Temporada perdida
Antes da a partida contra o Rexona, Jaqueline, do Sesi, falou que, diante da dificuldade atual que o time enfrenta, o mais importante para aquele confronto não era o resultado, mas sim voltar a jogar bem. Ao final do duelo, Fabiana, a capitã do Sesi, disse que o mais importante era equipe recuperar a alegria de jogar e a confiança, o que elas haviam tentado fazer naquela partida.
A verdade é que o Sesi não conseguiu nem uma coisa nem outra. Não jogou bem nem conseguiu recuperar a moral ou jogar com leveza. Como o time não tinha grandes momentos na bola, as comemorações e o entusiasmo dentro de quadra vinham e duravam somente quando o Rexona dava pontos em erros, o que me passou uma impressão um tanto deprimente e me levou a pensar "onde foi mesmo que este time se perdeu?".
A verdade é que o Sesi não conseguiu nem uma coisa nem outra. Não jogou bem nem conseguiu recuperar a moral ou jogar com leveza. Como o time não tinha grandes momentos na bola, as comemorações e o entusiasmo dentro de quadra vinham e duravam somente quando o Rexona dava pontos em erros, o que me passou uma impressão um tanto deprimente e me levou a pensar "onde foi mesmo que este time se perdeu?".
******************************
O Sesi está naquele estágio que falta bola e falta confiança. E, como se sabe, uma alimenta a outra. Jogar bem reforça a confiança das jogadoras. A confiança, por sua vez, ajuda a jogar bem. Uma coisa não vem sem a outra; e as duas estão minadas no Sesi.
Por isso a minha preocupação no início da SL, quando a sequência de resultados ruins começou a aparecer. Meu receio era de um efeito bola de neve, que debilitasse o time a ponto de ele começar a perder até para aqueles considerados mais fracos na tabela. A falta de qualidade de jogo tirou a confiança e o respeito do time por ele próprio, o que piorou mais ainda a qualidade que, por consequência, afundou ainda mais a moral.
O timing para a mudança nesses momentos é crucial para que uma equipe possa se recuperar e o do Sesi foi péssimo. Insistiu por tempo demais com um treinador que não dava resultados. A montagem da equipe foi ruim, sem dúvida (aliás, qual foi a responsabilidade do treinador nisso?). O Sesi estava fadado a não ser campeão, mas poderia ser competitivo.
Com um treinador mais competente, veríamos o time esbarrar na sua falta de levantadoras e de uma oposto contra os primeiros colocados e não protagonizando a rabeira da tabela de classificação para a fase final e dando vexames.
Sinto dizer, Fabi e Jaque, que recuperar o bom jogo ou a confiança não fará diferença nesta altura do campeonato. Talvez valha para um adeus menos humilhante. Ainda assim, esta não deixará de ser uma temporada perdida.
********************************
Resultados da 10ª rodada do returno:
Sesi 0x3 Rexona/Ades
Pinheiros/Klar 3x0 Rio do Sul/Equibrasil
Camponesa/Minas 3x0 Concilig Bauru
Vôlei Nestlé/Osasco 3x0 Renata Valinhos /Country
Pinheiros/Klar 3x1 Concilig Bauru
Terracap/Brasília 3x0 São Cristóvão Saúde/São Caetano
Dentil/Praia Clube x São Bernardo (26/02)
- Bela recuperação do Pinheiros nesta rodada. Este resultado foi mais uma amostra da bipolaridade de certas equipes da SL 15/16. O Pinheiros agora até pode perder para o Sanca na última rodada por 3x2 que garante sua classificação entre os oito.
Comentários
O ataque do Sesi foi abafado, literalmente. Fabiana estava apática, Ellen não conseguia vencer o bloqueio carioca e Jaqueline, a jogadora que mais me preocupa pela má fase, só conseguiu derrubar algumas bolas no terceiro set. De resto, bloqueio, defesa e ataque sincronizado do Rio de Janeiro liquidaram a fatura.
Monique fez uma ótima partida e foi a melhor do jogo, Gabi, Fabi e Natália foram bem, Carol e Jucy não foram tão espetaculares no ataque, mas se garantiram. Courtney Thompson melhora a cada partida na distribuição que era onde estava falhando.
Mas há tempos fico pensando o por que do Sesi não jogar bem nessa temporada. Sempre pensei que era por causa do Talmo e sua estratégia de não definir um time titular e manter aquele eterno entra e sai. Mesmo assim achava que dentro de quadra as jogadoras poderiam resolver porque são boas jogadoras. Tirando a Andréia, que realmente tá completamente equivocada com seu jogo, o time é bom. Mesmo tendo levantadoras inexperientes e muito parecidas no estilo, há quem diga que uma joga mais com o meio do que a outra, o conjunto é de boas jogadoras individualmente. Ellen, Suellen, Jaque, Fabi, Bia são jogadoras excelentes, poderiam render muito mais. Mas por que não rendem? Será que é mesmo as levantadoras? Esse novo técnico me parece tão fraquinho, embora seja injusto exigir algo dele. Se alguém puder me dar uma explicação, gostaria muito. Sinceramente não entendo. Como time não funciona, não tem uma cara, uma estratégia, uma identidade.
Obs. Gostaria de ver algum técnico tentando a Suellen como levantadora.
Minas deve passar por São Bernardo e só não retoma o terceiro lugar se o Osasco não vencer seu último jogo contra o Rio.
Osasco sabe que o único time que pode complicar sua vida, em noite inspirada, é o Osasco. Mas não vai ficar nada bonito ao Bernardo jogar com time reserva essa partida.
Os jogos serão todos ao mesmo horário para tentar impedir combinação de resultados.
Pinheiros e São Caetano também estarão duelando pela última vaga. Esse jogo merecia transmissão pela emoção envolvida. Quem leva?
Dei uma olhada na tabela. Então veremos se o Rio de Janeiro quer jogar contra o Osasco ou Minas nas Semis.
Minas deve passar por São Bernardo e só não retoma o terceiro lugar se o Osasco não vencer seu último jogo contra o Rio.
Rio sabe que o único time que pode complicar sua vida, em noite inspirada, é o Osasco. Mas não vai ficar nada bonito ao Bernardo jogar com time reserva essa partida.
Os jogos serão todos ao mesmo horário para tentar impedir combinação de resultados.
Pinheiros e São Caetano também estarão duelando pela última vaga. Esse jogo merecia transmissão pela emoção envolvida. Quem leva?
Não foi muito à toa a derrota do Rio do Sul para Pinheiros.
O Spencer só usou a Helo no último set e ainda não contou com a oposta reserva, a Eduarda.
Ainda não contou com a Giovana no jogo, muito responsável pelo ritmo de ataque da equipe.
Se Rio do Sul ganhasse, provavelmente cruzaria com Osasco nas quartas e o time preferiu ficar quieto em sexto para tentar enfrentar o Minas, se não houver nenhuma zebra entre Rio e Osasco.
Spencer espertinho...
Acho que o Campeonato só acaba quando termina e,com o elenco que o SESI tem,tudo é possível... Afinal,a partir das quartas-de-final,os pontos todos são zerados,todas as 8 equipes classificadas estão em pé de igualdade e reviravoltas podem acontecer... A única chance do SESI é esquecer a fase de classificação e pensar daqui p/frente,afinal tudo começa do ZERO!
Para o SESI fazer as quartas-de-final de forma decente, recomendo o seguinte:
1.Efetivar Carol Leite de titular,ela joga mais com as centrais,e não se pode deixar de usar a Fabiana,melhor atacante da Superliga pelas estatísticas,mesmo que seja com passe B.
2.Efetivar Sabrina como oposta titular,Andreia é uma central jogando de oposta e já na engana mais ninguém,assim como Dayse é uma ponteira-passadora que quebra galho de oposta,a oposta ideal é a Sabrina,a mais agressiva de todas.
3.A levantadora tem que por a Bia também no jogo,a Bia jogava muito quando a Carol Albuquerque era a levantadora,espero que a Carol Leite use mais a Bia.A Pri Heldes prefere as pontas.
4.Espero que esse técnico reveze a Suellen com a Michelle Daldegan. Percebo a Suellen sobrecarregada. O Sesi deveria usar a Suellen como líbero-de-passe e a Daldegan como líbero-de-defesa,para não sobrecarregar a Suellen.
5.Numa ponta é a Jaqueline e na outra reveza a Ellen com a Dayse e vai vendo quem vai melhor.
Em 2015, o PERU perdeu para o KENYA tanto na COPA DO MUNDO,como na FINAL da TERCEIRA DIVISÃO do GRAND PRIX. Desta forma, as KENYANAS subiram para a SEGUNDA DIVISÃO do GRAND PRIX,fazendo com que as PERUANAS permanecessem na TERCEIRA DIVISÃO.
O PERU não conquistaria a VAGA OLÍMPICA nem que disputasse o PRÉ-OLÍMPICO com as AFRICANAS já que é uma seleção FREGUESA DO KENYA.
Outra declaração desatualizada da SENHORA NATÁLIA MÁLAGA é relação às forças europeias.Ela citou SÉRVIA,RÚSSIA e ITÁLIA.
Quanto à SÉRVIA e RÚSSIA,concordo,são duas equipes GIGANTES,FORTES E PODEROSÍSSIMAS. Mas ITÁLIA??? Essa ITÁLIA do MARCO BONITA não tá com nada,viva aos trancos e barrancos, e a HOLANDA do GIOVANI GUIDETTI está bem à frente da ITÁLIA. A HOLANDA vem de 2 finais EUROPEIAS seguidas contra as RUSSAS, no CAMPEONATO EUROPEU-2015 e no PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU 2016. Se fosse apostar em alguma equipe europeia para se classificar na REPESCAGEM MUNDIAL, apostaria na HOLANDA e não na ITÁLIA.
A Holanda se mostra um time mais preparado que ITÁLIA e REP.DOMINICANA na busca pela vaga olímpica,mas como em VÔLEI FEMININO o FATOR PSICOLÓGICO manda muito mais que qualquer coisa,tudo pode acontecer,inclusive a HOLANDA ficar de fora das olimpíadas.As russas ganham muitas competições em que,às vezes,não tem o melhor time no papel,mas são muito FRIAS,tem o PSICOLÓGICO muito mais forte que a maioria das outras equipes e conseguem virar placares praticamente IMPOSSÍVEIS como foi aquele fatídico 24x19 em Atenas-2004.
Não consigo ver a KOREA de KIM YEON KOUNG e o JAPÃO de SARINA KOGA fora das olimpíadas.JAPÃO E KOREA foram SEMIFINALISTAS em LONDRES,são equipes tradicionalíssimas dentro dos jogos olímpicos,além disso,olimpíadas sem KIM YEON KOUNG e SARINA KOGA não teriam o mesmo charme,são duas jogadoras muito técnicas,craques de bola,que vale a pena ver jogar.Considero JAPÃO e KOREA já classificados para as olimpíadas nesse PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL,sendo as outras 2 vagas disputadas entre HOLANDA,TAILÂNDIA,ITÁLIA e REP.DOMINICANA.As PERUANAS,com certeza,serão o SACO-DE-PANCADAS desse torneio.
GUIDETTI conseguiu,em POUQUÍSSIMO TEMPO no comando da Holanda,resultados incríveis:
1.Tirou a Holanda da SEGUNDA DIVISÃO do GRAND PRIX,levando a Holanda ao título da série B do GP.
2.Conquistou a Prata no Europeu/2015.
3.Novamente disputou uma FINAL contra a Rússia no Pré-Olímpico.
Por todos esses resultados,acho muito difícil ITÁLIA ou Rep.Dominicana tirarem a vaga da Holanda.
Acredito na classificação de JAPÃO,KOREA,HOLANDA e TAILÂNDIA no PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL e de KENYA ou COLÔMBIA no PRÉ-INTERCONTINENTAL.
Vale ressaltar que as colombianas disputarão o PRÉ-OLÍMPICO INTERCONTINENTAL com as 2 MONTAÑO: a central Yvonne Montaño e a oposta Madeleynne Montaño.
Para concluir: essa técnica NATÁLIA MÁLAGA está tão desatualizada como o próprio vôlei peruano, que pelo andar da carruagem vai ficar muito tempo longe das Olimpíadas!!!
Madelaynne Montaño é,ao meu ver,a melhor oposta do mundo,e há várias temporadas atua no vôlei europeu,com alcance de ataque de incríveis 338cm e de bloqueio de 327cm.
Já Ivonne Montaño é uma jovem central de apenas 20 anos que se destacou como uma das melhores bloqueadoras do GRAND PRIX 2005 e do Mundial Sub-23.
a programação para amanhã do SporTV indica Rio de Janeiro x Osasco às 21:30hrs somente. Esse ano não tem mais rodada dupla, então esse é o único jogo que será transmitido. Esporte interativo não tem nada de vôlei na programação.
aguardamos ansiosos um post sobre a última rodada da Superliga. :)