Sollys nas alturas!
Fábio Rubinato/AGF
Há pouco do que se falar da partida em si. Sollys e Unilever foram previsíveis: o time paulista nas suas qualidades, o do Rio nas suas falhas.
Ou seja, o Osasco brilhou na defesa e no saque. Hooker e Tandara comandaram o ataque do time. Enquanto do outro lado, o Unilever penou na recepção e no ataque, em mais uma partida ruim da Régis e da Mari.
***************************
O Osasco foi impecável. Agressivo desde o início, não deu oportunidade para o Unilever respirar. Foi um show de bola.
Fica impossível escolher uma jogadora como destaque da partida, todas tiveram a sua importância e está aí a força maior da equipe: um grupo de peças fortes e que funcionou muito bem como conjunto na fase final da SL.
A Superliga foi para o melhor time, sem dúvida. Aquele que cresceu no momento decisivo, que foi o mais equilibrado e regular.
***************************
Deve-se destacar o trabalho da direção e comissão técnica em formar o melhor elenco da Superliga. O patrocinador investiu e deu oportunidade para o Luizomar ter um grupo com diversas opções de composição.
Adenízia, Fabíola, Brait e Jaqueline, se destacaram praticamente durante toda temporada. Hooker, Tandara e Thaisa cresceram com a equipe na fase final. Desta forma, foi muito merecido os prêmios que as 3 primeiras atletas receberam, uma forma de coroarem o campeonato que fizeram.
***************************
O Bernardinho não concorda que a Fabíola tenha sido a melhor levantadora da SL. Venturini, é claro, era a opção dele para o prêmio. Ele também reclamou que a CBV não fez sequer uma homenagem à jogadora.
Quando a Fernanda se aposentou pela primeira vez, ela recebeu todos os elogios e reverências possíveis da mídia, torcedores e etc. Não lembro se a CBV fez alguma coisa ou não, sinceramente. A questão é que não dá pra ficar homenageando cada vez que a Venturini resolve voltar a jogar e se aposentar. Ela já tem e sempre terá todo o reconhecimento do mundo do vôlei.
E acho que o prêmio para a Fabíola caiu em boas mãos. O trabalho com o Luizomar fez muito bem a ela. O treinador falou uma coisa importante ao final da partida: temos que valorizar quem está aí, quem é a nossa realidade e futuro. E Fabíola foi valorizada pelo time do Osasco e deu de presente ao time ótimas atuações.
Comentários
O SAQUE do SOLYS foi muito inteligente, buscou incessantemente MARI e REGIANE desde o inicio do jogo, não era um saque muito forçado era um saque tático buscando o ponto FRACO do UNILEVER: suas ponteiras-passadoras, ou seja não forçaram muito,erraram pouco, atingiram o ALVO CERTO e GANharam fácil o JOGO DESTRUINDO O PASSE DO UNILEVER.
Acho que a final seria muito mais interessante com um confronto VOLEI FUTURO e SOLYS. Outra coisa RIDÍCULA foi o fato de a final ter sido no RIO, teria que ser em OSASCO, o mais justo é a equipe de MELHOR CAMPANHA decidir em CASA, a torcida, o patrocinador e otime merecem decidir em CASA!!! Depois que o ZE´ROBERTO convocou DANI LINS E SASSÁ, não duvido nada que ele convoque a MARI tbém.
Tá na cara que DANI LINS e MARI fizeram uma PÉSSIMA COPA DO MUNDO e uma SUPERLIGA MEDÍOCRE: NADA JUSTIFICA A CONVOCAÇÃO DELAS!!! Enquanto à SASSÁ ela não chega aos pés nem da SONINHA sua companheira de equipe, se fosse p/ convocar alguém do SESI, que convocasse a SONINHA e a MICHELE DALDEGAN que são as melhores do time e não DANI LINS e SASSÁ.
É justo convocar MARI e SASSÁ, enquanto PONTEIRAS-PASSADORAS como GABI, SUELE e SONINHA ficam de fora???
Qual o critério o Zé adota p/ convocar??? PANELA??? Vale ressaltar que RÚSSIA e ITÁLIA vem com PONTEIRAS-PASSADORAS do NÍVEL de ARTAMONOVA e COSTAGRANDE, enquanto o ZÉ insiste na panela com MARI,SASSÁ e DANI LINS.
Em relação à premiação,mais do que merecido o MVP à FABÍOLA: jogadora vibrante, líder nata, soube distribuir muito bem o jogo e usar as melhores opções sempre e terminar o jogo com uma bola de meio indefensável com a TAISA para coroar sua BELÍSSIMA atuação. Mas FABÍOLA não é só levantamento, ela ajuda muito no bloqueio,na defesa e no saque, além de motivar o resto do time todo com seu poder de liderança.
SHEILA foi uma andorinha só no UNILEVER, sem passe VENTURINI pouco conseguiu jogar com as MEIOS, e como REGIANE e MARI não viravam as bolas de segurança só restava a SHEILA mesmo… Sheila atuou como uma MARTIR nas bolas de pontas de UNILEVER, mas tbem nao podia fazer milagres. SHEILA tentou ajudar como pôde seja no saque, no bloqueio e na defesa. Mereceu e muito os premios de melhor atacante e sacadora, pois teve que levar sozinha nas costas a responsabilidade que seria de 3 ponteiras.
BRAIT dispensa comentários: PASSE eficiente e preciso, dá total confiança ao resto do time.
ADENÍZIA: verdadeiro paredão repetiu na SUPERLIGA o prêmio que já havia ganhado no CAMPEONATO MUNDIAL com o SOLYS em DOHA/2011.
O que SASSÁ está fazendo entre as premiadas??? Ela não foi a melhor defensora dessa SUPERLIGA mesmo, até VENTURINI,com 41 anos,estava defendendo melhor que a SASSÁ nessa superliga… Não achei merecido o prêmio de melhor defesa p/ela não.
Em relação a Unilever Bernardinho tem que deixar o chororo de lado e montar uma equipe mais homogênea. Achei que ele confiou muito em Fernanda, Mari e Sheila, mas principalmente as duas últimas não renderam tudo o que poderiam render (fica aí um questionamento, por que?).Sem dúvida são grandes jogadoras mas nesta SL estiveram muito inconstantes, ao meu ver ficaram devendo). O Rio não tem banco, não tem alternativas e com isso depois do baile que tomou no primeiro set, não teve como reagir.
Laura, quanto aos animadores, ocorreu mais ou menos como o Anônimo havia nos dito. Os animadores da CBV ficaram com o microfone a maior parte do tempo e o do Osasco e da Unilever se alternaram durante os tempos. Ah e cada um comandou a entrada de sua equipe em quadra. Achei que hj o microfone estava um pouco mais baixo, menos mal !!
Fabíola sobrou em quadra mostrando maturidade e evolução, comandou a partida variando as jogadas e driblando as centrais adversárias. Longe de ser uma jogadora brilhante mostrou que com trabalho e dedicação é possível ir longe, Fabíola merece a ser titular em Londres.
Camila Brait é a melhor líbero brasileira, sobrou em quadra será que o Zé Roberto assistiu o jogo?
As centrais Adenízia e Thaísa foram intocáveis na rede. Adenízia a nossa cubana, mostrou força e concentração durante toda a superliga. Thaísa que nos últimos jogos andou abaixo de todo o time no ataque e no bloqueio, porém, sempre estando ali sacando como ninguém e desequilibrando o passe das adversárias teve papel decisivo na final e voltou a ser aquela jogadora que conhecemos, fez estrago no saque, brilhou no bloqueio e atacou com potência e atitude tanto que pediu a última bola e virou. Aliás foi lindo ela dizer no fim do jogo que alguns ligados ao time do Rio de Janeiro disseram que iriam parar as torres gêmeas, e cadê?????. Os 3×0 dizem tudo.
Tandara mostrou toda a evolução que uma jogadora deve ter, oposta adaptada de ponteira evoluiu com a equipe e passou bem, infinitamente melhor que Mari e Regiane jogadoras da posição. Sem falar do seu poderio no ataque.
Jaqueline é outra que merece elogios atuou bem na maioria dos jogos e no começo da superliga levou o time nas costas. Jaque é a jogadora mais completa do Brasil. Dá volume de jogo, possui um grande passe e um potente ataque. É um crime chamar tal jogadora de Jaquetoco ou Toqueline.Tanto que quando Tandara errou um passe ela disse a colega para ficar tranquila e ela assumiu a linha de passe e passou com categoria, deu aula a Mari e Regiane.
Hooker é a melhor oposta do mundo e merecia o prêmio de atacante da temporada 2011/2012. Vai ser difícil parar os EUA com essa grande jogadora.
Luizomar merece elogios a equipe é o seu retrato o da humildade. Ele é sereno e inteligente taticamente e não é dado a holofotes.
Do lado do Rio sobrou soberba e faltou jogar bola. Mari e Regiane são horrendas no passe e não compensam no ataque e não merecem comentários. Não sei o que passou na cabeça desse pessoal ao liberar Suelle.
Fabi sumiu e é preocupante vê-la em quadra, vai ser difícil andar com ela em Londres.
Só Sheilla, Waleskinha e Juciely merecem elogios. Sheilla por ter sido decisiva mesmo abaixo do que pode render jogou bem. Waleskinha pelo passe, defesa e sintonia com Venturini, só lhe falta bloqueio. Juciely por ser uma jogadora que salta bastante e tem um bom bloqueio. Amanda não faz milagres.
Fernanda, mesmo sendo uma das melhores jogadoras de todos os tempos precisa entender que aposentadoria faz bem a qualquer um e que salto alto não cai bem a ninguém.
Assim como Osasco é o retrato de Luizomar o Rio é o retrato de Bernardinho que caiu com toda a soberba que carregava.
Ao Rio de Janeiro cabe meus parabéns, pois, chegar a final sem atuar bem é um grande feito. Sem chiliques pessoal, sem atuar bem sim. O time carioca só ficou 19 jogos sem perder pela camisa, isto é fato. Foi só perder no returno para o Vôlei Futuro para todos perceberem que o time não era imbatível, o Osasco só sacramentou aquilo. Depois vieram os playoffs e a derrota para o Mackenzie só confirmou, pena que o jovem time tenha sentido tanto em jogar no Maracanãzinho. Na semi pegou o Vôlei Futuro que no primeiro jogo simplesmente não entrou em quadra, no segundo jogo o time de Araçatuba mostrou todo seu poderio. Só que na última parcial mesmo jogando melhor nos três sets o time de Paulo Coco amarelou nos momentos decisivos.
Assim chegou a final e foi atropelado pelo Osasco.
E por fim é um desrespeito assistir a uma transmissão tão parcial quanto a da Rede Globo. Era nítida a torcida para o time carioca a cada erro da equipe de bernardinho os comentários exclamavam que pena. E as bolas de segunda. A de Venturini são narradas aos orgasmos múltiplos enquanto que a da Fabíola passou despercebida.É uma pena assistir a uma transmissão totalmente tendenciosa.
RECADO A BERNARDINHO: Sua digníssima esposa não foi a melhor da posição. Sei que já estava tudo preparado para ela ser coroada com a vitória de vocês só ficou faltando avisar ao Osasco comandado pelas mãos da melhor levantadora da temporada 2011/2012 Josefa Fabíola.
Não gosto de falar mal de ninguém mas há algo errado nessa reclamação do Bernardinho, talvez ele deva melhorar sua convivência com membros da CBV pois se ele desejava homenagear a esposa, que ela realmente merece, bastava conversar - dar um toque, caso ele tivesse boas amizades. Tudo se resolve com diplomacia, bons contatos, simples.
E também acho que a Fabizinha já não é mais a mesma. Gostei muito da Michele do Sesi, muito mais do que da Tassia. Camila Brait também está sobrando em quadra.
Todas as jogadoras foram bem, mas tiveram alguma que se sobressaíram como a Hooker, a Fabíola e a Camila Brait. Adenízia, Jaqueline e a Tandara foram muito bem durante a toda Superliga, e bem regulares nessa final. Thaísa nessa final jogou tudo o que não tinha jogado a Superliga inteira. Como disse toda a equipe jogou bem e não deixou a equipe da Unilever jogar. Não concordei com o comentário do Bernadinho no final do jogo. Pra mim Fabíola foi melhor que a Fernanda Venturini. Com a volta da Fabíola, no início do segundo turno, a equipe osasquense ganhou mais consistência no seu jogo. Muitos questionam a Fabíola como levantadora, que ao meu ver é uma boa levantadora, não do mesmo nível que a Fernanda Venturini e a Fofão no auge de suas carreiras, mas pra mim é a melhor opção pra ser titular da seleção, e o fato de ter sido campeã da Superliga vai dar confiança a ela. Foi muito bom ver a Adenízia, a Jaqueline, a Thaísa, a Camila Brait e Fabíola jogarem tão bem essa final, acho que vai dar um gás a mais para elas na seleção.
***Vai ser difícil parar a Hooker. Espero que as jogadoras do Sollys/Nestlé tenham gravado o modo como ela joga.
Bernardinho é que ele dá a entender que o Vôlei brasileiro deve muito à Fernanda e por isso a obrigação de homenagear mas... e as outras jogadoras? Por que homenagear apenas a Fernanda?
E, confesso que torci muito para o Sollys vencer, agora me sinto meio órfã, acabou a SL e as Olimpíadas ainda demoram...
Outra que merece o troféu abacaxi e D. Leila. Como fui ao Maracanazinho não assiti pela TV, mas lendo alguns comentários e conversando com alguns amigos que assitiram pela TV, todos relataram que a moça torceu descaradamente pelo time do Rio - tem que avisar para ela que comentarista tem que ser imparcial. Já não a considerava boa jogadora e pelo que já vi de seus comentários nem ara comentarista ela serve. Poderia tentar a sorte como babá lá da família Rezende. Lamentável !!!
Graça, tb não acho correto essa coisa do ginásio ser escolhido antes. Como as opções são poucas (Rio, São Bernardo, Minas) e o Unilever está sempre nas finais, as chances de um time ser beneficiado são maiores. E ainda desprivilegia a campanha, a cidade e os torcedores q abrigam o time... Ao menos, como Renato informou, os animadores foram divididos igualmente.
Renato, eu tb acho desprezível a forma como o Bernardo trata as jogadoras. Me lembro de uma vez ele chamar a Sassá de filha da puta.
Sandro, eu tb torço para q a Fabíola mantenha a confiança na seleção. O Luizomar encheu a bola dela, q o Zé não a deixe insegura!
Quanto a Dani Lins eu acho que ela não é ruim, mas é inferior a fabiola, se na seleção ela já sentia uma pressão por ter a fabiola como sombra, agora a coisa vai ficar pesado para o lado dela.
Engrçado, tb tive esta imagem do Sollys parecido com a seleção de 08: voando fisicamente e com a certeza da vitória. Agora, a sua comparação ficou perfeita com o Unilever sendo a sel do ano passado! Mto bom!
E acho q vc está certo, o Luizomar merece este reconhecimento.
Laura, estou ansioso para o resultado da seleção da superliga !!
Em relação ao local da decisão, concordo com o ponto de vista da Graça e ao seu, acho injusto o Osasco, com a melhor campanha, decidir na cada do Unilever (foi bem claro que o número de torcedores do Rio era maior do que o do Osasco, porém não mais animado), mas não podemos esquecer que isso é acordado entre os clubes antes da competição quando ninguem sabe quem serão os finalistas. Eu como carioca, mas torcedor de Osasco, adorei a decisão no Maracanazinho (que diga-se de passagem é um templo do voleibol mundial), só acho que a distribuição de ingressos deveria ser proporcional a classificação na primeira fase. Fiquei sabendo lá no Maracanazinho que muita gente de Osasco queria vir mas não conseguiram comprar ingresso, e olha que veio muita gente de lá juntando-se ainda os torcedores aqui do Rio.
Laura, gostaria de saber sua opinião e dos demias participantes sobre uma questão que me deixou bastante pensativo nesta SL. O que houve com o rendimento da Mari e Sheila? Não podemos negar que são duas grandes jogadoras, mas me pareceram sem vibração, inconstantes, sei lá achei muito estranho mesmo. Tenho alguns palpites:
Segue o que penso sobre o assunto:
Fato de jogar com a Venturini depois de tudo que ocorreu em 2004;
Doença da vó da Sheila;
Não ter gostado ou se adaptado a forma de trabalho do Bernardinho;
Estresse físico; Problemas extra quadra.
Talvez também pode ser uma impressão minha errada. Gostaria de saber, se possível, um pouco da opinião de vocês sobre o assunto.
Já o Osasco, enfim, jogou como um grande time de excelentes jogadoras. Ganhou merecidamente na força do conjunto, na alegria e companheirismo, na fase inspirada da FABÍOLA! LUIZOMAR está a milhões de anos-luz atrás do BERNADINHO no aspecto qualidade técnica, mas trata suas jogadoras como gente! Sou torcedora do Unilever, fã da SHEILLA e admiradora da VENTURINI como levantadora, mas dou parabéns ao Osasco!
Não torço para o Sollys mas quero elogiar o Luziomar que vem mudando de postura, não precisa agredir ninguém como Paulo coco e nem ofender como Bernardinho, mas parou de ter aquela postura conformada em quadra quando otime está perdendo não dá para o tempo todo ficar passando a mão na cabeça das jogadoras e ficar conformado com as derrotas.
Essas, pra mim, seriam ótimas opções de jogadoras, que tem potencial para serem grandes jogadoras, para compor uma "seleção B" ou "seleção de novas", como preferir:
Levantadoras: Claudinha (Minas), Juliana Carrijo (Praia Clube), Ana Tiemi (Vôlei Futuro), Roberta (Unilever);
Opostas: Ingrid (Mackenzie), Monique Pavão (Praia Clube), Lia (São Bernardo), Ivna (Sollys/Nestlé) e Ju Nogueira (Unilever);
Ponteiras: Gabi (Mackenzie), Pri Daroit (Mackenzie), Thaisinha (Mackenzie), Suelle (Praia Clube), Dayse (Praia Clube), Samara (Sollys/Nestlé), Amanda (Unilever);
Centrais: Carla (São Caetano), Natasha (Minas), Letícia Hage (Mackenzie), Andreza (Vôlei Futuro);
Líberos: Tássia (Minas) e Michelle Daldegan (SESI)
Renato, acho pouco provável q elas não tenham se adaptado com o Bernardo já q é o segundo ano com ele. Se fosse isso, ano passado já se apresentariam os problemas. Acredito que seja mais aquilo q a Luh falou, dos problemas físicos e extra-quadra. A Mari já há algum tempo tem estado "meia-boca" fisicamente, acumulando lesões e problemas. Acho q isso a deve estar travando. E quem sabe o q Sheilla e Mari precisam seja de umas boas férias?