sábado, 29 de março de 2014

Procura-se o Sesi do segundo turno

A vitória no primeiro jogo das quartas contra o Banana Boata/Praia Clube fez mal ao Sesi. Encobriu o real desempenho que o time teve, que foi ruim. O jogo só não resultou em derrota para as paulistas porque o Praia conseguiu ser pior.

O Sesi demorou para entender, nesta segunda partida, que ele não estava enfrentando o mesmo Praia da disputa anterior. As meninas do Talmo entraram em quadra achando que a vitória viria naturalmente, sem grandes esforços. Afinal, o Praia daria os pontos em erros que deu na semana passada. Mas não foi o que aconteceu. Pelo contrário, o Sesi é que presenteou o Praia com erros. 

***********************
 
Era muita ingenuidade achar que a péssima atuação da equipe de Uberlândia, sobretudo da Ju Carrijo, iria se repetir. A levantadora fez, desta vez, uma partida correta, o suficiente para que o time jogasse mais solto e o ataque fluísse. Monique esteve ótima e levou o time para o estágio da confiança desde o início da partida. O time do Spencer recuperou o mínimo de estabilidade, e isso foi suficiente para dar trabalho ao adversário.

E não deveria ser assim. Ao menos não para o Sesi que vinha jogando no segundo turno: consistente,com bom volume de jogo e um ataque eficiente. Só que a equipe que tem aparecido nesta fase final é exatamente o contrário disso e apresenta problemas na recepção, deperdiça muitos ataques e se mostra desatenta na defesa. 
***********************

Antes de começar as quartas, não apostava no Praia Clube. Agora, com estas duas partidas ruins do Sesi, já não duvido que Spencer & Cia consigam a classificação para a semifinal. E sem fazer lá grandes atuações, só, como falei, alcançando o mínimo de estabilidade.

Seria uma pena, porque o Sesi já mostrou que tem mais time e condições de fazer um confronto equilibrado com Molico do que o Praia. Espero que esta derrota acorde o Sesi e o traga de volta à quadra.

21 comentários:

tuliobr disse...

Semifinais à vista. Por enquanto vai dando a lógica, com os favoritos Molico, Amil e Unilever classificando-se com facilidade. Brasília fez o que pôde com seu elenco improvisado e que previsivelmente após longa competição sofreu com problemas físicos esperados em um time de veteranas. Já o Sanca e o Pinheiros eu acho que poderiam ter sido mais ousados; fiquei com a impressão de que entraram em quadra satisfeitas por terem chegado até onde previa-se que chegariam. Principalmente o Wagão poderia ter explorado melhor as possibilidades proporcionadas pela surpreendente Andréia, uma central confortável como oposta, capaz de abrir um leque de opções que o treinador poderia se atrever a tentar; não havia nada a perder. Assim como a Laura também vejo alguma evolução no empacado Unilever, mas fica a dúvida de se haverá consistência e regularidade; nessa altura da competição não há muito mais a fazer e provavelmente será a Roberta que conduzirá o time seja lá até onde ele conseguir chegar. Do outro lado estará Campinas, com a, para meu gosto, melhor estrangeira da SL: Kristin faz ótima temporada e se o Kiraly estiver acompanhando certamente ficará tentado em vê-la exercendo funções similares na seleção americana. Mesmo sem Tandara, acho que o JRG vence o Bernardinho dessa vez. Por fim, SESI e Praia: no jogo de sábado, Spencer teve basicamente que encontrar uma solução para lidar com a Fabiana, que começou a partida ameaçando vencê-la sozinha. Do outro lado, Talmo lidava com problema similar, mas sua preocupação atendia pelo nome de Monique. Spencer saiu-se melhor após descobrir que sacando na Suellen seu problema seria resolvido. Já o Talmo precisava que a Ivna viesse para o jogo, o que para azar das paulistas, não aconteceu. A série está aberta para definir quem será derrotado pelo Osasco. Termino lamentando que o 'match-point' de um jogo tão interessante tenha sido feito pelo árbitro.

Anônimo disse...

Nossa, que belissima partida da MONIQUE neste Sabado!!! So faltou fazer chover em quadra!
Monique esteve impossivel no SAQUE, no ATAQUE e na DEFESA. Toda vez que ia p/o saque complicava o passe do SESI c/um saque muito bem executado e venenoso que nem a propria libero conseguia se safar. Nao bastasse isso Monique defendeu muito e logo em sebuida ja estava se apresentando p/o contra-ataque. Impressionante a agilidade e o preparo fisico dela para SACAR FORCADO, DEFENDER O ATAQUE DO SESI e LOGO EM SEGUIDA EXECUTAR O CONTRA-ATAQUE pelo fundo de quadra, ou seja, um ponto praticamente todo dela que comecou com excelente saque e terminou num contra-ataque fulminante.
Muito boa tbem a visao de quadra da Monique e sua capacidade de variar o ataque buscando os pontos mais vulneraveis do adversario alternando paralelas, diagonais longas e curtas, largadinhas, exploradas no bloqueio etc...

Anônimo disse...

Vi no Twiter q o ZRG visita alguns sites de volei feminino.... tinha la esses exemplos ; SAQUE VIAGEM, MELHOR DO VOLEI, PAPO DE VOLEI e o BLOG DO BRUNO VOLOCH.
Achei interessante... saber q ele pode ate ver nossos comentarios aqui Laura !

Welmer disse...

No jogo de ontem só quem jogou pelo lado do SESI foi Fabiana e a Dani não pensava duas vezes, quando a Fabiana estava na rede era bola pra ela. Ivna fez uma partida abaixo das que vinha fazendo e isso dificultou que o time alcançasse seu objetivo.

Pelo lado do Praia, Monique fez uma partida muito boa virou as bolas importantes e foi a bola de segurança da Juliana, que mesmo pressionada depois de uma partida horrenda conseguiu fazer uma partida inteligente e não colocou o Praia em dificuldade.

Pro terceiro jogo, estou torcendo por uma vitória do Praia, espero que o time faça uma boa partida, e consiga desbancar o SESI.

Anônimo disse...

Pelo visto Monique vai ser a substituta mais adequada pra suprir o fundo de quadra q Jaqueline vai fazer falta se nao estiver em condicoes de jogo até o Mundial. Embora seja oposto, do jeito q ela passa bem pode encaixar bem na funcao de ponta.

SEL Titular Brasil:

Sheilla
Garay
Monique
Thaisa
Fabiana
Fabi

Anônimo disse...

e Dani Lins

Anônimo disse...

Se a Jaqueline nao tiver condicoes de jogar no mundial, a Natalia sera sua substituta, embora esta pessima no ataque, ela vem melhorando muito no passe, defesa e saque.
A Monique e oposto e nao pode jogar como ponteira e muito menos titular da selecao, pois precisaria melhorar e muito o passe.
Eu sou a favor da Monique como ponteira na selecao, mas como oposta nao tem a menor condicao, porque e limitada fisicamente e nem de longe tem a tecnica da Sheilla.

Anônimo disse...

Sim Monique como ponta por causa da linha de passe pra suprir a consistência q a Jaque dava, agora Natália?? Prefiro Tandara de ponta, ta dando de mil na Natália.

Anônimo disse...

A Tandara seria uma ponteira atacante ja que nao sabe passar e a Natalia sera a ponteira passadora, porque esta melhorando muito no fundo de quadra e tera a funcao da Jaque na selecao que cuida do fundo de quadra e ataca pouco.
A formacao titular para o mundial seria:
Centrais: Fabiana e Thaisa
Libero: Fabi
Ponteiras: Natalia e Garay
Oposto: Sheilla
Levantadoras: Dani Lins
Agora as reservas seriam:
Centrais: Adenizia e Bia
Ponteiras: Tandara e Jaqueline ou Gabi
Oposto: Andreia
Levantadora: Claudinha
Libero: Camila Brait
Eu acho que a Monique nao deve ser convocada, porque e boa para time, mas nao para a selecao ja que e limitada fisicamente.
Renato

Eduardo Almeida disse...

O Sesi jogou tanto o segundo turno e foi perder para um time jogando com meia levantadora. Me desculpe, mas o jogo que vi não foi de uma levantadora inspirada como está sendo dito. A Monique só conseguiu os 21 pontos por que para o ataque só existia a saída de rede como opções. Jogo fraco tecnicamente com Monique e Natália se virando com as únicas bolas que a Juliana conseguia levantar.
Eu torço muito pelo Praia, mas acho decepcionante demais se o Sesi não conseguir passar para as Semis jogando contra um time tão mal estruturado como o Praia essa temporada. Qualquer um que comece a jogar vôlei e naturalmente se mostra talentoso para o levantamento começa se aprimorando com os levantamentos pela entrada de rede. Dá para entender a avenida inteira aberta no bloqueio para a entrada e o time no perrengue pela saída?
Pelo Sesi a falta da Bia, num dia em que a Ivna não estava inspirada foi muito mais sentida que pudesse imaginar. E não foi por falta de tentativa da Dani com sua oposta, ele recebia muita bola boa e não enxergava a quadra. Com a Bia em quadra, a Monique teria que mostrar ainda muito mais habilidades para passar pelo bloqueio.
Uma vitória com o time batendo cabeças nas quartas de final não alivia a falha na programação do Praia na temporada.

Anônimo disse...

O fato é que o Praia montou o time desta temporada corrigindo os erros da temporada passada, onde o time perdeu a sua principal arma de ataque e ficou sem esse poder de decisão, então para isso, contratou um arsenal, porém, entretanto, todavia, não contavam q a levantadora q era promissora e mui talentosa não iria passar por um deserto, foi o q aconteceu, Juh não passa por uma boa fase (tanto psicológica qto física)não tem substituta, então o time fica sem opções. Vejo com bons olhos a postura do praia em quadra, mostrou um time interessado em ganhar, com o que tem, sem querer florear, jogando o seu melhor no momento, por mais que sonhavam com outra realidade. O time esteve muito bem em comparações com as suas limitações.

Anônimo disse...

Aff, Natália passando bem? Que Natália vc esta falando??

Nao levaría Gabi nem como reserva, fez uma SL medíocre no ataque e o passe um horror.

Sim, Andreia foi o destaque surpresa dessa SL e daría uma chance sim. Claro, sem esquecer da maior pontuadora; Tandara.

ZRG tem q dar um jeito nessa linha de passe no Brasil #fato.

Anônimo disse...

Eu estou falando da Natalia Zilio, ela tem melhorado muito no passe, defesa e saque. Basta vc ver as estatisticas da SL, ela tem o quarto melhor passe e a setima melhor defesa. O ZRG deve estar preparando a Natalia para suprir o passe ja que a Jaqueline pode ou nao compor o grupo. Embora a Natalia esteja pessima no ataque, ela tem evoluido muito no fundo de quadra.
Quanto a Gabi ela provou que e mais marketing do que talento, eu fiquei perplexo como ela jogou mal essa SL, mas se a Jaque nao for, o ZR chamara ela sim.
A Tandara sera convocada com toda certeza e ate pode ser titular no mundial ao lado ou da Garay ou da Natalia.
Lembra da Mari em Pequim e como ela passou muito bem sem ser especialista no fundamento, o ZR deve estar preparando a Natalia para fazer essa funcao.
A Andreia merece muito ser convocada, ela e muito mais jogadora que a Monique e nao comprometera as inversoes do Brasil no mundial.
Renato

Anônimo disse...

E a Ivna pode ja se considerar a oposta titular da sel.B. Decidindo jogos a dona Ivna nessa SL.

Luiz Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Felipe disse...

Se JRG ler este blog, pediria encarecidamente a ele convocar a Pri Dairot no lugar de Michele. Isso, claro, entendendo que Jaqueline ainda precisará de algum tempo pra retornar. E bem que Andreia podia ter uma chance tb na seleção - ela joga demais, em qualquer posição, além de ter muita liderança. Mas infelizmente acho que Monique é favorita à vaga de oposto reserva na seleção.

Roberto disse...

Muito se fala na contratação de uma levantadora de peso para o Praia Clube na próxima temporada. Infelizmente, não temos grandes opções, visto que as grandes já estão fechadas com seus times e devem renovar com os mesmos. Sr. Spencer vai aí algumas opções:
1. Ana Tiemi: alta,técnica e com experiencia internacional, já "bastante rodada". Eu, particularmente, gosto bastante dela e não entendo porque tanto criticam ela.
2. Karine: ex-osasco, arrojada, ousada, experiente e tambem com experiencia internacional.
3. Fernandinha: apesar de ter sido a grande decepção em Londres, Fernanda e ágil e veloz nas pontas.
4.Carol Albuquerque: é outra que apesar de muitos criticarem, é uma boa levantadora. Experiente, com o passe na mão pode deixar o bloqueio adversário tonto.

Bom... aí estão algumas opções. O que acham????????????

Anônimo disse...

A Ana Tiemi com a Claudinha fazem uma dobradinha perfeita de levantadoras.

Anônimo disse...

E como fica o Brasilia? O Brasilia pra mim tem contratar mais uma meio pra compor com Danielle Scott, PP4 dificilmente ficara no Brasilia entao nesse Mundial vai ser uma vitrine p q possa trazer uma ponteira matadora. A linha de passe outro problema do Brasília, nao gosto da Verê, mas a Camila Adao é muito boa levantadora.

Anônimo disse...

Muitas vezes algumas são convocadas por puro Marketing. O correto seria pelas estatísticas da Superliga, não importando em qual time atua.

Aline disse...

Considero o Praia Club favorito pelos seguintes motivos:
1. O Praia joga praticamente com 3 líberos: Tássia, Michelle e Monique e todas as 3 defendem muito mais que a líbero Suelen do Sesi. Michelle e Monique, apesar de atacantes são exímias defensoras, defendem muito mais que muita líbero por aí...
2. Pelo meio-de-rede, Fabiana Claudino é craque e bola de segurança da Dani Lins, mas Francynne não dá conta do recado, foi realmente uma pena a Bia não jogar, ela faz muita falta. Pelo lado do Praia as centrais Natália e Mayhara estão fazendo uma excelente Superliga e tem um enorme poder de fogo, e ainda tem a Letícia Hage pronta pra entrar a qualquer momento.
3. No levantamento, Dani Lins é mais precisa enquanto Ju Carrijo é mais ousada. Ju Carrijo conseguiu consertar o problema dos 2 toques da primeira partida, levantando as bolas mais difíceis de manchete para não cometer as mesmas faltas no segundo jogo, deu certo, e creio que ela agirá da mesma forma na terceira partida.
4. Na posição de oposto, Monique leva vantagem sobre Ivna, pois enquanto Ivna é mais força bruta, Monique é muito mais técnica e inteligente, variando mais os golpes. Além disso, Monique saca e defende muito melhor que Ivna.
5. Nas pontas, o Praia leva vantagem, Michelle e Mari contra Suele, Dayse ou Pri Daroit. Michelle é uma das melhores passadoras que já vi jogar e tem um ataque inteligente, Mari está evoluindo a cada partida e mesmo sendo caçada no saque, vem dando conta do recado. Suele passa e bloqueia bem, porém ataca menos que Mari e Michelle, Dayse é uma incógnita e Pri Daroit não jogou bem a última partida.
Por esses motivos, acho que o Praia leva vantagem, porém se a central Bia jogar, o jogo ficará mais duro.