Mundial: Brasil 3x1 Rússia
A expectativa para o jogo contra a Rússia era que o Brasil elevasse o nível do seu jogo. Acho que podemos dizer que isto se confirmou, mas só em parte.
Apesar de ter entrado mais concentrada e com a tríade saque+bloqueio+defesa funcionando muito bem, a seleção ainda se mostrou muito irregular na virada de bola.
Apesar de ter entrado mais concentrada e com a tríade saque+bloqueio+defesa funcionando muito bem, a seleção ainda se mostrou muito irregular na virada de bola.
**********************
Foram as dificuldades no ataque que colocaram em apuros o Brasil no segundo e quarto sets. E acho que boa parte desta dificuldade esteve nas mãos da Dani Lins.
Sim, o passe deu umas derrapadas, mas não acho que este tenha sido o principal problema do ataque no jogo de hoje. Para mim, esteve muito mais nas opções ruins e nos maus levantamentos da Dani. Ela não conseguiu ainda, no Mundial, manter uma consistência durante os jogos.
É uma má fase. A Dani já mostrou ter habilidade de consertar passes ruins. Quantas vezes a vimos puxar uma rápida no meio com o passe lá na linha dos três? Mas, infelizmente, acho que ela está levando consigo, para baixo, a Sheilla e a Garay. Isso mata nossa força de ataque. Não dá para o Brasil ter na Jaqueline a sua bola de segurança, como aconteceu diversas vezes hoje.
Por isso, gostaria de ter visto a Fabíola mais em ação hoje. Quando entrou, o jogo do Brasil ficou mais acelerado. Agora, uma coisa é entrar e ficar alguns rodízios, outra é jogar o tempo inteiro, recebendo todo tipo que é passe. O quarto set, quando a Rússia abriu uma ótima vantagem, teria sido o ideal para testá-la.
**********************
O Brasil jogando assim, meio mais ou menos, foi suficiente para vencer a Rússia nesta fase. Vamos ver, no entanto, se será para conquistar o Mundial.
**********************
Grupo E
Itália 3x0 Japão
Alemanha 3x0 Bélgica
Rep. Dominicana 2x3 China
- Até para perder a Rep. Dominicana tem sido páreo duro. Deve ser o time que mais disputou 5 sets no Mundial. O que vale é que a seleção dominicana está classificada para a fase final junto com China e Itália. Rep. Dominicana e Japão foram as grandes surpresas do campeonato: uma positiva a outra, é claro, negativa.
Grupo F
Bulgária 3x0 Cazaquistão
Turquia 3x1 Holanda
EUA 3x0 Sérvia
- Os EUA têm mexido bastante no time titular, poupando jogadoras como Larson e Harmotto, e tem conseguido bons resultados. Isso tem dado uma boa rodagem para as jogadoras mais novas. Agora é ver se, na fase final, elas correspondem da mesma forma.
Comentários
A Dani ainda não engrenou, fato, mas ela tem uma estrela impressionante.
Tem conseguido bloqueios e bolas de segunda em momentos importantes.
Além de ter mais fibra/garra, ao meu ver, que a Fabiola.
Alias, a Fabiola me parece uma pessoa muito do bem, hein !?
Depois de tudo que aconteceu ela se mantém alegre, integrada e propositiva - sempre noto ela dando conselhos a Dani.
Enfim, o Brasil ta subindo degrau a degrau.
Tá legal assim.
PS: Votem com a consciência, crianças!
Sobre Garay, Sheila e Dani tenho algumas observações a fazer: Garay depende muito do físico, da explosão e parece que ela não tá tão inteira assim, tomara que o ZRG a poupe hoje e outra, ela nunca foi atacante de consertar levantamento ruim, se a bola não vier minimamente decente ela não vira com facilidade e quando fica marcada perde a paciência fácil. Sheila sempre foi muito técnica e continua assim, mas falta-lhe mais explosão, talvez fisicamente não esteja tão bem assim e é fato que Dani não tem acertado as bolas pra ela e já de algum tempo não é mais aquela jogadora de 30 pontos por jogo, mas sinto falta do poder de decisão que ela tem tomara que apareça na terceira fase, mas acho ainda que o fato de Tandara se conformar com o banco faz a Sheila se acomodar no status (merecido) que tem. Dani atravessa uma má fase é verdade, mas no jogo contra Rússia parece ter recuperado o jogo com as centrais que sempre foi seu ponto forte, mas nos momentos delicados continua fazendo escolhas equivocadas e cometendo erros técnicos. Enfim, espero que a seleção engrene a partir de agora por que a margem de erros acabou.
Jaque, Brait, Fabiana e Thaisa são os pontos fortes dessa seleção. As duas primeiras desde o início, as centrais a partir da virada pra segunda fase.
As inversões com Fabíola e Tandara tem funcionado muito bem também.
Agora há se exaltar a Gabi: uma garota de 20 anos, no primeiro mundial adulto, entrar num Brasil x Rússia, com sete pontos de desvantagem e fazer o que ela fez só atesta que temos um joia em mãos.
A Sheilla,como lembrou o Anderson, faz tempo que não é aquele atacante "pau pra toda obra". E a Garay, como comentou o Paulo Roberto (bem vindo novamente!), depende muito do físico - falta aquela explosão, como já comentamos aqui tb.
O que acho é que as bolas lentas e a distribuição (esquecendo da Garay e Sheilla) da Dani estão prejudicando as duas no Mundial.