Balaião: Mundial, Mercado e Seleção

Mundial de Clubes 2015

O Rexona pode ter o dobro de títulos que o Osasco na Superliga, mas o principal rival é dono da taça que o time do Bernardinho mais ambiciona: a do Mundial. O título mundial está entalado na garganta carioca e os torcedores do Osasco adoram se gabar desta vantagem.

Só que, a cada ano, fica mais difícil para o Rexona se equiparar ao adversário neste quesito. A diferença de investimento e elenco tem ficado, a cada ano, mais desproporcional. Tanto equipes europeias como asiáticas formam pequenas seleções difíceis de competir contra.

Esta edição do Mundial de Clubes é a que me parece mais difícil para um clube brasileiro desde que a competição foi recriada em 2010. A sorte do Rexona é que, no seu grupo, não estão as equipes mais fortes, mas, na semifinal, não terá como fugir do turco Eczacibasi, de Larson, De la Cruz e Furst, ou do russo Dinamo Krasnodar, de Garay, Sokolova e Kosheleva.

A superioridade do Rexona no Brasil, como é óbvio, não vai se repetir no Mundial. Se aqui, não ter uma oposto convincente na posição não foi impediditivo para conquistar a Superliga, no Mundial vai ser.

Um conjunto disciplinado e organizado não vai ser suficiente. Pode equilibrar a parada, mas não a decidirá. O Rexona vai precisar mais do que o Bernardinho. Vai precisar de atuações inspiradas e especiais da Gabi e, principalmente, da Natália.

Eis a programação dos jogos do Rexona na primeira fase:

07/05 -15h - Rexona x Volero Zurich
08/05 -  12h30 - Rexona x Mirador


********************************

Mercado 15/16

- É, o Sesi conseguiu um grande reforço. Jaqueline chega para dar um fim no troca-troca da equipe paulistana nas pontas. Outra boa notícia é a renovação da Fabiana. Andreia e Ellen chegam para completar o time titular e, quem sabe, reviver a boa dupla que formaram no Pinheiros na temporada de 13/14.

Com os reforços, o Sesi não deixa a peteca cair, mas também não se coloca entre os favoritos. Ainda acho que falta força de ataque. Tenho o pé atrás em relação a Andreia como oposto e a sua capacidade de assumir a responsabilidade de carregar o ataque quando necessário. Aliás, tenho restrições a todas centrais que viram opostos, não me convencem.

Temo que o time possa sofrer do mesmo mal desta última SL, com a Bárbara como oposto. Além disso, a Andreia tem a Ellen como parceira, e ela não é das jogadoras mais regulares. Ao menos, com a Jaque e uma passe mais caprichado, a Fabiana possa ser mais utilizada e compensar.

- Sem poder sonhar com a Jaque, o Molico foi atrás da peça certa para equilibrar seu time: Suelle. Só ela - ou a Michelle - para fazer o papel que o Osasco precisa de regularizar a recepção. Camila Brait agradece.

- Sem Jaque e sem Suelle, resta ao Minas ir atrás de alguém para assegurar a qualidade do passe. Do jeito que está (Carla, Mari PB e Rosamaria), não vai rolar jogo.

- O novato Bauru está formando um time com condições para pegar no pé dos favoritos. Trouxe Ana Tiemi, Mari Cassemiro (ex-Sesi), Bruna (ex-Rexona) e Fernanda Isis (ex-Pinheiros).

***************************
Seleção 15

O Zé Roberto convocou oficialmente a seleção brasileira para as competições deste ano. A novidade mesmo ficou por conta dos nomes das jogadoras que estavam nos times envolvidos na semifinal da SL e no exterior. Como previsto, Sheilla e Fabiana não foram chamadas. Mas para minha surpresa, elas são as únicas a receber um refresco. Thaisa e Jaqueline foram chamadas também para o batente.

- O curioso é ver na relação que o Zé chamou a Rosamaria como ponta e não oposto. Preferiria que ela fosse considerada, no momento, para a posição de oposto pelas opções que temos para as duas posições.

- A central Bia, do Sesi, não foi convocada. Segundo o site Melhor do Vôlei, se recusou a assinar a convocação. Ano passado ela também tinha pedido dispensa. Vai entender...

- Falando em dispensa: Fabíola, infelizmente, pediu a sua para este ano, precisa resolver problemas pessoais. Não sei o que é nem como foi a conversa com o Zé, só sei que abre espaço para a concorrência com um treinador que já não é muito fã dela.

- Sobre a Sassá, o leitor do blog Vinicius já tinha nos adiantado que ela seria utilizada como líbero. Não me agrada que esta transformação/passagem seja feita na seleção – ainda que em competições menores. Pode ser para trazer experiência ao grupo de novatas e tal, mas sou muito mais olhar e investir no futuro. Depois o Zé Roberto vem sempre com o chororô de falta de renovação.

Segue a relação completa das jogadoras convocadas:

Levantadoras: Ana Tiemi, Dani Lins, Fabíola, Juma, Macris e Roberta.

Opostos: Paula, Ivna, Jéssica, Joycinha e Monique.

Meios de rede: Adenízia, Carol, Angélica, Bárbara, Fran, Juciely, Letícia Hage, Mayara, Mara e Thaísa.

Ponteiras: Ellen, Fê Garay, Gabi, Jacqueline, Mari Paraíba, Michelle, Natália, Rosamaria e Suelle.

Líberos: Camila Brait, Sassá e Léia. 

Comentários

Welmer Sales disse…
Acho que esse Mundial de clubes vai ser bem equilibrado, vejo as três equipes europeias e o Rexona com condições de conquistar o título, não vejo nenhum grande favorito, nem mesmo o Eczacibasi, campeão da CL. Ainda que muitos insistam que o time turco é o melhor e que Larson é a melhor jogadora do mundo atualmente, eu não concordo com nenhuma das afirmativas. Larson se arrastou durante toda a temporada, mas fez dois bons jogos no F4 da CL e agora é a melhor do mundo. Quanto demais times, o Volero tem uma grande atacante que é a oposta Rykhliuk, mas se as outras duas ponteiras aparecerem nos jogos o time pode ir longe no torneio. Já o Krasnodar, o time tem Kosheleva em grande fase, mas ela vai precisar da ajuda da Garay e da oposta (pra esse torneio eu investiria na Calderon, o time precisa de ataque, aí se as coisas desandassem colocaria em quadra a Sokolova) para o time chegar mais forte na briga pelo título.

Quanto ao mercado, pra quem iria diminuir o investimento, acho que SESI montou um time bem interessante, se Andreia jogar como há duas temporadas e Ellen crescer na ponta ao lado da Jaque, como a Mari Paraíba cresceu, acho que o time tem condições de incomodar Rexona e Molico, a única incógnita é a jovem levantadora Carol.

Nesse mercado, o que me intriga é o Praia. O time promete um bom investimento e contratações de peso, mas parece ficar só na promessa mesmo. Até agora, com as jogadoras que o time confirmou, não apostaria no time nas semifinais.

Quanto ao Rexona e o Molico, acho que o que falta aos times é oposta e acredito que a solução de ambos os time deve vir do exterior.

Sobre a convocação, senti falta da Naiane. A jogadora conseguiu se destacar na temporada, mas não é opção sendo preterida por Juma, Ana Tiemi e Roberta. Falta coerência ao Zé, mas todos sabemos que isso não pe de hoje. Além disso, acho que a Thaisa merecia um descanso também, a jogadora tem sofrido com lesões e acredito sua presença na seleção esse ano não se fazia necessária.
Tie-Break disse…
Bom dia Laura!

Estava vendo os jogos do Eczacibasi e do Dinamo e percebi que os dois times usam quase sempre as pontas, e muita dessas vezes são bolas altas que dariam muito tempo do bloqueio chegar. Acredito se o Rexona jogar de forma equilibrada e sem diminuir os erros terá chances de igualar a todos, pois é um time rápido, isso é grande vantagem. Meu medo maior é a De La Cruz, o que essa jogadora ataca é impressionante. Gabi e Natália serão essenciais para a conquista.
Laura disse…
Bom ler opiniões mais otimistas em relação ao Rexona no Mundial. Na verdade, diria "mais realistas" já que vocês estão mais a par dos times estrangeiros.

A velocidade pode ser um diferencial pro Rexona, mas depende q um fator funcione bem: o passe - e este não é um dos fortes da equipe.

De qualquer forma, tomara que seja uma disputa realmente equilibrada!

Welmer, sobre a Thaísa, tb acho q ela mereceria uma folga.

E sobre o Sesi, acho que são duas incógnitas: a levantadora e a Andreia.
le lo disse…
O time do MIRADOR é a seleção da REPÚBLICA DOMINICANA. Com EXCEÇÃO da DE LA CRUZ que está na TURQUIA e da líbero BRENDA que está no AZERBAIJÃO, oresto da seleção da REP.DOMINICANA está neste clube MIRADOR, inclusive o TÉCNICO MARCOS KWIEK. Logo, o REXONA irá enfrentar um time MUITO BEM ENTROSADO,MUITO ALTO e MUITO FORTE que já há vários anos treina com MARCOS KWIEK. Jogadoras do MIRADOR: Jineiry Martinez,Winifer Maria Fernandez Perez,Lisvel Elisa Eve Mejia,Marianne Fersola Norberto,Gaila Ceneida Gonzalez Lopez,Camil Inmaculada Dominguez Martinez,Niverka Dharlenis Marte Frica,Candida Estefany Arias Perez,Natalia Martinez,Cindy Carolina Rondon Martinez,Maria Yvett Garcia De La Cruz(ESSA É A DE LA CRUZ MAIS NOVA, deve ser parente),Erasma Moreno Martinez,Gina Altagracia Mambru Casilla,Ana Yorkira Binet Stephens,Brayelin Elizabeth Martinez. Não duvido NADA que a SELEÇÃO DA REPÚBLICA DOMINICANA sob a ALCOVA DE CLUBE MIRADOR, possa vencer o VOLERO ZURICH na estreia, aumentando muito mais a responsabilidade do REXONA dentro desse fortíssimo grupo. Esse MUNDIAL é o mais forte e mais difícil de todos os tempos!!!
Independente do elenco do REXONA,um time comandado por BERNARDINHO sempre entra com chances de TÍTULO!!!
A lI disse…
Assim como Sheilla e Fabiana, Fabíola merece muito descansar! Afinal de contas, a temporada na Rússia está sendo muito desgastante. 1. A Rússia é o maior país do mundo, de dimensões continentais, as viagens são muito longas e desgastantes;
2. O Krasnodar não tem um bom passe, Fabíola quase nunca joga com passe A. Isso faz com que tanha que correr muito mais pela quadra.
3. O que adiantou Fabíola servir à seleção durante todo o ciclo olímpico passado, se na hora “H” ela foi cortada? Ela queria muito sim estar nas olimpíadas de Londres-2012, ela deu sangue pela seleção, disputou todos os campeonatos com dedicação e foi cortada. Logo, Fabíola fez muito bem em pedir dispensa da seleção.
A lI disse…
A explicação que eu e TODO MUNDO QUER SABER:Por que TIEMI está na lista e NAIANE não?TIEMI ou NAIANE? Quem vocês preferem?
Tieme? Levantadora FRACASSADA q ja BEIRA OS 30 ANOS e,ate agora NAO MOSTROU NENHUM SERVICO? O q Tiemi ja ganhou? Em que TIME GRANDE DA EUROPA ela jogou?NENHUM!!! Mas porque disseram que essa inútil da TIEMI estaria em alta? O que TIEMI fez pelo voleibol a não ser esquentar banco para ANA CRISTINA e CAROL ALBUQUERQUE. Foi corrida para Europa jogar em timecos de quinta categoria como BURSA da TURQUIA e CSM BUCARESTI da ROMÊNIA, porque nenhum time brasileiro queria investir nela por estar QUEIMADÍSSIMA por bancar para outras levantadoras. Chegou nesses timecos e mesmo assim não conseguiu se firmar, nunca se destacou em time nenhum… Por que então estaria em alta? TIEMI tem 1,88m, mas não confunda JOGADORA GRANDE com GRANDE JOGADORA! TIEMI COM TODA SUA ALTURA NÃO TEM A GRANDEZA DE UMA baixinha como FOFÃO ou TAKESHITA, e não tem nem como compará-la com JAQUELINE. TIEMI está tão em alta que foi parar no VÔLEI BAURU, que não vai chegar a LUGAR NENHUM!!! NENHUM TIME DE PONTA QUIS TIEMI!!!
A lI disse…
O Minas, no Campeonato Mineiro vai continuar perdendo para o PRAIA!O time perdeu a JAQUE, sem ela estava na LANTERNA DA SUPERLIGA COM 5 DERROTAS SEGUIDAS!Alem disso perdeu WALEWSKA para o PRAIA, sem falar que agora no PRAIA nao tem NENHUMA GRAVIDA PARA AFUNDAR O TIME!
A lI disse…
Enfim final FELIZ!!! Adoro esse casal Murilo e Jaque formam o casal PASSE-PERFEITO, sonho de qualquer levantador(a) poder contar com ponteiros-passadores desse altíssimo nível!O Minas vinha prometendo desde os play-offs da superliga que traria Murilo para BH, como a promessa não foi cumprida Jaque foi para o Sesi. Se ela fosse MERCENARIA, de verdade, ela largaria filho e marido para trás e aceitaria jogar na EUROPA ou no JAPÃO, de onde ela recebeu PROPOSTA$$$ INCRÍVEIS. Mas Jaque é FAMÍLIA, não é mercenária! Normal a esposa querer ficar perto do marido e do filho!ESTRANHO SERIA O CONTRÁRIO!
A lI disse…
A Bia cursa Engenharia e,pelo que sei, dá prioridade aos estudos.
A líbero Suellen pode ter recusado a seleção pois a convocação de Sassá tem um cheiro fortíssimo de PANELA do Zé!!!Não adianta, o Zé é paneleiro e isso nunca vai mudar!!!Mas isso é Zé Roberto e:
BRASIL, MOSTRA A TUA CARA, QUERO VER QUEM PAGA, PRA GENTE FICAR ASSIM… BRASIL, QUAL É O SEU NEGÓCIO?Segundo a CORRUPÇÃO DO PT, BRASIL UM PAÍS DE TODOS? OU UM PAÍS DAS PANELINHAS?A vida de atleta é curta e incerta,ainda mais no MUNDO DAS PANELINHAS,um dia se está no céu,outro no inferno.Cada atleta tem suas prioridades,BIA fez uma excelente SUPERLIGA e está à frente de FABIANA e THAÍSA, titulares da seleção,no ranking de bloqueio da superliga2015.Na última convocação BIA pediu dispensa da seleção brasileira por motivos particulares,estudante de Engenharia,por enquanto as prioridades dela são outras.Veja o depoimento de IDA deu a ISTO É, e entenda os motivos da BIA:IDA, CENTRAL/OPOSTO-PASSADORA da seleção brasileira,na época que CENTRAL e OPOSTO também sabiam PASSAR.E também JOGADORA DE VÔLEI DE PRAIA.CAMPEÃ MUNDIAL em 1991 pela SADIA e em 1994 pelo LEITES NESTLÉ.MVP DO MUNDIAL 1991. BRONZE nas OLIMPÍADAS DE ATLANTA-1996.Atualmente,está como comentarista da REDE TV.Solteira,sem emprego fixo,mãe de duas filhas,ela diz:“Nós não tivemos tempo para estudar.E ajuda para estudar?Alguém ajuda o atleta com bolsa, algo assim?O que faltou foi mais:educação,preparação,um diploma?Você precisa ter qualquer formação superior para trabalhar,e eu não tenho.Tudo é difícil.Quando paramos de jogar,saímos meio perdidas.Você passa a época mais importante da sua vida,que é uma época de formação profissional, faculdade,ralando muito e no auge do alto rendimento esportivo.Jogando na seleção a mil por hora,não dá para estudar.Parei com 37 anos e uma filha recém-nascida.Somos máquina de treinar,de jogar,e depois acabou? Acabou, tchau. Ninguém quer saber se você está preparada para o que vem pela frente.Fui fazer até curso de depilação no Senac.Já pensei em vender meu carro e montar casa de depilação.Mas eu nunca trabalhei com comércio.Eu adoraria treinar uma equipe.Não precisa ser de ponta. Pode ser juvenil, um time que tenha um trabalho de base legal. Já fui técnica, tenho Cref (registro no Conselho Regional de Educação Física) para voleibol e cursos da CBV. Aí eu liguei para o Montanaro (ex-jogador e gerente do time do Sesi), mas não rolou. Ele disse que eu precisava de curso de educação física.A Unip não me deu a bolsa para fazer EDUCAÇÃO FÍSICA.Pedi bolsa porque estudei lá e conheci muita gente.Meu ex-marido, pai da Agatha, foi professor do Objetivo por uns 300 anos. E o Di Genio (Antonio Di Genio, empresário dono da Unip) sempre investiu no esporte.E quando negaram, pensei:”Não, não é possível.” Nem sei se o Di Genio soube disso. Saí de lá muito chateada.Já é duro você pedir, é chato.Eu pedi estudo, pedi formação em uma área em que qualquer professor gostaria de ter um atleta olímpico.Não é pela Unip, mas por tudo.A gente joga a vida inteira e, na época de formação, não tem ajuda de ninguém.O que vale tudo o que você fez?Quero mostrar que saímos com dificuldade, saímos da vida de atleta sem diploma nas mãos.Qualquer empresa pede isso hoje.Quando você vai para a seleção, não escolhe as pessoas que estão do seu lado. É comando. Não é fácil. Cada um vem de uma cidade diferente, de cultura diferente, educação e formações diferentes. Mas o objetivo em comum mantém o foco. Depois que acaba, cada um vai para o seu lado. Não é aquele negócio da sua turma da faculdade que vai ser importante na vida. Você não sai com amigos, eles vão seguir o caminho deles.Ser atleta de ponta não é um mundo encantado?Não quero desvalorizar tudo que fiz. A questão é: quais são os pontos bons e ruins? Tem um preço que a gente paga.
A lI disse…
Os times brasileiros que participam do Mundial são prejudicados pelo RANKING.Esse RANKING RIDICULO, sou e SEMPRE FUI CONTRA!TANDARA GRAVIDA COM 7 PONTOS? Piada? JAQUELINE GRAVIDA PASSOU PELO MESMO PROBLEMA RIDICULO DE TER 7 PONTOS,e ficou um TEMPAO sem time!Acabem com esse ranking horroroso,por favor!
Vinicius disse…
Bom dia,

Gostei dos tópicos abordados, no entanto discordo de alguns pontos.

A começar pelo rexona, acho que o conjunto pode fazer a diferença, apesar dos times serem mais fortes todos apresentam uma falha e Bernardinho como excelente estrategista saberá explora-las da melhor maneira, não sei se terá força para ser campeão mas pode fazer bonito.

A dúvida fica com relação ao elenco do praia, mantiveram uma base mas não estão trazendo reforços de peso, ficamos na expectativa.

Quanto a Sassá acho que ela pode se tornar uma das melhores da posição no futuro, para o Zé propor essa mudança ele sabe do potencial da atleta sem falar em outros benefícios que a mesma trás a equipe, já tive a oportunidade de assistir a alguns de seus treinos por diversas equipes e é impressionante como ela tem facilidade e técnica apurada, faz tudo com muita naturalidade. A convocação dela é também para mostrar as mais novas um exemplo de atleta e profissionalismo, atleta que se doa para o grupo sem vaidades, não sente a pressão e está sempre disposta a ajudar.
Eduardo Araujo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Araujo disse…
Olá,

Começa hoje o mundial, a sacanagem é que nem todos os jogos serão transmitidos.

Vou colocar aqui uma noticia do saqueviagem.com.br

"Ao menos no papel, Dínamo Krasnodar-RUS e Eczacibasi-TUR correm na frente na briga pelo título da edição 2015 do Mundial de Clubes. Com elencos milionários, que formam verdadeiras seleções globais, russas e turcas têm também em comum a trajetória na temporada. Venceram, respectivamente, a Copa CEV e Liga dos Campeões, os dois torneios mais desejados do continente, mas foram mal nos campeonatos nacionais"

Ou seja se analisarmos no papel é indiscutível que os times estrangeiros são melhores, quem não lembra da final que o RJ fez no ultimo mundial que participou, parecia um jogo de profissional contra um time amador, o Rio não viu a cor da bola e eu considero aquele time mais forte que esse atual.

Pode acontecer uma zebra pode, mas as probabilidades são baixas.

Quanto a convocação da seleção, sempre tem o problema do critério e isso pode gerar problemas internos como já aconteceu algumas vezes.

Como pode convocar uma jogadora que não é da posição no caso a Sassá, não estou falando que ela não possa jogar, mas como você pode deixar de convocar jogadoras que jogam na posição, são profissionais nessa posição e se matam o dia todo treinando para estar um dia na seleção.

Esse ano pode ser um ano ruim, pq não tem competição que cobre das jogadoras, o Pan não conta pra nada, o GP já é uma droga pq todas as seleções testam jogadoras.

As observações podem ser equivocadas.

Acho estranho a Bia e a Suellen não terem aceitado uma convocação.

No caso da Fabíola, acontece uma coisa interessante, quando ela foi dispensada da ultima olimpíada e o Brasil foi campeão isso em 2012, no ano seguinte um site italiano fez uma enquete entre o publico e os especialistas, das melhores jogadoras em cada posição.

E aconteceu que a Fabíola ficou na 3 posição das melhores levantadoras do mundo a Dani Lins ficou na 10 posição ou nem isso.

Lá fora a Fabíola é valorizada, os estrangeiros na Russia são muito cobrados, a quantidade de torneios que eles participaram é muito grande, foram ate agora 4 torneios desses o time da Fabíola ganhou 2, tem viagens de trem que são 12 horas, assim como a Garay declarou que esta cansada, a diferença é que a Garay não tem uma filha, por isso que eu entendo a posição dela.
Paulo Roberto disse…
Sobre o Mundial: no papel as russas e as turcas saem na frente, mas como estamos falando de esporte coletivo, fazer uma previsão dessa nunca é garantia de certeza absoluta, e essa é a emoção do esporte. Como já disse aqui em relação à SL torço pro Rexona ser a zebra desse campeonato pela Fofão, e só.

Sobre o Mercado: esperava um pouco mais do Praia neste momento, mas vamos aguardar um pouco mais. O Molico permanecendo com a mesma base deveriam trocar a CT, como já disse aqui várias e várias vezes. As jogadoras defendem o Luizomar dizendo que ele correu atrás do patrocinador, que ele segurou o projeto, que ele é um paizão e coisas como essas, mas como técnico ele é limitado sim. Só pra citar dois exemplos, Thaísa e Adenízia poderiam evoluir muito mais se saíssem da barra da calça do Luizomar.

Sobre as convocações: Sassá como líbero é uma grata surpresa. Representa uma ameaça a Camila Brait? Nunca, só se ZRG confirmar que é doido. Desde 2010 todos sabemos que a Brait alcançou o mesmo nível da Fabi e desde 2012 vem sendo melhor, mas ao se deslocar para a posição de líbero Sassá ganha sobrevida no esporte e pode agregar com experiência na seleção. A dispensa de Fabíola é que acho estranha. Logo agora que ela está num momento melhor que o de Dani Lins, poderia botar um pulguinha (por menor que fosse) na cabeça do Zé. Talvez esteja pensando já num possível corte no ano que vem, então não quer se dedicar tanto quanto no último ciclo, mas talvez seja algum problema muito sério que ela tenha que resolver. Mas falando sério, Dani Lins não aguentou a barra de ser titular nem 2010, nem em 2014 quando entrou como dona da posição nos mundiais. Em 2010 Fabíola apagou o fogo, mas no ano passado a teimosia do Zé Roberto nos levou a um bronze com gosto amargo. Dani tá encarnando a Pane já faz tempo, caso a Fabíola não esteja lá, quem dessas novatas poderá apagar o incêndio???
Laura disse…
Pois é, Paulo Roberto. Levantaste uma questão importante. Nenhuma destas levantadoras pós-Fofão conseguiu se firmar como titular. Quero dizer, todas, sem exceção, quando começam uma competição como titulares, vão mal - ou, ao menos, não são regulares.

Ter este rodízio entre Dani e Fabíola era uma boa saída - ainda que nem sempre utilizada pelo Zé. Agora, sem a Fabíola e a Dani num mal momento, ficamos sem ter em quem confiar para "apagar os incêndios", com vc falou.

Certamente a aposta do Zé é na Ana Tiemi. Tenho muitas restrições em relação a ela, mas, do grupo atual, é a mais experiente e rodada.

Espero e torço para que a Fabíola retorne e consiga disputar uma Olimpíada - por ela e pela seleção. Só que acho que, infelizmente, ela está perdendo espaço.
Paulo Roberto disse…
De fato Laura. É o que eu já falei aqui em algum outro post, com a aposentadoria de Fofão me sinto meio órfão nessa posição (quando jogava era levantador). Não sei ao certo o que a Fabíola conversou com o Zé, mas não acredito que a Ana possa suprir essa ausência dela.
Das novas levantadoras acredito que a Naiane se bem preparada pode ser o grande nome da posição daqui a dois ciclos olímpicos, mas por enquanto Dani e Fabíola é o que temos de melhor. Pra quem já teve Fofão e Venturini é muito pouco.

Mas não só nessa posição que me preocupo. Há uma lacuna de excelentes jogadoras em quase todas as posições. Fabizona não deve ficar pra 2020, quem será a dupla da Thaísa? Sheila igualmente deve sair já no próximo ano, alguma das nossas opostas chegam perto do nível dela? Nem Natália que arrebenta nos clubes, mas na seleção nunca correspondeu. E quando Jaqueline se aposentar, Brait vai passar o mesmo sufoco que passou agora no Molico.

Repito, o ciclo 2020 será o mais complicado desde que entramos na elite do volei mundial, retrato de um péssimo trabalho feito nas bases.
A lI disse…
Confronto de DAVI contra GOLIAS.
O Rexona,DAVI, com suas baixinhas mas aguerridas jogadoras e o VOLERO, GOLIAS, com suas gigantes de mais de 1,90m. Mas quem brilhou mesmo foi uma juvenil...
AVE CÉSAR!!! AVE DRUSSYLA!!!
Nossa quanta PERSONALIDADE DESSA JUVENIL DRUSSYLA,coube a ela a HONRA DE MARCAR O PONTO DECISIVO QUE FECHOU JOGO!
Para quem não sabe DRUSSYLA é nome de PRINCESA ROMANA, e quem reinou nas quadras europeias hoje foi a DIVA JUVENIL DO REXONA: DRUSSYLA.
Além da frieza nos momentos decisivos, a jovem Drussyla, que entrou como titular no último e decisivo set no lugar de Natália, marcou em poucos minutos de atuação 9 pontos, com 57% de aproveitamento no ataque.
Andréia e Roberta foram muito bem nas inversões do 5x1.Giovana fez um ace importantíssimo.
As outras jogadoras também foram muito bem, com exceção de Natália que estava num dia ruim,mas espero que se recupere.