Quando as individualidades fazem a diferença

 
Foi um 3x0, mas não foi nada simples. Acho que a vitória do Molico/Osasco se deve mais as individualidades do que a qualidade do conjunto.
 
Se o Banana Boat/Praia Clube conseguiu complicar a vitória do Osasco, o fez graças a grande partida da Natália. Ela foi responsável para que o time tivesse uma presença forte no bloqueio e incomodasse as atacantes do Osasco.

Só que Natália não tem 1/3 do poder de decisão da Thaisa. E não digo só no ataque. A central do Osasco fez a diferença no ataque, bloqueio e saque. Sem ela, o Osasco não fechava o jogo em 3x0. 
 
A Thaisa é a referência do time. É raro ver um time que tenha seu jogo tão centrado e dependente do desempenho de uma meio de rede como acontece no Osasco.

Mas a principal diferença da partida esteve nas levantadoras. A Fabíola conseguiu colocar todo mundo em jogo mesmo quando o passe comprometia. Teve o controle da partida. Já a Juliana Carrijo só complicou o que já estava difícil. Além de cometer dois toques em momentos decisivos do set, ela mandou cada abacaxi para suas atacantes...

Me surpreende que o Spencer Lee, que gosta tanto de mudar o time – e por vezes faz mudanças equivocadas –, tenha mantido a levantadora. Ele pode argumentar que quer dar padrão de jogo. Mas vamos ser sinceros. Estamos no segundo turno e o que o Praia menos tem é padrão de alguma coisa. Acho que o time não tem mais nada a perder e poderia experimentar a Camila Torquette. 
 
*************************

Falando em substituições, quero fazer um comentário retroativo, ainda sobre a final do Sul-americano. Também não entendi, como muitos comentaram aqui no blog, porque o Luizomar retirou a Sanja para colocar a Gabi no segundo set.

Aliás, eu não entendo esta recorrente substituição. Parece que está no contrato de alguma das duas. Inicialmente até fazia sentido. Sanja estava mal na recepção, a Gabi, ainda que não seja lá grandes coisa no passe, estabilizava o time.

Agora, parece que está no automático. A sérvia não pode bobear ou o time não pode cair um pouco de rendimento que ela é logo sacada. E a Gabi não faz a diferença na maioria das vezes. O time é que se arranja por si só, não é pela entrada da Gabi. Principalmente porque ela não é mais técnica que a Sanja.

Ao contrário da Ingrid, que ontem mudou a partida. Quem sabe agora o Luizomar abra os olhos... 

*************************
 
Pê ésse:
 
- Estamos comentando a diferença que a Thaisa faz para o Osasco. O mesmo se pode dizer da Fabiana para o Sesi - em menores proporções porque ela não é tão completa como a osasquense. Acontece que ambos os times tem esta dependência das meios de rede. Na ótima vitória do Sesi contra o Vôlei Amil (3x2), a Fabiana foi a principal atacante.

- Esta Superliga é incompreensível. O São Cirstóvão/São Caetano, que tanto complica a vida do tops da competição, perdeu pro Maranhão Vôeli/Cemar por 3x0. O Brasília, que tinha a oportunidade de ultrapassar o Praia na classificação, perdeu de virada pro Decisão Enegenharia/Minas por 3x2. E o Barueri, aquele que roubou dois sets do Sesi na rodada anterior, perdeu por 3x0 para o São Bernardo.

Comentários

Anônimo disse…
O São Caetano é um timizinho medíocre sim! Essa pontuação q é ridícula. O que tem que valer mais é a vitória, seja por três a dois ou três a zero. Aff.
tete disse…
O Praia Clube parece ter a mesma síndrome do Sesi "não se acredita" em várias ocasiões esteve para fechar ou alargar o placar, mas batia um desespero e tudo saia errado. O Molico/ Osasco já não vem jogando bem faz tempo Thaísa vem carregando o time, mas como ela mesmo disse central costuma não fazer muito ponto e participa menos.Sheilla não consegue fazer uma partida inteira boa, antes a desculpa eram os problemas pessoais agora é o que?
tuliobr disse…
Quando terminou Osasco x Praia, fiquei com a sensação de que os times desta SL dividem-se entre aquele que tem a Thaísa versus aqueles que não têm a Thaísa e que se fosse possível tirar a central do Osasco e colocá-la em qualquer outro dos times 'grandes' seria este, e não o Molico, que estaria hoje comemorando os vinte jogos invicto. Sei, claro, que essa é uma simplificação grosseira, mas ilustra bem um fato: quem quer ganhar do time do Luizomar não pode deixar a Thaísa jogar, como fez o SESI na final do Sul-americano. Não é tarefa fácil. Já no Praia me desagradou especialmente a atuação da Juliana Carrijo. Spencer deve ficar especialmente triste quando vê o potencial de ataque da Herrera tantas vezes desperdiçado por um levantamento que a impossibilita de usar toda sua potência (o mesmo que o Bernardinho sofre com a má conexão Fofão ou Roberta com a Branca). Quanto à Natália, infelizmente seu jogo será lembrado não por tudo o que ela fez de bom, mas pela bola que fecharia o set e ela, afobada, desperdiçou tocando a rede. A craque não é aquela que vira todas as bolas, mas a que vira as decisivas; isso a Natália, boa jogadora, tem que aprender para merecer ser chamada de craque. Pode começar revendo a partida e prestando atenção na Thaísa.
Anônimo disse…
Espero q a seleçao mundial seja justa com todas as atletas da SL e as q atuam no exterior.
Na minha opniao a seleçao seria esta :
Levantadoras: Dani Lins e Ana Tieme
Ponteiras: Jaqueline, Fernanda Garay, Gabi Guimarães e Tandara
Centrais ( meios de rede) : Thaisa, Adenizia, Fabiana e Bia
Opostas: Sheilla e Andreia
liberos : Camila Brait e Leia(pinheiros)
João Lucas disse…
Acredito q para o Mundial quem vai serão:

Levantadoras: Dani Lins e Fabíola (com Claudinha correndo por fora.
Oposta: Sheilla
Centrais: Fabiana, Thaísa, Adenízia e Bia
Ponteiras: Jaqueline, Fernanda Garay, Gabriela Guimarães, Tandara e Natália (as duas últimas, podendo ser usadas também na saída)
Líberos: Fabi e Camila Brait

A minha lista seria

Levantadoras: Dani Lins e Fabíola
Centrais: Thaísa, Fabiana, Bia e Adenízia
Ponteiras: Tandara, Natália, Fernanda Garay e Jaqueline
Opostos: Sheilla e Andreia
Líberos: Camila Brait e Fabi
Anônimo disse…
A minha covocção seria
Levantadoras:Fabiola e Dani Lins
Ponteiras: Jaque(a melhor),Fe Garay,Tandara, Natalia
Centrais: Fabiana,Thaisa,Adenizia,Bia (e Carol da Unilever correndo por fora)
Opostas: Sheilla e Ivna ou Andreia
Liberos: C.Brait e Fabi
Anônimo disse…
Na atualidade, a Ana Tieme ta jogando bem mais que a Claudinha, a Andreia joga bem mais que a Ivna e a Monique juntas, e a Léia ta dando aula de libero pra Fabi. E tambem tem a Micheli Delogu q ta uma fera de libero atuando na frança. Lembrando q todas as seleçoes vem com força total pra o mundial. Vi em sites q a seleçao norte americana vem com tudo, e vai trazer algumas de suas estrelas consagradas como Hooker, Kim Glass, Dani Scot e Megan Hodge e a Klineman.
Anônimo disse…
A minha covocção para o mundial seria:
Levantadoras:Fabíola e Dani Lins.
Ponteiras: Jaqueline, Fê Garay, Gabizinha e Natália.
Centrais: Fabiana, Thaísa, Adenízia e Carol.
Opostas: Sheilla e Tandara.
Líberos: C. Brait e Fabí.
Para o GP 2014 e outras competições:
Levantadoras: Claudinha e Ana Tieme.
Ponteiras: Pri Daroit, Ju Costa, Suelle e Dayse.
Centrais: Bia, Juciely, Angélica e Nati Martins.
Opostas: Ivna e Monique.
Liberos: Tássia e Michele Daldegan.
Não convocaria jogadoras do Pinheiros e do São Caetano pois são todas péssimas jogadoras.
Ass.: Jacinto Aquino Rêgo Paula Tejano.
Anônimo disse…
O mundial não é só em setembro?
Vocês tão muito apressados!
Enfim, o que dá pra constatar é que o Brasil tá com um baita grupo e é favorito absoluto.
Anônimo disse…
Jacinto

Gostei da sua convocacao.

Só faco uma ressalva com essa implicancia com o Sao Caetano.
Lá tem a Thaisinha q esta muito bem no ataque e tem na a estática o melhor saque d SL. E a Andreia q esta com o melhor ataque da SL na frente da Sheilla q esta em segundo.


Anônimo disse…
Thaisinha? Quem é Thaisinha? kkk. Andreia? Quem é Andreia? kkk. Alguma salvou vários match points na olimpíada? Não, então fica calado pra não falar besteira anônimo ridículo.
Ass.: Jacinto Aquino Rêgo Paula Tejano.
Anônimo disse…
Jacinto é nome de pobre.
Anônimo disse…
Andreia eh do Pinheiros
Anônimo disse…
Esse tal de Jacinto nao entende de volei msm. A Sheilla é mto craque, concerteza vai estar na seleçao, mas q a Andreia merece um lugar na seleçao merece. Ta jogando mais q a Tandara. Pra quem acha q fazer ponto é ser bom oposto chama TanDara. Mas como bom entendedor do volei. Todos sabemos q um oposto nao é uma maquina de ponto, mas sim uma maquina de decisao, tem q fazer ponto e tambem se virar nos outros quesitos defesa, ataque bloqueio e passe. Uma coisa q a Tandara so sabe fazer eh o ataque. Pow se esse " Jacinto " conhece mesmo o volei ele deve ver a SL. E nao ser ipocrita em dizer q nao Conhece Andreia, Leia, Mara, e a Thaisinha.
Sei q a olimpiada é um up do volei, e de todos os esportes mas existem no mundo e especialmente no Brasil, mtas jogadoras q ainda nao tiveram chance de ir a uma olimpiada.
Finalizo dizendo, Jacinto, veja mais a SL e nao seja tao ipocrita amado.
R.B
juninho disse…
Laura, a Sanja foi substituída pq estava com uma virose desde do jogo contra o Pinheiros. E a Gabi só saiu para a entrada da Ingrid pq sentiu um desconforto no joelho. Concordo com vc em relação a tirar a Sanja a todo momento, isso mina a confiança de qquer jogadora. Em relação as levantadoras do Praia,infelizmente a Carrijo vem fazendo uma SL bem abaixo do que mostrou na passada como futura promessa,mas a Torquette infelizmente depois da sua contusão nunca mais foi a mesma jogadora. Ela atuou de titular no torneio Top Volei e na partida contra o Minas e foi lastimável e nas inversões de 5x1 sempre vai mal.