Finalmente, Praia!
Já diz o ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Pois a água do Praia bateu insistentemente na pedra das quartas-de-final para, finalmente, conseguir ultrapassá-la na SL 15/16. Chega, assim, à primeira semifinal de sua história.
É um presente que o clube e a torcida de Uberlândia mereciam. O clube, por manter um bom investimento no time durante todas estas temporadas; e a torcida, por se manter fiel nos bons e maus momentos.
É um presente que o clube e a torcida de Uberlândia mereciam. O clube, por manter um bom investimento no time durante todas estas temporadas; e a torcida, por se manter fiel nos bons e maus momentos.
*********************************
Dito isso, é hora de colocar os pés no chão. A classificação inédita veio por meios mais difíceis do que deveria. O Sesi não se classificou em sétimo lugar por acaso. Por mais Fabianas e Jaquelines que tivesse, o Praia, com a sua segunda colocação, deveria ter se apropriada do confronto e ter passado com maior facilidade - devido a méritos próprios e não fragilidades do Sesi.
A sorte do Praia neste último confronto foi que o Sesi não teve capacidade de segurar a vantagem que abriu nos dois primeiros sets e deu inúmeras brechas para o time da casa crescer e se recuperar. Apesar do bom volume de jogo, a equipe paulista desperdiçou muitos contra-ataques que poderiam ampliar a vantagem e colocar o Praia numa espiral descendente como a do primeiro jogo das quartas.
Digo isso porque acredito que o Praia é que deveria ter assumido o controle da partida e imposto o seu ritmo de jogo, coisa que só foi fazer, desde o início, no último set. Nos outros, demorou para pressionar o Sesi na recepção e no bloqueio, em reações retardadas que poderiam ter custado as vitórias não fosse a debilidade do Sesi.
*********************************
O Praia parece que está ainda se acostumando com este novo papel que assumiu na SL e com as expectativas que foram criadas em torno dele. Por isso tanta instabilidade, ansiedade e receio em quadra. E terá que lidar com isso novamente agora nas semifinais. Com duas vitórias durante a competição sobre o Minas, além dos últimos títulos mineiros, o favorito é novamente ele. Sei que é um clássico, o que coloca todos em níveis semelhantes, e a diferença em quadra para o Minas é pequena. Mas a responsabilidade da vitória, ao meu ver, permance no lado do Praia.
*********************************
Só quero destacar nesta disputa final o desempenho da Ellen. Se não fosse por ela, a morte do Sesi seria muito mais rápida. Ela levou o ataque paulista já que foi difícil jogar com a Fabiana, a Jaqueline atravessa um mau momento e a Dayse... é a Dayse, não se pode esperar muito dela. Crescer neste momento de decisão indica personalidade e qualidade.
*********************************
Pê ésse:
- Bonita declaração do Picinin ao final do jogo agradecendo e compartilhando a conquista do Praia com todos que passaram por sua história recente, inclusive e principalmente o Spencer Lee. Grande atitude do treinador e um justo reconhecimento.
Comentários
Eu quase tive um troço, eita que foi muita gritaria aqui em casa, hahah nem assisti direito pq não aguentava. Principalmente no terceiro set qnd vi o sesi tirar aquela diferença.Nossa! enfim, tomara que o time entre com a cabeça fria querendo jogo, assuminado esse papal de favorito, mas sempre com a cabeça no lugar e passe, não sera fácil pq o Minas ao que demosntrou está focado e equilibrado. Enfim tô feliz.
O jogo começou com uma improvável vantagem do SESI, foi para primeira parada com 8 x 4 no placar e parecia que iria fazer um jogo bem equilibrado, mas pouco a pouco o Praia foi tomando a supremacia da partida e dominando o jogo em todos os fundamentos. As pingadas do SESI não caiam, os erros se multiplicavam, os contra-ataques eram perdidos, o bloqueio parava o ataque do SESI, a exceção da Ellen que mais uma vez consegui se sobressair. Jaqueline jogou uma partida medíocre, afundou o time do SESI e sua má fase no ataque, que não acaba, é preocupante.
E sobre o ataque do Praia, bem, esse é um capítulo especial que tem um nome. Alix ofuscou todo mundo na quadra. Ela ofuscou todas as atacantes nessa fase, confirmando sua posição de melhor atacante da Superliga. Praticamente imparável pela defesa adversária, a americana foi a rainha absoluta do jogo e atacou bolas do jeito que quis. A bola está boa, levanta pra Alix, a bola está ruim, levanta pra Alex, dizia o narrador com propriedade.
O jogo contra o Minas, se este jogar o que jogou contra o Rio do Sul, promete ser um jogo empolgante.
Mas que buraco é esse em que a Jaqueline foi parar??? Marcou MENOS 8 PONTOS(-8),ou seja,CEDEU 8 PONTOS PARA O PRAIA e marcou APENAS UM (1) MÍSERO PONTINHO PARA SESI??? Afinal de contas a Jac estava jogando para o SESI ou para o Praia??? Desse jeito Jac nem merece ir à Olimpíada!!! Parabéns a guerreira ELLEN e às centrais BIA e FABIANA e à líbero SUELLEN que foram as jogadoras mais esforçadas do SESI, enquanto JAC estava sendo um peso morto. Redundante dizer que as levantadoras do SESI foram um fiasco, que falta fez CAROL ALBUQUERQUE nesse time!!!
Parabéns mesmo ao PRAIA e principalmente ao TÉCNICO RICARDO PICININ, que além de fazer um bom trabalho de recuperação depois da derrota em casa, reconheceu o trabalho que já vinha sendo feito antes pelo Spencer. O PRAIA CLUB entra contra o MINAS com a responsabilidade de quem conquistou o HEXACAMPEONATO MINEIRO atualmente, além de ter vencido os 2 confrontos com o MINAS nessa SUPERLIGA. Entra como favorito e tem que fazer valer esse favoritismo em quadra!!!
MAIOR PONTUADORA EM TODOS OS FUNDAMENTOS(SAQUE,ATAQUE e BLOQUEIO): ALEXANDRA KLINEMAN,DENTIL/PRAIA CLUB,com 387 pontos.
MELHOR LEVANTADORA: MÁCRIS CARNEIRO,TERRACAP/BRASILIA,25.6% de EFICIÊNCIA.
MELHOR OPOSTA: MONIQUE PAVÃO,REXONA,34.3% de EFICIÊNCIA.
MELHOR LÍBERO: LÉIA SILVA,CAMPONESA/MINAS,53.9% de EFICIÊNCIA.
MELHOR PONTEIRA-PASSADORA: GABRIELA GUIMARÃES,REXONA,48.4% de EFICIÊNCIA.
MELHOR SACADORA: COURTNEY THOMSPSON,REXONA,5.8% de EFICIÊNCIA.
MELHOR ATACANTE: WALEWSKA OLIVEIRA,DENTIL/PRAIA CLUB,45.7% de EFICIÊNCIA.
MELHOR BLOQUEADORA: ANA CAROLINA,REXONA,1.06 PONTOS/SET
Vai ser um jogão contra o Minas, clássico regional.
O Sesi terminou demonstrando todos seus erros da temporada inteira. Levantadora frágeis, time sem oposta e Jaqueline mal. Sou admiradora da Jaque e é perceptível que ela está mal fisicamente, não tem força no ataque. Acho que ainda é a lesão nas costa que incomoda. Penso que ela tem tudo para se recuperar na Seleção, já que lá ela encontrará um levantadora que irá levantar suas bolas rápidas, e não será a bola de segurança, já que na defesa ela continua ótima. VC concorda Laura?
É inegável o favoritismo do Rexona, se considerarmos o retrospecto da temporada, mas eu penso que devemos relativizar a eventual vantagem carioca, que já foi maior. Lembremo-nos que no último clássico as paulistas fizeram mais pontos de ataque e bloqueio e perderam por terem cedido muito mais pontos que as sempre calmas rivais. Tal circunstância torna o problema algo a ser resolvido no Liberatti, independente do que o Bernardinho estiver fazendo na Urca; acho mesmo que o tenso técnico multicampeão preferiria ganhar por méritos de seu time, sem contar que as rivais falharão. Na outra semi, o Praia certamente é favorito, mas o Minas, se conseguir segurar a Alix, pode muito bem ficar com a vaga na final. Uma boa dica para as mineiras da capital é assistir os vídeos dos jogos do Praia contra o Rexona.
Nubia, espero que sim! O Zé certamente não irá abrir mão da Jaque pelo valor que ela tem no fundo de quadra. Com mais tempo para se preparar fisicamente e com as "companhias adequadas" no ataque e no levantamento ela tem tudo para, aos poucos, recuperar a melhor forma no ataque.
Quem diz que esse duelo foi equilibrado nao assistiu ao mesmo jogo que eu... Pois em nenhum momento o Rexona perdeu o domínio do Jogo.
Gente osasco apanhou de 3x0 e ponto finale. Foi uma vitória maiscula parem de bobagem, as meninas do osasco nem blase mais pra este jogo, já estão treinando pro proximo. Após o jogo a Dani tava toda feliz, pq foi pau a pau né como ela disse.kkkk
Quanto às semi desde ano, acredito, pelo que mostraram até aqui, que passam Rexona e Praia, mas prometem ser excelentes jogos.
Ancioso Laura.