rexona e de qualquer time mais homogêneao se espera isso mesmo, o coletivo funcionando e segurando as pontas quando uma peça não vai tão bem como o esperado, sinceramente não me surpreendeu tanto.afinal ninguém pode ser cem por cento sempre.
Gata garota, eu quem os removi, acho que a Laura realmete acompanha e sabe que nunca feri a honra de seu ninguém aqui, aqui o espaço é democrático, mas todos estamos aqui pra discutir, me polpe eu jamais iria contribuir pras discussões neste blog percam o nível, gostem ou não, semprebque eu não concordar eu vou sim falar, posso ser até mais rispido, por vezes eu fui mas jamais irei faltar com o respeito de fato aqui.agora o povo acha que se tratando de espaço democrático vai dizer o que bem quer e não vai ler o que não quer.
Gata garota, tu me fez rir, menos... meus comentários apaguei para reformular, pq as vezes peco mais do que o de costume na gramática. Quem foi banida de outros blogs aqui foi vc, ou quer que eu fale?
Por fim,mque discussão sem nível né Yona. Sem mais.
Rafael Modesto disse…
Laura, como ficou a seleção do Papo de Vôlei? To ansioso pra ver quem foram as melhores segundo os seguidores do blog
Laura, como ficou a seleção do papo, tô no maior frisson aqui.
A lI disse…
Vicente, concordo com o seu comentário, mas permita-me um correçãozinha: Gabi não foi a melhor no ataque. As estatísticas das ponteiras do Rexona foram as seguintes:
Gabi Guimarães: 18 pontos de ataque com 40% de aproveitamento. 3 pontos de bloqueio.
Natália: 13 pontos de ataque com 28% de aproveitamento. 2 pontos de bloqueio.
Monique: 19 pontos de ataque com 59% de aproveitamento. 1 ponto de bloqueio.
Logo, Monique foi mais eficiente que Gabi e Natália no fundamento ataque.
Concordo contigo que as pessoas estão pegando pesado com a Claudinha, ela não pode ser culpada pela virada no terceiro set.O verdadeiro culpado da virada foi o sistema defensivo do REXONA que funcionou muito e a ROBERTA, uma levantadora ALTA,FRIA e CALCULISTA que marcou o PONTO DE BLOQUEIO QUE FECHOU O SET.Se o PRAIA chegou onde chegou e fez uma final DURÍSSIMA contra o REXONA,grande parte do mérito foi da CLAUDINHA.Mas jogar contra o sistema defensivo do REXONA,no qual até a OPOSTA MONIQUE defende igual a uma LÍBERO,é DIFICÍLIMO,a bola teima em não cair mesmo!!!
Yana Souza disse…
Querida all..vi o jogo e as bolas que ele levantou p michele qdo n era toco era meia trava dai tinha a ramires na saida a alix dos tres.. faltou sim variacao de jogada sim.. eu vi isso foi pessoalmente...
Yana Souza disse…
Kkkkkk.. beijos..nene..rsrsrs precisa melhorar mais a gramática...kkkk
Bem, a Claudinha irá melhorar, Rexona teve méritos. E nos mais
Faltou no minimo competência também, de todo mundo do lado do plantel praiano pra fechar aquele set, mas as Cariocas né, são mestras em virar jogos.Bobeou.aí AII fizemos uma final digna. Tô feliz. E tu? Nosso praia......
A lI disse…
Fala Beto,estou ansiosa p/saber de quais blogs YONA VOLOC FAKE foi banida...Ela que quer enfiar goela abaixo dos outros esse mal-humor de torcedora frustrada do Osasco...
Em relação à Natália o desempenho dela fui muito abaixo do esperado e ela fez 13 pontos de ataque, mas foi a jogadora mais bloqueada do Rexona e cedeu 8 pontos em bloqueio para o Osasco, teve aproveitamento de apenas 28% no ataque.
Natália foi,sim,muito marcada pelo Praia e bombardeada pelos saques praianos.Essa foi a tática do Picinin para anular a Natália,mas o Rexona não é uma jogadora só,é um time,e Monique soube assumir a responsabilidade nos momentos mais críticos da partida.
Natália sofreu UMA PRESSÃO ENORME por parte do Praia,mas foi humilde o suficiente no final da partida ao reconhecer que foi caçada na partida pelo Praia e não pode render bem e exaltou o desempenho da Monique na liderança do ataque do Rexona.
Adorei o duelo WALEWSKA X JUCIELY no bloqueio, as duas MÁQUINAS DE BLOQUEAR saíram com: 8 pontos de bloqueio(Wal) e 7 pontos de bloqueio(Jucy).
A lI disse…
Sim estou felicíssima pelo excelente desempenho do Praia... Afinal de contas 3 sets seguidos de 28x26 é muito mais digno do que ser eliminada da Superliga com uma surra de 25x16 no último set como aconteceu com as arrogantes do OSasco,que nem apareceram na foto,pois foram TOMBADAS DO PODIUM!!!
Como torcedora do PRaia,parabenizo ao técnico Picinin por todo esse trabalho,desde a formação do elenco até a esse excelente desempenho na GRANDE FINAL.
Mas o mais impressionante dessa final p/mim foi a atuação GÉLIDA da ROBERTA!Era a primeira final da vida dela como titular, e olha que ela só assumiu essa titularidade durante a SEMIFINAL,e ela teve uma ATUAÇÃO FRIA COMO UMA PEDRA DE GELO!
Algumas características da ROBERTA me fazem lembrar a FENOMENAL LEVANTADORA TAILANDESA Nootsara Tomkom,porém,a vantagem é que Roberta é bem mais alta,tem 1,85m enquanto Nootsara Tomkom tem 1,69m.
Mas apesar da diferença da altura Roberta me lembra a Nootsara Tomkom pelo seu temperamento FRIO,CALCULISTA,COMPENETRADO,EXTREMAMENTE CONCENTRADO.A ROBERTA pode até errar,mas ela não tá nem aí para o erro,ela PERMANECE FRIA,NÃO PERDE A CABEÇA,sabe se manter centrada e levar o jogo adiante.Ao contrário do que VÁRIAS VEZES já vimos acontecer com PANE LINS,que quando entrava em PANE,se descontrolava e perdia totalmente o FOCO e tinha que ter uma FABÍOLA para ser jogada na FOGUEIRA e resolver o problema...
Há muito tempo não vejo no VÔLEI BRASILEIRO uma levantadora com esse comportamento da ROBERTA,com essa tranquilidade e serenidade de assumir responsabilidades e passar por cima dos erros de forma tão competente e eficaz...
Se muitos são saudosistas do auge de VENTURINI e FOFÃO,podem escrever aí:ROBERTA será uma das MELHORES LEVANTADORAS QUE O BRASIL JÁ TEVE!!!
AH claro, temos que lembrar que ROBERTA foi DISCÍPULA dessas 2 MESTRAS DO VOLEIBOL:FERNANDA VENTURINI e FOFÃO,além de ser lapidada como um diamante pelo melhor técnico do Brasil que é o Bernardinho!!!
A lI disse…
Em relação à Michelle,acho que se ela for mesmo sair do Praia ela virá para o Rio de Janeiro,ou para o Rexona ou para o Fluminense,clube onde ela jogou nas categorias de base.
Enfim, quero ver essa lista amanhã, acho que vai vir bem inflada. E esperando a seleção do PAPO, vicente andou ventilando que viu em algum lugar a possivel saída da Idola de Yona do país, será ? Aiai AII, tô levinho.....
Vicente Maia disse…
Aline,
eu tinha feito referência à quantidade de pontos da Gabi 21 e Monique 20, mas concordo com você que em eficiência a Monique foi mesmo melhor. Contra números não há argumentos.
Gostei da atitude da Natália de ceder o Viva Volei para a Monique, o Bernardinho inclusive elogiou.
Durante o jogo, cada uma das quatro centrais brilhou, mas realmente Wal e Juciely se impuseram no duelo particular. O José Roberto fez muitos elogios à última dizendo que tinha sido a central do ano passado. A Carol que se cuide para não perder o lugar para Juciely. :)
Boa semana
Espero tudo (de ruim) do zé, olhe lá se a Adenizia não gamhar a vaga. Duvido nada. Eu daria pra Julce.
Vicente Maia disse…
Aline,
já estava indo dormir, mas vi seu comentário sobre a Michele. Comentei no "Seleção Papo de Vôlei SL 15/16 - Votações abertas!" sobre a possível saída dela do Praia e das possibilidades. Esperava que ela fosse para o Minas, no lugar da Mari Paraíba. Se ela vier para o Rio de Janeiro significa que ela ou será reserva ou entrará no lugar de uma das ponteiras titulares. Tecnicamente a Michele não banca nem Gabi nem Natália, logo uma das duas estaria para sair. Gabi não sai do time por nada nesse mundo porque ela é uma jogadora muito jovem e para ela, estar trabalhando com o Bernardinho é mais importante do que ganhar dinheiro. Isso significaria que seria a Natália que estaria de saída. O que é um contrassenso porque o Rio de Janeiro deveria manter esse plantel.
A lI disse…
Beto se ídola arrogante dela pipoca aqui que é toda paparicada e MANDA NO TIME DE OSASCO, imagina lá fora com o técnico dando esporro nela e pondo ela no banco.Capaz até cortar os pulsos... Na verdade ela nunca sai do Osasco,pois é garantia de ser titular eterna,mas no exterior onde o banco chama se fizer merda quero ver...
Yana Souza disse…
Meu nome é yana..
A lI disse…
Vicente, talvez a Michelle vá para o Fluminense...
Yana Souza disse…
Meu nome é yana..
A lI disse…
Infelizmente nós temos problemas de dicção,língua presa igual à do Senador Romário, e só conseguimos falar YONA mesmo, contente-se com isso, pois nós já nos contentamos com seu mal-humor de torcedora frustrada do Osasco que se sequer apareceu na foto do podium...Diz aí Betão!
A lI disse…
YONA,por acaso vc está querendo plagiar a GAL COSTA??? Esse texto,essa letra é dela,hein?
Meu nome é Gal
E desejo me corresponder
Com um rapaz que seja o tal
Meu nome é Gal
E não faz mal
Que ele não seja branco, não tenha "cultura"
De qualquer altura, eu amo igual
Meu nome é Gal,Meu nome é Gal, Gaaalll, Gaaaalllll, Gaaallllllll!!!

Meu nome é YONA
E desejo me corresponder
Com uma ARROGANTE(Thaisa) que PENSA QUE A tal
Meu nome é YONA
E não faz mal
Que ele não seja branco, não tenha "cultura"
De qualquer altura(SÓ ACIMA DE 1,96m), eu amo igual
Meu nome e YONA, YYYOOOONNNNAAA, YYOOONNNAAAAAAAAA!!!
E sento na POLTRONA e FICO CHORONA,pois meu time não está nem na segundona!!!
Meu nome é YONA!!!
Verdade, ficaram a ver navios, mas o mais chato de tudo é que a yona se acorvarda, não admite publicamente seu fanatismo pelo time, isso é foda. Rapaz ela não tem AII peito pra sair do país, sabe que não tem volta pq se Fabiana for substitui lá se aposenta na Nestlé. E não mais tera espaço pra ela, no meu Praia ela nem pense.Resta o Sesi, kkkkkk, que ironia do destino.
Maravilhosa, você AII,
Hahhahahah, e agora, Yona.?
A lI disse…
Beto,ela não tinha peito querido... Mas depois do silicone,ela acha que tem... Mas,no exterior o buraco é mais embaixo,não é essa mordomia toda que ela tem no OSasco... Só queria ver se ela teria essa arrogância toda de detonar as outras jogadoras nas entrevistas igual ela faz aqui no Osasco...
Poise, e lá ou ela pontua ou vai ficar retocando o panqueque no banco.
A lI disse…
A panqueca que ela retoca é de carne ou de frango?
A lI disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
A lI disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
A lI disse…
Isso quer dizer que se ela não pontuar no jogo,ela vai para a cozinha do clube retocar as panquecas??? Nossa, estou passada do avesso...Isso é MASTERCHEF ou CHAMPIONS LEAGUE???
Achobque e de avuante, ou sabor pipoca amanteigada kkkk
Kkkkk, vamos esquecer os ateibutos físicos da moça, levamos uma sensurada, rs, foi mal Laura, AII Ela vai fazer muito e PUPOCA....
Pipoca, a Yona não aguenta as cornetadas.... kkkk pipoca também.
Yana Souza disse…
Meus Deus, a All e o Beto estao se esquecendo que este espaço é para o vôlei... vcs ja repararam que nem um outro aqui dão conversa p suas fantasias loucas e devaneios fora de lugar... amigas, eu adoro vcs, pois me mostram o que nunca fazer num Blog... beijos Beto e All... rsrsrs
Boa noite gata garota, valeu pelo bj.
Uma cornetadinha amanteigada num faz mal não, ainda mais no final da temporada.
Yona, relaxa, é dia de festa,uma cornetadinha de leve no último dia da liga podehhhhhhhhhh.,
YONa, quais os seus votos pra proxima twmporada.?
Ai bee eu converso com todox. Só a sra e sua idola que são motivo de bagunça e a sr aprendeu aa se comportar um pouquinho depois que levou uns pulxoes de orelhas num certo blog acolá. Rs, beijo galera, amanhã tem a tão esperada convocação.LAURA I LOVE YOU.
Yana Souza disse…
Meus Deus, a All e o Beto estao se esquecendo que este espaço é para o vôlei... vcs ja repararam que nem um outro aqui dão conversa p suas fantasias loucas e devaneios fora de lugar... amigas, eu adoro vcs, pois me mostram o que nunca fazer num Blog... beijos Beto e All... rsrsrs
A lI disse…
Nossa,tão repetitiva, parece um disco arranhado...
Yana Souza disse…
Querida, não tenho o costume de discutir coisas insignificantes... não adianta que nao vou trocar palavrões e ofensas c vcs dois... meu objetivo principal aqui e comentar e ter mais informações sobre vôlei... Queridas, meu sou fina... rsrsrs beijos.. amo.te..
Yana Souza disse…
Querida, não tenho o costume de discutir coisas insignificantes... não adianta que nao vou trocar palavrões e ofensas c vcs dois... meu objetivo principal aqui e comentar e ter mais informações sobre vôlei... Queridas, meu sou fina... rsrsrs beijos.. amo.te..
Mantronix Inc disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Mantronix Inc disse…

Laura,
Só uma ressalva, a Helô do Rio do Sul é uma revelação, não da pra exigir desde já características de uma jogadora experiente com poder de decisão. O potencial dela precisa ser trabalhado e adquirir rodagem inclusive internacional.
Vicente Maia disse…
Laura,
na sua postagem você construiu uma assertiva, "o império carioca vai sendo invadido", que me deixou pensativo. O Rio de Janeiro ganhar praticamente todo ano deve ser desmotivador para os outros times, mas isso não é o pior. Para mim, o pior é esse modelo de negócio do Rio de Janeiro. O time não tem grandes estrelas, nenhuma titular da seleção brasileira, muitas jogadoras foram resgatadas do ostracismo por estarem em fim de carreira ou desacreditadas como Natália, Fernanda Venturini, Fofão, Courtney, Andréia, etc. ou serem jogadoras em início de carreira que, se pudessem, pagariam para jogar lá como Gabi, Carol, Roberta, Lorenne e Drussila. Sempre teve em seu banco jogadoras no máximo medianas como Regis, Mayhara, Bruna, Amanda, Juju Perdigão, etc. Suas últimas contratações foram todas de jogadoras baratas como Courtney, Monique, Andréa, Brankica Mihajlovic, Sarah Pavan, etc. A maioria delas em início ou fim de carreira e por isso mesmo um baixo investimento. Ao longo dos anos o Rio de Janeiro deixou de ser o segundo clube com maior investimento e perdeu esse posto para o Praia e SESI na liga que se finda agora. O Minas pode ser o próximo a passá-lo em investimento. A jogadora mais bem paga deve ser Fabi, depois devem vir Natália e Juciely. O grande problema é que isso passa uma mensagem para os outros clubes, não adianta investir porque eu vou ganhar do mesmo jeito. O SESI já entendeu isso. Jaqueline e Fabiana, pelo que ouvi falar, ganham mais que todo resto do time incluindo reservas e titulares. Thaysa é a mais bem paga da Superliga. Para que eu vou manter estrelas tão caras se o Rio de Janeiro vai ganhar com um time "barato"? Não é melhor eu investir em promessas que podem se concretizar a curto prazo? Em tempos de crise, é uma coisa que os patrocinadores vão pensar.
Abraão disse…
Saiu a lista das convocadas 19 jogadoras, lista que não é definitiva.
Levantadoras:
Roberta
Naiane
Dani Lins
Fabíola

Opostas:
Sheila
Monique
Tandara

Centrais:
Thaisa
Fabiana
Juciely
Ana Carol
Adenízia

Ponteiras:
Natália
Gabriela
Jaqueline
Fernanda Garay
Mari Paraíba

Líberos:
Léia
Camila Brait
L. Mesquita disse…
Lista bem previsivel e coerente com o conservadorismo do Ze Roberto. Os deslizes da Helo e da Paula Borgo em momentos decisivos foram considerados, ao contrario, o crescimento da Monique justamente em momentos decisivos foi muito relevante!
L. Mesquita disse…
Vicente o maior investimento do Rexona tem nome e sobrenome: Bernardo Rezende e os otimos profissionais q trabalham c/ele na comissao tecnica.Nessa Superliga,Osasco,Sesi e Praia no papel tinham investimentos maiores q o Rexona,mas nao tinham Bernardinho.
Cassio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cas disse…
Time do rio praticamente inteiro convocado, só faltou a Fabi por opção dela de se aposentar da seleção. Fiquei feliz pela convocação da Roberta, torcia muito por ela e achei que tinha perdido a chance dela na seleção esse ano quando o Bernardinho contratou a americana, mas que bom que as coisas aconteceram de uma forma diferente.

Alguns pontos positivos que observo em relação a Roberta:
* Ela é (ou era) reserva sim, mas não é de um time qualquer, é do time que ganhou as ultimas 4 superligas, está há anos sendo treinada pelo Bernardinho e aprendeu com levantadoras como Fernanda Venturini, Fofão e Dani lins. Principalmente em relação ao lado emocional eu percebi ela bem evoluída nessa fase final de superliga, mostrou uma serenidade muito grande.
* Ela é alta, gostei da participação dela no bloqueio nessa final com o praia clube, inclusive fazendo o ponto que fechou um set.
* Ela já está mais do que acostumada a jogar com as jogadoras do rio, que praticamente manteve a sua base nos últimos anos e que são 6 dessas 19 convocadas, então pode ser algo muito bom pro ze roberto explorar.
* Não sei se isso é uma impressão minha, mas acho que ela tem um movimento de levantamento bom, bem limpo, sem exageros que possam entregar pro adversário o que ela pretende fazer com a bola. Isso era uma coisa que me incomodava na macris por exemplo (e me incomoda também na adenizia), parece que elas fazem muitos movimentos desnecessários com o corpo. Não sei se é só impressão minha, mas me incomoda.
* O saque dela também é muito bom (mas isso costuma ser comum com levantadoras né, então não conta tanto).