Feliz 2016! Simbora pro tri?


Queridos leitores,
 
Quero agradecer a companhia de vocês durante todo este(s) ano(s), dividindo suas opiniões, avaliações e, principalmente, sua paixão pelo vôlei feminino. A ideia do Papo de Vôlei sempre foi ser uma espaço aberto para que os torcedores pudessem se expressar e debater o vôlei com respeito e, graças a vocês, conseguimos isso.
 
Desejo a todos um ótimo 2016 e que possamos nos encontrar por aqui muitas vezes durante o ano. E, quem sabe, o Papo, que foi criado em 2008, às vésperas da Olimpíada de Pequim, seja novamente pé quente e abrigue as nossas comemorações por mais um título olímpico. Que assim seja!

Grande abraço,

Laura
Simbora pro tri?

Comentários

Welmer Sales disse…
Esse ano já começa com a disputa europeia pela vaga olímpica, nesse torneio já vai dar pra ver como estão as seleções europeias e quem realmente vem pra lutar por medalha nos jogos olímpicos.

Espero que seja um ano positivo para o vôlei brasileiro. Nas olimpíadas o caminho não será fácil. A seleção brasileira tem alguns ajustes a serem feitos, mas temos totais condições de conquistar o título olímpico em casa. Que venha o tri olímpico! E se vier nos dois naipes melhor ainda!
Nei disse…
Gente, já sabemos algum canal ou site que vai transmitir?
A lI disse…
Uma certeza eu tenho:a Itália não ganhará esse Pré-olímpico!!!Acredito que pelo equilíbrio e pelo torneio ser de tiro-curto,qualquer seleção presente na TURQUIA tem chances de conquistar a vaga, exceto a ITÁLIA.
Se alguém deveria substituir Christina Chirichella,essa deveria ser Raphaela Folie,Campeã da Copa do Mundo/2011!Raphaela Folie teve a experiência de fazer parte daquele timaço italiano que foi Bi-Campeão da Copa do Mundo.A Copa do Mundo é torneio dificílimo de pontos corridos com 11 partidas seguidas e dá uma bagagem enorme para qualquer jogadora que esteja no elenco.
Bonitta então convoca a inexperiente Sara Bonifacio em vez de Rapha Folie???Bonifacio é a terceira central da equipe do Novara,reserva de Chirichella e Guiggi... Veículos de comunicação e fãs da azurra questionaram a decisão de Bonitta em convocar Bonifacio preterindo Raphaela Folie.Folie é companheira de clube no Volley Modena da levantadora Francesca Ferretti,é mais experiente e vem sendo convocada desde 2010,nada disso é levado em consideração pelo Bonnitta???No mínimo estranho!!!
"Marco Bonitta diz ter um time determinado que jogará com a facas nos dentes"... Ah tá,com a faquinha nos dentinhos não é mesmo?Que Bonittinho,seu Bonitta!Acontece que vão acabar sem dentes e com a boca cortada e sangrando. Na véspera das Olimpíadas não é hora de queimar etapas e colocar um caminhão de novatas e dispensar as craques. Duvido que a Itália se classifique para as Olimpíadas do Rio!
Duvido que a Itália vença Rússia e Polônia,e é possível que perca inclusive para a Bélgica. Portanto, ciao olimpíada para a Itália!
Considero o plantel de jogadoras da Polônia muito mais experiente e mais forte que essa nova convocação do Bonitta com jogadoras novatas.A Polônia vem com força máxima para o Pré-olímpico.
As convocadas da Polônia são:
Líberos: Paulina Maj, Aleksandra Krzos
Levantadoras: Izabela Bełcik, Joanna Wołosz
Centrais: Zuzanna Efimienko, Kamila Ganszczyk, Gabriela Polańska, Sylwia Pycia
Ponteiras: Anna Werblińska, Natalia Kurnikowska, Anna Grejman, Aleksandra Jagieło, Katarzyna Skowrońska, Berenika Tomsia
Provavelmente,o time titular da Polônia deve ser:
Levantadora:Izabela Bełcik 1,85m,Centrais:Zuzanna Efimienko 1,97m e Sylwia Pycia 1,89m,Ponteiras:Anna Werblińska 1,78m,Katarzyna Skowrońska 1,89m,Berenika Tomsia 1,89m
Acho muito difícil a Itália do Bonitta passar por esse time polonês que vem reforçado do experiente técnico Jacek Nawrocki que levou a Polônia à conquista da PRATA nos JOGOS EUROPEUS BAKU/2015.
A BÉLGICA reforçada pela oposta Lise Van Hecke do NESTLÉ,também vem forte para bater as novatas da Itália.
São muitos desfalques:
Carolina Costagrande,Valentina Arrighetti,Eleonora Lo Bianco,Noemi Signorile,Francesca Piccinini,Raphaela Folie,Cristina Chirichela,Immacolata Sirressi.
Em ano olímpico não se deve renovar time. As Olimpíadas são para as melhores e mais experientes e não para as novatas.
Para as novatas existem os Mundiais sub-23 e sub-20. Olimpíada não é para renovar time!!!
A Itália é Bi-Cammpeã da Copa do Mundo em 2007 e 2011, mas nunca será Campeã Olímpica se resolver renovar o time justamente em ano olímpico!
Por isso tudo, considero uma imensa zebraça se a Itália passar para as semifinais nesse grupo B do Pré-Olímpico Europeu, que ao meu ver é o "grupo da morte" desse torneio, pois com tantos desfalques vai ser difícil para a Itália enfrentar os times completos de Polônia, Rússia e Bélgica.
As novatas que o Bonnitta chamou para disputar o Pré-olímpico são SEIS:
Sara Bonifácio,19 anos;Alessia Orro,17 anos;Paola Egonu,17 anos;Anastasia Guerra,19 anos;Anna Danesi,19 anos e Alessia Gennari,24 anos.Ora bolas,isso parece mais uma convocação para um Mundial SUB-23 ou até SUB-20 do que para um importante torneio que define a vaga olímpica... O Bonnitta é louco,tá de brincadeira ou é um tremendo de um FANFARRÃO???
A lI disse…
Encerrado o ANO DE 2015 e começando o ANO OLÍMPICO.Aqui estão as minhas seleções:
Minha seleção do MUNDO 2015 é:
Levantadora: Nootsara Tomkom/TAILÂNDIA
Líbero-de-passe: Brenda Castillo/REP.DOMINICANA
Líbero-de-defesa: Tatiana Rizzo/ARGENTINA
Centrais: Fabiana Claudino/BRASIL e MILENA RASIC/SÉRVIA
Ponteiras-passadoras: Kim Yeon-Koung/KOREA e Brankica Mihajlovic/SÉRVIA
Oposta: Madelaynne Montaño/COLÔMBIA

MINHA SELEÇÃO DA EUROPA 2015:
Levantadora: Maja Ognjenović/SÉRVIA
Líbero-de-passe: Valerie Courtois/BÉLGICA
Líbero-de-defesa: Monica De Gennaro/ITÁLIA
Centrais: Irina Zariazhko/RUSSIA e MILENA RASIC/SÉRVIA
Ponteiras-passadoras: Brankica Mihajlovic/SÉRVIA e Carolina Costagrande/ITÁLIA
Oposta: Tijana Boskovic/SÉRVIA

SELEÇÃO SUL-AMERICANA 2015:
Levantadora: Fabíola Josefa/BRASIL
Líbero-de-passe: Camila Brait/BRASIL
Líbero-de-defesa: Tatiana Rizzo/ARGENTINA
Centrais: Fabiana Claudino/BRASIL e Juciely Cristina/BRASIL
Ponteiras-passadoras: GABRIELA GUIMARÃES/BRASIL e MARI PARAÍBA/BRASIL
Oposta: Madelaynne Montaño/COLÔMBIA

SELEÇÃO DA NORCECA 2015:
Levantadora: Marte Frica Niverka Dharlenis/REP.DOMINICANA
Líbero-de-passe: Brenda Castillo/REP.DOMINICANA
Líbero-de-defesa: Lizeth Lopez/MÉXICO
Centrais: Christa Harmotto/EUA e Annerys Victoria Vargas/REP.DOMINICANA
Ponteiras-passadoras: Krista Vansant/EUA e Yonkaira Paola Peña Isabel/REP.DOMINICANA
Oposta: Nicole Fawcett/EUA

SELEÇÃO ASIÁTICA 2015:
Levantadora: Nootsara Tomkom/TAILÂNDIA
Líbero-de-passe: Yim Myung-Ok/KOREA
Líbero-de-defesa: Mio Sato/JAPÃO
Centrais: Junjing Yang/CHINA e Pleumjit Thinkaow/TAILÂNDIA
Ponteiras-passadoras: Kim Yeon-Koung/KOREA e Ting Zhu/CHINA
Oposta: Miyu Nagaoka/JAPÃO
A lI disse…
O fato é que a HOLANDA foi jogada na sarjeta pela ALEMANHA... Duvido que a HOLANDA consiga bater as TURCAS dentro de casa.Porém,é o que resta à Holanda,pois depois de cair perante a Alemanha,a Holanda parece que nem vai às semifinais!!!
Venho escrevendo aqui que OLIMPÍADA é para as MAIS CASCUDAS,MAIS EXPERIENTES,não é brincadeira de criança.O técnico alemão "Felix Koslowski" deu um GOLPE DE MESTRE quando fez de tudo para trazer de volta a EXPERIENTE CRAQUE DE BOLA Christiane Fürst para jogar esse DIFICÍLIMO PRÉ-OLÍMPICO.
Vi o jogo pelo LAOLA e FURST foi uma líder dentro e fora de quadra,uma das grandes responsáveis pelo triunfo alemão perante às holandesas.
Venho criticando o Marco Bonnitta por abrir mão de suas craques mais experientes e ter renovado o time com "SEIS" novatas em pleno ano olímpico. Marco Bonnitta simplesmente NÃO TEM BANCO DE RESERVAS,SOMENTE UM BANDO DE NOVATOS!!! Isso não é MUNDIAL SUB-23,isso é PRÉ-OLÍMPICO!!! PRÉ-OLÍMPICO NÃO É BRINCADEIRA DE CRIANÇA e o experiente e cascudo time da ALEMANHA acabou de provar isso às jovens da HOLANDA...
Creio que,se a Alemanha conseguir uma das vagas olímpicas,mesmo que seja na repescagem mundial,a Confederação Alemã de Vôlei fará de tudo para ter MARIANNE STEINBRECHER no elenco olímpico,afinal de contas, MARI tem a experiência de ter sido CAMPEÃ OLÍMPICA em 2008!
A lI disse…
Chupa MARCO BONNITTA, quis levar time B para o PRÉ-OLÍMPICO??? Agora chora!!! A ITÁLIA está no GRUPO DA MORTE com POLÔNIA,RÚSSIA e BÉLGICA. Quero ver o Bonnita olhar para o banco e só ver jogadora TEEN... O TIME-CRECHE do BONNITTA não vai longe.
A lI disse…
"À ESPERA DE UM MILAGRE": essa é a situação de HOLANDA e ITÁLIA nesse PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU...
1. A HOLANDA só com um milagre mesmo para conseguir passar pela a TURQUIA. A ALEMANHA fez o favor de jogar a HOLANDA na COVA DOS LEÕES. A TURQUIA foi,de longe,a equipe que melhor se apresentou nessa SEGUNDA-FEIRA.Com um preparo físico muito bom,o time turco está afiadíssimo,empurrado pela torcida fanática.Não vai ser a HOLANDA que vai conseguir derrubar a TURQUIA dentro de casa.
2.Se ilude que acha que o jogo ITÁLIAxRÚSSIA promete... Promete,sim,é uma tremenda SURRA em cima da ITÁLIA. MARCO BONNITTA resolveu disputar o PRÉ-OLÍMPICO com um time B, se precisar do banco, só tem NOVATAS INEXPERIENTES na seleção principal: Sara Bonifácio,19 anos;Alessia Orro,17 anos;Paola Egonu,17 anos;Anastasia Guerra,19 anos;Anna Danesi,19 anos e Alessia Gennari,24 anos. Enquanto as outras equipes resgataram suas jogadoras mais experientes para o PRÉ-OLÍMPICO,A ITÁLIA resolveu renovar justo agora.No GRUPO DA MORTE junto de POLONIA,RUSSIA e BELGICA,só mesmo um MILAGRE ou uma TREMENDA DE UMA ZEBRA para a ITÁLIA se classificar.Não bastasse isso a ITÁLIA tem um TIME BAIXO se comparado às suas rivais do GRUPO DA MORTE. Então espero a RÚSSIA deitando e rolando amanhã em cima das italianas.
Nei disse…
Gente, fui assistir ao jogo Russia x Polônia e foi incrível como a Polônia se acovardou e entregou o jogo no tie break! Ainda no fim do terceiro set, na hora de fechar e matar a Rússia, começaram a sentir e erraram tudo e a Rússia virou. No quarto a Rússia cresceu e no tie break as polonesas não fizeram nada. Incrível!!! A Rússia não jogou nada. Péssima em todos os fundamentos do princípio ao fim.
A lI disse…
osheleva reconheceu que a POLÔNIA não soube ganhar o jogo:“O terceiro set foi o ponto de virada para nós.Estávamos 22-21 atrás,mas conseguimos virar o jogo.A partir daí,ficou mais fácil,as polonesas,obviamente,pareciam decepcionadas por não terem conseguido fechar a partida em três sets!“Não estávamos jogando bem no início da partida,mas somos adultas, somos capazes de nos unir e de nos levantar como equipe.Estou feliz,porque o time mostrou o que é preciso para vencer, na hora certa”.A Polônia abriu 2 a 0 na partida em parciais dilatadas:25X19,25X18,mas no terceiro set,achando que o jogo estava ganho.as polonesas que lideravam o set até o ponto 22,relaxaram e deixaram as russas virarem,o placar que era 22×21 p/a POLÔNIA,terminou 25×22 p/a RUSSIA.Qualquer semelhança com o 24×19 das rusas contra as brasileiras em 2004 não é mera coincidência,coma as russas é assim:se vc relaxar elas são que nem a AVE-FÊNIX,renascem das cinzas e acabam c/o adversário!A POLÔNIA,no papel,tem um time muito forte fisicamente e em valores individuais,mas PSICOLOGICAMENTE é fraco!Na partida seguinte contra as BELGAS,as POLONESAS sofreram da MESMA DERROTA PSICOLÓGICA,as polonesas relaxaram e acabaram perdendo o TERCEIRO SET APERTADÍSSIMO,27X25,depois disso,da mesma forma que na partida contra a RUSSIA e tal qual KOSHELEVA constatou,as POLONESAS desanimaram,baixaram a guarda e totalmente DERROTADAS PSICOLOGICAMENTE,caíram perante as belgas.Isso não tira,de forma nenhuma,os méritos de russas e belgas,pois merece ganhar quem acredita na vitória até o fim!!!RUSSAS,BELGAS e POLONESAS mostraram que no VÔLEI FEMININO o fator psicológico conta muito mais do que outra coisa:não adianta ter uma equipe forte NO PAPEL e fraca de cabeça!Por isso,em qualquer equipe de vôlei feminino,a comissão técnica tem que fazer uma preparação PSICOLOGICA muito bem feita,pois senão todo o trabalho FÍSICO,TÁTICO e TÉCNICO,vai pelo ralo!!!A POLÔNIA poderia ter vencido RUSSIA e BELGICA tranquilamente?Claro que sim!!!Mas com esse DESÂNIMO determinado pela FRAQUEZA PSICOLOGICA a POLÔNIA pode ter jogado no LIXO a chance de estar no RIO-2016!!!
Paulo Roberto disse…
O pré-olímpico europeu está sensacional. Tanto o masculino quanto o feminino. O chato é ver que nossas seleções não jogam em alto nível desde o Grand Prix e Liga Mundial. Depois dos mundiais, onde a mediocridade técnica reinou, sinto que esses Jogos Olímpicos tem tudo pra ser os mais disputados (nos dois naipes) dos últimos anos.
Nei disse…
Essa coisa do psicológico é real demais no feminino. Anseio para que a tal psicóloga já faça parte da seleção novamente. Não me conformo quando o Brasil perde dessa forma. Foi assim no Mundial 2014 na semi contra os EUA; derrota psicológica. É assim com o Osasco contra o Rio. Os grandes times europeus também tremem diante da Rússia. Até a Sérvia costuma entregar.
Acho que deve ser feito um trabalho especial focando os EUA, que apresenta retrospecto de vitórias desfavorável para nós, a meu ver, por causa da questão psicológica envolvida. Mas uma vez, sem querer pegar no pé dela mas já pegando, a Thaísa é uma das que mas sofrem com isso, sumindo contra os grandes e nos momentos de pressão.
O pré-olímpico está ótimo mesmo e realmente é uma pena o Brasil só ter a América do Sul para jogar contra.

Mas triste ainda é não ter nenhum emissora transmitindo esses campeonatos. Mas como é que posso me admirar se nem a nossa própria Superliga é transmitida integralmente?
A lI disse…
O GRUPO DA MORTE!!!AH esse GRUPO DA MORTE...
Como eu havia previsto,o GRUPO B é o famigerado GRUPO DA MORTE e a DERROTA DA BÉLGICA num TIE BREAK SUADÍSSIMO 15x17 deu sobrevida à POLÔNIA e à ITÁLIA na LUTA PELA VAGA OLÍMPICA!
Caso a BÉLGICA tivesse feito o DEVER DE CASA e vencido a SQUADRA AZZURA,eliminaria,de uma só vez POLÔNIA e ITÁLIA,e o jogo contra RUSSIA não passaria de um AMISTOSO DE LUXO,onde as equipes poderiam descansar as titulares e dar ritmo de jogo às reservas pensando na pauleira das semifinais.Mas,ao contrário,TODAS AS EQUIPES TEM QUE ENTRAR COM FORÇA MÁXIMA no último jogo porque TODAS TEM REAIS CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO!!!
ATENÇÃO,IMPORTANTÍSSIMO: O jogo BÉLGICAxRUSSIA é ANTES de POLONIAxITALIA,logo polonesas e italianas,que jogam depois,levam a VANTAGEM de JÁ SABER O QUE TEM QUE FAZER PARA SE CLASSIFICAREM!!!A ÚNICA HIPÓTESE na qual o jogo entre POLONIA e ITALIA não valeria mais nada é se a BÉLGICA vencesse a RUSSIA por 3x2,desta forma BELGICA e RUSSIA se classificariam com 6 PONTOS CADA já no primeiro jogo e o segundo jogo só definiria quem ficaria em último lugar da chave entre POLONIA e ITALIA,uma vez que nenhuma dessas 2 equipes tem condições de chegar aos 6 pontos!!!
Vejam os possíveis resultados e as equipes classificadas em função deles de acordo com os CRITERIOS DE DESEMPATE:
1. RUS 3x0 BEL, POL 3x0 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
2. RUS 3x0 BEL, POL 3x1 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
3. RUS 3x0 BEL, POL 3x2 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
4. RUS 3x1 BEL, POL 3x0 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
5. RUS 3x1 BEL, POL 3x1 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
6. RUS 3x1 BEL, POL 3x2 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
7. RUS 3x2 BEL, POL 3x0 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
8. RUS 3x2 BEL, POL 3x1 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
9. RUS 3x2 BEL, POL 3x2 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
10. RUS 0x3 ou 1x3 ou 2x3 BEL, POL 3x0 ou 3x1 ou 3x2 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
11. RUS 3x0 ou 3X1 ou 3X2 BEL, POL 0x3 ou 1x3 ITA,ITALIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
12. RUS 3x2 BEL, POL 2x3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
13.RUS 0x3 BEL, POL 0x3 ou 1x3 ITA,BELGICA e ITALIA CLASSIFICADAS.
14. RUS 0x3 BEL, POL 2x3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
15. RUS 1x3 BEL, POL 0x3 ITA,BELGICA e ITALIA CLASSIFICADAS.
16. RUS 1x3 BEL, POL 1x3 ou 2x3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
17. RUS 2x3 BEL, POL 0x3 ou 1x3 ou 2x3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.

Em relação ao GRUPO A, o normal é que TURQUIA e ALEMANHA se classifiquem,a não ser que a TURQUIA resolva ENTREGAR O JOGO PARA A HOLANDA para tirar a ALEMANHA das SEMIFINAIS...Mas duvido que,na frente da torcida,a TURQUIA não queira derrotar a HOLANDA... Enfim,a TURQUIA,ÚNICA JÁ CLASSIFICADA,É QUEM DÁ AS CARTAS!!!
A lI disse…
Nossa que HORROR!!! As turcas devem ter comemorado muito a classificação antecipada ontem até tarde da noite e hoje entraram em quadra TOTALMENTE DESMOTIVADAS e,praticamente,entregaram o jogo para a HOLANDA... Na verdade,parecia que as turcas não queriam estar jogando esse jogo,parecia que elas queriam que o jogo acabasse o mais rápido possível para irem descansar no HOTEL...
Logo a TURQUIA,que vinha sendo a MELHOR EQUIPE DO PRÉ-OLÍMPICO com atuações belíssimas,estava irreconhecível hoje.Agora a DÚVIDA que fica no ar é:
1.Será que as turcas queriam DESCLASSIFICAR A ALEMANHA DAS SEMIFINAIS ENTREGANDO O JOGO DA HOLANDA???
2.Será que as turcas simplesmente estavam SEM-SACO para jogar uma partida que NÃO VALIA NADA PARA ELAS devido à classificação antecipada???
3.Será que devido às comemorações pela classificação ontem,a comissão técnica deixou as jogadoras descansarem e não se prepararam para esse jogo???
4.Será que as turcas resolveram ESCONDER O JOGO AGORA para VIR COM TUDO NA FASE FINAL???
O QUE VOCÊS ACHAM??? DÊEM SUAS OPINIÕES!!!
Só acho que esse CORPO-MOLE da TURQUIA pode ser perigoso para elas próprias,pois RENOVARAM O ÂNIMO de uma HOLANDA que estava APAGADINHA depois de ter perdido para a ALEMANHA... Enfim,alguém se lembra de uma seleção que estava apagadinha em LONDRES que se classificou na quarta posição com a ajuda dos EUA,ganhou novo ânimo e se tornou CAMPEÃ OLÍMPICA??? Será que a Turquia não está dando esse mesmo NOVO ÂNIMO a HOLANDA???
Até que ponto a CENTRAL TURCA BAHAR TOKSOY GUIDETTI,esposa do TECNICO DA HOLANDA GIOVANNI GUIDETTI teve alguma influência nesse CORPO-MOLE TURCO??? Uma coisa é certa: A TURQUIA NÃO MOSTROU HOJE CONTRA A HOLANDA MUITO MENOS DO QUE É CAPAZ!!!
A lI disse…
A estrela polonesa Kasia Skowrońska é uma das mais otimistas e motivadas no Pré-Olímpico em Ankara-Turquia,ela disse "Nada está terminado ainda,e daremos o nosso melhor para bater a Itália na próxima batalha!!!"
Bom,otimismo e time para bater a ITÁLIA a POLÔNIA tem de sobra,resta saber se terão também controle psicológico...Se as polonesas não tivessem desanimado e mantivessem o controle psicológico já poderiam estar com 2 vitórias contra a RÚSSIA e a BÉLGICA.
SKOWRONSKA fala por si,será que a motivação dela contagiará as companheiras???Elas não podem é perder a cabeça se perderem um set muito disputado,como aconteceu no 22x25 contra a RUSSIA e no 25x27 contra a BÉLGICA.
Enfim,o GRUPO DA MORTE é uma INCÓGNITA... Realmente difícil prever alguma coisa ainda mais se tratando de vôlei feminino...
Nei disse…
Assisti ao jogo da Itália x Bélgica e a Itália escapou de uma fogueira mesmo. A jogadora nova número 18, ponteira, chamou a responsabilidade para si, especialmente no tie break, com saques potentes e ataques também, e juntamente com Diouf, deu uma sobrevida à Itália no classificatório. Tá legal de ver.
Luis Carlos disse…
Fechado a primeira fase da competição, que por sinal muita fraca, vemos apenas Rússia superior, única que pode fazer frente ao Brasil, e isso de Goncha e Kosheleva estiverem inspiradas. Brasil, EUA e China são as favoritos as olimpíadas, Rússia e Servia correm por fora!
Unknown disse…
Acho q tem gente que deveria ter seu próprio blog, pq cada textao desse. Até atrapalha os comentários/debates.
De qq forma parabéns pelo blog Laura e acredito no tri sim, não vejo nenhum super time assim na frente do Brasil.
Leandro
A lI disse…
Discordo que o PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU esteja fraco,ao contrário,acho que está muito equilibrado,a própria RÚSSIA flertou com a derrota contra a POLÔNIA.TURQUIA,HOLANDA e ALEMANHA também apresentaram bom voleibol.Tenho assistido aos jogos pelo LAOLATV e estou gostando muito do equilíbrio.TURQUIA x RUSSIA vai ser um jogaço!!!
Nei disse…
Esse pré-olímpico é o retrato do vôlei que se joga na Europa, onde hoje os clubes são mais fortes do que as seleções. Não tô achando o nível tão fraco assim não. Os jogos estão bons de se assistir, especialmente porque tem a parte emocional de ficar de fora da Olimpíada. Fraca é a nossa Superliga e o vôlei da América Latina.
Paulo Roberto disse…
Também não achei o nível do pré-olímpico tão fraco assim não e tampouco vejo Brasil, EUA e China tão favoritos assim não. Na verdade este ciclo olímpico me surpreendeu pelo queda do nível técnico de todas as seleções. O mundial de 2014 só foi dos EUA por um dia em que tudo deu errado pras brasileiras, porque no meio da mediocridade formavam o conjunto menos ruim. Espero um pouco de evolução para os jogos do Rio.
Luis Carlos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Carlos disse…
Itália nem parece a do mundial de 2014, várias bolas fáceis caindo, ruim taticamente. Rússia dependendo somente de Kosheleva e Goncha ( e essa só entra do jogo, quando a Kosheleva entra), as outras seleções que dependem de uma única jogadora pra fazer milagre. Pela Copa do Mundo, esperava mais, mas com certeza é melhor do que as selecões da América.
Nei disse…
Paulo, eu também acho que os EUA ganharam num dia ruim do Brasil. E o vôlei jogado atualmente mudou muito; agora é mais altura, força e velocidade, menos técnica. Isso de forma geral, por isso achamos o nível baixo. Há poucos das super levantadoras ou penteiras ou jogadoras completas do passado. Hoje o jogo é muito mais coletivo e de alguma forma menos técnico. Acho que nossa seleção supera as outras neste sentido, até acima dos EUA. Nossas jogadoras, com todos os problemas, são completas em suas posições. Se o Brasil estiver bem de cabeça os EUA não ganham de nós, como em 2008 e 2012.
Laura disse…
Tenho acompanhado "partes" dos jogos pela internet e devo dizer que a minha opinião vai mais para o lado do Luis Carlos. Não estou achando o nível do pré-olímpico bom. Acho que tem um pouco deste aspecto que o Nei falou, de ser um jogo mais de força do que técnico, principalmente na Europa. São jogos equilibrados, mas nada espetaculares. Mas vou falar mais no post que vou fazer ao final do campeonato, quanto tivermos a confirmação da Rússia classificada (ou será que não?).
Luis Carlos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Carlos disse…
Não acho que o EUA ganharam em um dia ruim do Brasil, ganharam porque foram melhores taticamente, as americanas anularam as nossas centrais - nossa jogada mais forte -, nossas ponteiras são bem defensáveis, tanto a Jaque, quanto Gara, jogaram bola rápidas nas pontas e fizeram Fabiana e Thaísa sabarem na rede.Claro que a gente poderia ter feito um jogo melhor, mas precisamos mudar, se continuar com a seleção do mundial, não confio muito no ouro, precisamos de uma ponteira mais potente.
Gente um help como vejo esses jogos pelo youtube como citou um colega do blog, Laurita você sabe.?
Rah Silva disse…
Ta mto forte os qualificatorios, acho q o Brasil vai ter mto trabalho nas olimpíadas. ZRG sempre inova em suas convocações absurdas como a de Fernandinha na ultima olimpíada.
Pra mim o melhor time seria:
Levantadoras: Dani Lins e Roberta Ratzke
Opostas: Sheilla e Joycinha
Ponteiras: Jaqueline, Garay, Gabi Guimarães e Natália
Centrais: Fabiana, Thaisa, Jucielly e Carol
Líberos: Camila Brait e Sassá
Nei disse…
Minha gente, essa partida de agora entre russia e turkia exemplofica bem o que estamos falando. O kpgo nao tem mada demais twcnicamente ou taticamente. E um jogo marcado de força e resistência. Acho incrivel a frieza das eussas2 e como elas se impoem mesmo semjogar nada. A turkia ta perdida no jogo. Beto ta passando em tmpo real no youtube. Adoro assistir sem narraçao. Assim nao temos inteeferencia na nossa percepçao.
Laura disse…
Beto, eu to assistindo, na verdade, pelo www.laola1.tv
Nei disse…
Gente, incrível a Rússia. Não fez nada de mais. Goncharova só no truque, sem atacar nada, só pingando, jogando na mão do bloqueio. Kosheleva virou praticamente todas as bolas, passando por cima do bloquei na maioria das vezes. Turquia tremeu e entregou. Errou tudo. Mas uma vez confirmado o lado emocional do vôlei. O jogo da Rússia super manjado mas eficiente. A atacante mais consciente da Turquia era a Akman, que foi pouco acionada e depois a Darnel.

Laura não teria como vc colocar um link do youtube aqui pra gente ir vendo e comentando. O vídeo que passa no laola é o mesmo do youtube.
Welmer Sales disse…
Pré-olímpico sul-americano https://www.youtube.com/watch?v=CGt1Ac1gEZc Montaño em quadra pela Colômbia

Superliga Minas x São Caetano https://www.periscope.tv/w/1MnxnVQqrMyxO

Nei, o Laola deixa os jogos disponíveis para ser assistido novamente.
Nei disse…
Eu sei, Welmer. Eu estou vendo tudo agora, rs. E já já tem Praia x Brasília, Sportv 2.Vou ver a Montaño agora, se bem que já sabemos que time de uma jogadora só não chega a lugar algum.
Nei disse…
Gente, o pessoal fica ofendendo o povo e o vôlei do Peru no chat. Brasileiros! Que absurdo. Laura, retiro a ideia do chat.
Nei disse…
Vendo esse jogo da Colômbia x Peru e comparando o desempenho da Montaño e das demais jogadoras de seu time me veio à cabeça a seguinte questão: o desempenho do jogador é nato, independente do treinador ou não? Pensei nisso porque o que a Montaño joga não tem nada a ver com as outras. Por que só ela na Colômbia? As outras não treinam também?
Até que ponto as conquistas de um time são fruto do trabalho do técnico ou mérito das jogadoras?
No caso do Brasil em Londres 2012, foram as meninas que se juntaram e resolveram jogar ou foi o Zé Roberto que deu um golpe de mestre e arrumou o time?
Sei que nada é tão exato e absoluto assim. Sei que as coisas são relativas. Gostariam que dessem suas opiniões.
Nei disse…
Gente, que emoção esse jogo Itália vs Turquia. Quem perder tá fora da Olimpíada. Finalmente a Itália achou uma carregadora de Piano. Que jogadora de coragem essa jovem ponteira negra, que eu não sei o nome. Saca muito e ataca muito também.
Paulo Roberto disse…
Nei concordo com você, o sucesso do Brasil vai depender muito da cabeça das nossas jogadoras. Se estiverem bem fisicamente e se houver um trabalho psicológico como houve em Pequim vai ser difícil não irmos pelo menos pra final. Mas considero também que a filosofia de jogo implantada na SFV, replicada na SMV, é equivocada e facilmente anulada pelos adversários. E como temos técnicos que dificilmente dão o braço a torcer, o jeito é ficar na expectativa de nossos jogadores façam seus talentos naturais sobressaírem sobre as dificuldades que enfrentarão.

Sobre as russas é incrível a força psicológicas que elas estão mostrando. Mesmo no meio do apagão aprecem que nada está acontecendo. Se impõe e isso assustou as turcas.

Sobre a última colocação do Nei sobre o desempenho pessoal das jogadoras, fico com o que sempre falava meu treinador quando jogava volei na adolescência. Ele sempre dizia: "vôlei é o esporte coletivo mais difícil que existe porque todas as peças tem que encaixar." Não adiantar ter um jogador fora de série se o conjunto não funcionar adequadamente. Temos vários exemplos disso: nos jogos de 84 a Jaqueline foi a melhor levantadora (e realmente ela era sensacional) e o Brasil terminou em 7º (salvo engano), em Londres o Brasil teve Murilo como MVP e mesmo assim perdemos o ouro pra Rússia, a Coréia teve a Kim e mesmo assim acabaram sem medalhas perdem pro Japão, no mundial de 2014 individualmente a única posição em que as americanas se igualam com as brasileiras é no levantamento, porque de resto somos melhores e mesmo assim perdemos. É um conjunto de tudo. Acho que quando ZRG percebeu que estava interferindo negativamente no conjunto em Londres e mudou a postura, as jogadoras ganharam o espaço necessário para se juntarem em torno da causa. Enfim é algo tão complexo que fica até difícil de analisar.

Na verdade é essa complexidade que me faz um apaixonado pelo vôlei.
Nei disse…
Agora é oficial: Turquia fora do Rio 2016. E olhe que não merecia porque jogou melhor do que a Itália. Mas uma vez, na hora de decidir, não conseguiu, pesou a camisa da Itália, que ganhou apresentando um vôlei medíocre de uma ou duas jogadoras apenas. Destaque para Del Core e a ponteira 18. Diouf tem muito que melhorar sua mobilidade.

É Paulo, isso da coletividade é verdade. Acontece com Ricardinho por exemplo, que na seleção podia mostrar sua genialidade pois tinha jogadores do mesmo nível, depois e até hoje caiu no ostracismo porque nunca mais conseguiu jogar com um grupo do seu nível. Parece até um maluco tentando acelerar o jogo e fazer jogadas mirabolantes; ele destoa do grupo do Maringá.

Acho que o pior do Zé nesse episódio foi ter enfiado guela a baixo das meninas a Fernandinha, num grupo que estava fechado com a Fabíola. Acho que isso desestabilizou. Mas realmente é perceptível que ele mudou a postura depois que Dani assumiu a titularidade.

A II, a Itália vai para o pré-olímpico mundial, contra suas previsões, rs

Agora vem Rússia x Holanda, jogão que não vou assistir porque vou jogar vôlei agora a tarde, kkk.

Tchau galera.

A lI disse…
Nei,bela observação!!!
É claro que quem ganhou em LONDRES foram as meninas e não o ZÉ ROBERTO,a Capitã FABIANA CLAUDINO teve mais mérito em unir o time do que o Zé!!!
Vale lembrar que devemos à colaboração dos EUA a classificação,pois se não fosse pelos EUA colaborarem,o Brasil sairia das olimpíadas DESCLASSIFICADO NA PRIMEIRA FASE!!!
O vôlei feminino é muito mais psicológico do que técnico ou tático!!!
A ITÁLIA se arrastou durante TODO O PRÉ-OLÍMPICO,suou para ganhar 3 tie-breaks apertadíssimos seguidos.Como explicar o fato de BÉLGICA,POLÔNIA E TURQUIA não terem conseguido vencer esse ridículo time italiano se não for o FATOR PSICOLÓGICO???
MONTAÑO,pra mim, é a MELHOR OPOSTA DO MUNDO, pena que o resto do time da COLOMBIA NÃO COLABORA!!!
A RUSSIA é um time que não tem tática nenhuma,joga o voleibol mais FEIJÃO-COM-ARROZ do MUNDO!!!TODO MUNDO SABE DE COR PARA QUEM VÃO AS BOLAS e mesmo assim SÃO MUITO EFICIENTES!!! RUSSIA É BASEADA EXCLUSIVAMENTE EM FORÇA: FORÇA FÍSICA E,PRINCIPALMENTE,MENTAL!!!
RUSSIA sendo RUSSIA...Acho que o maior TRUNFO DA RUSSIA eh o PODER MENTAL! Que equipe teria essa FRIEZA e CONCENTRACAO p/enfrentar um ginasio lotado de turcos fanaticos agitando suas bandeiras? E na estreia contra a Polonia,que equipe teria a forca mental p/virar o q seria um 3x0, num 2x3?Que equipe vira um 24x19 numa semifinal olimpica? Essas sao as RUSSAS: passe HORROROSO,mas compensam na ALTURA,FORCA FISICA,ALCANCE de BOLA e,principalmente,PODER MENTAL!
Paulo Roberto disse…
Um último comentário.

Realmente uma pena que a Turquia não tenha outra chance de vir ao Rio. Gosto do voleibol jogado pelas turcas. Pesou realmente a camisa da Itália, os sets perdidos pela Turquia foram muito apertados, enquanto que os que as italianas perderam foi um passeio da seleção turca.

Sobre a Rússia, a Kosheleva se tornou a coluna de sustentação do time. Se ela vai bem, o time joga se ela vai mal o time desaba. Meio que como a Jaque pra nossa seleção. A diferença ao meu ver é que a Jaque é mais completa e sempre tenta compensar com outro fundamento quando tá mal em algum aspecto.
A lI disse…
NEI,na verdade eu disse que certeza que a ITÁLIA não se classificaria p/Rio-2016 no Pré-olímpico europeu,como de fato não se classificou...A camisa da AZURRA pesa muito na EUROPA pela ITALIA ter sido BI-CAMPEÃ EUROPEIA(2007 e 2009) e BI-CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO(2007 e 2011)recentemente.A ITÁLIA vai tentar a sorte na REPESCAGEM MUNDIAL,mas lá não vai ter moleza não!A camisa da ITÁLIA pode pesar na EUROPA,mas JAPÃO,KOREA e TAILÂNDIA cagam p/AZURRA,contra as asiáticas não tem essa de respeitar camisa não,tanto que a ITÁLIA foi eliminada pela KOREA por 3x1 em Londres-2012!!!
A campanha da ITALIA no Pré-europeu foi simplesmente RIDÍCULA: levou um esculacho da RUSSIA,depois a BÉLGICA poderia ter se classificado e eliminado a ITÁLIA já na segunda rodada,MAS O PSICOLÓGICO respeitou muito a AZZURRA e teve MEDO DE GANHAR,a POLÔNIA tbem teve chance de desclassificar a AZZURRA mas a camisa novamente pesou e contra a TURQUIA foi a MESMA COISA!!! O terceiro lugar da ITALIA foi uma mistura de sorte,com medo de ganhar das adversárias, afinal de contas foram 3 tie-breaks no FIO DA NAVALHA, 17X15/BELGICA, 15X13/POLONIA, 15X13/TURQUIA... Nunca vi uma ZEBRA tão grande. Mas no PRÉ-MUNDIAL,se a ITALIA for com esse mesmo time,não vai ter moleza não...
A lI disse…
Parabéns às russas,ganharam com SOBRAS!!! Só sofreram contra as polonesas quando viraram um jogo praticamente perdido e depois disso ARRASARAM as outras equipes!!! MARICHEV ainda se deu ao luxo de poupar a SOKOLOVA,que,ao meu ver,é muito mais completa e melhor no passe e no bloqueio que a SCHERBAN...
Olha que a GAMOVA está se recuperando de contusão para as olimpíadas... GONCHAROVA e GAMOVA é a MELHOR INVERSÃO DO 5X1 DO MUNDO!!! Se a RUSSIA vier para o Rio com KOSHELEVA,SOKOLOVA,GONCHAROVA E GAMOVA vai ser muito difícil não serem CAMPEÃS OLÍMPICAS!!!É difícil admitir,mas pelo que vi até agora,as russas são as principais candidatas a esse OURO OLÍMPICO!!!
NO PRÉ-MUNDIAL, acredito na classificação de JAPÃO,KOREA e HOLANDA... A última vaga seria disputada entre TAILÂNDIA,ITÁLIA e o segundo da NORCECA.