As palavras da Mari
A Olimpíada 2012 continua rendendo...
IG Esporte - Mari diz que foi injustiçada por Zé Roberto e fala em jogar por outro país
Aprecio
a sinceridade da Mari, mas nem por isso acho que ela tenha razão neste caso. O corte dela
foi justificado e natural – se fosse por mérito, ela nem teria que ter sido
convocada. O histórico é que pesou para que ela estivesse no grupo pré-olímpico.
Sim,
ela fez parte do todo o ciclo olímpico, mas há tempos não jogava bem e não contribuía.
Pode-se questionar – e muito - a escolha do Zé Roberto pela Natália, pelo corte
da Fabíola, mas não a dispensa da Mari. E isso avaliando somente o lado
técnico, o que se via em quadra, ignorando os problemas de relacionamento que
não sabemos ao certo quais foram e em que nível chegaram.
E
acho que falta isso à Mari: dar-se conta que não é mais mesma jogadora, que não
está bem. Antes de jogar a culpa nos outros, fazer uma autocrítica.
Daqui
a algum tempo, ela vai ver como soou boba e ressentida esta entrevista,
principalmente o fato de declarar interesse em jogar pela Alemanha.
Comentários
Tenho que concordar com algumas coisas como por exemplo o corte da mesma ser injustificado!!, calma vou explicar a minha linha de raciocínio.
A alguns dias atrás o portal UOL entrevistou a Camila Brait e a mesma falou bem rápido do corte dela em Londres, segundo ela o ZR disse que precisava levar a Nathalia, pq queria uma jogadora que bloqueava e sacava!!
É verdade e a Mari não estava bem, mas estamos falando da Nathalia que conseguiu jogar 3 sets seguidos ontem, contra o SESI, jogo que a Unilever ganhou!!
Na minha visão Mari jogando 10% é melhor que a Nathalia não jogando!!, o ZR poderia ter levado Tandara e Mari, já que ele queria alguma jogadora para bloquear e sacar, afinal foi isso que ele falou para a Brait.
Ou seja ele levou uma jogadora que não jogava a 1 ano e não sei quantos meses, que voltou a jogar somente agora e segundo o Bernardo ela ainda esta pegando ritmo de jogo.
Ele deixou de levar a Mari que estava pelo menos em uma forma física melhor, por isso que eu entendo que foi injustificado o corte se pensarmos que ele precisa levar uma jogadora que bloqueava e sacava.
Quanto a jogar por outra seleção eu desconsidero o comentário dela, pq o ricardinho na época falou a mesma coisa, esta de cabeça quente!!!
Porém há de se lembrar que as maiores injustiçadas pelo Zé Roberto foram Fabíola e Camila Brait, que estavam no auge da forma e foram cortadas injustamente. E NATÁLIA ganhou o OURO mais injusto das OLIMPÍADAS!
Comentarei as declarações de MARI:
1."Passei três ciclos olímpicos para, no último minuto, ser cortada. O Zé Roberto não se importou com o que eu acrescentei à seleção. Fui injustiçada. Não tenho mais relacionamento com ele e não faço a menor questão de ter".
Admiro essa atitude de MARI, principalmente pela forma como foram feitos os cortes: muito dolorosos e sem agradecimentos pelos serviços prestados. O próprio depoimento da Fabíola prova isso, foi cortada no saguão do aeroporto de forma fria, Zé Roberto não a abraçou, nem sequer lhe apertou a mão e agradeceu, o que custaria um pequeno gesto de gratidão num momento tão delicado? O que custaria menos frieza e um pouco de compaixão? O da Brait acho que foi o pior de todos, pq já foi lá em Londres... O da Mari foi na lavanderia de Saquarema depois que as outras jogadoras já tinham ido para seus quartos.
2."Todas as meninas choraram e vieram falar comigo. Me disseram que na semana do corte, o clima dos treinos ficou ruim"
O Zé criou um clima de tensão nas meninas afirmando a toda hora que esperaria por NATÁLIA até o último minuto, ele endeusava uma jogadora em detrimento das outras, eram 2 pesos e 2 medidas: para NATÁLIA TODOS OS PRIVILÉGIOS E MIMOS POSSÍVEIS, para as demais jogadoras, RÉLIS MORTAIS, o fantasma do corte surpresa. O fato de ele transformar a NATÁLIA na DEUSA DO VÔLEI, numa PSEUDO-SALVADORA-DA-PÁTRIA, criou um clima muito ruim dentro da seleção, pq todas as demais jogadoras se sentiram rebaixadas, afinal de contas elas ralaram muito o ano inteiro para estar na seleção enquanto NATÁLIA não jogou nenhum jogo oficial em 2012 e sequer participou da superliga.
3."O meu corte atrapalhou muito o grupo, Sei disso porque falei com as jogadoras. A relação entre o Zé Roberto e as atletas estava muito desgastada. Se elas não tivessem parado e conversado para fazer tudo de novo, o ouro não teria acontecido. Elas são realmente as grandes merecedoras da medalha"
Ficou óbvio que o Zé Roberto mais atrapalhou do que ajudou nesse ciclo olímpico e quem realmente conquistou o OURO foram as jogadoras que lideradas pela CAPITÃ FABIANA deram um BASTA nas intervenções ignorantes do técnico e se uniram em prol do OURO, claro que com uma ajuda dos EUA que classificaram o BRASIL para as quartas-de-final VENCENDO a TURQUIA
4."Eu tenho a opção de jogar pela seleção alemã também, porque posso pegar o passaporte alemão. Se quiser jogar mais um Mundial e uma Olimpíada, posso fazer isso pela Alemanha. Sou muito amiga do Giovanni Guidetti [italiano que dirige a seleção alemã]. Quando ele soube disso, veio conversar direto comigo".
Concordo com MARI acho que ela deve jogar pela Alemanha sim, ela tem que pensar na sua carreira, acho que grande parte das contusões dela é derivada do stresse emocional e se livrando do convívio com o Zé Roberto ela estará mais aliviada, jogar pela Alemanha dará nova motivação a ela, seria um verdadeiro recomeço. Desejo sorte a ela e que seja muito feliz na SELEÇÃO ALEMÃ. O fato de ela jogar pela Alemanha não quer dizer que ela está se indispondo com os brasileiros, mas sim uma forma de ela ter uma nova experiência e um nova motivação depois de grandes decepções nesse último ciclo olímpico tanto na COPA DO MUNDO/2011 quanto no corte olímpico.
Amigos o fato eh que o Ze' eh rancoroso. Basta lembrar o motivo da convocacao da Fabiola, desde a aposentadoria da Fofao e o inicio do novo ciclo olimpico o Ze' descartou a Carol e insistiu com 2 levantadoras: Dani Lins, sua eterna protegida e Ana Tiemi sua eterna reserva. Fabiola se convocou dentro de quadra,sem padrinhos, jogando muito bem pelo PINHEIROS liderando o modesto time da capital a 2 titulos paulistas consecutivos e na sua estreia pelo Sollys foi logo campea e melhor levantadora da Superliga 2012 deixando o fenomeno FERNANDA VENTURINI em segundo lugar. Porem Ze' Roberto NUNCA gostou da FABIOLA, a convocava por obrigacao, devido as suas conquistas dentro de quadra. Talvez o fato da Fabiola ser cria do Bernardinho possa tbem ter influenciado, ao passo que a Dani Lins foi cria do Ze'. Sempre Dani Lins comecava como titular os campeonatos e a Fabiola era jogada na fogueira para apagar incendio na selecao, foi assim no MUNDIAL/2010 e na COPA DO MUNDO/2011, mas na verdade ate' a eterna reserva Ana Tiemi era mais valorizada que a Fabiola. Porem o Ze' nunca teve a intencao de levar a Fabiola p/Londres/12 e precisava de arranjar uma levantadora que pudesse fazer dupla com a Dani Lins que NAO fosse a apagadissima da ANA TIEMI,foi entao que surgiu a FERNANDINHA destaque na LIGA ITALIANA de volei, que comecou as OLIMPIADAS como titular e depois cedeu a vaga para a DANI LINS.
Concordo com o EDUARDO ARAUJO que o caso da CAMILA BRAIT foi traumatico ser trocada pela NATALIA que toda a comissao tecnica e as demais jogadoras sabiam que estava sem condicoes de jogo foi muito doloroso, ainda mais pq BRAIT estava no auge da forma e contribuiu muito no GRAND PRIX nos jogos em que se revezava com a FABI. Alem disso NATALIA nao conquistou sua vaga dentro de quadra, uma vez que nao jogou nem a SUPERLIGA nem o GP, a vaga dela foi na peixada. A medalha de OURO da NATALIA foi a mais injusta dessas OLIMPIADAS,essa medalha deveria ser da BRAIT!
Ela tem sangue germânico correndo nas veias, olhos, cabelos, tipo físico e temperamento germânicos. E sobrenome germânico: Steinbrecher.
Porque não seguir os passos de CACAU e de PAULO RINK que nasceram no Brasil, mas jogaram COPAS DO MUNDO pela seleção alemã?
Mari tem que ir em busca de seus sonhos, cuidar da sua carreira e defender a Alemanha faz parte de sua evolução como jogadora, é um novo desafio! Boa sorte Mari!
Eduardo, não acho q seja injustificado. Uma razão teve. Na época eu até escrevi aqui q gostaria q ela estivesse presente em Londres, pela experiência e por ser uma jogadora diferenciada. Tb acho q seria mais útil tê-la no grupo do q a Natália. Mas não dá para negar q ela não estava bem.
A pessoa treina pacas, no final não vai pq o treinador quer levar uma pessoa que não consegue jogar, acaba detonando a motivação das outras atletas.
Mesma situação em colocar a Libero do Amil na seleção b, cade o critério? lembrando que o preparador físico da Amil falou que ela se apresentou acima dos 100 kilos!!
Oq falta na seleção é critério para convocar, critério para dispensar, hj é esse o problema sem isso da essa zona toda!!!
Quando a libero do Amil foi convocada a libero do Minas que ficou em segundo as estatísticas deve ter pensado quem eu tenho que matar para esta na seleção.
Esse tipo de atitude da comissão técnica que gera briga.
Sinceramente Mari está certa em reclamar, pois ela não tem chance de voltar a jogar pela seleção enquanto o Zé tiver lá, tudo bem que no último ano ela teve uma fase "Adriano Imperador" nas noites do Rio, mas o ZÉ sempre disse quais eram as regras para ir para olímpiada que eram dentre elas ser titular e está atuando em algum campeonato e participar do "ciclo" onde Fernandinha e Natalia preenchem o requisito? Se ela não estava bem tecnicamente a Natalia estava?
Crowley.
O site www.mariannesteinbrecher.com.br vem esclarecer, em nome da Mari, que a reinterpretação do UOL atribuiu um sentido às declarações da atleta que não condizem com as suas reais opiniões.
"Eles mudaram o sentido das palavras! Da forma como colocaram parece que eu estou atacando e me desfazendo da seleção!"
O que foi expressado na entrevista original apenas apresenta a opinião e os sentimentos da jogadora acerca de sua trajetória na seleção. Mari não "detonou" Zé Roberto, como diz a chamada da matéria. O uso desse termo deixou implícito um intuito agressivo às palavras da atleta, quando ela apenas esclareceu como é, agora, sua relação com o treinador e como ela viu a decisão e às justificativas alegadas por ele para o seu corte de Londres 2012.
Outro termo usado na reportagem que pode proporcionar interpretações equivocadas diz respeito à colocação de que Mari disse que o grupo estava "rachado" com Zé Roberto. Ela disse que o grupo estava "desgastado", e essas palavras pressupõem coisas muito distintas.
O UOL também passa uma impressão de desdém por parte da Mari com a seleção brasileira e dá a entender que ela teria a intenção de jogar pela seleção alemã. Mari disse que essa possibilidade existe, mas isso não implica numa pretensão ou planejamento.
A Equipe MarianneSteinbrecher espera que tenham ficado esclarecidas as colocações da jogadora e deixa aqui o sua indignação com o site UOL pelas distorções cometidas que, em nenhum momento, levou em consideração o impacto disso na imagem da jogadora.
Título da matéria: "Mari é uma jogadora decadente, individualista e se recusa a enxergar a realidade"
Trechos de mau-gosto e desrespeitosos:
"Infelizmente, Mari precisa mesmo de ajuda." O cara tá insunuando que ela é louca?
"A atleta não é tão querida como possa imaginar.Humildade zero." Quem é ele para dizer que ela não é querida?
"Em que mundo Mari vive?" Ora agora Mari não pode expor seu ponto de vista, por acaso o Zé Roberto está sempre certo pq deu sorte de as jogadoras ganharem as Olimpíadas?
"Mari não enxerga a verdade. Se recusa, o que é pior." Por acaso o Voloch é que é o "DONO DA VERDADE?"
"Mari é individualista e prepotente, por isso não sobreviveu." Nossa que rancor esse cara tem da MAri!
"José Roberto Guimarães sempre manteve a classe e o bom senso nas declarações. A ex-jogadora da seleção se contradiz." Que bom senso ao creditar passar a mão no CORCUNDA a sorte nas olimpíadas, que bom senso tbém ao manter NATALIA em Londres e mandar a Brait de volta, que outro bom senso ao convocar Suellen com mais de 100Kg de peso distribuídos em 1,69m para a seleção, muito bom senso mesmo!
"Será mesmo que alguém em sã consciência acredita nela? Duvido." Mais uma vez ele chama MAri de Louca e expande isso para que acreditar nela.
"Só mesmo o ótimo Giovanni Guidetti, treinador da Alemanha. Mas antes de aceitar Mari vestindo a camisa da Alemanha, como ela mesmo imagina no futuro, Guidetti não deixará de pegar referências profissionais sobre a atleta em questão." Agora ele acha que Guidetti que é amigo pessoal e vizinho da MAri na TURQUIA vai ter que pegar alguma referência pessoal para convocá-la como se a MAri fosse uma ex-presidiária.
"Além de bola, falta lucidez a ex-jogadora da seleção." Para terminar, mais uma vez esse falso do Voloch chama a Mari de louca e o UOL deixa que um texto desse seja publicado! UOL é UÓ!!!
Começou a falar também e falou que a Mari esta falando a vdd!!!