Papo pós-medalha
As entrevistas realizadas após a
vitória trouxeram declarações interessantes sobre a campanha brasileira na
Olimpíada de Londres.
O Zé Roberto afirmou que o que
mais o intrigou e tirou o sono no início dos Jogos foi entender porque a seleção
fazia ótimos treinos, mas não rendia em quadra. Se soubéssemos disso antes,
talvez não perderíamos a esperança no time. Quem via aquelas atuações iniciais realmente
era levado a crer que a luta estava perdida .
O problema parecia mais profundo
do que uma questão de confiança ou atitude. Tanto que discutimos aqui pontos
técnicos e táticos, questões que não se consertariam de uma hora para outra. No
fim, o trabalho técnico estava bem encaminhado, faltava o time “destravar”.
***************************
Outro momento comentado pelo Zé e
pela Fabiana foi a reunião dos dois logo após a derrota para a Coreia. Numa
entrevista para a ESPN, o treinador disse que ficou até umas 3 horas da manhã
conversando com a capitã.
A central também revelou que
pediu ao treinador que procurasse incentivar mais as jogadoras e não valorizasse
tanto os erros. Taí, a gente questionava o papel de capitã da Fabiana e
obtivemos a resposta. Em quadra ela não parece exercer uma forte liderança, mas
fora dela, ela cumpriu com sua função.
***************************
Mas a principal declaração do Zé
Roberto veio na coletiva de imprensa após a chegada ao Brasil. Foi preciso mais
de um mês para que soubéssemos a justificativa do corte da Fabíola:
“A
Fabíola e a Dani têm estilos muito parecidos, enquanto a Fernandinha é completamente
diferente. A Fernanda poderia mudar o estilo do jogo em um momento. Acontece
que a Dani, todas as vezes que entrou, entrou muito bem. Isso deu uma
tranquilidade muito grande. A Dani entrava com uma naturalidade muito grande. E
a gente não pode esquecer que a Dani também foi titular em alguns campeonatos”
Convenhamos
que agora é mais fácil explicar a escolha e defender a Dani Lins. Ainda procuro entender como se pôde comparar uma jogadora que atuava como titular e se expôs aos problemas de jogo com outra que praticamente só treinava.
O raciocínio
(da semelhança da Fabíola e Dani e em arriscar na Fernandinha) até que faz
sentido. A Fernandinha, na teoria, tem um estilo diferente - que na prática não
comprovou.
Este foi o
azar do Zé. A Fernandinha não correspondeu às expectativas e não justificou a aposta do treinador. Mas como não é só a competência que faz um campeão, ele teve a sorte de que a polêmica opção pela Dani Lins se mostrou correta. E sorte maior ainda de que a inversão
5x1 (e mesmo a utilização de outras peças do banco) pouco se fez necessária.
Comentários
Também acho que a Fernandinha foi levada porque vai estar no time novo não vejo justificativa, sempre preferi a Dani Lins do que a Fabiola as jogadas marcadas de segunda dela me irritam, a Fernandinha tinha um jogo diferente sim era tão diferente que não deu certo com as jogadoras do próprio time. Natalia foi outra aposta equivocada daqui a 4 anos poucos vão lembrar, mas ela era a salvadora do time segundo o técnico e vimos ao vivo o que todo mundo já sabia ela ainda não se recuperou não é só falta de ritmo ela não se joga no chão e nem ataca para frente poucas vezes ela pulou para cair com o peso em uma perna só. Tandara nada fez então porque não levou a Mari para passear também? O Zé têm que sair já enfiou a Fernandinha na seleção A e a Suellen na B querem mais provas que só vai convocar o time da Amil para jogar na seleção. O cala boca da Mari em 2008 foi comentado, algumas vezes criticado, mas ninguém disse que ela não tinha motivos para fazer levou a culpa por um erro que não foi só dela. Gosto da Sheilla, mas vinha jogando mal desde a superliga só jogou bem nos últimos jogos e a Fabizinha também no caso delas as críticas tinham muito fundamento tanto tinham que a sheilla deixou a marca dela e pisou na linha na hora do saque.
Tete, realmente as convocações de segurança do Zé e que causaram mais polêmicas foram as que se mostraram mais inutéis (Natália, Tandara e Fernandinha). Ficou claro que houve preferência do Zé pelas jogadoras que vão representar o Amil. Não entendo como a CBV não exige exclusividade dos técnicos, ou pelo menos que o técnico da SFV não atue por um clube de volei feminino.
Sempre defendi o que a Mari disse na entrevista dela após o corte ("Natália não é essencial, todas são essenciais."), hoje sou obrigado a discordar "Todas foram essenciais, menos Natália, Fernandinha e Tandara.
Sinceramente, achei essa declaração um pouco sem nexo. Como ela queria ser aproveitada???? Ela joga na ponta e ela jogou na ponta. Por acaso ela queria jogar de oposta???
Na noite antes da final eu disse pra minha irmã... o time ta funcionando com as 7 titulares. Se precisar do banco a gente perde!!! E não deu outra! Ganhamos porque quem estava em quadra resolveu a situação!
Infelizmente no masculino os 7 não seguraram a onda! Ficou claro que o time precisava terminar o jogo em 3 sets... porque não tinha banco! A situação ficou crítica porque os titulares não tinham condições físicas de aguentar além de 3 sets!!! E acho que eles entraram em quadra sabendo disso!
A situação do Giba e da Natalia era bem parecida... mas com certeza ele exerce uma liderança e apoio ao grupo infinitamente maior que ela. Fato é que ficou provado que só isso não basta!
Admiro e me orgulho muito das duas seleções. Mas estamos longe do time ideal... pois o mesmo deve ser formado por 12 jogadores atuantes e no mesmo nível... capazes de entrar e substituir qualquer jogador sem cair o rendimento ou deixar buracos!
Sobre as levantadoras... nessa mesma entrevista o ZRG declarou que a Dani se mostrou muito tranquila durante todo o processo e que as vezes ele se perguntava se ela tinha noção que estava numa olimpíada... tamanha a frieza e serenidade dela. Acho que ela ganhou a vaga da Fabíola ai!
Sobre o time estar bem nos treinos e ruim em quadra... o ZRG já tinha dito isso depois de todas as atuações na primeira fase... mas soava como conversa pra boi dormir... coisa de perdedor...
Pq se fosse precisar de banco..., a coisa estava feia.
Ele errou na convocação sabe disso, alias td mundo viu, mas claro que ele nunca vai aceitar isso na vida.
Afinal ninguém sabe o pq, mas ela já faz parte da seleção de novas!!!
No Brasil isso que me deixa chateado, o ZR foi campeão, fazendo escolhas erradas, dando uma sorte incrível, jogadoras como a Dani Lins que teve o passe na mão e jogou muito bem, coisa que é rara!!!
Na final a Jaque incorporou o Murilo e comeu a boa, graças a isso levaram a medalha, mas agora td mundo ficam elogiando o trabalho dele, esquecendo que os 4 anos dele no comando foram uma droga.
Outro dia assisti uma entrevista dele que eu achei o máximo, ele explicou que todos os jogos que o Brasil fez contra o EUA, foram testes e sempre que eles descobriam uma falha na equipe americana eles deixavam isso de lado e guardavam para os confrontos na olimpíadas e que as outras derrotas não tinham importância!!!
O cara é vidente!!! ou seja todos os passeios que tomamos do EUA foram propositais inclusive na fase de classificação das olimpíadas, pq ele sabia que o Brasil estava na final e ia usar toda a informação acumulada em 4 anos nesse único jogo!!!, o cara é um gênio!!!
Menos ZR!!!
Welmer, li e tb achei sem nexo. Não sei o q ela queria q o Zé fizesse.
Acho q tb não devemos crucificar o Zé por algumas convocações. Antes dos Jogos, qd fizemos as nossas escolhas para a seleção, a maioria não convocaria a Mari nem a Dani Lins. Ou seja, a Fernandinha e a Tandara tinham apoio.
Em geral, nós só criticamos a escolha da Natália. A Tandara se apresentou bem antes dos Jogos e mereceu a vaga - não dava pra adivinhar que ela não iria render na Olimpíada. E nada impedia de ela e Mari estarem no grupo.
E a Fernandinha foi o mesmo, pouca gente defendeu a presença da Dani com a Fabíola. Só agora a gente vê q esta seria a composição mais justa e a melhor para a seleção.
Quanto a declaraçao das americanas, da Tom, Berg, e a Hooker falando mal dos torcedores brasileiros, dor de cutuvelo meu bem, nunca foram campeãs olímpicas. Me Beeja.
Priscila Lafayette.
A partir da próxima quinta-feira o Sportv 2 vai transmitir a copa minas de vôlei, se eu não estiver enganado, o torneio contará com a participação de Usiminas/Minas, Banana Boat/Praia Clube, Unilever e BMG/São Bernardo. E vendo a programação do canal para os próximos dias, acho que o Sportv vai transmitir mais jogos do campeonato paulista.