A grata surpresa da convocação


Então vamos falar da convocação da seleção brasileira. Para mim todos os nomes foram previsíveis, com exceção da Fernandinha. Grata surpresa.

Fernandinha é daquelas jogadoras que, mesmo com estatura baixa, vale a pena investir. O problema é que talvez tenha sido tarde demais. A desculpa do Zé dizendo que ela foi cortada por uma lesão nas costas não me convenceu. A gente sabe que a Fernandinha falou demais e acabou dançando por causa disso. 

Com pouco tempo de trabalho com a seleção, duvido que o conservador Zé Roberto opte por ela para disputar as Olimpíadas. Afinal, ele não costuma mudar o script. Fernandinha vai precisar, primeiro, de muitas oportunidades para jogar no GP.  E, segundo, só uma atuação excelente é que vai convencer o Zé a mudar um nome de seu grupo.

************************

Baseada neste conservadorismo do Zé Roberto é que também não me surpreendi com o nome da Mari nesta lista. Mas não tiro a razão do treinador. Ok, ela não está numa boa fase. Mas sempre há a esperança que ela possa render e ser uma peça importante pra seleção. O que não pode acontecer é que ela, mantendo as atuações ruins, ocupe um lugar de alguém mais útil na hora de formar o time para os Jogos Olímpicos.

O mesmo acontece com a Natália. Acho que, ainda que não esteja em condições de jogar, ela precisa estar na seleção. Ou melhor, a seleção precisa dela. Nós estamos com jogadoras desgastadas nesta posição. Não digo fisicamente, mas acho que as melhores fases de Paula e Mari já passaram. Sassá é somente um quebra-galho no fundo de quadra. A seleção precisa da força jovem da Garay, Tandara e da Natália. E se essa menina se recuperar a tempo, é um reforço significativo para o Brasil.

************************ 

Pé esse:

- E os times começam a se desmontar... O Minas perdeu as cubanas e Natasha e não terá grandes investimentos para a próxima temporada. Ou seja, a SL perde em competitividade.

- Estava lendo a notícia sobre o time do Minas e me chamou atenção que quem negociou a permanência da Mari Paraíba foi o treinador Jarba Soares. Há 3 anos, Luizomar de Moura é que correu atrás de patrocínio para o time do Osasco. É, não basta ser treinador, tem que participar. 

- O Campinas começou bem com as contratações de Fernandinha e Natasha. Não gostei da escolha pela líbero Suelen, ex-Pinheiros. Não estou a par das peculiaridades do mercado, mas valeria mais a pena investir na Tássia (antes de renovar com o Minas), Verê ou a Michele. 

- Se o Bernardinho sair do Unilever, ao menos as chances aumentam de não vermos o time do Rio na final da SL. Quem será que eles apostariam para comandar a equipe?

Comentários

Eduardo Araujo disse…
Oi gente, realmente nenhuma grande novidade, quanto a levantadora eu não sei como ela foi no campeonato, mas deve ter ido bem para estar na lista, agora eu imagino a cabeça da Dani, como um participante do blog disse um grande atleta se faz ate nas escolhas, ela foi sair de um Time com 4 jogadores que participam da seleção, para ir para um time novo que tinha uma base do Pinheiros mais uma jogadora da seleção e uma outra ex-seleção teoricamente em nome pelo menos melhor que o Pinheiros do ano passado, e fizeram uma campanha bem abaixo do imaginado, para piorar a sombra dela na seleção brasileiro, fez escolhas diferentes, foi para um time que tem muitas jogadoras da seleção brasileira, foi eleita a melhor jogadora da SL e a melhor jogadora da final, com muitos críticos elogiando o trabalho dela em toda super liga.
E agora tem uma 3 levantadora, se a Dani não se cuidar e melhorar ela pode ficar fora da Olimpíada!
Welmer disse…
Apesar de não conhecer o jogo da Fernandinha, pelo que tenho lido em comentários, parece ser uma boa jogadora, agora eu também acho que ela não estará na lista que vai para Londres. Mas o que eu tenho medo, é que como o Zé Roberto disse que ela veio pra brigar por uma das vagas ela acabe por disputar vaga com a Fabíola, já que ao meu ver ele tem uma certa predileção pela Dani Lins.

***Uma dúvida que eu tenho é que se a Natália se recuperar a tempo de disputar as olimpíadas qual das ponteiras será cortada. Eu penso que ela dispute vaga com a Sassá e o que vocês acham?

Na entrevista que o Zé Roberto deu ao Sportv, se eu não me engano, ele disse que na primeira fase do Grand Prix que será disputada na Polônia, eu acho, irá levar uma seleção mesclada, e que ia deixar algumas jogadoras se recuperando. Será que ele irá chamar algumas das jogadoras que se destacaram nessa Superliga?
Luh disse…
O Zé Roberto só chamou Fernandinha para calar a boca do povo e ninguém reclamar que ele não deu oportunidade a outras jogadoras, até a Nathália ele convocou eu torço para que ela se recupere a tempo, mas acho que não dá se ela ao menos já estivesse na fase de treinar saltando já seria um grande avanço. Na fase do GP da Polônia espero que ele tenha bom senso e de um descanço a Sheilla(ela não está bem física e emocionalmente chorou muito na derrota para o Sollys, seria justificavél se ela não tivesse esse título e a campanha do Unilever fosse impecavél o que não foi o caso)e ponha Mari para treinar passe que a coisa ta feia para o lado dela.
Agora é estranho pensar no time da Unilever sem Bernardinho é dificil dissociar um do outro.
Ano passado o Zé Roberto não voltou porque não houve acordo entre os técnicos e ele não pode treinar a seleção feminina e uma equipe feminina na SL, será que ele e Bernardinho e a CBV vão fazer um acordo e ele ficará com o RJX e a seleção masculina e o Zé com o Campinas e a seleção feminina?
Renato disse…
Gostei muito da convocação da Fernandinha. Ao meu ver Dani Lins não tem chances na seleção, já deveria ter saído há bastante tempo, ao meu ver o Zé errou neste ponto. No mais o esperado.
Em relação ao troca troca que já começou, ouvi dizer que Osasco fez uma proposta para Sheila. Alguem sabe de alguma coisa ? Li também que a Fernandinha acertou com o Campinas, que ao meu ver acertou também na contratação de Natasha. Suelen para mim não seria melhor opção, mesmo com toda idade ainda acho que Arlene dá um show e poderia participar desta nova equipe. Parece que a Brait, Fabíola e Ade ficam no Osasco. Laura, quando tiver alguma novidade nos informe por gentileza !!
GRACA disse…
MINAS FEMININO perde patrocinio do HABIB'S. PATROCINADOR quer exposicao de sua marca, se o volei nao e’ transmitido em TV ABERTA, isso nao acontece, ENTAO o patrocinador VAI EMBORA!!! REPITO QUE P/O VOLEI GANHAR ESPACO NA TV ABERTA E’ NECESSARIO “MUDANCA DE REGRAS” p/ controlar o tempo da partida:
1.Sets NORMAIS com duracao MAXIMA de 25 minutos cada um e de 15 minutos para o TIE BREAK;
2.Sets NORMAIS com limite MAXIMO de 25 pontos e tie break com 15 sem diferenca de 2 pontos p/fechar. Exemplo: o maximo que poderia chegar seria a um 25×24 ou 15×14 no caso do tie break, com o fim de placares do tipo 30×28.
3.Limite de tempo tecnico ao 4 por set, no maximo, um aos 8 pontos, outro aos 16, e os 2 restantes a escolha de cada tecnico(1 p/cada tecnico).
Todos os esportes que conseguiram mais espaco na TV tem TEMPO DEFINIDO, o VOLEI TEM QUE SE ADAPTAR SENAO, NUNCA TERA’ MUITO ESPACO NA TV ABERTA.
graca disse…
Sera' que algum dia para o ZE' o criterio TALENTO superara' o criterio PANELA???Penso nisso pq o ZE' vinha insistindo sempre em DANI LINS e ANA TIEMI no CRITERIO PANELA, agora com a convocacao da FERNANDINHA, nao tem como a DANI LINS ir a LONDRES, a nao ser que a PANELA fale mais forte. FERNANDINHA e' muito superior a DANI LINS em varios aspectos, porem os principais sao:ATITUDE,PERSONALIDADE,LIDERANCA que sao os quesitos basicos p/quem deseja jogar na posicao de CEREBRO DO TIME na armacao de jogadas.Alem disso FERNANDINHA tem a seu favor uma VATISSIMA EXPERIENCIA INTERNACIONAL jogando com e contra as melhores jogadoras do mundo!Na verdade, o ZE' foi obrigado a convocar a FERNANDINHA por PRESSAO INTERNACIONAL: o TALENTO de FERNANDINHA repercute muito mais na EUROPA que aqui no BRASIL e como o ZE' estava trabalhando na EUROPA, nao pode ficar imune a esse apelo.Como disse um leitor anteriormente, a dupla ideal e' FABIOLA e FERNANDINHA.
graca disse…
Ja' vi que o PROJETO DE CAMPINAS nao e' muito PROFISSIONAL... Contratar SUELEN de LIBERO foi a maior DUCHA-DE-AGUA-FRIA nas espectativas dos torcedores, sera' que nao tinha nenhuma outra opcao melhor? ARLENE,LEA,MARCELINHA,MICHELE,VERE,estao em melhor forma fisica que SUELEN que enterrou o time do PINHEIROS.
graca disse…
Sinceramente nao da' p/engolir a covocacao de algumas jogadoras, chega a ser ate' falta de respeito com outras atletas que vem se esforcando na SUPERLIGA e nao sao lembradas,BERNADINHO foi mais coerente e deu chances aos novatos que se destacaram na SUPERLIGA como o CANHOTO OPOSTO RENAN e o PONTEIRO LUCARELI... Ja' o ZE' nao chamou nenhuma novata e insistiu em jogadoras que tem estado apagadissimas.
MARI: COPA DO MUNDO e SUPERLIGA "PESSIMAS". Acredito que problema dela nao seja "treinar passe" pois ela nunca treinou tanto passe como agora com o BERNARDINHO nos treinos puxadissimos da UNILEVER, ela nao tem mesmo e' aptidao p/o fundamento, nao bastasse isso tbem nao esta' resolvendo no ataque.Pq nao dar chance a GABI do MACKENZIE e a SUELE do PRAIA, que foram destaques nessa superliga?
NATALIA ZIGLIO: nao jogou a COPA DO MUNDO nem a SUPERLIGA esta' totalmente fora de forma e ritmo, nao era para ser convocada agora.
SASSA': nao conseguiu ser melhor nem que a SONINHA, sua companheira do SESI, se fosse p/levar alguem p/ fazer fundo de quadra, pq nao dar chance a uma terceira libero promissora como TASSIA ou MICHELE DALDEGAN,para treinarem junto com FABI e BRAIT???
DANI LINS: queridinha do ZE', teve tanta chances de jogar de titular e nunca se firmou:SEMPRE SE DESESPERAVA E ACABAVA PERDENDO A POSICAO P/A FABIOLA DURANTE OS CAMPEONATOS... Pq nao chamar a CLAUDINHA p/ treinar com a FABIOLA e a FERNANDINHA e deixar a D.LINS fora da lista???
O ZE'tinha que deixar essa postura PANELEIRA de lado e convocar por meritos...
Laura disse…
Welmer, acho q Natália brigaria com a Tandara, caso o Zé pense em lever uma reserva pra Sheilla q atue como oposto e ponta. A Sassá é meio q um amuleto dele, não sei se ele a cortaria.

O Osasco tem feito um bom trabalho em manter a base do time campeão da Superliga. A Tandara é que parece que não vai renovar. No blog do Bruno Voloch diz que ela pode ir para o Sesi. Não sei o que o Vôlei Futuro está fazendo que não tenta trazê-la de volta para jogar como oposto. Não dá pra ter grandes ambições no campeonato com a Joycinha. Só se o treinador for o Bernardinho. rsrs

O VF, também segundo o Voloch, estaria negociando com a Dani Lins. Não sei se é um bom investimento. Se é pra trazer uma jogadora mediana, que tentem a Carol Albuquerque que, com passagem pela Europa, vai vir “zerada” no ranking. Ou seja, deixa espaço para novas contratações e para manter a Wal e Garay – já que agora a pontuação delas é contada.
Anônimo disse…
EU adorei a Suellen no Campinas. Penso que se o Zé trabalhar a questão física, ganhará muito, pois ela tem um dos melhores passes da Superliga e levanta muito bem~, quando a levantadora defende, ou quando o time fica sem levantadora em função do bloqueio.
Welmer disse…
Eu estava lendo o Blog do Bruno Voloch e o Blog do Daniel Bortoletto no Lancenet e ambos confirmaram a renovação da Jaqueline com o Sollys/Nestlé. No Blog do Daniel ele diz que a Sheilla também está próxima do Sollys. A Tandara deixou a equipe osasquense e foi para o SESI (Será que ela jogará como ponteira ou oposta? Eu queria saber se a Érica voltará jogar no Brasil?
Renato disse…
Welmer, li que a Érica assinou com a Unilever.
Welmer disse…
Eu também li. Mas será que é real?
A Unilever não tá se movimentando muito nesse mercado, será que a Fofão será a levantadora? E a Herrera será que vai para a equipe carioca? Outra grande incógnita é Mari. Onde será que ela jogará a próxima temporada?

A equipe do Minas renovou com a Claudinha, Tássia e Fê Ísis mas ainda não fez nenhuma outra grande contratação é capaz do Minas vir pra próxima temporada brigando por posição com o Mackenzie e o Praia Clube, e começar a temporada atrás destes.
Renato disse…
Estão especulando que a Unilever terá uma estratégia diferente a do ano passado, quando foi uma das primeiras a montar o elenco. Acho perigoso pois com a forte entrada de Campinas pode faltar boas jogadoras. Parece que Hererra vai para Europa, eu acho que a Fofão vem para o Rio sim. Quanto a Mari, parece que ela quer voltar a atuar como oposto e assim teria mais opções (VF, Campinas e até mesmo Unilever e o Sesi para disputar vaga com a Elisângela). Sabemos também que apesar de toda panelinha e arrogância o Bernardinho faz de uma equipe razoável uma grande equipe. Vamos ver como vai ficar. Só sei que Osasco formou uma seleção, parece até a quela equipe do Leite Nestlé (temporadas 94,95) só tina fera (Venturini, Ana Paula, Denise, Ricarda, Tara Cross) não perdia para ninguem.
Triste ver o Minas perder patrocínio, concordo com vc que vai brigar por posições mais intermediárias
Renato disse…
Ih ainda esqueci, a equipe do Leite Nestlé ainda tinha a monumental Ana Moser e o competente Sérgio Negrão como treinador. Dava gosto assistir aquele time jogar
graca disse…
ALTURA nunca deve ser o criterio para a escolha do levantador, TALENTO e’ o que e’ determinante para escolhe-lo. LEVANTADOR e’ o cerebro da equipe, por ele passa toda a estrategia de armacao das jogadas e bloqueio nao e’ sua funcao principal, e sim distribuir bem as jogadas de forma a deixar seus atacantes nas melhores condicoes possiveis. Prova de que altura nao tem nada a ver com a posicao de levantador sao os ICONES DA POSICAO: WILIAN do CRUZEIRO; WILIAN geracao de prata; FOFAO, MAURICIO; WEBER,tecnico da Argentina; TAKESHITA, melhor levantadora europeia da atualidade; LO BIANCO, melhor levantadora europeia em atividade; LINDSAY BERG, melhor levantadora americana da atualidade.
Veja o exemplo da selecao feminina que insisitu em levantadoras altas como DANI LINS e ANA TIEMI que nunca se firmaram e agora, as pressas, na vespera das olimpiadas tem que recorrer ao talento da FERNANDINHA, que deve se juntar ‘a FABIOLA que foi a melhor da SUPERLIGA no time que vai p/ LONDRES.
Entao vamos deixar o criterio altura para os MEIOS que tem a funcao principal de BLOQUEIO e o cirterio talento para os levantadores que tem funcao principl de ser o cerebro do time.
Eduardo Araujo disse…
Oi gente não tem haver com o post, mas acho interessante comentar...
Me parece que o Sollys já renovou o contrato com a base do time que foi campeão da SL ou seja (Jaque, Thaisa, Ade, Camila e Fábiola) existe um comentário falando que a Sheila também já fechou com o clube, agora a Hooker lançou uma campanha para renovar com o Sollys via twitter e Facebook, claro vai depender muito do salário que ela vai pedir, mas pelo visto ela gostou do clima do Sollys, caso ela renove ela jogaria na posição da Tandara, uma posição que ela já jogou na Itália.
Pessoalmente acho difícil de acontecer, mas já imaginou esse time.
Abraços...
Welmer disse…
Eduardo eu vi essa campanha no twitter, mas acho que não foi ela que lançou. Eu queria continuasse no Sollys, mas como parece que o mesmo fechou com a Sheilla queria ver ela pelo menos jogando no Brasil de novo.
Eduardo Araujo disse…
Welmer a campanha foi ela mesma que lançou, esta no Twitter e no Facebook oficial dela..., seguir segue a pagina dela no Facebook, http://www.facebook.com/pages/Destinee-Hooker/113790462017093
Anônimo disse…
Escalação Grand Prix:

Levantadoras: Dani Lins, Fernandinha, Fabíola e Claudinha
Opostos: Tandara, Sheilla, Joycinha e Juliana Nogueira
Ponteiras: Paula Pequeno, Mari, Jaqueline, Sassá, Natália, Fernanda Garay, Gabi e Priscila Daroit
Centrais: Fabiana, Juciely, Adenízia, Thaísa, Natasha e Andressa
Líberos: Fabí, Camila Brait e Verê

***
Ana Tiemi nem pensar heim?, senti falta da inclusão da Ingrid.

Acho ju nogueira péssima
Anônimo disse…
Escalação Grand Prix:

Levantadoras: Dani Lins, Fernandinha, Fabíola e Claudinha
Opostos: Tandara, Sheilla, Joycinha e Juliana Nogueira
Ponteiras: Paula Pequeno, Mari, Jaqueline, Sassá, Natália, Fernanda Garay, Gabi e Priscila Daroit
Centrais: Fabiana, Juciely, Adenízia, Thaísa, Natasha e Andressa
Líberos: Fabí, Camila Brait e Verê

***
Ana Tiemi nem pensar heim?, senti falta da inclusão da Ingrid.

Acho ju nogueira péssima
Anônimo disse…
Herrera ta pra fechar com Sollys !!