Hooker - Adenízia - Garay; Jaqueline - Walewska - Venturini; C. Brait; Bernardinho
***********************
Meios de rede: Adenízia (Sollys/Osasco) e Walewska (Vôlei Futuro)
As centrais foram as escolhas mais fáceis: Adenízia (32 votos) e Wal (30) ficaram anos-luz à frente das demais na nossa votação.
A meio-de-rede do Osasco teve um ótima temporada se destacando no bloqueio, principalmente. Sai na frente na disputa por uma vaga na seleção. Aliás, está melhor não só do que a sua concorrente direta, a Jucy, como as titulares Thaisa e Fabiana (pelo pouco que jogou na Turquia).
Já a Wal não aparece entre as melhores nas estatísticas da CBV, mas quem acompanhou a SL constatou a importância desta jogadora para o Vôlei Futuro. A experiência, a liderança junto com a qualidade no ataque tornaram a central uma referência no time. Ótimo vê-la de volta jogando no Brasil.
**************************
Levantadora: Fernanda Venturini (Unilever)
No levantamento, páreo apertado: Venturini recebeu 19 votos enquanto que Fabíola 16.
Já discutimos aqui a excelente fase da Fabíola. Confiante, ela brilhou nos jogos finais. Mas, sem dúvida, ela esteve cercada de um time muito bem armado que a deixou à vontade para que desenvolvesse seu jogo.
O mesmo não aconteceu com a Fernanda. Talvez tenha sido este o motivo para que aqui a escolha tenha sido pela Venturini. Com uma linha de passe mais pra lá do que pra cá, a imortal levantadora teve que usar de toda a sua habilidade para fazer seu time jogar.
E, pra quem já a viu atuar antes, percebeu que a Venturini não é mais a mesma. Vimos erros de levantamento, desacertos com as atacantes que eram raros de se ver quando ela estava na sua melhor forma. Mesmo assim, ela continuou capaz de tirar da cartola jogadas velocíssimas com as centrais quando o passe era uma verdadeira m....
**************************
Pontas: Jaqueline (Sollys/Osasco) e Fernanda Garay (Vôlei Futuro)
Jaqueline e Garay lideraram nas pontas, com 24 e 23 votos respectivamente. Paula correu por fora com 16.
Como uma das participantes do blog comentou, é este par que desejo ver na seleção. Para as duas jogadoras foi uma temporada de amadurecimento. Para Jaque, foi a oportunidade de se consolidar como uma das atletas mais completas do Brasil. Para Garay, foi o momento de voltar para o Brasil e confirmar sua capacidade de comandar o ataque de um grande time. É a melhor atacante brasileira no momento.
**************************
Líbero: Camila Brait (Sollys/Osasco)
Brait recebeu 27 votos, 12 a mais que a colega titular da seleção, Fabi.
Mais uma Superliga em que a líbero do Osasco brilhou. Muito do bom desempenho do time no fundo de quadra se deve a ela. O que mais gosto nela é o equilíbrio e os movimentos “limpos”. Para ser uma grande líbero não é preciso defesas espalhafatosas. (numa viagem minha, ela é o Van der Sar, goleiro holandês, das líberos. enfim, deixa pra lá...)
Há uns dois anos ela bate na porta da seleção, mas o Zé não a deixa entrar. Ela tem merecido este espaço. Mas, ao contrário dos outros anos, a diferença para a Fabi desta vez não me parece tão clara. A líbero do Unilever recuperou o bom jogo e fez uma grande SL.
Acho que a disputa, desta vez, vai ser mais equilibrada. Mas se o Zé não deu chance à Brait quando o desempenho dela era muito melhor ao da Fabi, não acho que vai ser agora.
**************************
Oposto: Hooker (Sollys/Osasco)
Para oposto, a disputa foi apertada entre a norte-americana Hooker e a jovem Ingrid. 18 a 15 foi o resultado final.
Imagino que esta deve ter sido a escolha mais difícil de se fazer, mas não por excesso de opções, pelo contrário. A Hooker conquistou o lugar nesta nossa seleção pela fase final. A norte-americana demorou para embalar no Osasco. Mas quando embalou, foi aquilo que se esperava de uma oposto: a bola de segurança na hora do sufoco. É uma jogadora fora-de-série que esperamos continue aqui no Brasil.
Só para constar, Ingrid foi a revelação desta SL. Mesmo de estatura baixa, ela se se destacou no ataque e no bloqueio. Ainda bem que existem clubes como o Mackenzie que dão espaço para jogadoras como ela entrarem em quadra e aparecerem.
**************************
Treinador: Bernardinho (Unilever)
E, para treinador, outra disputa apertada. Bernardinho, com 15 votos, foi acompanhado de perto por Talmo, com 13 votos. Mais atrás, Spencer Lee, com 11.
Com todas as antipatias que se possa ter por ele, o Bernardinho é o melhor técnico brasileiro. Com um elenco meia-boca ou repleto de estrelas, ele é capaz de levar igualmente os dois a uma final. Neste ano o elenco – titular, ao menos – era muito bom, mas esteve descontado. Assim sendo, ele conseguiu empurrar o time ao seu limite e chegar à final mesmo com todos os problemas físicos e técnicos do grupo. |
Comentários
Como você disse com relação as ponteiras, espero que essa seja a dupla titular nos torneios que estão por vir, já que estão em melhor fase e já possuem um maior entrosamento com a Fabíola.
Agora, com o término da Superliga, é torcer para que a nossa seleção chegue brigando por títulos nos torneios que disputar, principalmente no olímpico.
A foto do Bernardinho tá D+ Kkkkkkkkkkkkkkkk morri!
Crowley
Laura, muito legal vc ter levado a idéia da eleição dos melhores da SL 2011/2012 no seu blog e também a participação de todos. Parabéns !!
Volto a repetir, este espaço é um dos poucos em que os participantes entendem realmente de voleibol e não há bairrismo, fãs alienados(as).
Espero que mesmo com o fim da superliga vc continue postando mais coisas sobre esse esporte que adoramos.
Gostaria de ver este time escolhido por nós jogar junto!!! Será que daria certo???
No mais, fiquei feliz demais em ver a postura e todo o voleibol que a Thaisa jogou na final: atacou bem demais (com raiva, força, inteligência), bloqueou, recebeu bolas e defendeu também. Gosto demais dela, e percebo que a "velha Thaisa" está voltando!!! Graças a Deus!!!
Abraços e obrigado por dar a nós, amantes do vôlei feminino, este espaço democrático e inteligente.
somente com uma pqna excecao, a levantadora...
nao querendo dismerecer o trabalho da Venturini, entretanto como ha de si concordar ela nao joga + coo jogara, como fora conhecida como melhor jogadora do sec. passado.
Nessa SL foi a estrela de Fabiola q brilhou, apesar de algumas falhas na final, sua audacia e rara habilidade fizerm com que ela ajudasse o Sollys a ganhar + um titulo....
e sem palavras em relacao a Camila Brait, com crtza ela foi espetacular com suas defesas mais que extraordinarias. Queira muito que ela tivesse a oportunidad de mostrar seu grande trabalho na selecao, sem deixar de reconhecer tudo q a Fabi ja fez pela selecao....
espero que realment nossa selecao va com tudo p este proximo torneio e venha assim reafirmar sua posicao.
Mas segue agora oq a Hooker colocou no blog dela.
Confiram abaixo o texto completo da jogadora que postou no domingo (15/04), um dia depois da final:
Sollys Osasco CAMPEÃO da Superliga 2011-2012 Superliga!!
Essa temporada foi muito abençoada. Trabalho duro, determinação, lesões, doenças e algumas derrotas: isso tudo nos levou até o título. Posso dizer honestamente que essa equipe trabalhou muito. Depois de perder para a Unilever por 3 a 0 na temporada passada, isso só prova que esse time tem coração e que estava determinado a trazer o troféu de volta para Osasco.
Triste que eu tenha que sair. Essa será uma lembrança que eu nunca vou esquecer. Sou atleta profissional há dois anos e venci dois campeonatos, um em Porto Rico em 2010 e agora aqui no Brasil. Que privilégio ter trabalhado com um grupo de meninas tão LEGAIS e de ter fãs amáveis torcendo pra gente.
Eu deixo o Brasil com um SORRISO. Esse país foi muito bom para mim e eu realmente vou sentir falta daqui. Sollys é um projeto fantástico e eu nunca poderia retribuir tamanha hospitalidade. Posso dizer, honestamente, que a melhor memória que terei é quando toda a equipe começou a dançar depois do jogo. Eu escrevi no Facebook na semana passada que se nós ganhássemos a final, eu iria dançar uma música chamada “Eu quero tchu eu quero tcha”. No final da partida todo o time dançou. :) Isso tornou o título do campeonato mais legal.
Eu volto para os Estados Unidos hoje à noite (domingo, 15/04). Eu estou triste de ir embora, vou sentir muitas saudades das meninas, mas vou ver algumas delas neste verão (temporada de seleções). Mal posso esperar. Meu primeiro ouro do verão e espero que não seja o último. Que Deus abençoe e obrigada a todos aqueles que torceram pelo Sollys nessa temporada. Se você não torceu, perdeu uma grande oportunidade :)
FÃS DE OSASCO, MUITO OBRIGADA PELA TORCIDA!
SOLLYS, OBRIGADA PELA OPORTUNIDADEDE JOGAR PARA VOCÊS, EU NUNCA VOU ESQUECÊ-LOS. SE DEUS QUISER ESTAREI DE VOLTA ;)
E TAMBÉM PARA A EQUIPE, OBRIGADA PELA HOSPITALIDADE, ASSIM COMO PELO AMOR DE VOCÊS. EU GANHEI IRMÃS NO BRASIL! MAL POSSO ESPERAR PARA VER ALGUMAS DELAS NESTE VERÃO.
EU AMO VOCÊ BRAZIL! MUITO OBRIGADA!
Nesse torneio a Fabíola conduziu super bem a Seleção, que pra mim, embora ache que muita gente vai descordar, só não ganhou esse título por causa do erro daquele árbitro coreano no Tie Break, que deu como fora uma bola que a Sheilla atacou, que foi dentro. Isso abalou o psicológico das jogadoras, que com o ponto dado à Russia permitiu que esta empatasse o Tie Break em 7 a 7. Desculpa está lembrando desse jogo, mas é que naquela época não tinha conhecimento do blog, e como lembrei desse acontecido resolvi comentar.
***Lembrando que nessa seleção a Jaqueline era titular, e a seleção chegou à final, com uma virada histórica sobre o Japão na semifinal e só não ganhou o torneio por causa de um erro fatal de um árbitro, que sempre está presente nas grandes tragédias da nossa seleção.
Lendo um comentário em outro blog, no qual dizia que a mídia "engrandece" as nossas jogadoras, fato que eu concordo, e que dizia também que se pegássemos as jogadoras da nossa seleção posição por posição e comparássemos com outras da mesma posição, nenhuma estaria listada entre as 5 melhores de cada posição. Alguém concorda???
Eu não acompanho muito os torneios internacionais, mas com isso eu não concordo. Por exemplo, a Sheilla, pra mim, é a melhor oposta do mundo, pois sua habilidade não se compara a nenhuma outra, já que acho que outras opostas, como a Hooker, que eu gosto muito, a Gamova e a Bracocevic se sobressaem muito mais por suas capacidades atléticas do que pela habilidade técnica.
Acho que nossa seleção é muito boa individualmente e o baixo rendimento dos últimos resultados se devem a outros fatores e não a qualidade de nossas atletas. Torço muito para que este ano a Fabíola assuma o posto de titular e comande nossas atletas para a luta pelo Ouro em Londres, assim como ela fez nesta SL.
Eu dúvido que existam 5 levantadoras melhores que a Fabíola, 5 ponteiras melhores que Jaqueline e Mari, 5 centrais melhores que Adenízia e Thaisa, 5 líberos melhores que Fabi e Brait e 5 opostos melhores que Sheila. Se houver me apontem, pois não conheço. Outra coisa, nossa seleção tem um banco fantástico que pode mudar o panorama de qualquer partida. Eu acredito na nossa seleção em Londres !!
Legal esta mensagem da Hooker, Eduardo. Eu tinha mto receio da passagem dela por aqui depois dos problemas na Itália. No fim, ela se adpatou muito bem e deixou uma ótima imagem com os torcedores.
Welmer, concordo com vc e o Renato. Nosso elenco é mto bom e muitas delas despontariam entre as 5 melhores na posição.
DANI LINS, o pouco que jogou, foi movida A ESPORRO do BERNARDINHO: depois disso SUMIU de vez!FERNANDINHA vai tomar a posicao dela facil, pq a FERNANDINHA sempre foi uma jogadora de grande PERSONALIDADE,inclusive foi essa personalidade forte que afastou FERNADINHA da SELECAO, pq O ZE’ adora LEVANTADORA SUBMISSA e esse e’ o motivo de o ZE’ manter a DANI LINS de titular e deixar a FABIOLA no banco: DANI LINS e’ muito mais submissa que FABIOLA!
MARI entao nem se fala: fez uma COPA DO MUNDO e uma SUPERLIGA PESSIMAS!!! Muito abaixo de outras concorrentes a posicao, nao fez NADA que justificasse sua convocacao.E NATALIA??? Qual foi o motivo da convocacao da ETERNA PROMESSA???DESDE quando NATALIA esta’ parada??? Nao jogou sequer uma PARTIDINHA NA SUPERLIGA!!! EXTREMA FALTA DE RESPEITO com as jogadoras que estao BEM FISICAMENTE e atuaram n SUPERLIGA!!!SASSA’? PIADA NE’? SASSA’ nao ta’ conseguindo virar nem contra bloqueios de times como MACAE’ e RIO DO SUL, o que fara’ contra BLOQUEIOS de SERVIA,TURQUIA,HOLANDA,RUSSIA e ITALIA??? Se a justifica e’ o fundo de quadra, pq entao nao convocar uma outra libero como MICHELE DALDEGAN ou TASSIA: ou vai dizer que a SASSA’, no fundo de quadra, esta’ melhor que a TASSIA ou a MICHELE DALDEGAN???
ZE’ e’ PANELEIRO, todos sabem, MAS DESSA VEZ ELE EXAGEROU DEMAIS: SE SUPEROU MESMO!!!
Vamos falar sobre o mercado, nacional, internacional e seleção brasileira. Tiemi cortada vixi! Natália Zílio convocada?? Como assim? explica! Carillo fechou com Cannes, já era. Não me agrada a política xenofóbica do SESI, nada haver. Será q Bernardinho sai do Unilever mesmo? Afinal, Um confronto ZRG e Bernardinho sería um espetáculo de se ver. Tô sabendo q a Itália vai levar sel.B p/ Grand Prix. Alguma notícia da nossa sel.B? Antes do Grand Prix temos o Montreux volleymaster. Abs.
Crowley
Levantadoras: Dani Lins, Fernandinha, Fabíola e Claudinha
Opostos: Tandara, Sheilla, Joycinha e Juliana Nogueira
Ponteiras: Paula Pequeno, Mari, Jaqueline, Sassá, Natália, Fernanda Garay, Gabi e Priscila Daroit
Centrais: Fabiana, Juciely, Adenízia, Thaísa, Natasha e Andressa
Líberos: Fabí, Camila Brait e Verê
***
Ana Tiemi nem pensar heim?, senti falta da inclusão da Ingrid.
Acho ju nogueira péssima