O Mundial Vem Aí! Olê, olê, olá!

Em contagem regressiva pro Mundial, esta semana vamos analisar os quatro grupos. Cada um tem 6 times dos quais se classificam 4 para a segunda etapa.

Hoje começamos pelo grupo A: Japão, Sérvia, Polônia, Peru, Argélia e Costa Rica.

É o mais fraco, sem dúvida. Nenhuma das equipes que encabeçam o grupo – Japão, Sérvia e Polônia – são candidatas ao título. Sorte do grupo D, que não vai ter muito trabalho na segunda fase quando cruzar com elas.

*******************

Pelos últimos resultados, o Japão - por incrível que pareça - sai como favorito. Fez uma campanha surpreendente no Grand Prix e apresentou duas atacantes em boa fase: Saori e Ebata. Não se dá muita bola pras japonesas, mas assim como quem não quer nada, elas vão atrapalhando o caminho de quem passa na frente delas. Acredito que é o que vai acontecer com Polônia e Sérvia.

Aliás, Polônia e Japão se enfrentam logo na primeira rodada e não será estranho se as donas da casa saírem vencedoras. A equipe polonesa não me convence. Tem algumas jogadoras de qualidade – principalmente as atacantes - mas como conjunto é frágil. E abrir mão da Skowronska não foi das melhores opções do técnico Matlak.

*******************

A Sérvia é uma daquelas equipes que volta e meia surgem como promessa de ser uma nova força no vôlei feminino. Viveu seus bons momentos no último ciclo olímpico, ficando em terceiro lugar no Mundial de 2006 e quinto nas Olimpíadas. Mas o momento não parece ser o ideal para mais uma boa classificação. No Europeu de 2009 ficou em sétimo lugar. Desta vez não deve sair nenhuma surpresa dali.

Os demais times do grupo são uma incógnita. Argélia, Peru e Costa Rica vão disputar entre eles a quarta colocação. Temos que esperar o campeonato começar para quem vai ser melhor – ou o menos pior.

Comentários