Grupo D

Grupo D: Rússia, China, Coréia do Sul, República Dominicana, Turquia e Canadá.

A Rússia chega ao Japão para defender o título mundial conquistado em 2006. Gamova e Sokolova continuam no comando ofensivo da equipe e só esses nomes já dão dor de cabeça. A “habilidosa” levantadora Sheshenina não vai dar o ar de sua graça por lá. As levantadoras serão as jovens Startseva e Ulyakina. Mas o destaque da juventude russa não é bem  a dupla de levantadoras, mas sim a atacante Tatiana Kosheleva. Rússia é primeiro lugar do grupo e presença certa nas semifinais.

China, assim como Cuba, vem com um time bastante jovem. No Grand Prix não foram bem, mudaram de técnico e fica a dúvida de como vão se apresentar no Mundial. A atacante Wang é a esperança de classificação na segunda posição, apesar de achar que as chinesas vão penar contra a República Dominicana.
***************
As dominicanas se pouparam no GP e fizeram uma campanha ruim. Mas no Mundial, vão ter na equipe as experientes Cabral e Vargas. O trabalho que o brasileiro Marcos Kwiek tem feito nos últimos anos, trouxe o time para as principais competições internacionais e tem obtido bons resultados. Pode surpreender não só neste grupo, complicando a classificação da China, mas também na segunda fase da competição – já que os adversários que enfrentará não serão tão fortes.

E por fim a Turquia que teve seu momento de destaque no início da década. Depois caiu e deu espaço para a Sérvia ser o elemento surpresa das competições. Deve ter uma participação discreta. O campeonato nacional tem absorvido importantes jogadoras estrangeiras, será que já se sente o efeito na seleção?

Ps: Canadá? Hein?

Comentários