O que esperar de Osasco x Vôlei Futuro?

Terça-feira é a vez de Sollys/Osasco e Vôlei Futuro se enfrentarem pelas semifinais. Ao contrário de Unilever e Pinheiros, nesse confronto é difícil apontar um favorito.

Apesar de enxergar o time de Araçatuba em um melhor momento e mais coeso, o duelo tende a ser equilíbrado. Isto porque, assim como é o caso do Unilever, o Osasco tem a tradição e algumas individualidades a seu favor.

******************* 

Estava fazendo um balanço de cada fundamento das duas equipes e, na minha visão, o Osasco é melhor na maioria deles (passe, bloqueio e saque). No levantamento acredito que haja um empate e na defesa e ataque, o Vôlei Futuro sai em vantagem.

Fui conferir as estatísticas da CBV (recepção, levantamento e defesa levam em conta somente jogos das quartas de final) e o Osasco lidera todos os fundamentos com exceção do ataque.

Pelo jeito, o Osasco “em partes” funciona bem. O que não convence, ironicamente, é o conjunto. Tanto que se tivesse que apostar minhas fichas num vencedor deste confronto, apostaria no Vôlei Futuro.

*******************   

E muitos fatores contribuem para essa descrença no Osasco. Vai desde a costumeira displicência inicial de cada jogo até a falta de aplicação tática. O Osasco tem ganhado mais na superioridade individual do que na força do conjunto.

Conjunto que, no caso do Vôlei Futuro, cresceu nas últimas rodadas. Percebe-se a evolução nas relações de bloqueio e defesa e na organização dos contra-ataques, além do ataque que está menos dependente da Tandara.

*******************  

A dupla Tandara e Joyce tem funcionado nos últimos jogos e a Ana Cristina tem podido balancear melhor as opções de ataque. Resta saber se a Joycinha não vai se esconder neste momento.

Contando também com a Fabiana, vejo o ataque do VF mais poderoso do que o do Osasco, muito dependente das suas centrais. Natália ainda não foi aquela jogadora decisiva e anda bastante discreta nesta SL. Estou à espera de que agora, na hora decisiva, ela apareça e faça a diferença.

*******************  

No mais, vamos ver se o Vôlei Futuro vai ser o responsável por uma final de Superliga diferente depois de tantos anos de Rio x Osasco.

Comentários