Decepção - Brasil 0x3 Coreia do Sul
Bem que tudo isso podia ser um
pesadelo... mas não é. O Brasil fracassou e pode escrever a pior história do
vôlei feminino em Olimpíadas desde 1992.
Não vou ficar citando os
problemas que o Brasil apresentou nesta partida porque são os mesmos da Copa do
Mundo, do Grand Prix e do início da Olimpíada.
A questão é que o Brasil chegou aos Jogos de Londres em situação exatamente oposta a que chegou
em Pequim. Enquanto em 2008 jogadoras como Sheilla e Paula viviam a melhor fase
de suas carreiras, hoje não têm força para serem protagonistas de uma seleção
de alto nível. Em Pequim a seleção chegou voando fisicamente, em 2012 é um time
desgastado; e há quatro anos o Brasil estava no auge e atualmente é um time em
crise e decadente.
*************************
Além da incapacidade técnica, há
o azar e o mau momento, fatores que fogem ao controle das jogadoras. E é
triste, como foi na Copa do Mundo, vê-las tentar e não conseguir.
É a pior situação que esta
geração já enfrentou. Tem a obrigação da vitória, de evitar um vexame e a
pressão é enorme. Deixando de lado novamente a questão técnica, a seleção
precisa recuperar-se animicamente. O problema é que não se vê liderança no
grupo para comandar qualquer reação e não se pode esperar nada do Zé Roberto,
que não tem talento motivacional.
*************************
Não é preciso ser nenhum gênio
para prever um futuro negro à seleção nos Jogos. Os otimistas ainda verão uma
saída. Os de fé acreditarão num milagre. Como não me encaixo em nenhuma das
categorias, creio que a seleção, se conseguir a classificação, não passa das quartas
de final.
*************************
Pê esse:
- O irônico e triste é que ouvimos
o discurso de que a Natália poderia ser uma ajuda importantíssima na fase final,
quando ela alcançaria o seu melhor ritmo e condições. Vejam só, quando ela estiver
pronta, a seleção já vai estar eliminada.
Comentários
Mesma situação da Natalia, levou pra que??? como vai pegar ritmo de jogo senão joga??? nesse caso levasse a Mari como oposta e colocasse a Tandara como ponteira, assim como ela jogou essa temporada no Sollys teríamos ao menos uma atacante que da porrada na bola!!!
Agora no 2 set a fabi estava dopada, fez varias defesas ótimas, mas no 3 set voltou ao normal, ainda acho que a Brait seria melhor e ninguém pode falar da recepção do Brasil, pq acreditem temos a melhor recepção do torneio ate o momento!!!
Não sei se o Brasil vai fracassar, mas grande parte da culpa é sim do técnico ele que convoca ele que treina e ele que escala as jogadoras!!!
Mas esperar oq de um técnico que da uma entrevista para o Sportv falando que para um time ser campeão olímpico tem que ter ajuda dos deuses do vôlei, quando os técnicos mais vitoriosos do Brasil como Muricy, Bernardinho, o grande Tele falavam que para ser vitorioso tem que ter trabalho, treino e dedicação, ou seja oq esperar de um técnico que não confia no próprio trabalho !!
E a coisa ainda pode piorar hj a China perdeu para os EUA, mas fizeram um jogo super duro com as americanas, as chances de não passarem de fase existem e são bem reais!!!
mas todo mundo sabe que o brasil tinha chance de medalha de ouro so tinha que escolher as jogadoras certas oque ele não fez pois ele investiu todas as esperanças na Natália q num virou nenhuma bola, falo que a fernandinha era salvadora da pátria mais so oque eu vi ela jogar foi um feijão com arroz junto com pani lins e agora por último leva a fabi que tá velha e deixa a melhor líbero do brasil no brasil e o pior mesmo e que o Ary graça quer que ele continue como técnico do brasil no feminino vê se pode???
Quando acabou o Grnad Prix, pensei seriamente que o Brasil poderia ter alguma chance de medalha, de outro era muito difícil, mas a prata seria extremamente honrosa pra essa geração que viveu de altos e baixos nesse ciclo, mais baixos do que altos. Sempre foi propagado aos quatro ventos sobre a questão psicológica do feminino e agora ele apronta essa. Destruiu a mente das jogadoras com 3 golpes:
1 . Corte da Fabíola, quando todas pensavam que ela seria a titular e começavam a pegar entrosamento com ela;
2. Corte da Mari e declarações que sem Natália o time não teria chance alguma;
3. E o derradeiro golpe quando confirmou a Natália sem ritmo e condições de jogo em detrimento da melhor líbero do Brasil.
Até no masculino uma situação dessa seria difícil, no feminino, devemos convir é de um peso ainda maior.
Só espero que essa comissão técnica saia logo após os jogos. Pensando nisso quem seria o melhor nome pra reestruturar a SFV?
Foi decepcionante ver a atuação das meninas. Não vou ficar procurando culpados para as fracas atuações da seleção, mas eu não consigo ver poder de reação na seleção.
Como você falou, Laura, os otimistas verão uma saída, os de fé um milagre. Eu costumava ser otimista, mas depois dessa atuação, continuarei torcendo, porém acho muito complicada a recuperação da seleção.
***Eu tô muito preocupado com uma coisa, eu não sei se sou só eu que tô pensando dessa forma, e não sei se elas seriam capaz de fazer isso, mas já pensou se as americanas perdem de propósito pra Turquia pra dificultar ainda mais a situação do Brasil?????
Acho mas um erro não levar a fabíola, mas não acho um erro em levar fabizinha.
Pelo amor de Deus
#FORA ZE ROBERTO#
Agora, você é uma das que mais defende que se deve falar do presente, não do passado, quando o assunto é convocação. Então por que ressucitar a Copa do Mundo?
No Grand Prix, competição mais recente, a Mari se saiu muito bem como oposto reserva, se mostrando muito eficiente nas inversões, diferentemente da Tandara, que demonstrou a sua falta de experiência ou capacidade técnica para enfrentar equipes mais preparadas nos momentos de adversidade. Foi assim contra a Polônia.
Mas, por que mesmo você introduziu a Mari na discussão? Porque a sua salvadora da pátria Tandara não está desempenhando um bom voleibol nas Olimpíadas, não está sendo útil, mas isso você não quer admitir. Prefere ressucitar a Mari, não convocada, para dizer que ela não estaria jogando nada (hipótese), ao invés de falar de quem, efetivamente, não está jogando nada.
Crowley.
uma ultima observação as jogadoras estavam fazendo SPA em Saquarema porque erra saque e manchete fundamentos básicos é inadimissivel.
uma ultima observação as jogadoras estavam fazendo SPA em Saquarema porque erra saque e manchete fundamentos básicos é inadimissivel.
Mas o real problema é que a jogadoras que estão em Londres da nossa SFV não estão a altura das demais, nunca vi a deficiencia técnica da Jaque tão gritante quanto nesse inicio de Olimpiadas, não defende bola no fundo de quadra, só sabe fazer 4 coisas: 1) acrobacia quando ela TENTA pegar a bola, mas a bola já está mais que no chão, devido a essa 'grandiosidade' da nossa querida jogadora cuja função DEVERIA ser passar e defender 2) se atrever a rir e fazer gracinha nos pontos do Brasil mesmo quando o Brasil está sendo massacrado por EUA/coreia do Sul; 3) arrumar o cabelo; 4) dar as mesmas entrevistas com o mesmíssimo discurso "precisamos-mudar-isso-e-aquilo" e quando volta a quadra, é a mesma inutil de sempre. Ficou fazendo o que na Vila Olimpica que não foi arrumar esses erros, ein, Sra. Jaqueline Endres??
Paula Pequeno só manda bola p/ fora nos momentos de pressão, quando o resto do time tá bem ela tá uma beleza, mas qnd o time tá mal ela consegue estar pior.
Sheilla é o diamantinho do Zé...ele trocou a Fabiola pela Fernandinha pq a Fernandinha jogava melhor com a Sheilla, resumindo, todas as demais jogadoras são substituíveis, mas nem pensar em tirar a Sheilla da seleção, quem não estiver se dando bem técnicamente com ela que saia!!!
Mas eu continuo defendendo a permanencia da Fernandinha na seleção, pq creio que a deficiencia técnica é mais das 'viradoras' de bola do que das levantadoras, que, coitadas, levam a pressão toda pra cima delas!!! Natália vai aprender inglês em Londres, Tandara vai fazer turismo, e fica dificil a Fernandinha achar um viradora de bola se todas as disponiveis não correspondem as tentativas!! (menos Thaisa e Garay)
Não creio que falte garra ao Brasil, afinal nossas vaidosas e egocêntricas jogadoras adorariam estar no lugar mais alto do pódio e deixar as demais jogadoras pra trás, o problema é que elas até agora não sabem como fazer isso.
Não é questão de QUERER, mas de PODER E CONSEGUIR!!!
Ana Moser, corretamente, disse que tem faltado alma à SFV. Mari, pra mim, era a alma da SFV, desde 2004. Não estou dizendo que ela era a melhor jogadora, ou a mais vibrante, a mais qualificada ou que faria a diferença nestes JOs. Alma é o que conecta razão e emoção, corpo e mente. Pode parecer um paradoxo, mas a frieza da Mari era cativante.
Mari esteve com esse grupo em quase 3 ciclos olímpicos, dividindo os elogios pelas vitórias e monopolizando a culpa pelas derrotas. As jogadoras perderam sim, uma líder. Uma líder tímida, que não falava, pouco vibrava, "a mulher de gelo" - mas que, mesmo inconscientemente, mantinha o grupo unido.
Acho que o ZRG tinha desde o início plena noção da deficiência técnica do grupo e quis usar uma estretégia de choque com as meninas. "Olha só... ta todo mundo com a corda no pescoço! Melhorem esse jogo ai senão eu corto! Não vão melhorar não??? Tô tirando a levantadora mais entrosada e vou botar uma 'gringa' que nunca jogou com vocês!!! Ainda não vão melhorar??? Eu que mando nessa porra!!! Olha quem eu vou cortar agora: Santa Mari!!! Acho que vocês não entenderam... e pra ficar bem claro... vou levar pra Londres uma jogadora que não joga há um ano e que periga nem entrar em quadra (eu não sou tão cruel a ponto de deixar ela se lesionar e acabar a carreira né!)... Olha o que eu faço com a melhor líbero do Brasil! Dá pra jogar??? Putz... elas não captaram minha mensagem!!!" - José Roberto Guimarães
É... acho que elas não entenderam... nem eu!
A Jaque como todos sabem, nunca foi uma grande atacante exceto quando tem uma levantadora que coloca a bolinha mamão com açucar pra ela vide super liga, gran prix onde ela foi eleita a melhor atacante, e o mundial quem seria essa levantadora???
Alguem aqui em sã condição não escalaria a adenizia entre as titulares?
Quem deixaria a camila brait de fora ?
Quem levaria a Natalia para as olimpiadas?
Quem permaneceria com a nossa central Fabiana como Capita da equipe?
Quem é o grande responsável por planejar, treinar, escalar e liderar um grupo rumo a ser campeão?
Depois da liga mundial alguém achou que realmente o masculino fosse chegar na olimpíada aquele mesmo caco? Os jogadores de todas as seleções e criticos de todos os paises, colocavam o brasil como favoritos ao ouro!
Que falta faz um grande lider não?
Enfim, milagres acontecem, "vai que" Paula, Thaisa, Fabisinha e Dani desembestem e façam os melhores jogos de suas vidas, assim teremos chance de classificação.
Esperar para ver. E torcer cmo nunca!
JW, outra questão é q Giba, assim como a Ana Moser em 1996, tem um histórico, experiência. Vale a pena o investimento pq o cara é craque e líder. Mas a Natália ainda não tem essa história.