sexta-feira, 30 de maio de 2014

Começando com o pé esquerdo


Sei que o grupo brasileiro no Montreux era o mais difícil e que ainda é começo de temporada, mas confesso que fica uma ponta de decepção e preocupação em ver que o Brasil não se classificou para as semifinais. Não pelo fato da eliminação precoce, mas pelo o que apresentou.

O Brasil já começou temporadas anteriores de melhor forma. O nível de jogo da seleção no ano passado, por exemplo, foi superior ao apresentado este ano.

Acompanhei a partida contra a China e li os comentários sobre o jogo contra a Rússia. O problema nas duas partidas foi o mesmo: o passe. Não foi uma temporada boa para nenhuma das ponteiras passadoras neste fundamento na Superliga e o problema está se fazendo sentir na seleção.

O Zé não tem muitas opções mesmo a não ser recuperar, urgentemente, a Jaqueline. No Montreux, as possibilidades de escalação ficaram um pouco limitadas. Fora a Jaque, que ainda não está nas condições ideais, não há nenhuma exímia passadora. 


***********************

O Brasil ainda joga mais duas partidas para definir da 5ª colocação em diante. Não é lá muito honroso, mas pode ser útil. Sem contar com a Tandara, o Zé poderia voltar com a Andreia como oposto. Monique já foi testada ano passado, agora é a vez da Andreia. 

Ela merece mais tempo de entrosamento com a Dani Lins e ser melhor aproveitada. No jogo contra a China, as jogadas com ela praticamente se resumiram às chinas. O que era para ser uma opção e um diferencial virou o básico. No fim, parecia mais um jogadora improvisada do que uma original da posição. Um desperdício de oportunidade para a Andreia e para a seleção.

39 comentários:

Anônimo disse...

Para disputar o 5 lugar pela amor de Deus tira a Dani Lins d quadra, muita humilhação ela já ter q ir pra esse torneio meia boca, e agora se rebaixar pela incompetência do passe e teimosia do ZRG É demais!

Anônimo disse...

A sel.Russa e a sel.Chinesa estavam c/ os seus times reservas? SIM estavam, mas bem entrosadinhas por sinal. Agora ZRG nao mantém um padrao p/ sel. B, tda hora uma escalacao diferente, hora com Priscila Daroit, Natasha, Claudinha, Tiemi, Suellen, hora com outra escalacao completamente diferente, enquanto todos sabem q entrosamento eh alma do vôleibol, vide o iniciante time de Brasília, cheio de talentos.

Acredito q a Chia seja favorita pois a Rússia é mtio depedente de duas jogadoras: A MALYKH(camisa 17) e a meio KATIUKOVA(camisa 6), enquanto a China tem um trio muito eficiente com a super TING (camisa 2) CHUNLEI(camisa 8) e a capita RUI HUOQUI (camisa 12).

Obs: O ZRG foi o único q levou a levantadora titular e campea olímpica p/ atuar nessa competicao de várzea de ginásio de teto baixo.

Welmer disse...

Única coisa boa do Brasil ter sido eliminada da disputa pelo título é que é que vimos a Jaque em quadra e talvez ela esteja em quadra amanhã também, o que não aconteceria se o Brasil tivesse avançado para as semifinais.

Gostei da atuação da Jaque, ela fez o que é por nós esperado passou e defendeu muito bem e quando foi solicitada no ataque correspondeu bem. Queria entender por que o Zé não colocou ela pra jogar antes, acho que ela não deixaria a desejar, claro que ela ainda pode melhorar, mas ela ganharia mais ritmo.

Anônimo disse...

Ficou muito claro de que é preciso uma condição mínima de passe para um time vingar. Acredito que depois de Montreux, ZRG desistirá de vez de Tandara como ponteira e a mesma, caso se recupere de mais uma contusão, vai brigar com Sheilla pela vaga. Imagino que Andréia será cortada já antes do Grand Prix e Monique depois. Garay é titular absoluta. Se conseguir segurar o passe, Natália pode ser titular. Se não, Jaqueline terá de voltar de qualquer jeito. Gabi não será titular no mundial.

Ass: daniel

Aline disse...

Engano: O GRUPO BRASILEIRO ERA O MAIS FACIL E NAO O MAIS DIFICIL!!!
Um grupo com ChinaB, RussiaC e a debilitada Suica era sim o mais FRACO!!!
Prova disso e q a Alemanha acabou de ANIQUILAR a ChinaB, primeira colocada do FRACO GRUPO DO BRASIL!!!
Brasil deu VEXAME: time sem PASSE joga PELADA E NAO VOLEI!!!
Chega de NATALIA! Natalia com seus erros fez o volei brasoleiro ficar FEIO, VIRAR PELADA!!!
CHWGA DE PANELA!
Observem a central germanica STEFANIE KARG, salta muito, alcance de bola incrivel, acabou com o JAPAO E A CHINA.

Aline disse...

Engano: O GRUPO BRASILEIRO ERA O MAIS FACIL E NAO O MAIS DIFICIL!!!
Um grupo com ChinaB, RussiaC e a debilitada Suica era sim o mais FRACO!!!
Prova disso e q a Alemanha acabou de ANIQUILAR a ChinaB, primeira colocada do FRACO GRUPO DO BRASIL!!!
Brasil deu VEXAME: time sem PASSE joga PELADA E NAO VOLEI!!!
Chega de NATALIA! Natalia com seus erros fez o volei brasoleiro ficar FEIO, VIRAR PELADA!!!
CHWGA DE PANELA!
Observem a central germanica STEFANIE KARG, salta muito, alcance de bola incrivel, acabou com o JAPAO E A CHINA.

Anônimo disse...

A Dani Lins foi convocada por ser a levantadora titular da seleção.
O Zé queria testar as outras posições com a levantadora oficial.
Também não me preocupou em nada essa desclassificação, o time(exceção a Dani) é todo reserva.
O Brasil com suas titulares tem a melhor seleção do mundo, fácil.

Aline disse...

O grupo do Brasil era tao forte... Kkklk... Que nao sobrou ninguem pra final!!! Vexame brasileiro!
Alemanha devido ao nervosismo de estreia permitiu a virada dos EUA na primeira partida da competicao, mas depois virou uma MAQUINA MORTIFERA passando como um rolo compressor sobre as adversarias em tres 3x0 HUMILHANTES sobre DOMINICANAS, JAPONESAS E CHINESAS.
AS VICECAMPEAS EUROPEIAS fizeram um bom trabalho de musculacao e fortalecimento fisico, estao mais fortes, mais porradeiras e saltando mais alto.
Revelaram nessa competicao a sensacao Stefanie Karg, uma central de mao pesada e de grande alcance, e na revanche contra os EUA, duvido q as alemas deixem a vitoria escapar

Anônimo disse...

A FÜRST eh muito boa, mas a KARGeh ótima, principalmente no bloqueio, arrisco a dizer q depois do Brasil a Alemanha tem as melhores centrais do mundo. E olha q ainda falta a GRÜN q junto com a Brinker e a Kozuch formam um ataque fortíssimo.

ps: ZRG paneleiro, alguma semelhanca dessa sel.B com o seu ex-time do Campinas? Será q ele ainda nao aprendeu?

Anônimo disse...

Faltou as liberos ;p
Levaria a Léia de titular, e a Tássia de reserva.
Ja acho q ta mais da hora do zrg sair do comando da seleção, esqueçam o blábláblá q ele é bicampeão olimpicopq isso foi sorte e até eu um mero admirador do vôlei ganharia aquela olimpíada com aquele time! Acho q o mais conveniente é Wagão ser logo o técnico! O Zé só vive convocando ele pra ser auxiliar técnico. E o Spencer tbm merece lugar!

Aline disse...

Decidi: Enquanto Natalia estiver como ponteira-passadora na selecao, nao torco mais p/o Brasil.
Quero ver "voleibol" e nao bolas quinadas, passes horrorosos fazendo as levantadoras correrem como loucas.
Com Natalia em quadra o volei esta triste de se ver.
Queremos ponteiras-passadoras de verdade, pois desse jeito fica dificil jogar com as centrais e tome toco pelas pontas.

Anônimo disse...

Realmente vcs tem razao, o paneleiro do Ze ganhou essa olimpiada na "sorte", com um time daqueles qquer tecnico ganharia!
Na verdade Ze mais atrapalhou do q ajudou na campanha olimpica, aterrorizando as jogadoras, tal qual fez c/Claudinha no AMIL.
Quem se lembra do vexame da selecao na COPA DO MUNDO 2011?
Do vexame da fase de classificacao em Londres que precisou da ajuda dos EUA p/se classificar c/a quarta e ultima vaga para a fase seguinte.
Do descaso e terrorismo dos cortes:
1.Fabiola e Juciely no saguao do aeroporto
2.Mari na lavanderia de Saquarema
3.Brait ja em Londres,para deixar a protegida Natalia ganhar a medalha mais injusta das olimpiadas, sem condicoes de jogo.
Nao fosse a lideranca da Capita Fabiana q pediu p/ o Ze pegar leve no terrorismo com as jogadoras e levantou o animo de uma selecao q estava pressionada pelo pprio tecnico, o Ouro nao viria.
A atitude das jigadoras de dar a volta por cima e q ganhou o Ouro e a arrogancia do Ze pos quase tudo a perder.
Mas quem ganhou a Gloria da conquista foi ele, tornando-se o dono da selecao do paneleiro.
Sua pupila Natalia, por mais que ele insista, nao corresponde, e foi uma das principais responsaveis pelo jogo feio apresentado em Montreux.
Vamos oxigenar a selecao!
Fora Ze!
Fora Natalia!

Anônimo disse...

Ponteiras-passadoras com as mesmas características da Jaqueline são Michelle Pavão e Suelle Oliveira.
A central novata na seleção alemã, Karg,foi a segunda maior pontuadora da Alemanha na competição ficando atrás apenas da oposta Kozuch.

Paulo Roberto disse...

ZRG é um técnico competente, mas suas escolhas são sempre no mínimo questionáveis, e isso não é de hoje, desde a seleção masculina que ganhou ouro em 92 mas depois caiu vertiginosamente de produção, em parte influenciada pela forma do Zé de conduzir as coisas.
Não engrosso o coro fora Zé, até porque desde o final do ciclo 2012 já dizia que ele deveria ter saído, se não saiu àquela época, muito menos agora por causa de um campeonato que não vale nada, a não ser para fazer testes.
Ainda acho que a crise interna na seleção não foi totalmente, ou devidamente, sanada. Acredito que as jogadoras estão se suportando, mas até quando? Lembremos que no feminino certas questões influenciam mais do que no masculino. Na hora que bomba estourar será quase impossível de contornar as coisas.
Sobre os testes feitos em Montreux, não tenho opinião formada porque não consegui ver nenhum jogo, somente li reportagens e comentários na internet. Mas pelo que li, tomara que a Jaque esteja recuperada a tempo de ajudar a seleção no Mundial, caso contrário até um pódio será muito difícil de buscar.

Anônimo disse...

Vinganca Saramaligna

Imagina Mari entrar p/ sel. Alemã e ser campeà Mundial em cima do ZRG.

Anônimo disse...

Wagao nada Bernardinho na Sel. Feminina !

Agora ja da pra constatar, é visível, nunca um técnico causou tanta antipatia do público como o ZRG atualmente, o índice de rejeicao esta enorme, pelo acúmulo de fatos, desde os cortes e convocacoes incoerentes de Londres, e culminando com os insultos e a agressao verbal em público à Claudinha. ZRG abre olho!

Anônimo disse...

O principal caminho para o fracasso é querer agradar a todos.
Gosto do Zé Roberto porque ele decide, banca e ganha.
Deve ser bom calar a boca dos críticos com medalhas de ouro.

Anônimo disse...

Da medalha de ouro olímpica ao quinto lugar num torneio de quinta.

Nada como um dia após o outro, principalmente quando esta cheio de soberba.

klaus disse...

Quanto comentário sem noção aqui.Gente querendo o Zé Roberto fora porque ficou em 5º lugar num torneio amistoso.Ano passado ganhou todos os títulos possíveis e perdeu apenas um jogo.Visão imediatista, errada , sem argumentos.A maioria analisa as coisas pelo número de pontos que uma jogadora faz, bem ao estilo Voloch.Que venha mais títulos e que o Zé Roberto permaneça por muito tempo na seleção.Gostei da frase acima "O principal caminho para o fracasso é querer agradar a todos".

wilson disse...

Há jogadoras que não se suportam na SFV? Sempre leio comentários assim, por isso questiono.

Eduardo Almeida disse...

Eu ainda acho que é muita revolta, com um motivo ainda pequeno. Nós temos esse ano um problema a resolver que é o passe. O Zé tentou preparar a Natália a temporada inteira para exercer pelo menos parte da função da Jaqueline, pois não se saberia como ela voltaria da gravidez. Na superliga a Natália até fez uma boa temporada no fundo de quadra, mas é diferente exercer a mesma função no nível internacional. Por outro lado, a tentativa de recuperar a Jaque pode culminar num ataque bem mais fraco. Até a gravidez a Jaque viveu nas Olimpíadas seu auge no ataque, mas com perda de massa muscular e ritmo de jogo, não consegue assumir a mesma responsabilidade.
Mas vamos pensar que com a chegada das demais titulares, a Jaque talvez nem seja tal exigida no ataque e consegue equilibrar o fundo. Tendo a opção da Natália ou Tandara quando a situação estiver crítica. No mais, muito bom ver a
Gabi jogando tão solta e com tanta personalidade e a Carol trilhando seu caminho, embora ainda ache que a Adenízia se mantem para o Mundial.

Anônimo disse...

Essa Aline é completamente descontrolada.
Klaus, o imediatismo é um dos males da mundo moderno.

Anônimo disse...

A unica substituta A ALTURA DE FABIANA E DE THAISA e a novata BIA que fez uma espetacular Superliga pelo SESI e foi uma das unicas q conseguiu bloquear as RUSSAS no Mundial de Clubes.
Por problemas particulares BIA pediu dispensa da selecao.
Mas ate agora, somente BIA esta no nivel das TORRES GEMEAS.
Gosto muito da Juciely, mas nao sei pq nao foi convocada???

Eduardo Almeida disse...

O Zé com certeza comparou o desempenho da Carol e Jucy e como tiveram mesmo nível de jogo na temporada, escolheu apostar no futuro da Carol. Com certeza a Jucy deve vir mordida essa temporada para tentar reconquistar seu espaço.

Anônimo disse...

A Jucy nao foi convocada por causa da idade, por isso a Carol teve essa oportunidade. Eu tbm concordo que a Bia e a terceira melhor central no momento e e superior a Carol, mas pediu dispensa por problemas particulares. A Monique nao e jogadora para selecao por ser baixa e nao ter potencia. A Andreia merece ser mais testada na selecao, ela e importante por poder atuar em outras posicoes e tem varios golpes de ataque. Fiquei triste de nao ver a Tieme jogar. Eu tbm acho que a Suelle e a Ivna mereciam ser testadas na selecao por terem potencial. Enfim o Montreux e um campeonato inexpressivo e foi usado para fazer testes e nao ha motivos para tempestade em copo de agua como estao fazendo.
Renato

Anônimo disse...

AS 10 ATACANTES Q SABEM PASSAR:

Jaqueline
Garay
Suelle
Sassá
Samara
Elis
Paula Pequeno
Carla
Érika
Deyse

Anônimo disse...

obs: entram nessa lista acima Michelle e Monique Pavao.

Anônimo disse...

AS 10 ATACANTES COM PASSES MAIS DESASTROSOS:

Natalia Zilio
Regiane
Elisângela
Renata Colombo
Mari
Gabi
Thaisinha
Ju Maranhao
Cibele
Ivna

Anônimo disse...

Das 10 atacantes que sabem passar eu excluo a Carla e incluo a Nikole do Maranhão, além do que, tem também uma leitura de bloqueio sensacional e um saque muito bom. Na ultima superliga está nas estatísticas com 2ª melhor no saque e 4ª melhor no bloqueio, sendo única ponta dentre as 20 melhores neste fundamento, deixando muita meio para trás...

Luiz Felipe disse...

Das "dez que sabem passar", metade não consegue atacar em alto nível. Que adianta?

Anônimo disse...

Más não é só de ataque/passe que uma ponta sobrevive, para ser alto nível tem que ser completa em todos fundamentos. Que adiantar somente atacar? Somente ataque fica com estas opostas que andam por ai.

Anônimo disse...

Luiz Felipe
Esse eh um dilema, por outro lado temos atacantes matadoras como Thaisinha, Gabi, Renatinha, Natália, até Ivna (um dia ela acerta a pontaria) q sao atacantes q poe a bola no chao. Agora atacante completa mesmo é uma coisa rara, no Brasil só vejo a Jaqueline seguida pela Garay e lá fora a Sokolova.

Anônimo disse...

Temporarda dificil essa q ta por vir, vou ficar dividido na SL, sou Praia, Rio do Sul, Pinheiros e Minas. Kkk
Minhas favotitas estao nesses. Mais ainda verei um time com;
Macris,,Jordane e Yael levantadoras
Ju Costa, Sassá, Ellen, Ramirez Ponteiras
Ju Nogueira, Tandara, Neneca e Rosamaria Opostas
Tica, Tássia e Léia líberos
Carla, Gabriela Martins, Fê Ísis e Letícia Hage.
Hum time desse comandado por Vagão ou Spencer Lee dava show.
Acho q a Fê Ísis deve ter lugar na seleçao otima bloqueadora. E Sassá resolveria o problema da seleçao hj.

Anônimo disse...

Soninha também passava muito bem, nao sei se ainda volta a jogar.

MouraBr disse...

Alguém falou Wagão na seleção no lugar do ZRG?
Se tem alguém no mundo do volei que as atletas respeitam menos que o ZRG é esse tal de Wagão. Não questiono seu trabalho no Pinheiros, mas dirigir atletas desconhecidos onde tudo que você fala dizem amém é uma coisa, agora dirigir a seleção é um caso muito diferente. Basta ver o pobre do Spencer, quando tinha um time de operárias sempre incomodou, bastou o time contratar jogadoras mais macaca-velhas que desandou seu comando.
Não podemos esquecer que as seleções européias tiveram competição no inicio do ano e a seleção americana treina junto permanentemente, por isso não dá pra avaliar nada deste torneio.

Anônimo disse...

Ficou mais q provado em Londres 2012 e pelos resultados do Amil que o q fez a diferenca foram as jogadoras.
Ze Roberto teve foi sorte de pegar uma geracao talentosa.
O tecnico nao fez diferenca, em alguns casos ate atrapalhou como em Londres.
Qquer cabeca de bagre no lugar do Ze Mane daria no mesmo.

Anônimo disse...

Ficou bem claro pelos resultados do Volley Masters que o Brasil estava no grupo mais fraco e mesmo assim deu vexame e foi eliminado. Todas as seleções do grupo do Brasil foram eliminadas e somente as seleções do outro grupo chegaram à final.
A Alemanha subiu muito de produção, jogadoras altas, fortes e porradeiras.
A grande revelação do troneio foi a meio-de-rede Stefanie Karg, alcance de bola espetacular: ataca uma bola a 3,20m do chão.
Mari não deveria pensar duas vezes, deve aceitar logo o convite do técnico Guidetti para jogar pela Alemanha.

Anônimo disse...

As viúvas da Mari são um pé no saco.

Anônimo disse...

Naaaoooooooo!!! Sem Fabi nao da!!!
Nao da pra ir p/oMundial sem Fabi!!! Ja nao bastasse o libero Serginho deixar a selecao masculina, agora vem a Fabi???
Algo estranho esta acontecendo!!! DECADENCIA DO VOLEI BRASILEIRO!!!
Estamis indo para o fundo do POCO!!!
Sem Fabi, chance ZERO de ser CAMPEA MUNDIAL!!!
Laura o q esta acontecendo???
Saida de jogadora derruba tecnico! Ha um clima muito estranho na selecao feminina q vem desde antes da Olimpiada de Londres q foi mascarada pelo Ouro Olimpico!
Mas o caldo esta entornando... Desde as olimpiadas muitas jogadoras nao engolem ESSA PROTECAO DA NATALIA...
FABI nao esta disposta a ficar tendo q se matar no fundo p cobrir a PROTEGIDA!
Algo FEDE na selecao e Fabi se cansou disso!