quinta-feira, 12 de julho de 2012

As palavras da Mari e o modelo Zé Roberto de gestão


Terra - "Craque de vôlei", Mari se vê injustiçada por corte e critica técnico



Essas são algumas notícias relacionadas à coletiva que a Mari deu hoje aos jornalistas.

Achei ótimo a Mari falar, principalmente porque trouxe detalhes que esclareceram duas questões. A primeira é a forma estranha, para não dizer insensível, com que o Zé Roberto anda fazendo os cortes. A segunda é para acabar de vez com os comentários sobre o mau relacionamento dela com o grupo e com a Sheilla, especificamente – comentários que, de tanto ler pela internet, eu, ingenuamente, acreditei.

************************

O jeito que o Zé Roberto está conduzindo esses cortes é de uma sensibilidade “cavalar”. Primeiro, dispensa duas jogadoras no aeroporto, quando tinham que enfrentar os jornalistas logo na saída. Depois, corta a Mari na surdina. Por que não estipula uma data e comunica a todas as jogadoras, feito homem, a decisão?

Ele deve ter criado um clima difícil de lidar na concentração. Não é esta a hora de mostrar que ninguém está garantido no grupo. Isso de colocar uma pressão na briga por posição tinha que ter sido feito antes, e durante todo o ciclo olímpico. Agora só serve para tensionar o ambiente.

************************  

Saque Viagem - Por Natália, ZR pretende divulgar lista em Londres

Primeiro, acho a Natália uma puta jogadora, diferenciada e importante para o Brasil, mas não a ponto de se esperar a sua recuperação até o último dia de convocação. Ela começou a saltar agora. Se não é no ataque, não vai ser no fundo de quadra que será útil.

O Zé está agindo como se ela fosse a nossa única salvação. É colocar um peso nas costas desta menina que não tem sequer condições físicas para aguentar. É surpreendente que o Zé Roberto não tenha tido a mesma paciência com a Mari, que está em melhor fisicamente e tem experiência.
 
E, segundo, a Mari chamou de "antiético", eu acho crueldade levar 13 jogadoras a Londres e decidir lá o último corte. É uma maldade com aquela que voltar ao Brasil fora dos Jogos. O Zé Roberto estende a esperança e ansiedade da jogadora até o último minuto. Faz a atleta vivenciar o clima da Olimpíada e depois corta o barato. Quem consegue fazer o seu melhor para disputar uma vaga em um ambiente tão instável e tenso?

25 comentários:

Rodrigo Jimenez disse...

Falou tudo Laura! A expectativa criada pelas jogadoras ao ir para Londres e entrar no clima de Olimpíada é muito grande e será realmente cruel para qualquer uma delas ser cortada no último instante. Agora só me resta torcer muuuito para que não seja a Brait, hehe (:

Eduardo Araujo disse...

OI gente, deixei um comentário no último post feito pelo Daniel do Lance aonde ele fala dos principais pontos da entrevista da Mari, assim que a TV Lance colocar no ar a entrevista eu aviso vcs.

Na entrevista ela deixa claro da surpresa no corte da Fabíola e que depois disso as jogadoras podiam esperar qualquer coisa da cabeça do ZR.

Ela também deu a entender que não entende muito bem os critérios do ZR em relação aos cortes e por fim chamou o técnico de antiético a conduta do treinador principalmente em cortar uma jogadora em Londres.

Quanto ao relacionamento com o grupo e principalmente com a Sheilla isso é feito por pessoas que querem se autopromover fazer as colunas deles terem vários comentários!!

Oq eu não entendo é que nas coletivas ou entrevistas do ZR, é que ninguém faz determinadas perguntas, como por exemplo quais os critérios dele na convocação e nos cortes, o cara é intocável.

Esse negocio da Natalina pode ser analisado de varias formas, uma delas é na base da sacanagem do jeito que ele fala nas entrevistas ela é a solução para todos os problemas do Brasil, agora se ele colocar ela e a mesma estando fora de ritmo não resolver e o Brasil perder ele pode falar para a imprensa, confiei nela e ela falhou jogar a menina para os leões e tirar o corpo fora.

Como ele fez em 2004 com a Mari ela errou as bolas, mas ele era o técnico, podia ter trocado de oposta, feito a inversão agido de alguma forma, oq ele fez foi jogar a garota para e imprensa e tirou o corpo fora, não protegeu sua jogadora.

Pra mim essa atitude de levar uma atleta e cortar ela um dia ou 2 antes das olimpíadas já mostra que esse cara não esta nem ai com as jogadoras, se der merda ele vai jogar elas para imprensa e tentar proteger o seu nome.

A seleção já tinha que estar definida, para que as jogadoras tivessem a tranquilidade necessária para poder melhorar e conseguir dormir a noite.

Anônimo disse...

Laura acredito que haja problemas de relacionamento com o grupo e inclusive com a Sheilla, mas a Mari não está em final de carreira para dar uma de doida e jogar no ventilador. Vamos ser realistas se ela fala que o grupo está dividido ou se está brigada com alguém ela vai ter que dizer o porquê, mas ela não ia se expor assim, porém quando ela diz que não concorda que o corte se deu por deficiência técnica e a história de "cortar o mal pela raiz" que mal é esse? ou o Zé como é superticioso acha que uma jogadora com deficiência técnica pode passar para outra pelo o ar e por isso é um mal a ser combatido.
E tirando a Mari um pouco de foco alguém acha que as jogadoras estão felizes a Fernandinha entrou ontem na seleção ficou com a vaga participando de poucos jogos sendo que ela e Venturini só têm igual o nome não credenciando a ela essa vaga meteórica, a Nathalia pode ser uma fofa mas alguém duvida que as jogadoras que podem perder a vaga para ela rezam todos os dias para que ela desista de ir, porque todo mundo sabe que ela vai a passeio ela mesmo disse que a canela ainda está sensível. Vão viajar 13 se ele levar as duas líberos vai ser mais da metade do time ansioso esperando o corte quando deveriam estar se adaptando ao país. Ao invés de cortar o mal o Zé semeou a discórdia não poderia alegar deficiência técnica tendo no grupo que ficou jogadoras se recuperando de lesão.

Eduardo Araujo disse...

Acabei de assistir uma reportagem no Sportv aonde eles mostram pequenas partes da entrevista da Mari, ela fala como foi dispensada e que liga para a Fabiana avisando e que no quarto da Fabiana esta a Sheilla que não acredita, fica abalada e começa a ligar para todas as jogadoras.

Depois disso um repórter da vai ate o CT da seleção e tem a coragem de perguntar para o ZR quais são os critérios técnicos para dispensa das jogadoras.

A resposta do ZR: "Eu preciso falar quais são os critérios? cada um tem o seu e pronto!".

Ou seja o cara da entrevista quando quer, responde oq quiser e não esta nem ai se acha o intocável.

Meu caro ZR concordo com vc que cada um tem o seu critério técnico, não vou discutir isso, mas pq vc não fala para a imprensa, jogadoras e torcedores quais são os seu critérios técnicos? ate por respeito aos torcedores e principalmente as jogadoras que não tem ideia do pq estão sendo dispensadas.

Para as jogadoras seria muito bom, pq as mesmas poderiam melhorar na próxima vez!!

Faça igual o técnico da Itália que dispensou a oposta deles, mesmo ela sendo a maior pontuadora no GP, ele chegou pra ela e justificou, falando: "o passe da Itália esta muito ruim por esse motivo vou precisar de opostas que também que ajudem no passe, por isso vou dar preferencia para essas 2 jogadoras e falou o nome delas."

Isso ZR se chama respeito, com as jogadoras!!.

Welmer disse...

Laura, também gostei muito da Mari ter se pronunciado sobre seu corte. Foi bom ela ter falado sobre esse problema de relacionamento que não existe, e eu, assim como voce, acreditei nesse boato.

Agora, não sei se o Zé faz bem em depositar tanta confianca na Natália, como muitos aqui, tenho minhas dúvidas sobre a recuperacao da Natália.

Eu critiquei, e continuo criticando o Zé por suas decisoes tomadas, mas ele está mais próximo das jogadoras e entende muito mais de volei do que eu, então acho que ele deve estar tomando as decisões corretas, mas gostaria muito que nesse próximo corte ele optasse pela Fabi, levando a Camila Brait a Londres.

Anônimo disse...

Por mais que ele entenda muito do seu trabalho, com certeza ele errando a mão na forma de cortar as jogadoras, está esperando a Nátalia porque está com remorso que colocou ela pra jogar antes da hora e ela precisou até fazer nova cirurgia, realmente ela joga muito, mas vale a pena todo esse clima? inclusive colocando ela como a salvadora, e as outras craques do time, também não são salvadoras? pode ser que traga o ouro e tudo isso seja esquecido, mas há algumas atitudes que realmente marcam as pessoas.

Pedro disse...

O principal comentário da Mari foi aquele em que expôs que o corte da Fabíola foi totalmente inesperado e que, depois disso, as jogadoras sabiam que tudo era possível (em termos de cortes). A Mari é uma jogadora fria, não bancaria a "simpática" com a Fabíola à toa. Se ela falou isso, é porque ela e as demais jogadoras davam como certa a presença da Fabíola. Aliás, o mesmo que todos nós achávamos. Mais uma vez, acho que a única explicação para os cortes e a atitude do ZRG é a tese levantada pela Julie: o que importa é Rio 2016.

Julie disse...

Caro Pedro... não consigo achar outra linha de raciocínio sem ser essa do foco no Rio 2016. É lógico que Londres é importante... mas tudo me leva a crer que eles estão pensando mais no futuro. Imagina a Nathália no auge da carreira em 2016 tendo de fazer sua estréia em Olimpíadas justo no Brasil caso ela não vá pra Londres?! Vejo na CBV um planejamento para os jogos do Rio. O caso da Nathália é um exemplo.

Como eu disse ontem... ZRG declarou que vai levar 12 + Natália... terrores psicológicos a parte com as jogadoras... achei muito esquisito isso!! Vamos ter uma coitada que vai ser cortada lá na Europa... ai que dor!!! Mas e o impacto que isso causa no emocional delas??!! O período é de preparação e foco nas Olimpíadas... e o técnico transformou o momento no pior de todos pra elas!!! Como que alguém consegue se preparar com a eminência de um corte??? Elas devem estar indo dormir sem saber onde vão acordar!!! Espero eu... que tudo esteja sendo feito as claras!!! Que o ZRG avise ao 13o elemento que ela está indo viajar 12 horas e pode fazer um bate-volta caso Natália se mostre 100% um dia antes do início dos jogos... Eu acredito muuuuito em energia! Se o 13o elemento sabe que pode ser cortado caso a atacante fique bem... que energia ela deve estar mandando?? Seria ela elevada espiritualmente a ponto de querer o bem da Natália??? Ou esta está rezando que a mesma não se recupere??? E se a coisa não tiver sido dita claramente a uma jogadora específica e todo o grupo estiver torcendo contra essa recuperação??? É essa a vibe que queremos a três palitos das Olímpiadas??? Como podemos brigar por medalhas se a maior briga de todas está sendo travada agora??? ZRG está megamente equivocado na maneira como anda levando as coisas! #falalogoporra!

De acordo com essa nota do Terra...

http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2012/noticias/0,,OI5896284-EI19861,00-Lista+olimpica+oficial+aponta+cortados+das+Selecoes+de+volei.html

... Brait e Sassá estão fora da lista oficial. O que me faz acreditar que ele vai mesmo levar 13 atletas... uma vez que só pode substituir alguem agora por questões médicas. Nathália está na lista e ela daria lugar a uma das duas... Resta saber quem!

Anônimo disse...

BORA PUXAR A HASHTAG NO TWITTER
#ZÉROBERTOFORA

Darci disse...

Laura, peço licença para disponibilizar o link do vídeo da entrevista da Mari:

http://www.lancenet.com.br/multimidia/?vid=89840be7c308fd4b6bd4ef308c8897fc

Está no site do Lance. Assim todo mundo pode ouvir as palavras da boca da própria atleta e tirar as suas conclusões.

Eduardo Araujo disse...

Oi gente, conforme eu falei estou colocando o link da entrevista da Mari, na integra.

http://www.lancenet.com.br/multimidia/?vid=89840be7c308fd4b6bd4ef308c8897fc

Julei também olhei esse link do terra, pelo que eu entendi a lista com as jogadoras que vão para Londres já foi entregue para o COB, entendi também que essas jogadoras, somente poderão ser substituídas por contusão!

Portanto pela lista do COB o time do Brasil será:

Levantadores - Dani Lins e Fernandinha
Ponteiros - Fernanda Garay, Jaqueline, Natália e Paula Pequeno
Opostos - Sheilla e Tandara
Meios de rede - Adenízia, Fabiana e Thaisa
Líbero - Fabi

Agora se o time esta definido, não sei pq tanto terror psicológico com as atletas.

Acho que o Brasil tem chances sim de ganhar uma medalha, poderíamos aumentar essas chances, já que considero a rede do Brasil com a Fernandinha uma rede baixa, onde o sistema defensivo vai sofrer, mas o time tem sim chances de ganhar uma medalha.

Em relação a teoria sobre as olimpíadas de 2016, tem primeiro que saber se o ZR vai continuar, tudo depende da colocação do Brasil nessa olimpíada, já que esse ciclo olímpico com ele no comando foi desastroso.

Em relação a preparar a Dani Lins pra 2016 se ele continuar se apresentando nesse nível, pode nem ser convocada mais para a seleção, caso o ZR saia da mesma.

Enfim ainda acho muita sacanagem colocar tanta pressão na Natália.

Julie disse...

Olha o que saiu no UOL:

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/07/13/sassa-e-cortada-e-ultima-vaga-do-volei-feminino-vai-ficar-entre-natalia-e-camila-brait.htm#comentarios

tete disse...

Não acho a tese levantada por 2016 válida, por alguns motivos: primeiro se for verdade a Brait foi cortada ela também é um das que estão chegando, segundo não vai ser a primeira competição internacional da Natalia e nem da Dani Lins pela seleção, existe um risco pequeno, mas um risco de Natalia se contundir gravemente então jogar esse suposto planejamento fora e o Zé estará comandando uma equipe feminina no Brasil, logo "não" poderá comandar a seleção feminina pois haverá conflito de interesses ele tentou ano passado, mas precisava que outros treinadores concordessem o que Bernadinho e luziomar não fizeram do mesmo modo que o Bernardinho não assumiu o EBX time masculino do RJ quando ele foi montando ele montou o time, mas não assumiu.
Sobre a entrevista da Mari ela está certa em só falar do Zé, se ela falasse que o clima estava ruim ia fechar as portas para a seleção ou para grandes times ou acham que alguém quer contratar uma atleta que fica falando dos problemas internos do time e ela disse que não existia mais a relação extra quadra com o Zé a muito tempo.

Laura disse...

Se for verdade o q está escrito no UOL, menos mal. Ao menos ele deixou claro as condições para a Brait.

Mas igual, ele está fazendo um jogo que pressiona demais a Natália e a coloca em um nível muito acima das outras jogadoras.

Fora que não deixa claro qual a intenção dele. Brait e Natália são jogadoras completamentes diferentes. Se a questão fosse entre Brait e Sassá, faria sentido.

Como a Natália fora, ele assume um jogo mais técnico. Natália dentro, mais ofensivo. Sei lá...

Eduardo, concordo com vc. O Zé não deixa claro as razões dos cortes e se cada um tem um critério, pq não diz os deles?

Paulinho Adorador disse...

Realmente ninguém consegue entender as últimas posturas do ZRG. Não sei como está clima em Saquarema, mas com certeza não é dos melhores.
Ao apostar todas as fichas na Natalia o Zé se esquece que o volei é um esporte coletivo, no qual o talento individual não resolve nada. Sábias palavras da Mari:"Não é só a Natalia que é essencial, todas são essenciais."

Welmer disse...

O que venho comentar, foge do assunto em questão, mas gostaria de elogiar o interessante documentário exibido pela ESPN, sobre o volei feminino na olimpíada de Atlanta, expondo as causas da grande rivalidade entre Brasil e Cuba, foi muito legal ter conhecimento e ver momentos desse grande jogo que não tenho lembrancas, por ter acontecido quando eu era um menino de 2 anos.

Foi muito legal ter visto depoimentos das jogadoras cubanas, dizendo que o xingamento às brasileiras era uma estratégia para desestabilizar as jogadoras do Brasil. Pra quem não viu fica a dica. A ESPN Brasil vai reprisar o documentário às 16h, horário daqui de Manaus, então às 17h horário de Brasília.

Julie disse...

People... independente de qualquer coisa... é isso que a gente quer!!! Seja lá com quem for... acho que devemos dar o voto de confiança e mandar energia pra que isso se repita...

http://www.youtube.com/watch?v=BdVV3FyuIVo

Julie disse...

E esse então...

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=fca_KHXIXMg

Quero chorar de emoção de novo!!!

Laura disse...

Welmer, valeu pela lembrança. Quero muito assistir a este documentário. Nossa, foi a primeira Olimpíada que acompanhei o vôlei feminino e fiquei arrasada com a derrota da seleção.

Julie, sem dúvida!

Renato disse...

Laura, mais uma vez você foi super correta e coerente em seus comentários. Também achei muito legal a Mari ter se pronunciado, ao meu ver uma prova do seu amadurecimento quanto atleta (ela me pareceu muito segura do que estava falando e também por não ter tocado na questão de relacionamento do grupo).
Acredito que tudo que o sr. Zé Roberto está fazendo vai repecurtir negativamente na seleção e o pior de tudo, é ouvir o discurso de bom moço dele (que sinceramente já me enganou no passado, mas agora depois dessas melecas que ele anda fazendo, já não me engana mais). Natália é uma ótima jogadora, mas acho difícil nas atuais condições decidir uma partida de nível olímpico. Lamento pela Brait (que na minha opinião estava melhor que a Fabi) e pela Sassa também (apesar de acreditar que o tempo dela na seleção já estava passando).
Agradeço também ao Welmer pela dica do programa. Também chorei muito com as derrotas para Cuba daquela geração que colocou o Brasil entre as grandes potências mundiais do volei.

leonardo disse...

Laura, antes de mais nada repito que o corte mais coerente seria o do proprio tecnico, Ze' e' que deveria ser cortado e dar lugar para outro... Muitos tem duvida sobre qual o criterio o Ze' tem usado para os cortes: o criterio dele tem sido o egoismo, o Ze' nao pensa em nenhum momento nas jogadoras, ele so' pensa nele mesmo! O Ze' nada mais e' do que o reflexo de como e' a politica brasileira: SUJA, CINICA, CRUEL e,acima de tudo, ANTIETICA. Concordo quando a MARI diz que levar Natalia para Londres e' antietico. E' pra la' de antietico, uma jogadora que esta' fora de atividade, que nao jogou a SUPERLIGA e que nao disputou nenhuma partida oficial em 2012 tirar a vaga de uma jogadora que esteja bem fisicamente, como o Ze' pode explicar esse criterio??? O Ze' esta' ENDEUSANDO a NATALIA, transformando em uma SALVADORA DA PATRIA, colocando num pedestal! O volei e' um esporte coletivo, o Ze' nao pode criar um clima de tensao na selecao deixando claro que a NATALIA e' a jogadora mais importante que as outras, o ZE' ao mesmo tempo supervaloriza a NATALIA e menospreza as demais jogadoras! O Ze' esta' fazendo com a NATALIA a mesma coisa que fizeram com o RICARDINHO na selecao masculina: ENDEUSARAM o cara e ele FORA-DE-FORMA esta' dando vexame. Foi justo cortar o MARLON para levar um RICARDINHO fora de forma? Seria justo levar a NATALIA e deixar uma jogadora em plena forma fisica a ver navios? Concordo tambem qdo Mari diz que depois do corte da FABIOLA criou uma tensao nas jogadoras no sentido de que tudo poderia acontecer, pq nenhuma jogadora esperava o corte da Fabiola, acho que ate' mesmo a DANI LINS ficou surpresa com o corte da FABIOLA. Alias, seria interessante que Fabiola tbem desse uma coletiva comentando o seu corte.
Ze' e egoista e so' pensa nele: prejudicou primeiro o UNILEVER e depois o SOLYS ao nao liberar as jogadoras para disputar o MUNDIAL de CLUBES, so' para ter uma revanche pessoal em GUADALJARA contra as cubanas que derrotaram o Brasil no PAN do RIO. Com essa atitude ele foi disputar a COPA do MUNDO com as jogadoras ESTOURADAS, enqunato os EUA foram com o time B para o PAN e time ficou treinando especificamente para a COPA do MUNDO onde ficaram com a PRATA e conquistaram a vaga olimpica. Ja' que o Ze' e' tao egoista e antietico e ja' ESTOUROU varias jogadoras tanto FISICA qto PSICOLOGICAMENTE ta' na hora de ele ser cortado!

Welmer disse...

Só pra passar a informacao completa, a reprise será neste sábado, no horário citado.

Anônimo disse...

" Por que não estipula uma data e comunica a todas as jogadoras, FEITO HOMEM, a decisão? "

kkkkkkkkkK ARRAZOU LAURA!

Nem no colégio se faz corte assim.

leonardo disse...

Ze’ esta’ agindo como aquele personagem do desenho animado “DICK VIGARISTA”, passando por cima de tudo e de todos p/ conquistar seus objetivos pessoais… Nao sou contra os cortes, mas sou contra a maneira de como eles vem sendo feitos de forma cruel ou obscura, seja no saguao do aeroporto, seja na concentracao depois que as jogadoras foram dormir. O Ze’ tem tido atitudes inescrupulosas gerando tensao e inseguranca nas jogadoras, nao existe espirito de grupo qdo ele deixa bem claro que uma jogadora, a NATALIA, e’ muito mais importante do que qualquer outra. Reconheco o potencial da NATALIA, mas essa olimpiada nao e’ p/ ela, ela nao jogou ainda esse ano, nao mostrou em quadra, em jogos oficiais que merece estar entre as 12, isso nao e’ justo com as demais jogadoras que estao bem fisicamente. Sou tbem contra a forma que ele usa p/ convocar e benficiar seu time CAMPINAS ou algumas jogadoras queridinhas dele que foram reservas em seus times, caso de: ANA TIEMI, SUELEN e JU PERDIGAO. Enquanto ele benficia o CAMPINAS pondo as jogadoras p/ treinar na selecao, nao podemos esquecer que ele “CAGOU” p/ UNILEVER e SOLLYS, que sao os times que mais investem no volei na questao do MUNDIAL de CLUBES. Acho que o Ze’ anda sendo muito anti-etico em varios aspectos. E se p/ conseguir resultados tiver que agir assim qual e’ o valor desse resultado? Teno certeza que o Brasil nao leva OURO nessa olimpiada, pois assim como fez no masculino que conquistou o OURO em 92 e se perdeu em seguida, no feminino esta’ acontecendo a mesma coisa: nao vejo a selecao brasileira com um espirito de equipe. O Ze’ nao estimula o espirito de equipe, pois ao privelegiar umas e detonar outras e’ impossivel que haja esse espirito de equipe. Por mais que vc tenha CRAQUES em um time, o volei e’ um esporte coletivo em que “todas” as pecas sao importantes: a NATALIA sozinha, mesmo que estivesse com 100% de sua forma fisica nao ganha olimpiada sem uma boa atuacao das liberos, levantadoras, meios-de-rede etc… Do jeito que as coisas estao indo fica dificil torcer p/ um time comandado pelo Ze’ Roberto… Torco ainda em consideracao as jogadoras, pq pelo tecnico nao torceria.

Aline disse...

O ZRG parece o Boneco Assassino que transformou a fase de cortes pre-olimpica num "Filme de Terror": a qualquer momento e em qualquer lugar, sem muitas cerimonias a proxima vitima(jogadora) pode levar uma facada nas costas. Esse negocio de levar 13 jogadoras p/Londres parece ser um desgaste desnecessario. Naum tenho nada contra a Natalia, mas sem estar bem fisicamente ela sequer deveria tomar a vaga de uma jogadora que esteja em plena forma. A mesma coisa serve para a Suelen, obesa como se encontra, nunca deveria estar vetindo a amarelinha.