quinta-feira, 11 de abril de 2013

A primeira convocação


A primeira convocação de 2013 da seleção brasileira:
 

Levantadoras: Dani Lins (Sesi) e Claudinha (Minas);

Opostos:
Monique (Praia Clube) e Tandara (Sesi);

Pontas: Michelle (Praia Clube), Ellen (Pinheiros) e Priscila Daroit (Vôlei Amil); 

Centrais: Bia e Angélica (Praia Clube);

Líbero: Suelen (Vôlei Amil).

************************

Não se pode dizer que o Zé Roberto não ficou atento à Superliga. Os novos nomes que aparecem na lista foram destaques nos seus times: Ellen, Bia, Angélica, Michele e Monique.

Por isso, o treinador me pareceu bastante justo. Minha única mudança seria na líbero. Sem dúvida a Suelen fez uma ótima SL, mas prefiro a Tássia. Tem qualidade na recepção e maior agilidade na defesa. 

************************
Algumas jogadoras têm chances reais de estar entre o grupo principal nas primeiras competições deste ano. Mesmo que as jogadoras de Unilever e Sollys ainda não tenham sido chamadas, devem ser poucos nomes a serem acrescentados. Assim, há espaço para uma nova meio-de-rede e novas ponteiras.

Imagino que completarão a lista Camila Brait, Fê Garay e Adenízia, pelo Sollys; e Juciely, Natália e Gabi pelo Unilever. O suspense fica por conta da Fabíola: será que ela vai ser chamada? 

************************
O que deu para perceber nesta primeira convocação é que o Zé Roberto vai respeitar a folga das veteranas e aproveitar o ano para colocar as menos experientes para rodar. Minha dúvida é se Fernandinha e Sassá se encontram na lista de “descanso” ou são águas passadas para o treinador.

Aposto mais na segunda opção. O que é bastante estranho, no caso da levantadora, e totalmente compreensível, em relação à ponteira.

Em um ano, a Fernandinha era a solução dos problemas da seleção e foi contratada pelo time do treinador nacional. No seguinte, não é convocada e ainda é dispensada da equipe. Onde foram parar as certezas do Zé Roberto?


************************

Pê ésse:

- Falando em dispensa e em Vôlei Amil, segundo o site Melhor do Vôlei, Pri Daroit e Suelen devem sair do time. A primeira iria para o Sesi. Se essas informações se confirmarem, é uma limpa que a equipe de Campinas está fazendo.

Apesar de ter mais notícias de saídas do que de contratações, pode ser que venha aí um investimento mais pesado por parte do clube. Posso estar fazendo uma leitura equivocada das movimentações, mas, se é para ficar com os mesmos gastos e no meio termo, não haveria por que fazer tantas mudanças.

21 comentários:

Eduardo Araujo disse...

Olá eu tinha visto a convocação, não achei um time forte na vdd, para competições internacionais,vamos ver com as outras como fica, acho que o ZR não vai com a cara da libero do minas mesmo.

Não acredito que a Fabíola seja convocada.

Não sei se a Brait vai ser convocada, já que o casamento dela é nesse fds, a mesma declarou que quer ser convocada.

A Garay declarou que quer ser convocada, para firmar a sua posição.

Acho que as 3 que a Laura falou do Unilever devem ser convocadas também.

Agora em relação ao campinas, antes do primeiro torneio que o ZR participou com o Amil o mesmo declarou que seria muito difícil pq não tinha uma base formada e agora que ele tem uma base formada ele vai mandar todo mundo embora?

Nas minhas contas, já foram a levantadora, a oposto, pelo que a Laura falou a libero, uma central e uma ponteiro, o time titular inteiro.

AH quase esqueci, a Sheilla colocou um link no Twitter dela que eu achei muito legal, é de uma fã que sempre acompanha a Sheilla.

http://portalsheillacastro.blogspot.com.br/2013/04/sobre-o-osasco-sobretudo-sobre-sheilla.html

Welmer disse...

Acho que para essa convocação ele poderia ter chamado também a Lia, já que era pra fazer testes não custava nada convocar a oposta canhota.

Mas eu tô ansioso pra saber a convocação da seleção para o Grand Prix.

Eu torço muito para que o Zé volte a convocar a Fabiola, acho que ela merece, mesmo tendo ciência que a probabilidade dela não ser convocada seja grande.

Acho que essa renovação na seleção não pode acontecer já pensando em 2016, mas, pra mim, tem que acontecer se pensando em 2020, principalmente na posição de levantadora. Hoje, temos grandes potenciais, sendo Ju Carrijo e Macris, pra mim, os principais nomes, mas acho que a dupla ideal para seleção, pensando no título inédito do Mundial em 2014 e no tri olímpico, seja Dani Lins e Fabiola. Eu ainda não tenho 100% de confiança na Dani, mesmo depois do título olímpico, e por isso ainda acho que a Fabiola mereça uma chance, porque é muito arriscado apostar numa levantadora jovem, caso aconteça algo com a Dani, para trazer esses títulos importantes.

Welmer disse...

Laura, acabei de ler que o SESI assinou contrato com Ju Costa, Pri Daroit, Ivna e Suelen. E que o time continua negociando com a Sheilla.

No geral, acho que foram boas contratações. Agora, pode ser ruim para a Ivna caso o SESI assine com Sheilla, porque caso se concretize a contratação da Sheilla, ela será novamente novamente reserva.

Por falar em Ivna, acho que ela também poderia ter sido convocada pelo Zé para disputar o Montreux.

Renato disse...

Boa noite pessoal !!

Parabéns Welmer pelos seus excelentes comentários, sempre muito sensatos.

Parabéns também pra você Laura, a seleção da superliga ficou bem legal e parece que muita gente participou.

Concordo totalmente com o Welmer em relação a Lia, Fabíola, Dani Lins e Ivna.

Esse time do SESI vai vir com tudo. Gosto muito da Ju Costa, mas acho que a Sheila não irá.

Estou procupado com o meu Osasco. Está todo mundo contratando, especulando e nada de Osasco se pronunciar, e ainda tem o problema do ranking. Será que podemos ter alguma surpresa ?? Sei lá, tô pensando até se a Nestlé vai querer continuar com o patrocínio.

Eduardo Araujo disse...

welmer passo link da noticia pra gente ^^

a Sheilla colocou uma camisa do Sollys no twitter dela, as más linguás falam que quem sai do Sollys é a Garay, mas vamos ver ^^

Renato disse...

Pessoal, acabei de ler no melhor do volei. Osasco renovou com Sheila, Thaisa e Ade e até o final desta semana deve fechar com Jaque e Fabíola. Fê Gary deve sair mesmo e as reservas debandaram todas.

Renato disse...

Tô achando que a Mari vem para O Osasco !!

Welmer disse...

http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/sheilla-e-tha%C3%ADsa-renovam-com-o-osasco-por-mais-uma-temporada-230200031.html

http://br.esporteinterativo.yahoo.com/blogs/radames-lattari/sesi-investe-pesado-em-contrata%C3%A7%C3%B5es-212006284.html

Pessoal, tá aí os links onde eu li.

E Renato, também acho que a Mari vai pra Osasco. o/

Paulinho Adorador disse...

Interessante a lista do Zé. Concordo em tudo com a Laura e o Welmer, torço muito para que Fabíola seja novamente convocada pelo fato de também não confiar na Dani Lins e também acho que a renovação deve ser feita pensando-se em 2020 e não para 2016. Torcia pro Sollys trazer novamente a Hooker, apesar de ser fan de Sheilla. Não acredito na Mari no Sollys, li no globo.com que a Erika está querendo voltar ao Brasil. Não sei quem seria a ponteira pra fazer dupla com a Jaque. Sobre Ivna, acho que tem um potencial interessante e uma temporada como titular no Sesi pode ser muito importante pra ele se firmar, como Sheila não vai mais pode ser uma chance para ela.

Vivian disse...

Laura, gostaria de saber pq a Suellen é convocada?
Ela nunca vai ter a agilidade, mobilidade e velocidade para recuperar bolas que a Fabi, Brait, Tássia e Michele Daldegan tem, por exemplo.
Na semifinal, quando o Sollys deu uma surra de 3x0 no Amil em Campinas, ficou bem clara a diferença de agilidade e mobilidade entre a Suellen e a Camila Brait, essa diferença é simplesmente um abismo.
A Suellen só consegue se virar se a bola vier em cima dela, se for preciso fazer um deslocamento rápido ela não tem condições.
Infelizmente, Suellen está muito fora de forma e está longe de ter um físico ideal para a posição de líbero.
Outra coisa, o que é preciso a Tássia fazer para ter ao menos uma oportunidade?
A Tássia está muito mais em forma que a Suellen e nunca teve uma chance na seleção.
Duvido que Fabíola seja convocada. Pelo simples motivo que o Zé não gosta da Fabíola. O motivo não é técnico e sim pessoal. O Zé não gosta da pessoa Fabíola.
O único motivo de o Zé convocar a Fernandinha nas vésperas das olimpíadas era para cortar a Fabíola. A convocação da Fernandinha era a solução que o Zé via para tirar a Fabíola do grupo, pq nunca esteve nos planos do Zé levar a Fabíola para as olimpíadas. O Zé nunca gostou da Fabíola e não suportaria ter que levá-la para Londres, por isso ele arranjou a "solução Fernandinha"!!!
Enfim, parabenizo as irmãs Monique e Michelle Pavão pelo belo trabalho que fizeram no Praia Club nessa Superliga, pois são jogadoras diferenciadas, muito técnicas, jogam com inteligência e categoria e dominam todos os fundamentos. Porém, senti falta da Juliana Carrijo, também do Praia Club, nessa lista, ela deu show nessa Superliga e não foi lembrada, uma pena...

Laura disse...

São boas as contratações do Sesi, mas o time, por enquanto, vai ter poucas ambições na SL. Principalmente pq é mto provável que a Tandara saia. E em relação ao treinador? Talmo fica? Eu trocaria, já.

Pois é, a Garay é que deve rodar. Pela segunda vez seguida, uma das melhores atacante da SL fica "à deriva". Vamos esperar (e torcer) pra q algum time daqui a contrate.

Vivi disse...

Se puserem a Tandara para jogar com Fofão levantando e Bernardinho no comando vai ser covardia para as outras equipes que não vão ver mais a cor da bola, além disso na UNILEVER ela terá a chance de ser CAMPEÃ MUNDIAL!
Se o objetivo da Tandara é realmente evoluir cada vez mais, ela tem que jogar pelo menos uma temporada com o BERNARDINHO, por isso acho que se ela quiser investir no seu vôlei pensando no futuro, ela escolhe a UNILEVER e vai jogar com o Bernardinho.

Laura disse...

Vivi, devo dizer q tb adoraria ver a Tandara sob o comando do Bernardinho. Ela evoluiria muito.

Welmer disse...

Também acho que seria muita interessante se a Tandara fosse para a Unilever para ser comandada pelo Bernardinho, acho que ela evoluiria bastante.

Welmer disse...

Segundo notícia do Esporte Interativo, Natália assinou contrato com a Equipe da Amil. Essa ida da Natália para Campinas aumenta as chances da Tandara jogar no Rio na próxima temporada.

Renato disse...

Gostaria de ver também a Tandara trabalhando com o Bernardinho, mas se for como ponteira vai ter que treinar muito o passe, ou jogar na sombra da Fabi e da Gabi provavelmente.

Marina Prado Latalisa disse...

Quem será a reserva de Dani Lins?

Sempre critiquei Zé Roberto. Fui contra a ida de Fernandinha para as Olimpíadas de Londres. Nunca achei que ela tinha bola para vestir a camisa da seleção. Dani Lins e Fabíola, em minha opinião, eram as melhores levantadoras do Brasil e mereciam aquela chance. Em determinados momentos achava que Fernandinha iria e poderia roubar a medalha de Dani, entretanto, surpreendentemente o técnico optou por cortar Fabíola que tinha feito uma temporada muito boa. Fernandinha não resolveu o problema nas Olimpíadas como dizia o blogueiro do Uol e Dani foi quem resolveu. Acredito que Dani Lins fez as melhores partidas da vida dela.

Quando vi essa convocação, não surpreendi está na cara que Dani Lins é a melhor levantadora do Brasil, sem querer desmerecer as outras é claro. Lins tem uma mão calibrada e muito pesada o problema que ela enfrentava na Seleção era a falta de confiança do próprio treinador que não preparou ninguém para substituir a GRANDE FOFÃO. O problema do levantamento brasileiro se deu porque os dois monstros do levantamento (Fofão e Venturini) infelizmente eram da mesma geração e qualquer jovem jogadora que assumisse a responsabilidade iria sofrer, visto que demora-se anos para a formação de uma grande levantadora.

Fabíola era quem mais se aproximava de Danielle, se não equiparava na mão, leia-se técnica era mais ousada e sem nenhum medo de arriscar e por vezes pegava a titularidade de Lins. Revezaram na titularidade e sofreram muito no ciclo, eram massacradas e constantemente fritadas pela crítica que insistiam em comparar a dupla com a dobradinha absurdamente talentosa FOFÃO-VENTURINI. As duas mereciam ser consagradas juntas em Londres. Uma pena que só deu para Danielle.

Agora para este novo ciclo Rio-2016 a levantadora do SESI não enfrenta mais a desconfiança da comissão técnica e de muitos brasileiros e deve ser uma das líderes deste grupo. O problema se dá é em quem será sua reserva. Fernandinha não deve mais ser chamada parece que ela faz parte do passado. Enfim, a comissão técnica acordou.

Fabíola pode até ser chamada, mas, não sei se estaria a fim de participar de mais um ciclo olímpico, o que é uma pena. Fabíola não só deveria como merecia ter mais essa chance.

Ana Tiemi é uma boa levantadora, é uma promessa que não se concretizou ainda. Teve algumas oportunidades não aproveitou, ficou sem jogar foi omissa aceitando ser reserva. Nesta temporada Ana Tiemi foi mais corajosa se arriscou e ressurgiu como mais uma opção. Que bom que ela acordou, antes tarde do que nunca. Ana Tiemi tem bola e ainda é jovem, a falta de coragem é coisa da imaturidade.

Juliana Carrijo, Macris e Priscila Heldes são gratas surpresas desta Superliga, jogaram muito bem e merecem ser observadas. Só que nenhuma delas foi melhor do que Claudinha na temporada passada.

A convocação de Cláudia se dá porque ela é teoricamente a terceira opção do técnico, uma vez que ela foi a titular na Seleção B no ano passado. A levantadora do Minas tem bola e nas temporadas anteriores tinha jogado melhor que Macris, Carrijo e Heldes nesta temporada. Merecidamente começa a frente para ser reserva de Dani Lins no preparatório para o Mundial de 2014, isso claro se Fabíola não for convocada e aceitar, uma vez que Zé Roberto não convocou jogadoras envolvidas na decisão da Superliga 2012/2013.

A comissão técnica parece ter aprendido com os erros e vêm preparando a reserva de Dani com muita cautela, todas devem ter chances e que vença a melhor.

Renato disse...

Pessoal, bom dia !!

Em relação a Fabíola, eu endoço o coro das meninas do Osasco. Ao ao ao, Fabíola é seleção. Desde a época do Pinheiros que ela conseguia se destacar com um time apenas mediano. Infelizmente foi cortada das Olimpíadas por razões pessoais ou interesses financeiros do sr. José Roberto

Sei que muitos não gostam do seu jogo, mas eu gosto muito dela. A meu ver ela pode até não ter o toque refinado da Dani Lins, mas é mais ousada, inteligente e menos previsível.

Sei que é muito difícil ela voltar para seleção pelos motivos já citados acima, mas eu vou ficar na torcida para que ela de destaque cada vez mais !!

Julie disse...

Oi gente...

Terminada, enfim, a Superliga 12/13... Queria a opinião de vocês...

Qual foi a melhor partida da Superliga Feminina 12/13???

Um abraço,

Julie

J.W. disse...

Acho que esse time está muito baixo, ou estou enganada?

Sergio disse...


Laura. Eu queria um comentário seu sobre estes dois super técnicos Bernardinho e Zé Roberto. São pucos técnicos no mundo com o curriculo destes dois.