Ufa! - Brasil 3x2 China

Que alívio e alegria assistir ao Brasil finalmente jogando bem e mostrando todas as suas qualidades. Não atingiu o resultado ideal, o que deixa um gostinho amargo nesta vitória, mas o Brasil que conhecemos esteve em quadra. A seleção recuperou a sua personalidade.

**********************  
 
O conjunto funcionou muito bem. A agressividade se mostrou desde o saque até o ataque. Com exceção da Paula, todas as jogadoras viraram muito bem, até mesmo a Jaqueline. Thaisa e Fabiana voltaram a marcar no ataque, jogadoras que faziam falta ao repertório brasileiro. Thaisa, aliás, renasceu. Encaixou o saque, fez 16 pontos de ataque e comandou a entrada do bloqueio brasileiro no jogo.

Vejam a diferença: em 5 sets contra a Turquia, o Brasil marcou 56 pontos de ataque. Contra a China, 74.

**********************

O Zé Roberto, depois do time ter chegado ao fundo do poço, se deu conta que Olimpíada não é campeonato de testes e preparação e investiu no óbvio. Colocou a Dani Lins como titular e o entrosamento se fez valer. A levantadora jogou à vontade, explorou as jogadas de meio e caprichou nas bolas para Sheilla e Jaqueline. Sem contar que teve um bom saque e uma presença no bloqueio que, se não intimida, ao menos não deixa o caminho livre para os adversários.

Esta foi uma partida para calar a boca de muita gente, inclusive a minha. Fabi e Jaque defenderam muito, Sheilla foi decisiva e Dani Lins se mostrou tranquila num jogo de muita pressão e responsabilidade. E esta foi uma curiosidade do Brasil: na partida em que mais o grupo poderia sentir a pressão, jogar travado e nervoso, foi quando a seleção melhor se apresentou, jogou solta e com confiança.

**********************

Fiquei surpreendida com esta reviravolta na atitude brasileira. Mesmo depois de perder o quarto set, o Brasil manteve o foco. Acho até que a vitória seria mais justa por 3x1, a seleção esteve melhor e merecia este resultado. O pecado, e que nos custou um ponto a menos na classificação, foram os erros de passe na hora decisiva do quarto set. As falhas pesaram num momento decisivo e o Brasil pagou por isso.

Mas neste momento não se pode colocar uma lente de aumento nas falhas brasileiras. A hora é de confiar nas meninas para que elas mantenham a mesma qualidade na próxima partida. Espero que este não tenha sido apenas o último suspiro da seleção.


Comentários

Welmer disse…
Laura, valeu muito apena acordar às 4:30!!!

As meninas jogaram bem, pra mim mereciam a vitória por 3x1, mas a recepção falhou no momento mais importante da partida, mas tudo bem. Agora é secar a Turquia e ir com tudo pra cima da Sérvia.

P.S.: Que bela partida fez a Jaque!!!
Foi gigante no fundo de quadra e também pontuou quando acionada no ataque.
Eduardo Araujo disse…
Olha sou um pouco mais realista, o Brasil jogou bem, mas a China jogou de uma forma horrível!!
O time Chines não forçou o saque, a recepção delas era horrível e os levantamentos?? hora longe demais da rede hora perto demais da rede fora que eram altos e lentos!
Mas a postura do Brasil foi outra e isso já é alguma coisa.
Mas mesmo assim podemos entrar no próximo jogo desclassificados, já que a Turquia ainda joga hj e se elas ganharem da Koreia o coisa fica muito complicada para gente já que ninguém garante que os EUA entrem para o jogo contra a Turquia com o time titular, uma vez que contra a China eles entraram com o time misto.
Anônimo disse…
Gostei.

Achei o time aguerrido.

Merecía uma vitória por 3 x 1.

Não foi por um deslize.

Essa pontuação louca pode complicar a vida do Brasil, além de favorecer a resultados manipulados.

Gostei de todo mundo.

O bloqueio ainda podería melhorar um pouquinho.

Não houve festival de erros de saque.

Sheilla esteve excepcional.

Crowley.
João Lucas disse…
Que sufoco. Não comentei o jogo contra a Coréia, porque foi difícil digerir aquela derrota, e depois dela decidi não assistir mais os jogos da nossa seleção, entretanto, acordei e me deparei com o jogo e não resisti. A seleção ganhava por 2 sets a 1 e no 4º set tinha a vantagem de 24x22, só que de novo eu vi um apagão e a China inacreditávelmente conseguiu levar a partida para o 5º set. Vi o quinto set e percebi uma mudada de postura do time e saiu vencedor. Após o jogo muito sorriso, muita comemoração, o que me incomoda. O incômodo se dá porque a seleção torce para um tropeço da Turquia. Que coisa, a atual campeã olímpica secando um time promissor para se classificar em 4º num grupo de 6. Infelizmente eu vivi para ver isso. Não sei o que é pior, vê-la desclassificada, ou vê-la passando pegando a Rússia e levando uma coça da Gamova. Mais é bola pra frente e vou comentar o que vi Thaísa finalmente voltou a ser Thaísa. Fê Garay merece ser titular. Constatei que estava totalmente errado quando dizia que queria Dani Lins fora de Londres, eu queria Fabíola e Fernandinha, enquanto que o Zé Roberto optou por Fernandinha e Dani Lins. Eu afirmava que gostava da Dani, e sempre disse que ela é melhor tecnicamente que Fabíola e até Fernandinha, só que a meu ver faltava a Dani psicológico e por isso deveria ficar de fora. Hoje na entrevista fiquei muito feliz por ver que Dani está solta e tranquila, ela merece essa chance e deve ser melhor trabalhada para chegar arrasando em 2016. Vejo que estava errado e o Zé também. As levantadoras deveriam ter sido Dani LIns, quem diria vêm salvando a seleção e Fabíola a grande injustiçada.
Agora a pergunta que não quer calar: _A seleção só sabe ganhar no 5º set? Desde a Copa do Mundo é esta agonia. Jeová afasta de nós esse cálice.
Anônimo disse…
Ei vi um pouco de Japão e Rússia, não achei a Rússia arrasadora não, num possivel duelo de Brasil e Rússia, a vantagem não estaría tão grande assim pras russas.
Julie disse…
Situação do BRASIL:

1)Caso a Turquia ganhe 3 pontos ela chega a 7... que é o máximo que o Brasil pode ganhar... Turquia perdendo para os EUA mantem os 7 pontos mas no critério de desempate o Brasil ganha por numero de VITÓRIAS.

2)A Coreia tem 6 pontos e enfrenta a China. Se perder o Brasil classifica em 3 (com a Turquia não marcando pontos contra os EUA).

3)Caso a Turquia ganhe dos EUA ou perca por 3x2... o Brasil CLASSIFICA em 4 caso a Coreia perca de 3x0/1 ou 3x2... nesse ultimo caso também no critério de desempate... pois Brasil e Coreia terminariam com 7 pontos mas leva quem tem mais vitórias!

4) Caso a Turquia ganhe hoje por 3x2... e marque 1 ponto contra os EUA... Passa a frente do Brasil pelo criterio de sets a favor e o Brasil depende da Coreia.

5) Nesse caso... a Coreia teria 7 pontos e se marcar 1 ponto contra a China o Brasil ta DESCLASSIFICADO!

Ufa!!! Pensei d+!!! Despois do jogo eu faço um update!
Julie disse…
6) Se der Coreia 3x2... o Brasil briga DIRETAMENTE pela ultima vaga com a Turquia... que chega pra partida contra os EUA com 5 pontos. Nesse caso... o Brasil só classifica se a Turquia perder... pelo placar que for!
Anônimo disse…
Convenhamos, mesmo nessa fase de baixo rendimento O Brasil tem mais vôleibol do q a Turquia.

Sería lindo o Brasil em 4 eliminando a Rússia em 1, A cara de cu da Gamova não ía ter preço, ja valería um ouro.

Crowley.
Julie disse…
Acho que é isso:

O BRASIL CLASSIFICA GANHANDO DE 3X0 OU 3X1 SE:

1) Turquia perder para os EUA por qualquer placar.

2) Se o jogo entre China e Coreia NÃO for pro TIE-BREAK.

Tem possibilidade de ficarmos em 3... caso Turquia não pontue e China ou Coreia idem.
Welmer disse…
A Turquia acabou de ganhar da Coréia por 3x2.

Agora o grupo tá assim:

EUA
Coréia (7 pts; 9 sets G e 7 sets P)
China (7 pts; 8 sets G e 8 sets P)
Turquia (6 pts; 9 sets G e 8 sets P)
Brasil (4 pts; 7 sets G e 10 sets P)

***China X Coréia: 3x2 pra qualquer uma das equipes, as duas se classificam e o Brasil vai brigar com a Turquia; 3x1 ou 3x0 pra Coréia + vitória 3x0 ou 3x1 do Brasil, Brasil se classifica; 3x0 ou 3x1 pra China + vitória 3x0 ou 3x1 do Brasil, Brasil se classifica;

***Turquia X EUA: qualquer vitória da Turquia, as turcas se classificam; 3x0 ou 3x1 EUA, mas qualquer vitória do Brasil, Brasil se classifica; 3x2 EUA + 3x0 ou 3x1 Brasil, Brasil se classifica;

Acho que tá aí todas as situações favoráveis ao Brasil.
Anônimo disse…
Veja a pontuação após a vitória da Turquia sobre a koreia por 3x2.

Standing.

1 USA >9
2 KOR >7
3 CHN >7
4 TUR >6
5 BRA >4
6 SRB >0

Jogos q faltam:

USA-SRB(hj)
CHI-KOR
USA-TUR
BRA-SRB
Julie disse…
Acho que as chances ficaram melhores com a Turquia ganhando. Porque se tivesse dado Coreia... íamos depender da derrota da TUR ou da CHI... mas desse jeito fica mais flexivel... pois tanto faz quem ganhe entre CHIxCOR... desde que não vá pro TIEBREAK!!!

Esse jogo é as 7:30 da manha... então já saberemos bem antes do jogo da TURQUIA... que é colado no nosso... se vai dar ou não.
Anônimo disse…
P/Brasil se classificar, tem q ganhar da Sérvia por 3x0 ou 3x1 e a Turquia perder por qqr placar pro EUA.
Julie disse…
O Brasil ainda se CLASSIFICA se ganhar por 3x2 e Turquia não marcar pontos...
Anônimo disse…
A situação do Brasil ta complicadíssima, se a Turquia perder p/EUA por 3x2, ela vai a 7 pontos e empata com o Brasil ganhando da Sérvia por 3x0 ou 3x1, também com 7 pontos. Só q a Turquia ganha pelo set average.

Tem q torcer pra Turquia perder pro EUA por 3xo ou 3x1.

Situação atual de sets:

Turquia
sets vencidos 9
sets perdidos 8

Brasil
sets vencidos 7
sets perdidos 10
Welmer disse…
Agora, o que não pode acontecer é que a China e a Coréia façam um jogo amigo, em que ambos se beneficiam, e que os EUA façam corpo mole diante da Turquia.
Anônimo disse…
Sets Average da CHI e da KOR (ambas com 7 pontos)

KOR
sets vencidos 9
sets perdidos 7

CHI
sets vencidos 8
sets perdidos 8

É torcer pra KOR vencer da CHI por 3x0. Tarefa difícil.

O Brasil tem mais chances confrontando com a Turquia pela vaga pelo 4 lugar.
Anônimo disse…
KOR vencendo da CHI por 3x1 taqmbém da se o Brasil ganhar 3x0 sobre a Sérvia.
Anônimo disse…
Conclusão:

1- Torcendo muito pra Turquia perder pros EUA por 3x0 ou 3x1 e Brasil ganhar da Sérvia por 3x0 ou 3x1.

2- Torcer muito pra KOR ganhar da CHI por 3x0 ou 3x1 e Brasil ganhar da Sérvia por 3xO ou 3x1.

3- Torcer pra CHI ganhar da KOR por 3x0 e Brasil ganhar da Sérvia também por 3xO.
Julie disse…
O critério de desempate não é o numero de vitórias????
Welmer disse…
É isso aí. O primeiro decreto de desempate é n° de vitórias, o segundo é sets average e o terceiro points average.
Welmer disse…
é critério, e não decreto. :)
Anônimo disse…
Exemplo:

Se o Brasil ganhar de 3 x 2 da Sérvia vai a 6 pontos.

Brasil Sets
Vencidos 10
Perdidos 10

Se a Turquia perder de 3x0 dos EUA, fica nos 6 pontos.

Turquia Sets
vencidos 9
perdidos 13

EUA 3 x 1 TUR

Turquia Sets
vencidos 10
perdidos 12

EUA 3 x 2 TUR (Turquia vai a 7pontos)

Sets TUR
vencidos 11
perdidos 11

empata com o Brasil e a decisão vai para os pontos averages.
Anônimo disse…
oops, com EUA 3 X 2 TUR (turquia vai a 7 pontos) Brasil eh desclassificado se só fizer 3x2 na Sérvia Brasil fica só com 6 pontos. :(
Julie disse…
Anonimo... se liga no critério...

O 1o que vale é o numero de JOGOS vencidos!!!

Depois disso vem o average de sets...
Giovanna disse…
Não consegui assitir ao jogo de hoje, mas pelos comentários foi animador! Aliás, eu despertei cerca de 7:30, perguntei p/ minha irmã quanto que estava o jogo ela disse que 2x1 Brasil...me animei, levantei pra ver o Brasil fechando o 3º set, mas o sono e o set point pra China me levaram de volta a cama, pq eu sabia que se eu fosse deitar com o jogo em 2x2 não ia conseguir mais dormir de raiva!!! Ia ficar cruzando as chances do Brasil na minha cabeça hahaha preferi deixar pra ver o resultado dps...

Mas ainda assim, 3x2 complicou a vida do Brasil...dependemos muito dos outros cruzamentos, e como ja disseram, EUA já passaram p/ próxima fase, podem muito bem colocar time reserva em quadra pra complicar o Brasil (pois sabem que mesmo tendo feito uma campanha classificatória lixo, podemos surpreender nas próximas fases...) e se elas colocam o time reserva, há uma grande chance da Turquia vencer, e os EUA provavelmente não precisariam ter medo dessa escolha, pois caso a imprensa e torcida americana achem ruim 'entrar pra perder' com o time reserva, elas sabem que podem dar a desculpa de que deixaram o time titutar descansar pras próximas fases, que são decisivas...:(

Brasil primeiro precisa pensar que é 3x0 ou 3x1 contra a Sérvia OU TCHAU. Elas precisam acordar no domingo com o pensamento em entrar pra meter 3x0...e não podem subestimar a Sérvia de jeito alguuuuumm!!!
Laura disse…
Pois é, o resultado ideal para o Brasil não veio de novo. Mas o 3x2 da Turquia não foi ruim até. O Brasil disputa agora contra as turcas, chinesas e coreanas.

Mas como o Welmer falou, fico com pé atrás com EUA. Coreia e China não tem cara de q possam combinar alguma coisa. Fora que colocam em risco a classificação em segundo e terceiros lugares. Agora as norte-americanas não têm nada a perder.

Nossa, como tá enrolada esta classificação. Já me deu um nó na cabeça. Pode acontecer de tudo. A única certeza é q o Brasil tem que vencer, a responsa é grande.
Giovanna disse…
Laura, 3x2 pra China ou Coréia beneficia ambas, por uma ganha 2 pts e a outra 1, ou seja, já ficaram longe de serem alcançadas pelo Brasil, e mesmo se a Turquia vence os EUA por 3 pontos, vai a 9 pts e EUA, China, Coreia e Turquia passam. Elas só dependem do Brasil, basicamente.

O que é ruim pra elas é Turquia pontuar (mesmo que por 1 ponto) JUNTO com um 3x0 ou um 3x1 do Brasil.

Resumindo: Se Turquia fizer até 3 pontos, não ameaça a classificação das chinesas e coreanas caso o Brasil ganhe 1 ponto apenas. Mas se o Brasil ganha 3 pontos, e a Turquia também, quem perder de CHN X KOR vai pra quinta colocação...

Pra elas é muito mais benéfico deixar o jogo em 3x2, pois amabas se classificam e me parece que o adversário da próxima rodada pros #2 e #3 colocados é sorteio...

É confuso mesmo, nós só saberemos o cenário real após todos os jogos acontecerem. A unica coisa inquestionável é 3x0 ou 3x1 Brasil. Se fizer 3x2, já não classifica mais, nem Turquia perdendo adianta.
J.W. disse…
Brasil precisa vencer e torcer para USA não perder, o que pode acontecer caso queiram o Brasil fora!
Giovanna disse…
A propósito: o Brasil pode sim ganhar por 3x2 contra a Sérvia, só que pra isso ficaria mega dependente da derrota TOTAL da Turquia.

Agora, se o Brasil pontuar por até 3x1, pode até ficar em #3 na classificação geral, caso Turquia perca por 3x1 ou 3x0, e se a China e a Coréia não forem pro tie-break!

E sim, os EUA são o nosso maior inimigo nessa classificação. Nós estamos nas maõs deles. Se eles perderem por 3x0 ou 3x1, nos ferramos, pq Turquia vai a 9 pts e o máximo que conseguimos mesmo com vitória na Sérvia é 7 pts.

A não ser, óbvio, que China o Coréia percam. E me parece que os EUA jogam DEPOIS de CHN X KOR, resumindo: se eles quiserem manipular, saberão como vai estar praticamente toda a situação da tabela de classificação pois saberão a quantos pts foram CHN e KOR na tabela.
Laura disse…
Sim, o 3x2 classifica ambas. Mas o q quis dizer é q com o 3x2 elas deixam nas mãos dos EUA e Turquia a colocação delas. Caso a Turquia vença e ganhe 3 pts, empurra China ou Coreia (mesmo com o 3x2) para quarta colocação - o q seria mau negócio. Afinal, quarto lugar é certo q pega um adversário difícil. Com o sorteio do 2º e 3º pode sair um adversário mais fácil.

Enfim, vamos esperar para ver como termina o enredo.
tuliobr disse…
Estou poupando-me do dissabor de fazer contas, Laura e amigos. Enxerguei alguns paralelos entre as seleções da China e do Brasil: como nós, as asiáticas vivem um mau momento (no caso delas, que já se arrasta há oito anos)caracterizado por problemas físicos com algumas das principais jogadoras, uma transição difícil de levantadoras, na qual as jovens precisam suportar a pressão de substituir uma lenda viva da posição e dificuldades de ordem tática e técnica, com carências em algumas posições e opções de jogo questionáveis. A maior diferença em relação ao Brasil é que os chineses mudaram várias vezes de técnico. Ambos os times se assemelham nas grandes oscilações de performance, às vezes dentro de um mesmo set. Para nosso consolo, o Brasil tem levado vantagem sobre as chinesas e, uma vez mais e mesmo na sua atual situação de fragilidade, venceu e manteve viva a esperança de não cair na primeira fase. O jogo de hoje talvez tenha legado a imagem da SFV que vai ficar para história desta Olimpíada: o choro da Thaísa traduz a frustração de quem tem feito um grande esforço, imbuída de um grande desejo de acertar, mas tem sido vítima de circunstâncias muito desfavoráveis. Agora é a hora da superação; seja o que for conseguido pela SFV, será obtido em quadra, fruto do esforço e do desejo que fizeram a Thaísa chorar. JRG, Paulo Coco e Cláudio Pinheiro agora pouco podem fazer para ajudar; talvez melhor seja que simplesmente tentem não atrapalhar. O que ajuda agora é o sentimento que arrancou lágrimas da Thaísa, o mesmo das épicas batalhas contra as cubanas no passado e da frustração de Atenas transformada em vitória quatro anos depois. Seja como for que acabe este drama, a SFV nunca vai deixar de ter meu respeito e contar com a minha torcida.
Wilson disse…
tuliobr,

lindo o que você escreveu!!! Concordo plenamente com você!!! Abraços de mais um apaixonado pela SFV!!! Agora é torcer torcer e torcer...perdendo ou ganhando, mas sempre torcer!!!
Anônimo disse…
Afff q situação dramática, haja coração!