Bebê a bordo, vaga a perigo
Blog do Bruno Voloch - ‘Desejei boa sorte’, diz José Roberto Guimarães, a respeito da gravidez de Jaqueline
Antes de tudo, quero destacar desta entrevista para o blog do Voloch a declaração do Zé Roberto em que ele afirma que vai convocar a seleção B. Ótimo. Já estava achando que seria, mais uma vez, um plano que ficaria guardado na gaveta.
****************
Mas o que quero comentar mesmo é sobre a Jaqueline e a gravidez inesperada.
O Zé Roberto foi bastante prudente, não quis fazer previsão se a Jaque conseguirá se recuperar a tempo para as competições do ano que vem, principalmente para as Olimpíadas.
Ele diz que a Paula se recuperou bem depois da gravidez. Meia verdade. Ela voltou a treinar logo, mas não chegou ao nível que se espera de uma jogadora de seleção. No Mundial de 2006, ela estava visivelmente fora de forma e sem ritmo de jogo – o que era perfeitamente compreensível.
A Paula foi convocada mais por falta de opção. No fim, sua contribuição foi nula. Não acho que estejamos “nadando em ponteiras”, mas para o ano que vem a disputa por uma vaga vai ser mais acirrada. Jaque pode ter mais dificuldades para recuperar seu lugar.
****************
O trunfo da Jaque é que na seleção só tem uma jogadora que se assemelhe a ela: a Sassá. Defesa e passe não são as especialidades de Natália, Garay, Mari e Paula. E o Zé gosta de ter no seu time jogadoras mais técnicas.
Ainda assim, ressalto, não vai ser fácil. Mesmo correndo contra o tempo, mesmo com toda a determinação que a Jaque já nos mostrou que tem.
Acho que a questão não é se ela se recupera a tempo ou não. A questão é em que nível suas adversárias pela vaga vão estar. Aí a história pode não acabar tão perfeita como a Jaque imagina.
****************
Uma observação óbvia:
O Brasil tem duas jogadoras de trajetórias um tanto atribuladas: Paula e Jaqueline. Contusões, doping, gravidez atravessaram o caminho dessas atletas e, conseqüentemente, da seleção. É impressionante como a cada ano acontece alguma coisa - que às vezes foge da responsabilidade delas, outras nem tanto – que as tira da seleção.
(Cá entre nós: uma coisa é certa, elas geram assunto para sites como o meu. Então, eu agradeço. Afinal, o que seria do Papo de Vôlei esta semana se não fosse a gravidez da Jaque para comentar?)
Comentários